Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Facturas - Novas Regras (e-fatura)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Myname Ver Post
    O problema é que eles já deram entrada das facturas de Julho, no sistema das finanças, portanto só indo pessoalmente às finanças, é que lá poderão fazer algo.

    BTW, fui à papelaria e a patroa não estava, mas pelo que disse a empregada, a patroa ligou para o contabilista ontem (só ontem!?!?!?) e ele ia ver o que podia fazer.

    Não há muito para fazer; é só ir às finanças e mandar anular a factura para poder passar outra. Será assim tão difícil?
    Para o ano em Março, antes de fazeres o IRS, fazes a reclamação dessa factura no portal e ficas a aguardar a resposta das finanças. Vai ser o meu caso, visto que as facturas com a creche dos meus filhos só as consegui meter como despesas de educação a partir de Junho, altura em que a instituição (IPSS) alterou o CAE para educação. Em relação às facturas de Janeiro a Maio, terei de efectuar a reclamação via portal das finanças. Só vou apresentar a reclamação se ainda não tiver atingido o máximo de desconto, senão nem me vou dar ao trabalho...

    E atenção que as despesas com material escolar (mochilas, cadernos, etc.) não são consideradas despesas de educação. Entram, sim, nas despesas gerais familiares.

    Comentário


      Essa é outra palhaçada ; parece que os putos só gastam livros, na escola. As facturas que tenham IVA à 6% ou isento, entram, mas o material escolar é todo a 23%

      Comentário


        Originalmente Colocado por Myname Ver Post
        ...fui à papelaria...
        Artigos de papelaria não são despesas de educação.

        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
        ...Vai ser o meu caso, visto que as facturas com a creche dos meus filhos só as consegui meter como despesas de educação a partir de Junho, altura em que a instituição (IPSS) alterou o CAE para educação....
        Atenção que tal IPSS, dependendo do enquadramento dela face ao sistema nacional de ensino e ao e-factura podem ter que estar dispensados do e-factura mas obrigados a declarar em Janeiro o modelo ?46?.

        http://info.portaldasfinancas.gov.pt...rep/irs78d.htm

        Comentário


          Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
          Artigos de papelaria não são despesas de educação.

          Uma leitura dentro do contexto, ajudava; fui à papelaria, onde comprei os manuais escolares.

          Comentário


            O meu problema foi resolvido; passou uma factura nova, e já está inserida no local certo.

            Comentário


              Agora andam a aparecer-me faturas não sei de onde no e-fatura. Ou escrevem mal o número ou as pessoas dizem mal e pronto. As compras todas de um mês num continente a 300 km de casa.

              Comentário


                A mim apareceu uma factura da.....Emel lol deviam estar tão raivosos que até se engaram no nif.

                Comentário


                  Imaginem a seguinte situação.

                  Empresa em nome individual, isento de IVA, preenche as facturas à mão.

                  Tem negócio aberto x tempo, fecha a actividade durante mais de um ano e reabre novamente.

                  As primeiras facturas que passa, já vão na numeração 400 e tal.

                  Isto é de alguma forma possível e legal?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                    ...
                    Empresa em nome individual...
                    ...fecha a actividade ... e reabre novamente.
                    As primeiras facturas que passa, já vão na numeração 400 e tal.
                    Isto é de alguma forma possível e legal?
                    Está a reutilizar as facturas não usadas da actividade prévia.
                    Não estou a ver nada da lei que indique procedimentos nesta situação, que indique que é correcto ou incorrecto fazer as coisas assim, está estabelecido procedimentos neste caso para muitas coisas e a facturação não é uma delas.
                    A meu ver, e é apenas a minha opinião, deve proceder assim, porque não haverá duas facturas 1 para o mesmo contribuinte, tanto que mais, que estas facturas manuais só raramente veem preparadas em "séries".

                    Comentário


                      Mas um entalado com os livros escolares ....

                      Quase 500€ em livros no Continente que agora não podem entrar devido a não terem CAE para educação.

                      Só topei isto agora, amanha já vou armar barulho no balcão do Continente.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                        Agora andam a aparecer-me faturas não sei de onde no e-fatura. Ou escrevem mal o número ou as pessoas dizem mal e pronto. As compras todas de um mês num continente a 300 km de casa.
                        E se ganhares o Audi com uma dessas faturas?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                          Mas um entalado com os livros escolares ....

                          Quase 500€ em livros no Continente que agora não podem entrar devido a não terem CAE para educação.

                          Só topei isto agora, amanha já vou armar barulho no balcão do Continente.
                          Devias era ir ás finanças, que o problema é deles, não do continente que até tem os CAE certos...

                          Comentário


                            Afinal posso ou não posso registar as despesas da cantina universitária como despesas de educação?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                              Afinal posso ou não posso registar as despesas da cantina universitária como despesas de educação?
                              Se alguém conseguir ajudar, agradeço!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                Devias era ir ás finanças, que o problema é deles, não do continente que até tem os CAE certos...
                                O Continente não tem CAE de educação.

                                Parece que já foram feitas bastantes reclamações.


                                Amanha passo nas finanças

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                  E se ganhares o Audi com uma dessas faturas? [[emoji14]]
                                  Era bem engraçado! [emoji48]

                                  Comentário


                                    Dúvida de "algibeira" e para a qual não encontro uma resposta conclusiva e estou a meio de uma discussão com um colega:

                                    Pagamento mensal de seguro relativos à habitação (vida e quejandos) faz parte no E-Fatura do "Outros" ou do "Imóveis", ou seja, das despesas gerais ou das despesas com habitação?

                                    A consulta do novo código do IRS deixa dúvidas...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                                      O Continente não tem CAE de educação.

                                      Parece que já foram feitas bastantes reclamações.


                                      Amanha passo nas finanças
                                      Viva,

                                      Então já tens alguma resposta por parte das finanças?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                                        O Continente não tem CAE de educação.

                                        Parece que já foram feitas bastantes reclamações.


                                        Amanha passo nas finanças

                                        Se não tem CAE de educação, tambem não devia poder vender artigos de educação

                                        Comentário


                                          Faturas de peças automóveis de casas como a Texoleo e afins, podem ser incluídas nas reparações automóveis? Na Midas, vão parar as reparações auto, mas as da Texoleo não.

                                          Comentário


                                            As revisoes entram (Mo + peças) , se fores tu a comprar as peças n entram. Se as peças que compras na midas estao a entrar algo está errado.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              As revisoes entram (Mo + peças) , se fores tu a comprar as peças n entram. Se as peças que compras na midas estao a entrar algo está errado.
                                              A midas sendo oficina estará registada como tal e o que pagares lá será 'visto' como revisão? Talvez.
                                              Editado pela última vez por xdavid; 11 February 2016, 13:42.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                As revisoes entram (Mo + peças) , se fores tu a comprar as peças n entram. Se as peças que compras na midas estao a entrar algo está errado.
                                                Troquei na Midas uma lâmpada por 1€, e a fatura apareceu como reparação automóvel.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                                                  Troquei na Midas uma lâmpada por 1€, e a fatura apareceu como reparação automóvel.
                                                  Está correto e é normal. Se comprasses a lampada na midas e metesses em casa já nao aparecia com reparaçao automovel.

                                                  Comentário


                                                    Uma duvida, comprei um livro na faculdade e a factura foi para as despesas gerais e familiares invés da educação como é que mudo ?

                                                    Ha facturas de compras do inicio de setembro que ainda não estão no site o que faço ?
                                                    Editado pela última vez por PauloNobregaa; 24 October 2015, 18:37.

                                                    Comentário


                                                      Hoje fui fazer uma cópia de uma chave. O funcionário perguntou se eu queria nº de contribuinte na factura porque dava para o IRS. Fiquei naquela, mas de qualquer maneira pedi. Em que sector entra isso? Deverá ser nas despesas gerais não?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                        Uma duvida, comprei um livro na faculdade e a factura foi para as despesas gerais e familiares invés da educação como é que mudo?...
                                                        Está correcto, o livro não foi comprado num estabelecimento especializado... (CIRS78D nº1 http://info.portaldasfinancas.gov.pt...rep/irs78d.htm)
                                                        No entanto imagina que não concordas com a minha "leitura", é possível se olhares para a redacção do artigo, a faculdade tem uma livraria, coisa e tal..., vai ser possível reclamar até ?15 de Fevereiro? no e-factura, para isso entras no e-factura, vais consultar as facturas, e nessa, entras no detalhe da factura clicando no seu número, lá no detalhe tens a opção de alterar no fundo da página, e se alterares tens que guardar o original da factura.

                                                        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                        ...Há facturas de compras do inicio de Setembro que ainda não estão no site o que faço ?
                                                        Regra geral a comunicação faz-se até 25 do mês seguinte, depois há que esperar mais uns dias para que o sistema digira a informação, basicamente se as coisas forem feitas dentro do prazo, o mais tardar do final deste mês ou início do próximo aparece lá.

                                                        Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                                                        Hoje fui fazer uma cópia de uma chave. O funcionário perguntou se eu queria nº de contribuinte na factura porque dava para o IRS. Fiquei naquela, mas de qualquer maneira pedi. Em que sector entra isso? Deverá ser nas despesas gerais não?
                                                        Exacto

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                          Exacto
                                                          E novidades? A ideia que ele deu é que entrava no IRS como se fosse dedutivel ou assim. Nas despesas gerais já nao me compensa, já atingi o limite

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                            Está correcto, o livro não foi comprado num estabelecimento especializado... (CIRS78D nº1 http://info.portaldasfinancas.gov.pt...rep/irs78d.htm)
                                                            No entanto imagina que não concordas com a minha "leitura", é possível se olhares para a redacção do artigo, a faculdade tem uma livraria, coisa e tal..., vai ser possível reclamar até ?15 de Fevereiro? no e-factura, para isso entras no e-factura, vais consultar as facturas, e nessa, entras no detalhe da factura clicando no seu número, lá no detalhe tens a opção de alterar no fundo da página, e se alterares tens que guardar o original da factura.


                                                            Regra geral a comunicação faz-se até 25 do mês seguinte, depois há que esperar mais uns dias para que o sistema digira a informação, basicamente se as coisas forem feitas dentro do prazo, o mais tardar do final deste mês ou início do próximo aparece lá.


                                                            Exacto
                                                            A maioria do material escolar, é comprado no continente, tirando umas capas na staples, e um livro no wook.

                                                            So entra para a parte de educação o que for comprado numa loja especializado ?

                                                            Eu li que a comunicação das facturas é feita obrigatoriamente até ao dia 25 do próximo mês, se não entrar até amanha posso ser eu a registar as facturas ?

                                                            E como é que eu faço com as propinas da faculdade ?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                              ...
                                                              E como é que eu faço com as propinas da faculdade ?
                                                              As propinas da faculdade, se não forem facturadas normalmente são entregues pela faculdade no modelo 46 a apresentar até final de Janeiro (CIRS78D 5).

                                                              Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                              ...
                                                              Eu li que a comunicação das facturas é feita obrigatoriamente até ao dia 25 do próximo mês, se não entrar até amanha posso ser eu a registar as facturas ?
                                                              ...
                                                              Até dia 25 do mês seguinte pelos próprios comerciantes (DL198/2012 artigo3 2), quando feita pelos adquirentes o prazo é algo do género ?15 de Fevereiro? não sei o dia em concreto...

                                                              Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                              A maioria do material escolar, é comprado no continente, tirando umas capas na staples, e um livro no wook.
                                                              So entra para a parte de educação o que for comprado numa loja especializado ?
                                                              ...
                                                              Exacto, o material escolar do continente e da Staples não satisfazem a definição, o livro sim, e foi comprado numa livraria pelo que entra...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X