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União Europeia quer reduzir velocidade para 30 km/h nos centros urbanos
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostÉ preciso que se perceba uma coisa : A velocidade actualmente permitida é 50 km/h e muita gente anda a 60, 70 km/h, que é CO leve. Verdade seja dita que numa rua muito movimentada, andar a 50 ou a 70 faz uma grande diferença.
Por outro lado se o limite for 30 km/H, a maioria vai andar a 40, 50, que é bem mais seguro em muitas zonas do que 70 km/h.
É como o limite dos 120. Muitos acham que deveria ser 150...para quê ? Para se ir até aos 180 em CO leve, muitas vezes em carros com pneus carecas e com travões "aprovados" pelas famosas IPO ? E não, as pessoas não têm decência, daí existirem leis para que as pessoas parvas não matem os outros de forma negligente.
Há que tentar perceber que os limites existem para que não sejam muito excedidos, porque ninguém respeita rigorosamente cada limite.
A união europeia não quer que se ande a 30 km/h mas sim que não se passe dos 50.
Se estou de acordo ? Não. Apenas acho que devia haver MUITO MAIS zonas de 30 km/h, especialmente em ruas com 2 vias e muito movimentadas.
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Originalmente Colocado por CarlosL Ver PostEu aqui, se pudesse andar a 30 km/h era um gajo feliz. Em média são uns 10 km/h.... e isto nos bons dias.
Uma vez em plena N1 em Portugal, atrás de um trator a 40km/h, comentei com a minha esposa que ia mais depressa do que normalmente em Bruxelas.
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Originalmente Colocado por RAD Ver PostQue os 50 poderão ser excessivos nalgumas artérias realmente urbanas, em que a qualquer momento há um peão (adulto ou não) a sair do passeio entre dois carros estacionados, ainda vá. Mas se o centro urbando englobar a Avenida Lusíada e a VCI, é ridículo.
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Originalmente Colocado por pmct Ver PostEu acho que na AE nao devia haver limite, os 120 sao ridiculos
- IPO realmente bem feita e não o regabofe que sabemos que é, de modo a que os carros passassem a andar realmente em condições seguras
- Haver decência nas pessoas, para não circularem em velocidad excessiva
- Haver AE's realmente em bom estado ( que as há, mas não são todas ) fora aquelas que têm demasiadas curvas.
- Era necessário que todos os condutores do país fossem iguais aos do AHO, para poderem fazer LX-Algarve a mais de 200 km/h naquilo que eles consideram ser com plena segurança, ou então fazer a A8 entre lisboa e Torres Vedras com uns Slicks para não ir parar aos moinhos eólicos da Malveira.
Bom, actualmente nas zonas de 120 pode-se ir até aos 150 em CO leve. E francamente a polícia nunca ou quase nunca multa quem vá até 150 km/h, que muitas vezes equivale a ir a 160 ou 170 de velocimetro. E convenhamos que 150 km/h reais já não é propriamente uma velocidade de brincar em carros do segmento A e B, ou C de há alguns anos atrás. Excepto claro está, para os pilotos AHO.
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Nos dias de hoje reduzir limites de velocidade é ridículo.
O automóvel já faz parte do quotidiano de qualquer cidadão Europeu, e é essencial para grande parte da população. Nas últimas décadas a evolução foi brutal, principalmente em termos de segurança.
Actualmente todas as cidades tem limites de 50Km/h no centro e arredores, no entanto eles não se adequam à realidade. Circular a 50 numa avenida cheia de semáforos e passadeiras é muito, fazê-lo numa circular é andar a pastar. E todos os condutores sabem disso.
Isto é daquelas medidas fáceis que na prática pouco irá mudar. Se o objectivo é proteger os peoes, o ideal na minha opinião seria melhorar o pavimento, a sinalização, a localização das passadeiras (em especial aquelas junto a cruzamentos e rotundas), melhorar a sua iluminação, utilizar os LEDs a piscar e bandas sonoras (e não as lombas ridículas), entre outros exemplos que não me recordo.
Mas claro, simplesmente baixar o limite é mais fácil.
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Originalmente Colocado por CarlosL Ver PostEu aqui, se pudesse andar a 30 km/h era um gajo feliz. Em média são uns 10 km/h.... e isto nos bons dias.
É outro mundo...
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tonyV
Devo estar a ficar velho, mas não havia qualquer coisa no código em que antes e depois de uma passadeira é preciso dar x metros (15m!?) de espaço até poder estacionar?
É que eu vivo entre duas escolas (liceu e primária) e garanto que se um carro a 30km/h encontrar uma criança que não se faça ver e pare antes de passar é atropelada.
Pegaram no ponto errado (a velocidade), o segredo está na visibilidade.
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Ridículo.
E a desculpa que deram aí atrás não faz o mínimo de sentido. Não é por meterem o limite de 30km/h que as pessoas vão começar a andar a 50km/h em vez de 70.
Se querem de facto que não se passe dos 50, a única coisa que têm a fazer é colocar milhares de radares, havendo tolerância 0.
Mas isso é a mania do tuga personalizar os limites. Que eu saiba, se o limite é 30, é essa a velocidade limite. Se é 50, não se passa dos 50. Quem passa, e eu passo aliás, assume os erros.
Mas dizer que o limite de 30 é para se poder andar a 50 e o limite de 50 é para se poder andar a 70 é anedótico. Se nas cidades o limite é 40, é 40. Se for 100, é 100. Os limites não se fazem para que se possa andar a x. Fazem-se geralmente para evitar que se passe de x.
Se não querem que as pessoas passem os 50, coloquem radares.
Andar a 30 a hora numa cidade sem trânsito deve ser, das duas três: ou para incentivar o uso de bicicleta, ou para convencer a malta a deixar o carro em casa e ir... a pé.
Mas isso sou eu que tenho uma opinião muito própria dos limites de velocidade e não concordo com o trivial 50/90/120. Cada estrada é uma estrada e deveria ter adequados os limites de velocidade tendo em conta coisas como o traçado, o piso, a proximidade ou não de aglomerados. Tal como há situações em que os 50 em cidade são um limite muito baixo e outras em que 30 já são muito, também não me parece correcto que, quer na A2, uma excelente AE, quer na A8, o limite seja o mesmo. No fundo, cada traçado é um traçado diferente e nele deveriam vigorar leis diferentes, nomeadamente em termos de limites. Até digo mais, se na A2 o limite devia ir além dos 120, na A8 e outras que tais, até devia ser inferior.Editado pela última vez por Homer; 15 January 2013, 20:03.
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Originalmente Colocado por jb007 Ver PostA VCI não é uma artéria urbana é uma via rápida que atravessa a cidade, por essa razão não me parece que essas limitações se apliquem a VCI tal como actualmente não se aplica o limite dos 50 kmh.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostRidículo.
E a desculpa que deram aí atrás não faz o mínimo de sentido. Não é por meterem o limite de 30km/h que as pessoas vão começar a andar a 50km/h em vez de 70.
Se querem de facto que não se passe dos 50, a única coisa que têm a fazer é colocar milhares de radares, havendo tolerância 0.
Mas isso é a mania do tuga personalizar os limites. Que eu saiba, se o limite é 30, é essa a velocidade limite. Se é 50, não se passa dos 50. Quem passa, e eu passo aliás, assume os erros.
Mas dizer que o limite de 30 é para se poder andar a 50 e o limite de 50 é para se poder andar a 70 é anedótico. Se nas cidades o limite é 40, é 40. Se for 100, é 100. Os limites não se fazem para que se possa andar a x. Fazem-se geralmente para evitar que se passe de x.
Se não querem que as pessoas passem os 50, coloquem radares.
Andar a 30 a hora numa cidade sem trânsito deve ser, das duas três: ou para incentivar o uso de bicicleta, ou para convencer a malta a deixar o carro em casa e ir... a pé.
Mas isso sou eu que tenho uma opinião muito própria dos limites de velocidade e não concordo com o trivial 50/90/120. Cada estrada é uma estrada e deveria ter adequados os limites de velocidade tendo em conta coisas como o traçado, o piso, a proximidade ou não de aglomerados. Tal como há situações em que os 50 em cidade são um limite muito baixo e outras em que 30 já são muito, também não me parece correcto que, quer na A2, uma excelente AE, quer na A8, o limite seja o mesmo. No fundo, cada traçado é um traçado diferente e nele deveriam vigorar leis diferentes, nomeadamente em termos de limites. Até digo mais, se na A2 o limite devia ir além dos 120, na A8 e outras que tais, até devia ser inferior.
E não, muita gente não anda dentro dos limites, mas MUITA gente ultrapassa-os ligeiramente, seja os 120 seja os 50. Anedótico é achar que não é isto que acontece....
E já agora vamos meter radares em cada rua ? Bom....há que ver as coisas como elas são...
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostTu não deves estar a ver bem o tipo de condutores que andam nas estradas diariamente....
E não, muita gente não anda dentro dos limites, mas MUITA gente ultrapassa-os ligeiramente, seja os 120 seja os 50. Anedótico é achar que não é isto que acontece....
E já agora vamos meter radares em cada rua ? Bom....há que ver as coisas como elas são...
Aliás, hoje ia comendo com uma gaja mesmo de frente que devia ir a mandar sms e já estava a invadir a minha via, sendo que só havia uma para cada lado e sem bermas. E iamos cada um a cerca de 70km/h, tive de lhe buzinar fortemente e ela andou lá aos papéis e passou-me a um palmo do espelho do lado esquerdo. Se me batesse de frente em cheio havia de estar ali uma brincadeira jeitosa.
E por isso digo, se o objectivo é colocar as pessoas a andar mais devagar não é diminuindo o limite de velocidade e depois fechar os olhos aos excessos de velocidade. Tem que se partir do princípio que o que conta é o que está no sinal, se se andar a fechar os olhos a quem excede o limite de 30, então para que servem os limites de velocidade?
Mesmo por se ultrapassar ligeiramente os limites é que acho que isso não faz sentido, se é para ter limite de 30 e permitir que se ande a 50, qual é a diferença de lá estar o limite de 50? A velocidade praticada é a mesma. Ou na mesma estrada e nas mesmas condições, tendo o limite de 30 vou a 50, mas achas que se o limite for 50 já tenho necessariamente que ir a 80? As pessoas podem exceder o limite, mas eu creio que não vêem o limite como a velocidade mínima para a terem que ultrapassar, só porque sim
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostO problema é que estou.
Aliás, hoje ia comendo com uma gaja mesmo de frente que devia ir a mandar sms e já estava a invadir a minha via, sendo que só havia uma para cada lado e sem bermas. E iamos cada um a cerca de 70km/h, tive de lhe buzinar fortemente e ela andou lá aos papéis e passou-me a um palmo do espelho do lado esquerdo. Se me batesse de frente em cheio havia de estar ali uma brincadeira jeitosa.
E por isso digo, se o objectivo é colocar as pessoas a andar mais devagar não é diminuindo o limite de velocidade e depois fechar os olhos aos excessos de velocidade. Tem que se partir do princípio que o que conta é o que está no sinal, se se andar a fechar os olhos a quem excede o limite de 30, então para que servem os limites de velocidade?
Mesmo por se ultrapassar ligeiramente os limites é que acho que isso não faz sentido, se é para ter limite de 30 e permitir que se ande a 50, qual é a diferença de lá estar o limite de 50? A velocidade praticada é a mesma. Ou na mesma estrada e nas mesmas condições, tendo o limite de 30 vou a 50, mas achas que se o limite for 50 já tenho necessariamente que ir a 80? As pessoas podem exceder o limite, mas eu creio que não vêem o limite como a velocidade mínima para a terem que ultrapassar, só porque sim
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Não concordo de todo com esta medida. O limite de velocidade tem que ser bem pensado para cada rua, avenida ou estrada. Como já disseram anteriormente, numa localidade existem locais onde um limite de 50 é simplesmente anedótico, e em outros locais esse mesmo limite é demasiado elevado. Há que saber aplicar os limites certos, nas vias certas, e não levar tudo por tabela com o mesmo limite.
Se me permitem, deixo aqui um exemplo que o pessoal da margem sul com certeza conhece. No centro de Almada, na avenida principal, existe um troço todo em empedrado onde o limite é 20km/h. A zona não permite os 50, mas 30 serviria como uma luva naquele local em particular.
Por outro lado, existe um troço da N10 que vai da Cova da Piedade até Cacilhas, e o limite é de 50. Completamente ridículo dado as características, com largura para quase 3 faixas para cada sentido e praticamente deserta seja de dia ou de noite. Se nesta via 50 já é muito baixo, o que seria 30?
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Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver PostNão concordo de todo com esta medida. O limite de velocidade tem que ser bem pensado para cada rua, avenida ou estrada. Como já disseram anteriormente, numa localidade existem locais onde um limite de 50 é simplesmente anedótico, e em outros locais esse mesmo limite é demasiado elevado. Há que saber aplicar os limites certos, nas vias certas, e não levar tudo por tabela com o mesmo limite.
Se me permitem, deixo aqui um exemplo que o pessoal da margem sul com certeza conhece. No centro de Almada, na avenida principal, existe um troço todo em empedrado onde o limite é 20km/h. A zona não permite os 50, mas 30 serviria como uma luva naquele local em particular.
Por outro lado, existe um troço da N10 que vai da Cova da Piedade até Cacilhas, e o limite é de 50. Completamente ridículo dado as características, com largura para quase 3 faixas para cada sentido e praticamente deserta seja de dia ou de noite. Se nesta via 50 já é muito baixo, o que seria 30?
Só tenho pena que muitos condutores achem que 50 km/h é demasiado pouco nos tuneis do marquês em Lisboa, ou que 70 km/h também é pouco no tunel da CRIL....ainda bem que as leis não são feitas pelos pilotos das alamedas portuguesas
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