citação:Apesar de me dar como culpado não fiquei muito convencido porque ele parou sem razão aparente.
infelizmente em portugal o principio é sempre o mesmo: o de tras paga.
mesmo que seja o da frente a fazer marxa atras, terás que ser tu a provar isso mesmo e arranjar alguem independente mas credivel para as companhias que te faça uma inspecçao aos 2 veiculos em tempo util. por outras palavras, é impossivel:D
travar sem razao é proibido, se bem que o preconceito da moda diz que travar nunca é proibido porque se reduz a velocidade, logo reduz-se o perigo. é ridiculo, mas a maior parte pensa assim e nao admite que o contrariem, nem com a lei à frente.
mas lá está, ha a moda de culpar o de tras, a lei assim o defende. o de tras, caso tenha duvidas, tem que ser ele propio SOZINHO a procurar meios de comprovar que o da frente parou sem razao.
se esse embate fosse a uns kms de distancia, tipo espanha, caso dissesses que o da frente parou sem razao, alguem ia mesmo investigar o caso. em portugal...às vezes nem com testemunhas se dão ao trabalho de pensar nisso.
Qd tirei a carta aprendi que devemos deixar sempre uma distância de segurança entre o nosso veiculo e o da frente, para poder parar em segurança em caso de emergência.
AS pessoas tem a mania de ir coladas ao da frente, depois quem bate por trás paga, pq n respeitou a distância de sergurança e acho mt bem.
Eu volto a dizer que se tivesse guardado uma distancia de segurança ao veículo da frente não tinha batido!
Ou só guardam distância se o carro da frente tiver bola de reboque???
Curiosamente, o único acidente que tive em vários anos de carta, foi um embate ligeiro por trás. A rapariga que ia à minha frente arranca, eu também arranco, entretanto olho para o lado, quando olho para a frente, vejo que ela tinha atravado repentinamente por causa de um camião que vinha no outro sentido (assustou-se).
Fiz uns ligeiros riscos no pára-choques do PUNTO da moça, resultado, 400€ para um pára-choques novo!! :evil:
Eu volto a dizer que se tivesse guardado uma distancia de segurança ao veículo da frente não tinha batido!
Ou só guardam distância se o carro da frente tiver bola de reboque???
é uma boa desculpa, dá para tudo.
alias, se bateres de frente num carro em sentido contrario numa AE, quem nao guardou a distancia de segurança foste tu....
se andasses a uma distancia segura e a uma velocidade segura, terias DE CERTEZA evitado bater.
felizmente o resto do mundo ja evoluiu, dai em bastantes paises nao haver decisoes antecipadas sobre a culpa.
como ja aconteceu noutras areas, portugal acaba por lhes seguir o caminho...para desagrado de alguns, claro está.
Na situação em que ocorreu o acidente o de trás é o culpado. Ponto final parágrafo.
Imaginem que iam no carro da frente, arrancam, mas entretanto ficam com a impressão (podia até ser ilusão óptica) que vem aí um carro, o que é que faziam? Travavam ou continuavam alegremente?
Na situação em que ocorreu o acidente o de trás é o culpado. Ponto final parágrafo.
Imaginem que iam no carro da frente, arrancam, mas entretanto ficam com a impressão (podia até ser ilusão óptica) que vem aí um carro, o que é que faziam? Travavam ou continuavam alegremente?
olhava melhor.
a culpa neste caso é do de tras, isto por ser em portugal.
ja se fosse em espanha, frança, ou qqr outro pais europeu, alguem iria perder tempo a INVESTIGAR.
travava se achasse necessario, o de trás se respeitasse as distâncias de segurança, conseguia travar em segurança, ups acho que isto vem no código da estrada...HAHAHHA
citação:Originalmente colocada por Eliselotus
ja se fosse em espanha, frança, ou qqr outro pais europeu, alguem iria perder tempo a INVESTIGAR.
Pfff. Yeah right.
Investigavam o quê? [}]
Perguntavam ao condutor da frente: Porque é que parou? O condutor dizia: Porque me pareceu vir aí um carro.
Perguntavam ao condutor de trás: Porque é que bateu no carro da frente? O condutor respondia: porque não consegui travar no espaço que deixei entre o meu carro e o carro da frente.
Investigação acabada.
Na situação em que ocorreu o acidente o de trás é o culpado. Ponto final parágrafo.
Imaginem que iam no carro da frente, arrancam, mas entretanto ficam com a impressão (podia até ser ilusão óptica) que vem aí um carro, o que é que faziam? Travavam ou continuavam alegremente?
olhava melhor.
a culpa neste caso é do de tras, isto por ser em portugal.
ja se fosse em espanha, frança, ou qqr outro pais europeu, alguem iria perder tempo a INVESTIGAR.
Não, por estar distraido, por pensar no que não deve, por não saber controlar o carro e a mais importante, porque ele é que foi acertar no outro
travava se achasse necessario, o de trás se respeitasse as distâncias de segurança, conseguia travar em segurança, ups acho que isto vem no código da estrada...HAHAHHA
nem se percebe como é que ha acidentes.
afinal a soluçao é simples e está ao alcance de todos, so que ainda ninguem viu a luz[}][}][}][}]
felizmente alguns ja evoluiram. mesmo que custe a muitos, portugal tb ha-de evoluir.
o que é certo é que, se eu começar a fazer marxa atras e a bater em todos os que me apetecer, estou perfeitamente à vontade! o de tras que guardasse a distancia de segurança. se disser que eu fiz marxa atras...azar! bateu por tras, paga[}][}]
travava se achasse necessario, o de trás se respeitasse as distâncias de segurança, conseguia travar em segurança, ups acho que isto vem no código da estrada...HAHAHHA
nem se percebe como é que ha acidentes.
afinal a soluçao é simples e está ao alcance de todos, so que ainda ninguem viu a luz[}][}][}][}]
felizmente alguns ja evoluiram. mesmo que custe a muitos, portugal tb ha-de evoluir.
o que é certo é que, se eu começar a fazer marxa atras e a bater em todos os que me apetecer, estou perfeitamente à vontade! o de tras que guardasse a distancia de segurança. se disser que eu fiz marxa atras...azar! bateu por tras, paga[}][}]
Na situação em que se deu o acidente deste tópico o carro da frente não fez marcha atrás, adiante.
Existem situações onde o carro da frente tem culpa, mas esta não me parece ser uma situação dessas.
Olá,
Hoje tive o azar de dar um toquezinho na estrada e gostaria de ter opiniões sobre de quem é realmente a culpa.
À entrada para um entroncamento o veículo vermelho que seguía à minha frente parou e eu parei atrás dele (veículo azul).
Quando deixaram de vir carros ele arrancou e eu ao ver que não vinham mais carros arranquei também. O problema foi que ele travou de repente e e eu não tive tempo de parar e dei-lhe um toque [8)].
Apesar de me dar como culpado não fiquei muito convencido porque ele parou sem razão aparente.
Qual é a vossa opinião?
[img]uploaded/Sr.Saxo/2006726135334_croqui.JPG [/img]
Olá a muito tempo atrás aconteceu-me algo parecido ia eu no meu antigo clio de 98 e a fulana a frente num bruto bmw arranca e para de repente sem motivo aparente, bati-lhe, claro esta dei-me como culpado bati por trás. Mais tarde o meu seguro disse-me que a tia em que tinha batido costumava fazer esse tipo de golpes com a batida alegava que tinha dado um jeito a coluna e num esquema com um médico amigo ia sacar dinheiro ao seguro, as companhias já andavam em cima a espera que ela ataca-se de novo e lixaram a tipa.
Eu volto a dizer que se tivesse guardado uma distancia de segurança ao veículo da frente não tinha batido!
Ou só guardam distância se o carro da frente tiver bola de reboque???
é uma boa desculpa, dá para tudo.
alias, se bateres de frente num carro em sentido contrario numa AE, quem nao guardou a distancia de segurança foste tu....
se andasses a uma distancia segura e a uma velocidade segura, terias DE CERTEZA evitado bater.
felizmente o resto do mundo ja evoluiu, dai em bastantes paises nao haver decisoes antecipadas sobre a culpa.
como ja aconteceu noutras areas, portugal acaba por lhes seguir o caminho...para desagrado de alguns, claro está.
Estás apanhado do clima? Um triste comentário destes nem parece teu! [8] Apenas dá para avaliar uma distância de segurança entre veículos que circulam no mesmo sentido de marcha...
Respeitem a porcaria da distância de segurança:
ontem ao fim da tarde, quando regressava para Braga, ao entrar na A1 no fim da A24, um Golf andou para me entrar pela traseira dentro! O pessoal, uma vez que o trânsito flui um pouco mais devagar, deixa-se chegar ao da frente e, quando os carros quase que param devido à resistência do tráfego, é preciso travar a fundo, atirar-se para a berma e ficar com o eixo da frente ao lado do meu eixo traseiro [xx(] [xx(] [xx(]
folgo em saber que ha falta de vontade de evoluir.
os numeros estão baixos, so pode...
ja que se fala tanto em distancia de segurança e na obrigaçao de a cumprir, que todos cumprem e é tudo maravilhoso, qual é a distancia de segurança para o da frente, se estivermos a olhar para o lado? (caso semelhante ao desta situaçao, em que o de tras pensa que o da frente arrancou e está a olhar para o lado a ver se pode seguir)
ja que se fala tanto em distancia de segurança e na obrigaçao de a cumprir, que todos cumprem e é tudo maravilhoso, qual é a distancia de segurança para o da frente, se estivermos a olhar para o lado? (caso semelhante ao desta situaçao, em que o de tras pensa que o da frente arrancou e está a olhar para o lado a ver se pode seguir)
A distância de segurança é exactamente isso: uma distância que permita não embater no carro da frente! Se bateres, já ficas a saber que a distância naquele caso devia ser maior!!
Não é uma ciência exacta. Se queres olhar para o lado já sabes que tes de deixar uma maior distância; conforme os pneus e os travões se vão desgastando, também deves guardar maior distância....
ja que se fala tanto em distancia de segurança e na obrigaçao de a cumprir, que todos cumprem e é tudo maravilhoso, qual é a distancia de segurança para o da frente, se estivermos a olhar para o lado? (caso semelhante ao desta situaçao, em que o de tras pensa que o da frente arrancou e está a olhar para o lado a ver se pode seguir)
A distância de segurança é exactamente isso: uma distância que permita não embater no carro da frente! Se bateres, já ficas a saber que a distância naquele caso devia ser maior!!
Não é uma ciência exacta. Se queres olhar para o lado já sabes que tes de deixar uma maior distância; conforme os pneus e os travões se vão desgastando, também deves guardar maior distância....
a distancia de segurança so é possivel calcular se estiveres atento ao que estás a fazer e atento ao "obstaculo" ao qual medes a distancia de segurança.
com tanta teoria maravilha, juro que é dificil perceber como é que ha cerca de 1000 mortos / ano! deveria haver 100, ou menos...
vendo a falta de vontade de mudar e certos preconceitos, torna-se é dificil explicar como é que sao SO 1000[8)]
ja que se fala tanto em distancia de segurança e na obrigaçao de a cumprir, que todos cumprem e é tudo maravilhoso, qual é a distancia de segurança para o da frente, se estivermos a olhar para o lado? (caso semelhante ao desta situaçao, em que o de tras pensa que o da frente arrancou e está a olhar para o lado a ver se pode seguir)
A distância de segurança é exactamente isso: uma distância que permita não embater no carro da frente! Se bateres, já ficas a saber que a distância naquele caso devia ser maior!!
Não é uma ciência exacta. Se queres olhar para o lado já sabes que tes de deixar uma maior distância; conforme os pneus e os travões se vão desgastando, também deves guardar maior distância....
a distancia de segurança so é possivel calcular se estiveres atento ao que estás a fazer e atento ao "obstaculo" ao qual medes a distancia de segurança.
com tanta teoria maravilha, juro que é dificil perceber como é que ha cerca de 1000 mortos / ano! deveria haver 100, ou menos...
vendo a falta de vontade de mudar e certos preconceitos, torna-se é dificil explicar como é que sao SO 1000[8)]
E não é do bom senso estar com atenção ao "obstáculo" que está à nossa frente? Conduzir um carro não é o mesmo que dar umas voltinhas no Need For Speed.
Por muitas voltas que se tente dar e exceptuando a minoria de casos a que se pode chamar mesmo "acidente" o resto das situações normalmente são ocasionadas pelo indivíduo que está atrás do volante.
Chega a ser caricato as desculpas que se arranjam para explicar os acidentes e que só denotam a falta de cuidado com que se circula por aí. Felizmente que ainda há muitas pessoas conscenciosas que conduzem de acordo com o que estão a ver e com a noção de como o trânsito e a via se desenvolvem.
Há muito indivíduo que não bate ou pelo menos não bate mais vezes porque os outros se desviam.
Olá!
Antes de mais quero agradecer a todos os que deram a opinião sobre este assunto.
O caso ficou resolvido da melhor maneira, o moço foi a uma ofinica, deu-me um orçamento que não me pareceu desapropriado (~130€), eu fiz-lhe a transferencia e o assunto ficou arrumado sem meter o seguro ao barulho!
Entretanto tenho dado por mim muito mais cuidadoso nestas situações...
Abraços!
Olá!
Antes de mais quero agradecer a todos os que deram a opinião sobre este assunto.
O caso ficou resolvido da melhor maneira, o moço foi a uma ofinica, deu-me um orçamento que não me pareceu desapropriado (~130€), eu fiz-lhe a transferencia e o assunto ficou arrumado sem meter o seguro ao barulho!
Entretanto tenho dado por mim muito mais cuidadoso nestas situações...
Abraços!
Pois a culpa é sua...
Há uns anos aconteceu-me isso (em 1999). Mas o da frente era uma camioneta de caixa aberta e o meu capot enfiou-se literalmente debaixo dela. Ele ficou sem um arranhão, eu tive 700 contos (sim, contos) de arranjo num carro de 3200 contos.
Tinha franquia de 20% no seguro por isso não reportei porque ia dar quase no mesmo, mas desde ai que os meus carros têm franquia de 2% ou 0% no seguro de danos próprios. Serviu de lição, quando arranco nessas condições, depois de ver se vem algum no entroncamento, volto a olhar para a frante a certificar-me que o da frente não terá parado...
Pois a culpa é sua...
Há uns anos aconteceu-me isso (em 1999). Mas o da frente era uma camioneta de caixa aberta e o meu capot enfiou-se literalmente debaixo dela. Ele ficou sem um arranhão, eu tive 700 contos (sim, contos) de arranjo num carro de 3200 contos.
Tinha franquia de 20% no seguro por isso não reportei porque ia dar quase no mesmo, mas desde ai que os meus carros têm franquia de 2% ou 0% no seguro de danos próprios. Serviu de lição, quando arranco nessas condições, depois de ver se vem algum no entroncamento, volto a olhar para a frante a certificar-me que o da frente não terá parado...
Comentário