Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passividade das forças policiais: FALTA de SEGURO / INSPECÇÃO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
    o user verifica os selos de seguro e inspeção de todos os carros que vê estacionados? se a resposta for não, porquê que embirrou com estes dois carros em particular? se a resposta for sim então que aguarde pelos próximos concursos para a policia...

    ou seja, vamos andar todos a verificar selos de seguros nos automoveis dos outros e apontar matriculas para depois verificar no site do isp?
    O "user" está farto de ver duas viaturas "suspeitas", degradadas, que não sabia se eram ABANDONADAS ou não, a ocupar sistematicamente DOIS espaços de estacionamento preciosos, em zona NOBRE da cidade, onde os moradores por vezes não têm local para estacionar. Investigando mais atentamente a "situação" dos veículos, chegou à conclusão que estão ILEGAIS e até circulam.

    Tivessem o seus "donos" ido estacionar para outras bandas, onde existem mais de MEIA DÚZIA de locais de estacionamento que até nem são extremamente necessários, e o "user" não teria sequer "implicado" com os ilegais.

    Portanto, respodendo concretamente à "pergunta" / insinuação, NÃO, o "user" NÃO anda pela cidade fora a verificar os selos dos veículos, mas se reparar que um veículo "suspeito" está encalhado no mesmo local sistematicamente, até costuma dar uma "vista de olhos" e alertar as autoridades.

    Mais, se dependesse do "user", haveria sempre um agente destacado para fazer uma ronda pela cidade apenas para detectar casos como estes (ilegalidades). Talvez desta forma fossem erradicados grande parte dos prevaricadores que circulam por esse país fora.
    Editado pela última vez por marcolopes; 04 February 2014, 22:25.

    Comentário


      #32
      Pelo que percebi o user apercebeu-se que esses carros estão sempre naquela rua e que basicamente circula só para mudar de sitio. E a questão não está só nisso mas também na passividade das autoridades.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
        e a seguir, vão fazer operações stop? uma milicia popular para fiscalizar carros estacionados?
        e a conversa do sul da europa e tal é que revela uma "portuguesice" básica...
        Operações STOP fazem regularmente por cá... mas lá está, apenas os veículos que são apanhados a circular são fiscalizados. É fantástico para apanhar condutores alcoolizados, mas já não é tão eficaz a controlar veículos sem seguro / inspecção.

        Agora pergunto, como já o fiz (parece que ninguém sabe responder): Porque não são as autoridades alertadas automaticamente sobre a caducidade dos seguros / certificados de inspecção? Porque não são emitidas ordens de apreensão dos veículos ilegais, se o ESTADO sabe perfeitamente quem são os prevaricadores?

        A PSP disse-me na primeira pessoa que o sistema deles lhes fornece informação ainda mais fidedigna que a disponibilizada pelo ISP ao público sobre a situação das apólices de seguro de cada viatura registada em Portugal! Então... onde está a dificuldade em aplicar a lei, quanto mais não seja, nos casos de denúncia, onde as viaturas são claramente localizadas e identificadas???
        Editado pela última vez por marcolopes; 04 February 2014, 22:39.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
          O "user" está farto de ver duas viaturas "suspeitas", degradadas, que não sabia se eram ABANDONADAS ou não, a ocupar sistematicamente DOIS espaços de estacionamento preciosos, em zona NOBRE da cidade, onde os moradores por vezes não têm local para estacionar. Investigando mais atentamente a "situação" dos veículos, chegou à conclusão que estão ILEGAIS e até circulam.

          Tivessem o seus "donos" ido estacionar para outras bandas, onde existem mais de MEIA DÚZIA de locais de estacionamento que até nem são extremamente necessários, e o "user" não teria sequer "implicado" com os ilegais.

          Portanto, respodendo concretamente à "pergunta" / insinuação, NÃO, o "user" NÃO anda pela cidade fora a verificar os selos dos veículos, mas se reparar que um veículo "suspeito" está encalhado no mesmo local sistematicamente, até costuma dar uma "vista de olhos" e alertar as autoridades.

          Mais, se dependesse do "user", haveria sempre um agente destacado para fazer uma ronda pela cidade apenas para detectar casos como estes (ilegalidades). Talvez desta forma fossem erradicados grande parte dos prevaricadores que circulam por esse país fora.
          agora sim, já percebi o problema! o teu problema não é se têm seguro ou não, eles estão é a ocupar dois lugares "preciosos"...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
            Ver decreto -lei 291/2007 ( seguro automóvel) , artigo 150º do C.E., artigo 503 do Código Cívil.

            Embora apenas esteja mencionada a palavra estacionado no artº 503 d0 C.Cívil, veio em tempo útil , o ISP informar que , qualquer viatura estacionada na via pública ou privada aberta ao público, tem de estar segurada, independentemente de circular ou não.

            O artigo 162 é aplicado numa fiscalização.
            Um excelente esclarecimento... se o Artº 162 apenas se aplica em caso de acção de fiscalização, um agente que se depare com um veículo estacionado sem seguro válido, terá de despoletar um processo de contra-ordenação (coima) não podendo apreender o veículo? Parece que agora estão esclarecidas as razões porque nenhuma força da autoridade age nestes casos...

            Artigo 150.º
            Obrigação de seguro
            1 - Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.
            2 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 500 a € 2500, se o veículo for um motociclo ou um automóvel, ou de € 250 a € 1250, se for outro veículo a motor.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
              Operações STOP fazem regularmente por cá... mas lá está, apenas os veículos que são apanhados a circular são fiscalizados. É fantástico para apanhar condutores alcoolizados, mas já não é tão eficaz a controlar veículos sem seguro / inspecção.

              Agora pergunto, como já o fiz (parece que ninguém sabe responder): Porque não são as autoridades alertadas automaticamente sobre a caducidade dos seguros / certificados de inspecção? Porque não são emitidas ordens de apreensão dos veículos ilegais, se o ESTADO sabe perfeitamente quem são os prevaricadores?

              A PSP disse-me na primeira pessoa que o sistema deles lhes fornece informação ainda mais fidedigna que a disponibilizada pelo ISP ao público sobre a situação das apólices de seguro de cada viatura registada em Portugal! Então... onde está a dificuldade em aplicar a lei, quanto mais não seja, nos casos de denúncia, onde as viaturas são claramente localizadas e identificadas???
              informaram-te mal .
              O mais fidedigno é a informação prestada pelo próprio ISP, com base no que as seguradoras lhes transmitem, sendo que, no site do próprio ISP , está lá isto :


              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                agora sim, já percebi o problema! o teu problema não é se têm seguro ou não, eles estão é a ocupar dois lugares "preciosos"...
                São ambos! A partir do momento que descobri que afinal não estão abandonados, até circulam e estão ilegais, o caso "escalou" para uma preocupação maior, pois faz-me confusão ter conhecimento de viaturas a circular sem seguro, que podem ter um acidente com qualquer um de nós, e no entanto as autoridades nada fazer, tendo conhecimento concreto da situação!

                Carros abandonados costumava ser o pão nosso de cada dia naquela artéria, e demoravam muitos meses até serem resolvidos, mas este caso é muito diferente e a passividade das autoridades é deveras estranha.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
                  Um excelente esclarecimento... se o Artº 162 apenas se aplica em caso de acção de fiscalização, um agente que se depare com um veículo estacionado sem seguro válido, terá de despoletar um processo de contra-ordenação (coima) não podendo apreender o veículo? Parece que agora estão esclarecidas as razões porque nenhuma força da autoridade age nestes casos...

                  Artigo 150.º
                  Obrigação de seguro
                  1 - Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.
                  2 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 500 a € 2500, se o veículo for um motociclo ou um automóvel, ou de € 250 a € 1250, se for outro veículo a motor.

                  Por vezes, o que está escrito na lei, não se coaduna com o que se pode fazer no terreno .

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    informaram-te mal .
                    O mais fidedigno é a informação prestada pelo próprio ISP, com base no que as seguradoras lhes transmitem, sendo que, no site do próprio ISP , está lá isto :
                    Um "print-screen" de uma pesquisa na página do ISP de ambos os veículos forneci eu aos agentes da autoridade, ao que me responderam o que já disse anteriormente: O nosso sistema tem informação mais fidedigna e actualizada.

                    Porque haveriam de mentir? De qualquer forma nada fizeram no momento (estavam junto aos veículos).

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
                      Um "print-screen" de uma pesquisa na página do ISP de ambos os veículos forneci eu aos agentes da autoridade, ao que me responderam o que já disse anteriormente: O nosso sistema tem informação mais fidedigna e actualizada.

                      Porque haveriam de mentir? De qualquer forma nada fizeram no momento (estavam junto aos veículos).
                      Os proprietários estavam no local?
                      Não estou a dizer que mentiram . Quem manda é o ISP, que questiona as seguradoras se determinado carro tem ou não seguro.
                      Um exemplo, vendo-te o meu carro hoje, o seguro que está em meu nome ão é transmissível com a venda do mesmo e às 00h00 caduca. No dia seguinte, a PSP/GNR manda-te parar e vê nesse sistema que o carro tem o seguro em meu nome, como o vendi ontem, a informação não está actualizada, tu não fizeste seguro , levas com 500€. A informação só é atualizada quando eu transferir o meu seguro para outro carro ou comunicar à companhia a baixa dele. Deste modo , só após isto , é que o ISP deverá obrigatoriamente ser informado da situação. se o fazem ou não é da responsabilidade dela.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                        Os proprietários estavam no local?
                        Não estou a dizer que mentiram . Quem manda é o ISP, que questiona as seguradoras se determinado carro tem ou não seguro.
                        Não... os agentes estavam no local, quando eu lhes indiquei as viaturas em questão, lhes dei o "print-screen" do comprovativo da inexistência de seguro. Nada fizeram, excepto dizer "vamos averiguar".

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
                          Não... os agentes estavam no local, quando eu lhes indiquei as viaturas em questão, lhes dei o "print-screen" do comprovativo da inexistência de seguro. Nada fizeram, excepto dizer "vamos averiguar".
                          Essa atitude foi a correcta. Qual é o espanto ?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
                            Exactamente porque me preocupo com a minha é que acho este assunto importante, caro amigo!
                            Não leves a mal que eu tava na brincadeira em modo incendiário

                            Eu pessoalmente não procuro essas situações mas já fiz queixa de 2 carros estacionados na minha rua sem IPO e Seguro mas porque aparentavam estar abandonados e a ocupar os poucos lugares que existem. A Câmara Municipal depois passado uns 6 meses lá os removeu.

                            Comentário


                              #44
                              Não massacrem também o "marcolopes" porque eu já liguei para a policia municipal uma vez por causa de 2 carros estacionados á muito tempo no mesmo local.

                              Um dos carros tinha sido roubado, e o dono acabou por reaver. O outro tava mesmo abandonado e deve ter ido para a sucata.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                É mesmo isso Lino. É como o colega forunista que andava com pneus até rebentar porque na altura não tinha dinheiro (procura algo como pneus usados Gaia, punha link e quote mas estou no tlm), e que eu não tinha nada a ver com isso...

                                Temos todos a ver com isso e com esta situação, incluindo peões!

                                E o desprezo das autoridades merece a ameaça de um telefonema para o ministério publico!
                                eu se algum dia for atropelado na passadeira espero que o carro tenha bons pneus

                                Comentário


                                  #46
                                  Fizeste bem.

                                  É preciso ver que a maioria das pessoas não muda, só à força.

                                  Eu também já por diversas vezes chamei a atenção para algumas personagens (e nalgumas entidades) que de vez em quando gostam de circular em sentido proibido aqui na minha zona residencial.

                                  Já sei que para as amostras de cidadão também sou um bufo, mas é para o lado que dormo melhor.

                                  Faz participação por escrito, costuma funcionar melhor.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                    eu se algum dia for atropelado na passadeira espero que o carro tenha bons pneus
                                    Ora eras mesmo tu. Com pneus sem estarem gastos até rebentar era mais provável que não fosses atropelado.

                                    Na mesma senda, não se consideraria a falta de seguro por não ter dinheiro uma desculpa válida para não o ter e assim passar o encargo de possíveis prejuízos materiais ou pessoais a terceiros.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Ora eras mesmo tu. Com pneus sem estarem gastos até rebentar era mais provável que não fosses atropelado.

                                      Na mesma senda, não se consideraria a falta de seguro por não ter dinheiro uma desculpa válida para não o ter e assim passar o encargo de possíveis prejuízos materiais ou pessoais a terceiros.
                                      na mesma senda, ou até talvez noutra, decretar-se-ia a proibição de sair de sua casa quem não tenha dinheiro para comprar sapatos

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        Um tipo que anda sem seguro é um problema de todos. Acho que o user faz bem em denunciá-la.
                                        Exactamente. Há comentários que não se percebem.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                          eu se algum dia for atropelado na passadeira espero que o carro tenha bons pneus
                                          Se é para te passarem por cima, ao menos que sejam de boa marca, não é?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                            Essa atitude foi a correcta. Qual é o espanto ?
                                            O espanto é que em meio ano, foi a... sexta tentativa de resolver a questão!?... Daí, volto a repetir, estar a tentar entender com a VOSSA AJUDA, se existe aqui um desinteresse que até é generalizado pela parte das forças policiais, ou se, existe algo na LEI que seja menos clara, e que os faz "empurrar" estes assuntos para o esquecimento.

                                            Ambos os cenários são preocupantes, porque, neste caso, estamos a falar de viaturas que circulam sem seguro (e inspecção), e quando localizadas, por estarem estacionadas, ninguém lhes toca legalmente!!!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Fizeste bem.

                                              É preciso ver que a maioria das pessoas não muda, só à força.

                                              Eu também já por diversas vezes chamei a atenção para algumas personagens (e nalgumas entidades) que de vez em quando gostam de circular em sentido proibido aqui na minha zona residencial.

                                              Já sei que para as amostras de cidadão também sou um bufo, mas é para o lado que dormo melhor.

                                              Faz participação por escrito, costuma funcionar melhor.
                                              a tua noção de cidadania envolve apenas o que te interessa a ti assim como o marcolopes admitiu.
                                              Qual era a preocupação dele? Apenas os lugares de estacionamento que os dois carros ocupavam mas mascarou isso com uma falsa preocupação pela segurança rodoviária e etc. E logo vieram de forma muito ordeira outros cidadãos preocupados anuir com a sua postura, esquecendo este pormenor:

                                              Tivessem o seus "donos" ido estacionar para outras bandas, onde existem mais de MEIA DÚZIA de locais de estacionamento que até nem são extremamente necessários, e o "user" não teria sequer "implicado" com os ilegais.
                                              portanto, os verdadeiros cidadãos não são bufos, chibinhos ou delatores, são aqueles que apenas se preocupam com a sua rua, a dos outros que se lixe...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                                a tua noção de cidadania envolve apenas o que te interessa a ti assim como o marcolopes admitiu.
                                                Qual era a preocupação dele? Apenas os lugares de estacionamento que os dois carros ocupavam mas mascarou isso com uma falsa preocupação pela segurança rodoviária e etc. E logo vieram de forma muito ordeira outros cidadãos preocupados anuir com a sua postura, esquecendo este pormenor:



                                                portanto, os verdadeiros cidadãos não são bufos, chibinhos ou delatores, são aqueles que apenas se preocupam com a sua rua, a dos outros que se lixe...
                                                O cidadão é aquele que age dentro da sua esfera, seja rua, cidade, distrito ou país. Mas que faça algo de positivo na sua área de influência (deve ser um conceito novo para ti).

                                                Condenas quem o faz (independentemente da razão) e mais, apoias quem repetidamente faz m*rda. Amostras pequeninas que por aqui se vêem....

                                                Como já disseram um dia que tenhas um toque com uma viatura sem inspecção e/ou seguro, talvez abras a pestana.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Em lugar de estarem a discutir as razões que motivaram o user a contactar as autoridades, mais valia escrutinarem a incompetência das autoridades. 6 meses...? vão averiguar quando, quando a pessoa bater e fugir, ou pior do que isso?


                                                  Enfim... arranjar discussões é que rende.

                                                  Ainda hoje fui multado por mau estacionamento, ou estacionamento indevido, o que quiserem chamar, porque estacionei o carro numa fila no meio de uma rua sem saida, coisa que é usual na zona. Eu estacionei para não dar dinheiro à EMEL. Claro que não vou contestar nem há defesa, se efectivamente estacionei "onde não devia". A única comichão que me faz e que me fez retratar a situação aqui é o papel das autoridades (fui multado pela PSP). para passar multas fáceis de quem não prejudicou em nada outras pessoas já se mexem, o resto está de gesso ;) Afinal, qual é o problema de andar sem seguro e sem inspecção?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por marcolopes Ver Post
                                                    O espanto é que em meio ano, foi a... sexta tentativa de resolver a questão!?... Daí, volto a repetir, estar a tentar entender com a VOSSA AJUDA, se existe aqui um desinteresse que até é generalizado pela parte das forças policiais, ou se, existe algo na LEI que seja menos clara, e que os faz "empurrar" estes assuntos para o esquecimento.

                                                    Ambos os cenários são preocupantes, porque, neste caso, estamos a falar de viaturas que circulam sem seguro (e inspecção), e quando localizadas, por estarem estacionadas, ninguém lhes toca legalmente!!!
                                                    A circularaem é uma coisa, estacionados é outra completamente diferente.
                                                    Resume-se tudo a procedimentos burocráticos aos quais a PSP/GNR são alheios, não fazem leis , têm de as cumprir .
                                                    Nem tudo o que luz é ouro .

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                                      Eu tenho a mania de não por o distico nem da inspeção nem do seguro no carro. Por causa das motas tenho tendencia a enfiar tudo na carteira.
                                                      Espero que os vizinhos não vão fazer queixa de mim...
                                                      cuidado que um dia destes tens azar. um tio meu que faz cerca de 60 mil por ano e anda todo o dia de trás para a frente, há meia dúzia de anos, na altura em que todos os selos eram tirados em setembro, tirou-o e meteu a vinheta no porta-luvas para o colocar mais tarde nesse dia e durante 2 ou 3 dias esqueceu-se de o pôr. foi mandado parar e como era essa altura foi logo das primeiras coisas que foram ver. ele mostrou que estava pago, apenas que se esquecera de o colocar no vidro. resultado: 250€ de multa...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        cuidado que um dia destes tens azar. um tio meu que faz cerca de 60 mil por ano e anda todo o dia de trás para a frente, há meia dúzia de anos, na altura em que todos os selos eram tirados em setembro, tirou-o e meteu a vinheta no porta-luvas para o colocar mais tarde nesse dia e durante 2 ou 3 dias esqueceu-se de o pôr. foi mandado parar e como era essa altura foi logo das primeiras coisas que foram ver. ele mostrou que estava pago, apenas que se esquecera de o colocar no vidro. resultado: 250€ de multa...
                                                        Um colega meu, no Campo Grande, estava sem selo de seguro atualizado e foi logo ameaçado com uma coima de 1xx€. Só não passou da ameaça porque, segundo o próprio agente: "A sua sorte é que ando zangado com o patrão!". Não custa nada, é só destacar o quadradinho e pô-lo no vidro.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          O cidadão é aquele que age dentro da sua esfera, seja rua, cidade, distrito ou país. Mas que faça algo de positivo na sua área de influência (deve ser um conceito novo para ti).

                                                          Condenas quem o faz (independentemente da razão) e mais, apoias quem repetidamente faz m*rda. Amostras pequeninas que por aqui se vêem....

                                                          Como já disseram um dia que tenhas um toque com uma viatura sem inspecção e/ou seguro, talvez abras a pestana.
                                                          então se começar a inspecionar os selos dos carros estacionados na rua onde moro fico salvaguardado dessa situação? até das situações de atropelamento por um carro sem seguro?
                                                          brilhante...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                                            então se começar a inspecionar os selos dos carros estacionados na rua onde moro fico salvaguardado dessa situação? até das situações de atropelamento por um carro sem seguro?
                                                            brilhante...
                                                            Isso é o melhor que consegues para defenderes a tua noção de cidadania?

                                                            Épico!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Qualquer viatura que esteja estacionada ou a circular em local publico ou privado mas de acesso ao publico (parques estacionamento do shoping) tem que ter seguro, e a vinheta no para brisas.

                                                              Ao detectarmos que um veiculo anda sem seguro, acho que deve ser feita uma denuncia junto das autoridades competentes PSP/GNR, e eles sim podem quer ele esteja a circular ou não autuar o proprietario do veiculo e fazer a apreensao do mesmo.

                                                              Na minha opinião e uma mais valia que todos os veiculos tenham seguro pois em caso de acidente e tudo mais facil, e quem pensa que por bater num carro sem seguro o FGA paga logo o arranjo, entao comece a pensar novamente pois vai ter muito que penar....

                                                              Quem acha que não temos nada a ver se tem seguro ou não, entao espero que nunca tenha problemas nenhuns pois se tiver um acidente com um carro sem seguro ele que faça a participaçao amigavel e nao chame as autoridades para autuar o outro condutor, pois se sabia e não fez nada..... é caso como fosse co-autor ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X