Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Circulação Em Rotundas - Novo Código Da Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    um tirei a carta a pouco tempo e agora as rotundas fazem se sempre por dentro tirando a primeira saida

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Dependerá da prova, da localização dos veículos na rotunda, não é possível que dois veículos cumprindo o estipulado no CE, embatam.
      Das duas uma: Ou um vinha pela via da direita e continuou em frente após a saída, ou quem mudou de via já o fez mais perto da saída e não logo após a saída imediatamente anterior.
      Se fores de Lisboa ou arredores, recomendo uma visita a Linda a velha, mais concretamente à rotunda da tofa. O exemplo mais gritante (de muitos, mesmo muitos) em como isso é impossivel de aplicar na realidade (aquilo que supostamente interessa)

      Para fazeres a rotunda legalmente, tens obrigatóriamente de ter um carro que vire às 4 rodas (como alguns autocarros e camiões), tal o espaço existente.
      Não podes ter um carro mais largo que um smart, porque se apanhas outro lado a lado, ou paras ou bates.
      Agora mistura a má sinalização, acessos à rotunda ao nivel da construção da mesma, um dos arredores mais populosos de lisboa, trafego de camiões e autocarros. A "qualidade" da condução de quem lá passa faz o resto.

      Também tens a rotunda de marvila na "marginal", onde tens imensas faixas, imenso espaço, e ainda assim consegues ter faixas com angulos rectos quase impossiveis de fazer. Se tentares fazer a rotunda de forma legal, ou estás sozinho, ou alguem vai bater.
      Observa ainda a entrada de quem vem do centro de inspecções...
      Com menos investimento, tinha-se feito um trabalho muito melhor, mas o amigo não ganhava tanto

      O código actual funciona para as rotundas que nós não temos, para os condutores que nós não temos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
        Errado, isso era no antigo CE, atualmente e exceção. Quem circular numa rotunda pela direita e não sair imediatamente na primeira saida esta em infração e é punido no minimo com coima de 60€.
        Obviamente não foi isso que eu quis dizer.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
          O código actual funciona para as rotundas que nós não temos, para os condutores que nós não temos.
          Estas regras que se lembraram de consagrar em Diário da República é das coisas mais bacocas e idiotas que pode haver.

          Para se circular correctamente numa rotunda, só é preciso duas coisas:
          - bom senso;
          - ter em mente a regra que se aplica quando se muda de via.


          Tudo o mais é prosa para totós.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            ...
            Para fazeres a rotunda legalmente, tens obrigatóriamente de ter um carro que vire às 4 rodas (como alguns autocarros e camiões), tal o espaço existente.
            Não podes ter um carro mais largo que um smart, porque se apanhas outro lado a lado, ou paras ou bates.
            Agora mistura a má sinalização, acessos à rotunda ao nivel da construção da mesma, um dos arredores mais populosos de lisboa, trafego de camiões e autocarros. A "qualidade" da condução de quem lá passa faz o resto.

            ...
            O caso que referes é de má construção e não um problema "legal". A impossibilidade é física.

            Quem legisla não sabe o que se passa na rua X ou Y, parece-me que a definição que surge é já a passagem a escrito do que era a recomendação do IMTT e possivelmente por sugestão desta.

            Se reparem havendo mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, deixou de ser obrigatório circular na via mais à direita, já que foi revogado o número 1 do artigo 14º. Neste momento deve-se usar a via mais adequada ao seu destino. (ERRADO)
            Editado pela última vez por Valium; 30 April 2014, 16:20.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Estas regras que se lembraram de consagrar em Diário da República é das coisas mais bacocas e idiotas que pode haver.

              Para se circular correctamente numa rotunda, só é preciso duas coisas:
              - bom senso;
              - ter em mente a regra que se aplica quando se muda de via.


              Tudo o mais é prosa para totós.
              Diz o "gajo" que vai num pesado de passageiros sempre pela direita.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                O caso que referes é de má construção e não um problema "legal". A impossibilidade é física.

                Quem legisla não sabe o que se passa na rua X ou Y, parece-me que a definição que surge é já a passagem a escrito do que era a recomendação do IMTT e possivelmente por sugestão desta.

                Se reparem havendo mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, deixou de ser obrigatório circular na via mais à direita, já que foi revogado o número 1 do artigo 14º. Neste momento deve-se usar a via mais adequada ao seu destino.
                Valium, essa foi de amador, pá!

                Artigo 13.ºPosição de marcha
                1 - A posição de marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
                2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.
                3 - Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
                4 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo o disposto no número seguinte.
                5 - Quem circular em sentido oposto ao estabelecido é sancionado com coima de € 250 a € 1250.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Diz o "gajo" que vai num pesado de passageiros sempre pela direita.
                  Mais uma vez, vai do bom senso.

                  Há rotundas que dá, há outras que...

                  Comentário


                    #39
                    Txxiiii, acho mal revogarem o 14º, passando para o 13º.

                    É o que dá ainda ter mexido pouco neste novo CE para perceber estas subtilezas.

                    Uma alteração de artigo que não faz muito sentido, já que fica ali o 14º para o caso único de pluralidade de vias de trânsito dentro de localidades, já que fora, caí no 13.
                    Pelo menos tinham mudado o nome.
                    Editado pela última vez por Valium; 30 April 2014, 16:20.

                    Comentário


                      #40
                      Boas,

                      venho desenterrar este tópico. Só para ter a certeza, isto está correto?

                      Ou seja, se quiser sair na segunda via da primeira saída é exatamente igual a sair na primeira via da primeira saída?




                      image.jpg

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por jm22 Ver Post
                        Boas,

                        venho desenterrar este tópico. Só para ter a certeza, isto está correto?

                        Ou seja, se quiser sair na segunda via da primeira saída é exatamente igual a sair na primeira via da primeira saída?




                        [ATTACH]128170[/ATTACH]
                        Está correcto e sempre foi assim.

                        Comentário


                          #42
                          Ja vi que edtes comentadores fazem parte dos 10% que ainda fsz piscas nas rotundas, pisca a esquerda pars contornar e a direita para sair. Mad onde andam os outros 90%????

                          Comentário


                            #43
                            Seria mais correcto saires sempre para a da direita, no entanto, como a imagem também está certo.

                            Comentário


                              #44
                              Nao tinha reparado na foto, que faz uma alusao perfeita ao meu comentario, isto para os inteligentes que dizem que para contornar nao e preciso fazer pisca a esquerda, eles tambem nunca os utilizam, o que e que isso importa?

                              Comentário


                                #45
                                Continua a não ser obrigatório utilizar pisca à esquerda nem existe nada no CE que o diga.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                  Nao tinha reparado na foto, que faz uma alusao perfeita ao meu comentario, isto para os inteligentes que dizem que para contornar nao e preciso fazer pisca a esquerda, eles tambem nunca os utilizam, o que e que isso importa?
                                  Circular numa rotunda é o mesmo que circular numa via "a direito", fazes alguma sinalética?
                                  Se eu não tenho intenção de mudar de via, não devo sinalizar nada, ando ali às voltas tipo Mr. Bean

                                  Deves sinalizar a partir do momento em que pretendes mudar de via ou tomar uma saída, neste caso, com o pisca da direita.
                                  Se fizessem isto, já me dava por contente.

                                  A nova redação não veio resolver qualquer problema, só lá vai com alteração às rotundas, nomeadamente, marcas rodoviárias.

                                  O principal erro está em rotundas com mais de uma via na entrada e saída, não adotar logo a via mais adequada ao destino.
                                  Editado pela última vez por Valium; 20 February 2015, 11:28.

                                  Comentário


                                    #47
                                    DICAS DO CÓDIGO DA ESTRADA - INFORMAÇÕES ÚTEIS: Circular nas Rotundas

                                    Na IMAGEM I, nas situações B e C, quem bater quem tem razão e quem não tem?
                                    Eu penso que, segundo o código da estrada, entrar numa rotunda pela faixa da direita só quem quer sair na 1ª saída. Quem quiser sair nas restantes deve entrar pela faixa da esquerda.
                                    Ora bem, eu tento seguir o código da estrada só que quando entro pela faixa da esquerda atravessa-se sempre um caramelo à minha frente que vem da direita para ir para a mesma via (neste caso a 2ª via da rotunda pois pretendo sair na 2ª saída da mesma).
                                    Será que tenho de seguir a regra da direita e parar na rotunda para dar prioridade ao que vem da direita para a minha via? Eu penso que não, aliás nem faz sentido e é perigoso.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por danzel Ver Post
                                      DICAS DO CÓDIGO DA ESTRADA - INFORMAÇÕES ÚTEIS: Circular nas Rotundas

                                      Na IMAGEM I, nas situações B e C, quem bater quem tem razão e quem não tem?
                                      Eu penso que, segundo o código da estrada, entrar numa rotunda pela faixa da direita só quem quer sair na 1ª saída. Quem quiser sair nas restantes deve entrar pela faixa da esquerda.
                                      Ora bem, eu tento seguir o código da estrada só que quando entro pela faixa da esquerda atravessa-se sempre um caramelo à minha frente que vem da direita para ir para a mesma via (neste caso a 2ª via da rotunda pois pretendo sair na 2ª saída da mesma).
                                      Será que tenho de seguir a regra da direita e parar na rotunda para dar prioridade ao que vem da direita para a minha via? Eu penso que não, aliás nem faz sentido e é perigoso.
                                      Alguém me consegue esclarecer?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Provavelmente nesse caso dará 50/50 porque ambos têm que ter o cuidado ao entrar na rotunda, apesar de tu, estares mais correcto ao posicionares-te na via da esquerda de forma a entrar na via mais à esquerda da rotunda.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Pelas viagens da Europa, encontrei algumas soluções conciliatórias, embora bastante redutoras da minha capacidade de aprendizado e atualização de hábitos: - em Holanda, em alguns sítios perto de Keukenhof, deparamo-nos com acessos divididos por guias que continuavam-se pela rotunda. Sempre assim, quem queria sair na primeira saída teria que usar o "curral" mais à direita. Sinalizações no piso indicavam caminhos para acessar as saídas subsequentes. Na Noruega, aqui e acolá, encontramos outra "engenhosidade". Todos os acessos a uma rotunda estreitavam-se e terminavam em uma única via para aceder a uma rotunda pequena de apenas uma via (originalmente normal, mas com o piso pintado que definia trânsito restrito).

                                          Ou adotam-se soluções que nos remetem ao passado, com cruzamentos selvagens e semáforos e seus riscos de embates mortais, ou apostamos na educação e boa vontade coletiva para a mudança de hábitos em benefício da segurança e da fluidez de trânsito em horários de baixo tráfego.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Fazia as rotundas como estava definido e faço como está definido actualmente. No entanto, acho que se tratou de uma medida por demais absurda, sobretudo quando a maioria dos condutores continua a fazer como calha.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ora fui hoje mandado parar pela policia depois de ter feito uma rotunda por fora para sair na segunda saida.

                                              Fiquei a olhar para ele incrédulo e ele para o fim ja gaguejava a tentar explicar-me porque me mandou parar. Não passou multa, foi so um aviso.

                                              Tenho a dizer que acho esta lei um disparate. Uma rotunda tao pequena, se fosse ocupar a faixa da esquerda, estaria praticamente a meter-me a frente de outros carros. Fazendo por fora, nao perturbei nada nem ninguem e o transito fluiu com mais facilidade. Portugal peca por excesso de leis, quer substituir o normal bom senso por regras e regrinhas e microgerir todos os aspectos e depois lá vao aparecendo acidentes porque um fundamentalista das rotundas se recusou a travar porque achava que tinha o codigo do lado dele...
                                              Editado pela última vez por autobernardo; 24 June 2016, 14:10.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                Ora fui hoje mandado parar pela policia depois de ter feito uma rotunda por fora para sair na segunda saida.

                                                Fiquei a olhar para ele incrédulo e ele para o fim ja gaguejava a tentar explicar-me porque me mandou parar. Não passou multa, foi so um aviso.

                                                Tenho a dizer que acho esta lei um disparate. Uma rotunda tao pequena, se fosse ocupar a faixa da esquerda, estaria praticamente a meter-me a frente de outros carros. Fazendo por fora, nao perturbei nada nem ninguem e o transito fluiu com mais facilidade. Portugal peca por excesso de leis, quer substituir o normal bom senso por regras e regrinhas e microgerir todos os aspectos e depois lá vao aparecendo acidentes porque um fundamentalista das rotundas se recusou a travar porque achava que tinha o codigo do lado dele...
                                                a lei é a correcta, se ias sair na segunda saída tinhas de ir para a via de dentro e não fazer a rotunda por fora, logo o aviso foi bem dado, levas-te um aviso já não foi, mau, numa próxima vez que te lembres de fazer o mesmo e sejas apanhado, levas uma coima...

                                                infelizmente ainda há muita gente como tu e depois dá-se acidentes da treta nas rotundas, porque acham que as leis a eles não se aplicam...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                  Ora fui hoje mandado parar pela policia depois de ter feito uma rotunda por fora para sair na segunda saida.

                                                  Fiquei a olhar para ele incrédulo e ele para o fim ja gaguejava a tentar explicar-me porque me mandou parar. Não passou multa, foi so um aviso.

                                                  Tenho a dizer que acho esta lei um disparate. Uma rotunda tao pequena, se fosse ocupar a faixa da esquerda, estaria praticamente a meter-me a frente de outros carros. Fazendo por fora, nao perturbei nada nem ninguem e o transito fluiu com mais facilidade. Portugal peca por excesso de leis, quer substituir o normal bom senso por regras e regrinhas e microgerir todos os aspectos e depois lá vao aparecendo acidentes porque um fundamentalista das rotundas se recusou a travar porque achava que tinha o codigo do lado dele...
                                                  Concordo contigo mas é a lei que temos agora e quando a não cumprimos estamos sujeitos a pagar por isso.

                                                  Levando a coisa ao extremo, não percebo como não se consegue antever um cenário destes: dez carros circulam numa via dupla em direcção a uma rotunda, se por exemplo 5 quiserem seguir em frente e 5 sair à esquerda na rotunda e não havendo nenhum que queira virar à direita, então vão todos os 10 encostar e fazer fila na via da esquerda enquanto que a via da direita vai estar completamente vazia?

                                                  Seria muito mais lógico fazer o que eu faço há anos: tens 2 vias de acesso para uma rotunda de 4 saídas, a da direita serve para fluir o trânsito das duas primeiras saídas e a da esquerda para o trânsito das restantes duas. Simples, mas decidiram complicar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                    Levando a coisa ao extremo, não percebo como não se consegue antever um cenário destes: dez carros circulam numa via dupla em direcção a uma rotunda, se por exemplo 5 quiserem seguir em frente e 5 sair à esquerda na rotunda e não havendo nenhum que queira virar à direita, então vão todos os 10 encostar e fazer fila na via da esquerda enquanto que a via da direita vai estar completamente vazia?
                                                    .
                                                    Não é muito ao extremo.

                                                    Passo diariamente numa rotunda onde em cada 10 carros, 1 vira à direita, 1 segue em frente e os 8 restantes à esquerda.

                                                    A rotunda tem 3 vias e o acesso à rotunda tem 2 vias, e a da esquerda está sempre cheia.

                                                    De vez em quando, o pessoal lá vai para a direita, e o trânsito flui melhor.

                                                    Por vezes, quando entro na avenida numa transversal, já não consigo ir para a da esquerda, e sigo pela direita até à rotunda...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Por vezes, quando entro na avenida numa transversal, já não consigo ir para a da esquerda, e sigo pela direita até à rotunda...
                                                      Esse é outro problema não previsto pela sumidade que legislou isto, muitas vezes há contínuos que não deixam o pessoal ir para a via da esquerda com antecedência e em segurança. Uma anedota isto.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                        Ora fui hoje mandado parar pela policia depois de ter feito uma rotunda por fora para sair na segunda saida.

                                                        Fiquei a olhar para ele incrédulo e ele para o fim ja gaguejava a tentar explicar-me porque me mandou parar. Não passou multa, foi so um aviso.

                                                        Tenho a dizer que acho esta lei um disparate. Uma rotunda tao pequena, se fosse ocupar a faixa da esquerda, estaria praticamente a meter-me a frente de outros carros. Fazendo por fora, nao perturbei nada nem ninguem e o transito fluiu com mais facilidade. Portugal peca por excesso de leis, quer substituir o normal bom senso por regras e regrinhas e microgerir todos os aspectos e depois lá vao aparecendo acidentes porque um fundamentalista das rotundas se recusou a travar porque achava que tinha o codigo do lado dele...
                                                        Tiveste sorte ao apanhar um polícia que gaguejava, se ele falasse menos e fizesse cumprir a lei, tinhas levado com 60 paus para te lembrares que não são os condutores que fazem a lei.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                          Esse é outro problema não previsto pela sumidade que legislou isto, muitas vezes há contínuos que não deixam o pessoal ir para a via da esquerda com antecedência e em segurança. Uma anedota isto.
                                                          Sim. Eu entro na direita e tenho uns metros para mudar, senão depois nunca mais.
                                                          Para não ficar a empatar, lá sigo pela direita.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                            infelizmente ainda há muita gente como tu e depois dá-se acidentes da treta nas rotundas, porque acham que as leis a eles não se aplicam...
                                                            Exatamente, principalmente esta parte da Lei cujos condutores que pensam que são tão cumpridores se esquecem:

                                                            c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
                                                            Dá mais adrenalina cortar a eito as vias mais á direita!!!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Com jeito ou sem jeito a verdade é que a falta de piscas é a norma, contornar rotundas por fora frequente e a ignorância do porquê que se deve usar a do meio (e não a da direita) para sair na segunda saída prevalece.

                                                              Portanto é para o lado que durmo melhor se os corto a eito ou progressivamente...começando a falta de respeito e do cumprimento das regras, não esperem que o "próximo" as cumpra ou tenha o mínimo de respeito por manobras ignorantes, despreocupadas e alheias a outros utilizadores da via.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X