Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Circulação Em Rotundas - Novo Código Da Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Com jeito ou sem jeito a verdade é que a falta de piscas é a norma, contornar rotundas por fora frequente e a ignorância do porquê que se deve usar a do meio (e não a da direita) para sair na segunda saída prevalece.

    Portanto é para o lado que durmo melhor se os corto a eito ou progressivamente...começando a falta de respeito e do cumprimento das regras, não esperem que o "próximo" as cumpra ou tenha o mínimo de respeito por manobras ignorantes, despreocupadas e alheias a outros utilizadores da via.
    É isto!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      É isto!
      Hmm...estou a ver que só com acidentes lá chegam

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
        Hmm...estou a ver que só com acidentes lá chegam
        Infelizmente sim, quando percebem que não têm razão chegam lá...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Não é muito ao extremo.

          Passo diariamente numa rotunda onde em cada 10 carros, 1 vira à direita, 1 segue em frente e os 8 restantes à esquerda.

          A rotunda tem 3 vias e o acesso à rotunda tem 2 vias, e a da esquerda está sempre cheia.

          De vez em quando, o pessoal lá vai para a direita, e o trânsito flui melhor.

          Por vezes, quando entro na avenida numa transversal, já não consigo ir para a da esquerda, e sigo pela direita até à rotunda...

          Mesmo aqui perto de casa ha uma rotunda que apanha enormes filas por causa disso. Ha muita gente para sair na 3ª e 4ª saida . Ao que se junta a segunda saída que é agora obrigatorio ocupar a mesma faixa de quem sai na terceira e quarta, pelo que fica uma fila enorme na faixa da esquerda para entrar na rotunda pelo meio e fica a da direita às moscas. Há sempre quem ocupe a faixa da direita e saia na segunda saida o que vai desanuviando o transito, senao era um estrangulamento completo.


          Há uma mais engraçada tambem nao muito longe daqui, uma rotunda que apesar de ter duas faixas é tao pequena que cumprir essa lei de entrar na rotunda, passar para a faixa da esquerda, passar para a direita e sair da rotunda é o equivalente geométrico a fazer uma linha recta como se nao houvesse rotunda.

          Comentário


            #65
            há uma rotunda ali na EN 13 junto da jardinland com 3 entradas e é mesmo estreita, uma das entradas é uma saída da loja que dá directo para a rotunda, o que vale é que não costumam vir muitos carros de lá

            Comentário


              #66
              Resumidamente,no país vizinho não é obrigatório sair na primeira saída que nos aparecer quando circulamos na faixa mais á direita da rotunda.

              Portugal

              Comentário


                #67
                Espanha

                Comentário


                  #68
                  Resumidamente essa era a regra "antiga" em Portugal e também gera problemas... p.ex. o pessoal que resolve fazer rotundas inteiras por fora.

                  Eu continuo a dizer que as rotundas em espiral são a solução

                  Comentário


                    #69
                    A maior desvantagem da lei como está hoje é em rotundas onde o fluxo de tráfego é muito superior numa dada direção. Por exemplo, nestarotunda, diria que a larga maioria do trânsito segue “em frente”, sendo que o tráfego flui porque quem quer ir em frente, ou entra na da direita, mantém-se lá e sai para a via mais à direita da saída ou entra na esquerda, mantém-se lá e sai para a mais à esquerda. Se fossemos cumprir o CE à risca, o que acabaria por acontecer é termos perto de 90% do trânsito que aqui circula a ter que se pôr à esquerda com antecedência (imaginem a fila que fazia…) e, uma vez na rotunda, entrarem para a via da esquerda e saírem em espiral para a direita.

                    Comentário


                      #70
                      Desconhecia isto:
                      https://www.facebook.com/ekonomista....type=2&theater

                      Com uma destas, nem com mapa lá ia. Saía do carro e ia a pé.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                        Desconhecia isto:
                        https://www.facebook.com/ekonomista....type=2&theater

                        Com uma destas, nem com mapa lá ia. Saía do carro e ia a pé.
                        também nunca tinha visto, em Inglaterra até pode funcionar muito bem, cá numa de duas vias e 4 saídas já é o que é, numa coisa dessas, tinham de ter a policia e os bombeiros que era acidentes a todo instante...

                        Comentário


                          #72
                          Aqui fica o aviso.... ao sair da rotunda deve-se sinalizar http://www.cmjornal.pt/portugal/deta...?ref=HP_Grupo1

                          E pelo que vi aqui, ao entrar também:
                          https://www.invicta.pt/pdf/legislaca...caoRotunda.pdf

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                            Aqui fica o aviso.... ao sair da rotunda deve-se sinalizar http://www.cmjornal.pt/portugal/deta...?ref=HP_Grupo1

                            E pelo que vi aqui, ao entrar também:
                            https://www.invicta.pt/pdf/legislaca...caoRotunda.pdf
                            sempre sinalizei a saída da rotunda, embora muitos até mete medo, uma pessoa tem de adivinhar onde eles vão sair...

                            quanto á legislação, é assim que circulo nas rotundas, mas continua a haver gente, que não cumpre nem quer saber, desde entrar sem olhar, enfiar-se a frente de outros, fazer por fora a rotunda toda, as vezes quase a direito, vê-se de tudo, depois quando tem o azar de bater é que é o elas...

                            Comentário


                              #74
                              Aí sim, são multas bem passadas.
                              Vale muito mais isto do que estarem atrás da moita ou do ecoponto.

                              Comentário


                                #75
                                Por favor, venham aqui à minha terra fiscalizar, please, please, pleaseeeeee...

                                Comentário


                                  #76


                                  Não percebo a parte do verde de cima... mesmo indo fazendo a rotunda pela via da direita, pode sair na da esquerda?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post


                                    Não percebo a parte do verde de cima... mesmo indo fazendo a rotunda pela via da direita, pode sair na da esquerda?
                                    Tu só podes sair da rotunda na via da direita e depois escolhes a via da direita ou esquerda da saída.
                                    Imagina que vais numa estrada com duas vias e queres virar para uma rua que também tem 2 vias. Se fores na da esquerda podes virar para a via da esquerda da outra estrada?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                      Tu só podes sair da rotunda na via da direita e depois escolhes a via da direita ou esquerda da saída. O que me baralha é seguires pela direita, passares a via de saída da direita e entrares só na da esquerda (deixando a direita livre para quem vier atrás)
                                      Imagina que vais numa estrada com duas vias e queres virar para uma rua que também tem 2 vias. Se fores na da esquerda podes virar para a via da esquerda da outra estrada? Há muitos casos em que a própria sinalização vertical o permite, onde a via da direita obriga a virar à direita, e a da esquerda pode ir em frente ou virar a direita
                                      A bold

                                      Além disso, faço muitas vezes (incorrectamente) a parte de baixo, ao sair a par com outro carro da rotunda (qualquer dia corre mal)...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        A bold

                                        Além disso, faço muitas vezes (incorrectamente) a parte de baixo, ao sair a par com outro carro da rotunda (qualquer dia corre mal)...
                                        Eu falava numa estrada sem sinalização.
                                        Eu também o faço muitas vezes, mas sempre com bastante cuidado, pois pode correr mal, como dizes.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Assim, se pretende sair na 1ª saída ou na 2ª (numa rotunda pequena) deveaproximar-se e entrar pela via da direita. Se, por outro lado, pretende circularmais de metade da rotunda então deve entrar pela via da esquerda.
                                          Isto está naquele PDF. Isto está na lei, se "sair na 2ª (numa rotunda pequena) deve aproximar-se e entrar pela via da direita."

                                          É que isto assim entra-se na subjectividade do que é pequeno ou grande.

                                          Comentário


                                            #81

                                            Comentário


                                              #82
                                              Acho um piadão a estes esquemas todos perfeitos, com soluções perfeitas...
                                              Vamos lá complicar.
                                              Uma rotunda com 3 vias. Se eu andar às voltas na via do meio, estou em infração?
                                              Se um condutor for na via da direita da rotunda e não sair na primeira saída, e em caso de colisão com outro veículo de que é realmente a culpa?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Acho um piadão a estes esquemas todos perfeitos, com soluções perfeitas...
                                                Vamos lá complicar.
                                                Uma rotunda com 3 vias. Se eu andar às voltas na via do meio, estou em infração?
                                                Se um condutor for na via da direita da rotunda e não sair na primeira saída, e em caso de colisão com outro veículo de que é realmente a culpa?
                                                Se eu for saír na 2º saída e estiver a circular corretamente na rotunda e assim que abro pisca para a direita para passar para a outra via para sair da rotunda e vier um gajo a fazer a rotunda por fora (entra á direita e não sai na 1º) e me bater o gajo que fez mal a rotunda é que é culpado

                                                Quanto á primeira pergunta a resposta é sim, nessa situação se não souberes onde sair apanhas a via mais á esquerda e aí já podes dar as voltas que quiseres á rotunda , assim que te aperceberes onde tens de sair começas a abrir pisca para a direita e a entrar nas vias corretas para a tua saida, a justificação é simples , se andares ás voltas na rotunda na via do meio estás sempre a impedir a saída dos outros veículos que lá circulam corretamente, logo estás a cometer uma infração.
                                                Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 30 July 2017, 12:59.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                  sempre sinalizei a saída da rotunda, embora muitos até mete medo, uma pessoa tem de adivinhar onde eles vão sair...

                                                  quanto á legislação, é assim que circulo nas rotundas, mas continua a haver gente, que não cumpre nem quer saber, desde entrar sem olhar, enfiar-se a frente de outros, fazer por fora a rotunda toda, as vezes quase a direito, vê-se de tudo, depois quando tem o azar de bater é que é o elas...
                                                  Eu também faço sempre pisca , mas o que é certo é que não somos obrigados a fazer, ouvi umas histórias de uns policias que estavam a multar o pessoal por não fazer pisca para sair da rotunda. Multar ??? EM que circunstancia ??? qual foi a infração ???

                                                  A lei está clara , só assinalamos dentro da rotunda se mudamos de via , se eu entro na via da direita e saiu na 1ª saida e não faço pisca NINGUÉM pode multar coisa nenhuma , o que me parece é que por vezes passam multas porque as pessoas desconhecem as regras do CE e os sr:agentes aproveitam-se disso.

                                                  Mas eu faço sempre pisca , porque ajuda muito quem quer entrar na rotunda, acho que é de bom tom ajudarmos nos uns aos outros

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Na rotunda, seguir em frente é continuar a contornar a rotunda pois é esse o sentido de circulação. A saída tem de ser sinalizada sempre com o pisca.

                                                    De qualquer forma parece-me difícil traduzir em esquemas todas as situações de contornar/sair de uma rotunda, em particular nas horas de ponta e aplicando a alínea c) do código da estrada (creio ser a alínea C) e tendo em conta algumas dimensões de algumas rotundas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                      Eu também faço sempre pisca , mas o que é certo é que não somos obrigados a fazer, ouvi umas histórias de uns policias que estavam a multar o pessoal por não fazer pisca para sair da rotunda. Multar ??? EM que circunstancia ??? qual foi a infração ???

                                                      A lei está clara , só assinalamos dentro da rotunda se mudamos de via , se eu entro na via da direita e saiu na 1ª saida e não faço pisca NINGUÉM pode multar coisa nenhuma , o que me parece é que por vezes passam multas porque as pessoas desconhecem as regras do CE e os sr:agentes aproveitam-se disso.

                                                      Mas eu faço sempre pisca , porque ajuda muito quem quer entrar na rotunda, acho que é de bom tom ajudarmos nos uns aos outros
                                                      Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                      Se eu for saír na 2º saída e estiver a circular corretamente na rotunda e assim que abro pisca para a direita para passar para a outra via para sair da rotunda e vier um gajo a fazer a rotunda por fora (entra á direita e não sai na 1º) e me bater o gajo que fez mal a rotunda é que é culpado

                                                      Quanto á primeira pergunta a resposta é sim, nessa situação se não souberes onde sair apanhas a via mais á esquerda e aí já podes dar as voltas que quiseres á rotunda , assim que te aperceberes onde tens de sair começas a abrir pisca para a direita e a entrar nas vias corretas para a tua saida, a justificação é simples , se andares ás voltas na rotunda na via do meio estás sempre a impedir a saída dos outros veículos que lá circulam corretamente, logo estás a cometer uma infração.
                                                      Pois...
                                                      Bastou complicar um pouco e as respostas são logo erradas!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Nos últimos dias, e falando de circulação em rotundas, tive que parar o carro para evitar 2 acidentes. Uma situação em que vou na via da direita sinalizado para sair e alguém decide cortar a rotunda e a minha via de saída sem pisca. A outra situação é também habitual para os "meus lados", que é 3 vias de entrada para 3 vias na rotunda, quem vem na via da direita entra para a do meio, não olhando nem fazendo pisca. Eu estando na via do meio ao entrar, vou para a via do meio da rotunda, e se não paro, levo com um carro em cima.

                                                        Nestas 2 situações, houve 3 coincidências.
                                                        - eram ambas mulheres (curiosidade apenas)
                                                        - não houve qualquer preocupação pelos outros veículos que circulavam ao mesmo na rotunda, nem sinalização nas mudanças de direcção.
                                                        - e, por fim, ninguém mudou porra nenhuma mesmo com a mão encostada na buzina. Bolas, às vezes faço asneiras, e quando levo uma buzinadela corrijo a asneira e peço desculpa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                          Se eu for saír na 2º saída e estiver a circular corretamente na rotunda e assim que abro pisca para a direita para passar para a outra via para sair da rotunda e vier um gajo a fazer a rotunda por fora (entra á direita e não sai na 1º) e me bater o gajo que fez mal a rotunda é que é culpado

                                                          Quanto á primeira pergunta a resposta é sim, nessa situação se não souberes onde sair apanhas a via mais á esquerda e aí já podes dar as voltas que quiseres á rotunda , assim que te aperceberes onde tens de sair começas a abrir pisca para a direita e a entrar nas vias corretas para a tua saida, a justificação é simples , se andares ás voltas na rotunda na via do meio estás sempre a impedir a saída dos outros veículos que lá circulam corretamente, logo estás a cometer uma infração.
                                                          Desculpa a frontalidade, tens carta? Pelo que dizes, é com cada trancada no CE.

                                                          Então mudar de via não tens de ceder a passagem? Quem circula por fora é culpado quando tu é que infringes o CE? Ok....

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                                                            Eu também faço sempre pisca , mas o que é certo é que não somos obrigados a fazer, ouvi umas histórias de uns policias que estavam a multar o pessoal por não fazer pisca para sair da rotunda. Multar ??? EM que circunstancia ??? qual foi a infração ???

                                                            A lei está clara , só assinalamos dentro da rotunda se mudamos de via , se eu entro na via da direita e saiu na 1ª saida e não faço pisca NINGUÉM pode multar coisa nenhuma , o que me parece é que por vezes passam multas porque as pessoas desconhecem as regras do CE e os sr:agentes aproveitam-se disso.

                                                            Mas eu faço sempre pisca , porque ajuda muito quem quer entrar na rotunda, acho que é de bom tom ajudarmos nos uns aos outros
                                                            Circulação em Rotundas

                                                            Rotunda é uma praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal.

                                                            Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo dentro da rotunda para mudar de via de trânsito, devem ser previamente sinalizadas. Na circulação em rotundas, o condutor deve adoptar o seguinte procedimento:

                                                            https://www.invicta.pt/codigo/circulacao.asp


                                                            Tens de rever esse CE.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Tirem-me uma duvida por favor:

                                                              Numa rotunda em que só passa um carro, eu aproximo-me e quero ir para a "esquerda", eu simplesmente contorno a rotunda e depois da segunda saída dou pisca para a direita e saio.

                                                              A razão da minha pergunta é porque numa situação destas vinha um tipo de frente que teve que parar para eu passar e refilou comigo que eu devia dar pisca para a esquerda. Eu acho que não mas posso estar enganado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X