Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E se de repente a culpa passar a ser sempre sua?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A mim chateia-me são os ciclistas que:
    - Andam nos passeios, na estrada nas passadeiras, é tudo deles.
    - Andam em contramão
    - Passam sinais e vermelhos
    - Querem passar na passadeira e ter prioridade, mas sem desmontar.

    E agora esta! Tá bem está.
    Agora têm mais direitos, mas também têm de ter mais deveres

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por xiko Ver Post
      Ser ciclista é para ter direitos apenas, os deveres são para os outros. Não precisam ter seguro, os seguros dos automobilistas/motociclistas pagam tudo...

      As regras de trânsito foram "aperfeiçoadas" para que tenham mais direitos e protecção, ao mesmo tempo podem ignorar as regras que não lhes dá jeito cumprir, tipo STOP ou Semáforos Vermelhos. É fantástico, passaram a atribuir uma série de novas prerrogativas aos ciclistas e depois os tótós dos automobilistas e motociclistas param nos Stops ou Vermelhos quando os ciclistas passam sem parar...

      Depois querem dar como exemplo países onde isto se pratica, ignorando a formação cívica desses países, ali os ciclistas também passam os vermelhos e stops sem parar?
      É verdade em parte. Em Portugal há muito desrespeito por parte dos ciclistas, essencialmente a circular sobre passeios e nas passadeiras ou andarem sem iluminação à noite, algo inaceitável. Mas isso é mais nos inexperientes pois têm medo de andar na estrada junto com carros, normalmente em velocidade excessiva. Praticamente ninguém em Lisboa cumpre o limite dos 50km/h nas grandes avenidas, o que torna andar de bicicleta algo complicado e arriscado. É preciso moderação e respeito mútuo de ambas as partes, mas nunca nos esqueçamos de quem é o mais vulnerável. É um princípio geral do direito defender o mais fraco. É isto que sucede por exemplo na lei laboral, quando há um pleito entre um trabalhador e uma entidade patronal.

      Comentário


        #33
        Então e se um gajo de bicicleta atropelar um peão?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
          Então e se um gajo de bicicleta atropelar um peão?
          Paga o dono do carro que está mais próximo!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            A mim chateia-me são os ciclistas que:
            - Andam nos passeios, na estrada nas passadeiras, é tudo deles.
            verdade, andar nos passeios é inaceitável, mas é "perigoso" andar na estrada devido à velocidade excessiva!
            Pergunto, deixaria o seu filho andar de bicicleta numa grande avenida em Lisboa?

            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            - Andam em contramão
            verdade, mas porque não como em tantos outros países da Europa?



            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            - Passam sinais e vermelhos
            tem razão, mas aqui aplica-se o mesmo princípio quando um peão o faz!

            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            - Querem passar na passadeira e ter prioridade, mas sem desmontar.
            quando habitava em Lisboa via uns tipos das entregas (telepizza p. exemplo) fazerem tudo e mais alguma coisa com as suas motas: passadeiras, passeios, logradouros, sentidos contrários, etc.
            nunca vi ninguém do ACP protestar!

            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            Agora têm mais direitos, mas também têm de ter mais deveres
            concordo plenamente!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
              Então e se um gajo de bicicleta atropelar um peão?
              paga do seu bolso, obviamente!

              Comentário


                #37
                Portanto a próxima vez que sair de bicicleta, vou parar na berma, e quanto passar um autocarro atiro-a, assim ganho uma nova e não pago nada

                Esta regra faria sentido se existissem condições para andar de bicicleta como deve ser como existem noutros países, agora como as coisas estão é absurdo.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                  Pode aleijar a carteira Não percebeste o alcance do post pois não? Enfim, limita-te àquilo que entendes, pedais, manetes, correntes, coisas simples e outras do género
                  Ou seja, tu para "aleijares" a carteira do teu vizinho, punhas em causa a tua integridade física, é isso? Ou seja, trocavas dinheiro, por sevícias corporais. Sabes que esse tipo de indivíduos tem um nome?

                  Comentário


                    #39
                    Isto é como as rotundas...vai dar sempre *****

                    Comentário


                      #40


                      Nada tenho contra os ciclistas, passo por alguns quando venho para o trabalho e quando regresso a casa, sem problemas nenhuns, facilito quando posso, tal como eles a mim.

                      Agora, esta situação que mostro em cima, apanho muitas vezes ao domingo. Não me venham dizer que é pessoal "inexperiente", ou que não sabe andar de bicicleta. Tiagoaraújo, queres kamikazes? Nesse video aparecem alguns.

                      Acrescento que não era nenhuma prova agendada, nem autorizada, nada! não ia carro de polícia a escoltar, nem sequer carro particular. Juntaram-se todos e toca a fazer o que está no video.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                        ...........

                        quando habitava em Lisboa via uns tipos das entregas (telepizza p. exemplo) fazerem tudo e mais alguma coisa com as suas motas: passadeiras, passeios, logradouros, sentidos contrários, etc.
                        nunca vi ninguém do ACP protestar!
                        ..............
                        Por uma razão simples, eles não fizeram uma proposta na qual em caso de acidente seriam outros os responsáveis e não eles... Não sei se ainda não foi percebido qual o problema que está aqui em causa.

                        Como tu até és condutor e ciclista (tal como eu) pode ser que percebas melhor no dia em que esta lei for aprovada, indo tu ao volante do teu carro e levares com um ciclista em cima quando estás a passar um semáforo verde tendo ele passado um vermelho O teu seguro paga e tu suportas o agravamento do mesmo, afinal é isto que defendes.

                        Comentário


                          #42
                          Mais uma palhaçada

                          Quem tiver culpa que pague, era só o que faltava pagar sem culpa.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                            mas acha mesmo caro amigo, que existe um kamikaze em cada ciclista? Já parou para pensar naquilo que escreveu, e no absurdo que representa?
                            De facto acho que me excedi, não é necessário passar o vermelho, pode ser num carro que esteja parado em qualquer lado, sempre é mais seguro... No entanto reconheço que é uma idiotice de todo o tamanho, mas acredite que vão acontecer casos desses... ;)

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                              Praticamente ninguém em Lisboa cumpre o limite dos 50km/h nas grandes avenidas, o que torna andar de bicicleta algo complicado e arriscado.
                              Principalmente a passar vermelhos e a transgredir regras conforme lhes dá na cabeça.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Nada tenho contra os ciclistas, passo por alguns quando venho para o trabalho e quando regresso a casa, sem problemas nenhuns, facilito quando posso, tal como eles a mim.

                                Agora, esta situação que mostro em cima, apanho muitas vezes ao domingo. Não me venham dizer que é pessoal "inexperiente", ou que não sabe andar de bicicleta. Tiagoaraújo, queres kamikazes? Nesse video aparecem alguns.

                                Acrescento que não era nenhuma prova agendada, nem autorizada, nada! não ia carro de polícia a escoltar, nem sequer carro particular. Juntaram-se todos e toca a fazer o que está no video.
                                mas agora um grupo de amigos não se pode juntar e fazer à estrada? Só faltava essa! Qq dia para se fazer um casamento é preciso requerimento à GNR!

                                Eu sei que é algo que pode parecer estranho em Portugal, mas a estrada é de todos os veículos: carros, autocarros, velocípedes, carroças e respeito mútuo exige-se! Pelo que dizes, congratulo-te por facilitares. Eu faço o mesmo, enquanto condutor e enquanto ciclista!

                                Não sei se és cristão, eu sou! Todos pecamos meu caro. Nunca ultrapassaste o limite de velocidade nas cidades? Nunca estacionaste sobre passeios? Nunca fizeste razias a ciclistas?


                                mas há pecados que são mais letais que outros! Da mesma forma que a sociedade encara de forma diferente quando um automobilista ou um peão, passam um vermelho, pois tem consequências diferentes para terceiros.

                                cumprimentos

                                Comentário


                                  #46
                                  Espera...espera...espera...

                                  O fulaninho que não meta mais tabaco que não é preciso!!

                                  A questão é; depois das alterações ao CE relativamente á circulação de velocipedes, para quando a OBRIGAÇÃO destes terem, tal como os outros veículos, um SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL???

                                  É que se o meu carro levar com uma bicicleta em cima, sem eu ter culpa nenhuma, alguém vai ter que pagar, ai vai vai!!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                    Por uma razão simples, eles não fizeram uma proposta na qual em caso de acidente seriam outros os responsáveis e não eles... Não sei se ainda não foi percebido qual o problema que está aqui em causa.

                                    Como tu até és condutor e ciclista (tal como eu) pode ser que percebas melhor no dia em que esta lei for aprovada, indo tu ao volante do teu carro e levares com um ciclista em cima quando estás a passar um semáforo verde tendo ele passado um vermelho O teu seguro paga e tu suportas o agravamento do mesmo, afinal é isto que defendes.
                                    eu já referi que sou contra esta proposta, é uma proposta idiota! Acho é completamente primária e incendiária (e até criminosa) a reação de muita gente!
                                    Falamos de seres humanos, podia ser um filho teu numa bicicleta! É ferro contra carne! Lá está, mais responsabilidades, mais deveres, por isso a um condutor exige-se carta de condução e a um peão não, mesmo que o peão seja obrigado por lei a saber o código da estrada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                      Principalmente a passar vermelhos e a transgredir regras conforme lhes dá na cabeça.
                                      é verdade, mas houve uns académicos (posso dar-te a fonte caso queiras) que foram para a av infante D. Henrique em Lisboa medir velocidades (a av. com mais atropelamentos mortais do país), e apenas 18% dos automóveis iam a menos de 50km/h. Somos todos (im)perfeitos!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                        é verdade, mas houve uns académicos (posso dar-te a fonte caso queiras) que foram para a av infante D. Henrique em Lisboa medir velocidades (a av. com mais atropelamentos mortais do país), e apenas 18% dos automóveis iam a menos de 50km/h. Somos todos (im)perfeitos!
                                        Parece-me mais grave passar um vermelho do que exceder a velocidade na Infante D.Henrique que, pelo menos em parte da sua extensão, até tem ciclovia.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          É que se o meu carro levar com uma bicicleta em cima, sem eu ter culpa nenhuma, alguém vai ter que pagar, ai vai vai!!!
                                          A solução proposta até te elimina essa dúvida! Ora ou pagas tu, ou.. pagas tu. A menos que os seguros de danos próprios agora tenham uma cobertura que seja "levei com uma bicicleta em cima".

                                          Comentário


                                            #51
                                            Hoje na Praça de Alvalade, iam batendo duas bicicletas; para variar, um deles não parou no semáforo vermelho.

                                            Ora pelo prisma da proposta, ainda ia recair sobre mim a responsabilidade que estava devidamente estacionado.

                                            Quanto ao teor da entrevista, só me apraz dizer

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Espera...espera...espera...

                                              O fulaninho que não meta mais tabaco que não é preciso!!

                                              A questão é; depois das alterações ao CE relativamente á circulação de velocipedes, para quando a OBRIGAÇÃO destes terem, tal como os outros veículos, um SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL???

                                              É que se o meu carro levar com uma bicicleta em cima, sem eu ter culpa nenhuma, alguém vai ter que pagar, ai vai vai!!!
                                              Seguro, licença obrigatorio porque neste momento, um puto de 5 anos pode ir para a estrada sem ter nenhuma noçao do CE, e matricula, porque se uma bicicleta me bater e fugir, fico agarrado.

                                              Acho que isto é o básico para uma convivência mais civilizada das bicicletas e automóveis ca em Portugal.

                                              Esta proposta, nao tem pes nem cabeça, so alguem que nao sabe o minimamente o que diz, é que pode vir com tais ideias. Depois claro, admiram-se do ''odeio'' que se tem pelas bicicletas, quem as defende quer à força privilégios e se isso nao bastasse, sao privilégios completamente desproporcionados com realidade.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                mas agora um grupo de amigos não se pode juntar e fazer à estrada? Só faltava essa! Qq dia para se fazer um casamento é preciso requerimento à GNR!Num casamento, por norma não vês 3, 4 5 carros a par uns dos outros, nem ves carros a ultrapassar como calha, a mandar-se para quem vem de frente, a entrar numa rotunda sem sequer abrandar. Se vês, acho muito bem que esses casos sejam devidamente sancionados. (E são)

                                                Eu sei que é algo que pode parecer estranho em Portugal, mas a estrada é de todos os veículos: carros, autocarros, velocípedes, carroças e respeito mútuo exige-se! Pelo que dizes, congratulo-te por facilitares. Eu faço o mesmo, enquanto condutor e enquanto ciclista!Não precisas de congratular. faz parte das regras da estrada. Curiosamente, os maiores problemas que tive com ciclista, não foram com quem vai trabalhar, mas quem utiliza como meio "recreativo".

                                                Não sei se és cristão, eu sou! Todos pecamos meu caro. Nunca ultrapassaste o limite de velocidade nas cidades? Nunca estacionaste sobre passeios? Nunca fizeste razias a ciclistas? Bem, aqui posso estar a vontade. Limites nas cidades, pelo menos com pessoas a vista faço sempre por NUNCA passar os 50, e por vezes até menos. Estacionar em cima dos passeios, também NUNCA. Razias a ciclistas, também NUNCA! Mas curiosamente, já vários ciclistas já me fizeram razias. Desde estar parado no semáforo e haver ciclistas a passar pela direita e pela esquerda, seja eu ter que travar a fundo porque um lembrou-se que para não perder o lanço decidiu passar ainda assim o vermelho. buzino e ainda me mostra o belo do dedo médio.


                                                mas há pecados que são mais letais que outros! Da mesma forma que a sociedade encara de forma diferente quando um automobilista ou um peão, passam um vermelho, pois tem consequências diferentes para terceiros. Diz-me uma coisa. Se numa curva vires uma bicicleta de frente contra ti, (vinha a cortar a curva), qual é a tua reacção? É travar e se bater bateu, ou é desviar ao máximo e arriscar a um despiste? É que uma vez, aconteceu não comigo mas com um camião que vinha de frente. O gajo vinha a minha frente, e então para cortar as curvas, metia-se completamente contra-mão, no meio da curva, quase na berma da direita, para depois sair novamente contra-mão. Eu atrás, sem poder passar, mas lá ia indo. Até que numa dessas, aparece um camião de frente, o camião com o susto mete-se para cima da minha faixa, o zeca bicicleta mandou-se para o meio das silvas, na outra faixa. O camião parou, eu segui viagem, ainda a tremer de ver um bicho daquele tamanho a meter-se para cima de mim. Portanto, as consequências, são relativas.

                                                cumprimentos
                                                Respostas a azul. Mais uma vez, ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte, nunca tive problemas de maior. Com ciclistas de domingo, é quase sempre que saio.

                                                Pareces-me ser uma pessoa ponderada, acho que concordas que tal como os condutores, há muito ciclista que se julga o dono da estrada. E estas saídas das associações ciclistas, a juntar a lei que lhes dá mais direitos, sem aumentar a responsabilidade, não ajuda em nada.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Isto é completamente ridículo.
                                                  Eu ainda sou do tempo em que tínhamos que ter matricula e licença camarária para circular de bicicleta, não sei porque se acabou com isso...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Olá Drifter

                                                    Estive a estudar melhor o assunto e na realidade denomina-se em português, "princípio de responsabilidade objetiva". Parece-me que neste caso tratou-se de mau jornalismo. É algo que existe na Holanda há muitos anos, e por exemplo, serve para a proteção de menores, quaisquer que sejam as circunstâncias, considerando que um menor é inimputável.

                                                    A modelo holandês é este da figura:



                                                    Basicamente é a introdução do Princípio da Responsabilidade Objetiva (Lei de Badinter/Strict Liability) de forma mais clara e explícita na legislação Portuguesa. Isto é, os danos em caso de sinistro devem em princípio ser cobertos pela seguradora do veículo motor. Esta forma de proceder vai aliás de encontro à aplicação da Diretiva 2009/103/CE do Parlamento Europeu e do Conselho: “Os danos pessoais e materiais sofridos por peões, ciclistas e outros utilizadores não motorizados das estradas, que constituem habitualmente a parte mais vulnerável num acidente, deverão ser cobertos pelo seguro obrigatório do veículo envolvido no acidente caso tenham direito a indemnização de acordo com o direito civil nacional.” E do próprio dever de prudência consagrado no atual CE.


                                                    na altura, houve muita crítica na Holanda e até vídeos a parodiar

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                      Parece-me mais grave passar um vermelho do que exceder a velocidade na Infante D.Henrique que, pelo menos em parte da sua extensão, até tem ciclovia.
                                                      tem agora, mas é a avenida com mais atropelamentos mortais do país (falo de peões, não de ciclistas), e a causa principal é a velocidade

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        A grande diferença entre a Holanda e Portugal, é que num lado as pessoas tendem a ser honestas por principio, e noutro tendem a querer entalar o proximo custe o que custar. Num lado a maioria tende a assumir a m**** que faz, noutro a culpa é sempre do outro. Num lado, todos aceitam que teem direitos e deveres, noutro todos aceitam que teem direitos.

                                                        sabes qual é qual?

                                                        O texto que originou este tópico esclarece isso muito bem

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          A grande diferença entre a Holanda e Portugal, é que num lado as pessoas tendem a ser honestas por principio, e noutro tendem a querer entalar o proximo custe o que custar. Num lado a maioria tende a assumir a m**** que faz, noutro a culpa é sempre do outro. Num lado, todos aceitam que teem direitos e deveres, noutro todos aceitam que teem direitos.

                                                          sabes qual é qual?

                                                          O texto que originou este tópico esclarece isso muito bem
                                                          percebo o teu ponto e é verdade que existe uma diferença cultural na forma como cada indivíduo encara as suas próprias responsabilidades! Mas uma das vantagens da responsabilidade objetiva, que deu origem à publicação e à notícia, é por exemplo, tal como podes ver no fluxograma aí em cima, a proteção de menores, independentemente das circunstâncias, pois são inimputáveis. Não acho, que consideres, que uma crianças se vai lançar contra um carro em velocidade, só para receber dinheiro!

                                                          cumprimentos

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Essa ideia da responsabilidade objectiva é "gira" e tem o tal princípio da protecção de menores, mas continuo com uma dúvida: quem protege os cidadãos cumpridores dos menores a quem os pais não souberam dar educação?

                                                            Se a culpa é de um menor, a responsabilidade civil deve cair sobre quem os tutela (no caso geral, os pais). Mas qual é a dúvida?!?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O texto da noticia não refere a exclusividade a menores.

                                                              O que o texto propõe é que o condutor seja sempre culpado, quer tenha culpa ou não, seja menor ou adulto. Faz algum sentido?

                                                              Quem paga a factura pode ser a companhia ou o Jeronimo martins ou quem lhes apetecer, mas a responsabilidade do acidente não pode ser do condutor só porque o outro veiculo é bicicleta, ou porque é menor. Portanto, se a responsabilidade não é do condutor, o seu seguro não pode sofrer agravamento.

                                                              Aposto que os atropelamentos a ciclistas vão subir em flexa se isto fôr avante. Se é para ser culpado quer seja efectivamente culpado ou não, mais vale ser, é igual ao litro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X