Penso que tenha interesse este tópico pois acaba por comparar dois conceitos em dois modelos diferentes no segmento que tantos adeptos tem em Portugal e na Europa.
Eu estou em Portugal de ferias e trouxe o meu Megane III 1.6 16v de 2009, versão Dynamique com 17 polegadas com 205-50-17 Continental Sport Contacto 2 com mais de meio piso na frente e menos de meio atras, conta com 80.200kms sensivelmente. Media de consumo de 7.36 no spritmonitor, antes da viagem para portugal tinha na ordem dos 6.9.
Como viemos para o Gerês eu trouxe o carro da minha Mae, um Mercedes A180CDI equipamento intermédio (não sei o nome da versão) com 17 polegadas com 225-45-17 da marca Bridgestone. É de 2013 e conta com o motor 1.5 da Renault com 110cv (serão 112? Tenho ideia que são 112 na Mercedes).
Serve então o presente tópico para dar a minha opinião do ponto de vista do utilizador não querendo ser injusto pois sou apreciador de motores a gasolina por norma, sou também um condutor calmo que gosta de rolar e tira prazer da conducao calma.
Ambiente a Bordo
Penso que aqui é onde o Mercedes marca pontos, apesar do Megane não me parecer ultrapassado em materiais e design notasse o maior cuidado na marca Premium, os materiais são mais cuidados e a construção é muito solida (neste ponto não tenho queixas no Megane fique claro).
Excelente sistema de som no Mercedes e fraco no Megane
Ponto para o Mercedes
Equipamento
O Megane Dynamique aqui consegue fazer uma reviravolta, tem sistema keyless para abrir as portas e ligar o motor, ar condicionado automatico bi-zona (manual e mono-zona no Mercedes), sistema de parqueamento equivalente em ambos, melhor sistema de luzes no Mercedes mas por outro lado o sistema de chuva falha como no Megane com velocidade e timming algo fraco.
Ponto para o Renault
Posto de Conducao
Não desgosto do Mercedes mas penso que fica abaixo em 2 pontos, o banco no Megane vai mais abaixo e o vidro traseiro do Mercedes é mini! Talvez o Mercedes melhor para a cidade e o Megane para estrada e auto-estrada.
Mesmo assim não posso tirar o ponto do Mercedes para o Renault pois os comandos são mais simples (apenas aquela aste dos piscas e afins obriga a alguma habituação) e o computador de bordo gosto dos gráficos com a indicação de onde somos mais ou menos "eco" na forma de condução.
Ponto Neutral
Utilização em cidade
Sem duvida alguma Megane, o motor próprio a isso ajuda, pega melhor no ponto de embraiagem e tem uma faixa de utilização melhor a velocidades de 40-50, altura que a caixa longa do Mercedes se recente e obriga a maiores passagens de caixa.
Ponto para o Renault
Utilização fora da cidade
Se fui áspero a dizer "sem duvida alguma" o Megane no ponto anterior, agora sou para o Mercedes, velocidades mais altas o Mercedes por culpa do seu motor esta sempre apto mesmo em 6a a acelerar, principalmente em auto estrada e nas subidas mantém melhor a velocidade.
Talvez a 6a seja algo longa para andar a 80-90 nas nacionais e ai o Megane marca pontos mas sem duvida Mercedes sai na frente.
Como comportamento o Megane parece mais assapado ao chão, talvez pelo banco mais em baixo mas pareceume mais confortável em curvas rápidas em Auto estrada.
Ainda neste campo no curva-contra-curva são ambos muito bons e capazes.
Ponto para o Mercedes
Motor
Como disse sou apreciador de um bom motor a gasolina, sim que o Megane tem um mero 1.6 ameno mas o Mercedes também não é nada de outro mundo no mundo Diesel.
O 1.6 do Megane é um excelente companheiro e tem uma caixa de 6v muito boa a acompanha-lo, excelente para passeios e cidade, ganha no menor ruido e por não ser turbo-dependente.
O 1.5 do Mercedes gasta muito pouco, excelente quando já se esta a andar, a maiores velocidades está nas 7 quintas dele, falamos de velocidades na ordem do legal e mais uns trocos, gosto muito dele em nacional e auto-estrada, do ruido não mas a essas velocidades já não se nota, nas serras por aqui no geres senti falta do Megane pois a caixa longa do Mercedes obrigoume a estar sempre a trocar de caixa ou a ir ouvi-lo (velocidades de 40-70 em 3-4 velocidade.
Por isso com pena de estar a ser um pouco injusto para o Megane mas devido aos consumos vou dar ponto Nulo.
Ponto Nulo
Espaco
O Mercedes é enorme no banco de trás, tendo eu uma bebe a minha mulher vai la atras com os seus 1.85m tao confortável como no sofá, por outro lado janelas pequenas que o tornam claustrofóbico e uma mala ridícula.
Os pontos positivos e negativos do Megane são os contrários dos que referi no Mercedes
Ponto para o Megane
Opinião geral
Não trocaria um pelo outro tendo já um deles. Isso é um ponto assente.
Tendo eu uma bebé iria para o Megane pela sua bagageira, se fosse um tipo solteiro sem filhos era Mercedes porque de facto é mais bonito e actual. Se tivesse um segundo carro maior também iria para o Mercedes, a sua ridícula bagageira chega para os fins de semana, mas nunca para uma bebe.
Na minha situação, manteria a opção do Megane mas com um motor maior/turbibado ou mesmo a diesel pois faço muita auto-estrada e muitos kms o que faz do meu gastador. Gosto de ambos, mas não amo nenhum! Ambos falham em algo na minha utilização, a bagageora do Mercedes inviabiliza o eu adquirir um mas o Megane torna-se pesado nos meus 40.000 kms anuais (este ano será por ai)...
Espero não ter sido chato o tópico e ate ajudar, a mim tornou-se útil para meter ideias em dia.
Eu estou em Portugal de ferias e trouxe o meu Megane III 1.6 16v de 2009, versão Dynamique com 17 polegadas com 205-50-17 Continental Sport Contacto 2 com mais de meio piso na frente e menos de meio atras, conta com 80.200kms sensivelmente. Media de consumo de 7.36 no spritmonitor, antes da viagem para portugal tinha na ordem dos 6.9.
Como viemos para o Gerês eu trouxe o carro da minha Mae, um Mercedes A180CDI equipamento intermédio (não sei o nome da versão) com 17 polegadas com 225-45-17 da marca Bridgestone. É de 2013 e conta com o motor 1.5 da Renault com 110cv (serão 112? Tenho ideia que são 112 na Mercedes).
Serve então o presente tópico para dar a minha opinião do ponto de vista do utilizador não querendo ser injusto pois sou apreciador de motores a gasolina por norma, sou também um condutor calmo que gosta de rolar e tira prazer da conducao calma.
Ambiente a Bordo
Penso que aqui é onde o Mercedes marca pontos, apesar do Megane não me parecer ultrapassado em materiais e design notasse o maior cuidado na marca Premium, os materiais são mais cuidados e a construção é muito solida (neste ponto não tenho queixas no Megane fique claro).
Excelente sistema de som no Mercedes e fraco no Megane
Ponto para o Mercedes
Equipamento
O Megane Dynamique aqui consegue fazer uma reviravolta, tem sistema keyless para abrir as portas e ligar o motor, ar condicionado automatico bi-zona (manual e mono-zona no Mercedes), sistema de parqueamento equivalente em ambos, melhor sistema de luzes no Mercedes mas por outro lado o sistema de chuva falha como no Megane com velocidade e timming algo fraco.
Ponto para o Renault
Posto de Conducao
Não desgosto do Mercedes mas penso que fica abaixo em 2 pontos, o banco no Megane vai mais abaixo e o vidro traseiro do Mercedes é mini! Talvez o Mercedes melhor para a cidade e o Megane para estrada e auto-estrada.
Mesmo assim não posso tirar o ponto do Mercedes para o Renault pois os comandos são mais simples (apenas aquela aste dos piscas e afins obriga a alguma habituação) e o computador de bordo gosto dos gráficos com a indicação de onde somos mais ou menos "eco" na forma de condução.
Ponto Neutral
Utilização em cidade
Sem duvida alguma Megane, o motor próprio a isso ajuda, pega melhor no ponto de embraiagem e tem uma faixa de utilização melhor a velocidades de 40-50, altura que a caixa longa do Mercedes se recente e obriga a maiores passagens de caixa.
Ponto para o Renault
Utilização fora da cidade
Se fui áspero a dizer "sem duvida alguma" o Megane no ponto anterior, agora sou para o Mercedes, velocidades mais altas o Mercedes por culpa do seu motor esta sempre apto mesmo em 6a a acelerar, principalmente em auto estrada e nas subidas mantém melhor a velocidade.
Talvez a 6a seja algo longa para andar a 80-90 nas nacionais e ai o Megane marca pontos mas sem duvida Mercedes sai na frente.
Como comportamento o Megane parece mais assapado ao chão, talvez pelo banco mais em baixo mas pareceume mais confortável em curvas rápidas em Auto estrada.
Ainda neste campo no curva-contra-curva são ambos muito bons e capazes.
Ponto para o Mercedes
Motor
Como disse sou apreciador de um bom motor a gasolina, sim que o Megane tem um mero 1.6 ameno mas o Mercedes também não é nada de outro mundo no mundo Diesel.
O 1.6 do Megane é um excelente companheiro e tem uma caixa de 6v muito boa a acompanha-lo, excelente para passeios e cidade, ganha no menor ruido e por não ser turbo-dependente.
O 1.5 do Mercedes gasta muito pouco, excelente quando já se esta a andar, a maiores velocidades está nas 7 quintas dele, falamos de velocidades na ordem do legal e mais uns trocos, gosto muito dele em nacional e auto-estrada, do ruido não mas a essas velocidades já não se nota, nas serras por aqui no geres senti falta do Megane pois a caixa longa do Mercedes obrigoume a estar sempre a trocar de caixa ou a ir ouvi-lo (velocidades de 40-70 em 3-4 velocidade.
Por isso com pena de estar a ser um pouco injusto para o Megane mas devido aos consumos vou dar ponto Nulo.
Ponto Nulo
Espaco
O Mercedes é enorme no banco de trás, tendo eu uma bebe a minha mulher vai la atras com os seus 1.85m tao confortável como no sofá, por outro lado janelas pequenas que o tornam claustrofóbico e uma mala ridícula.
Os pontos positivos e negativos do Megane são os contrários dos que referi no Mercedes
Ponto para o Megane
Opinião geral
Não trocaria um pelo outro tendo já um deles. Isso é um ponto assente.
Tendo eu uma bebé iria para o Megane pela sua bagageira, se fosse um tipo solteiro sem filhos era Mercedes porque de facto é mais bonito e actual. Se tivesse um segundo carro maior também iria para o Mercedes, a sua ridícula bagageira chega para os fins de semana, mas nunca para uma bebe.
Na minha situação, manteria a opção do Megane mas com um motor maior/turbibado ou mesmo a diesel pois faço muita auto-estrada e muitos kms o que faz do meu gastador. Gosto de ambos, mas não amo nenhum! Ambos falham em algo na minha utilização, a bagageora do Mercedes inviabiliza o eu adquirir um mas o Megane torna-se pesado nos meus 40.000 kms anuais (este ano será por ai)...
Espero não ter sido chato o tópico e ate ajudar, a mim tornou-se útil para meter ideias em dia.
Comentário