Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um mau exemplo...da Assistência da AEDL - Auto-Estradas do Douro Litoral, S.A.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Então se os têm, não os podem ligar!

    Nunca pensei que tivessem. Os pirilampos azuis são para situações de emergência e os únicos que julgava autorizados a isso, seriam os carros da polícia e as ambulâncias.
    Artigo 64º
    Trânsito de veículos em serviço de urgência
    1 – Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
    2 – Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
    a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
    b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.

    3 – A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22º e 23º.
    4 – Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
    a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios; ou
    b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
    5 – É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no nº 1 quando não transitem em missão urgente.
    6 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
    Artigo 23º
    Sinais luminosos
    1 – Quando os veículos transitem fora das localidades com as luzes acesas por insuficiência de visibilidade, os sinais sonoros podem ser substituídos por sinais luminosos, através da utilização alternada dos máximos com os médios, mas sempre sem provocar encandeamento.
    2 – Dentro das localidades, durante a noite, é obrigatória a substituição dos sinais sonoros pelos sinais luminosos utilizados nas condições previstas no número anterior.
    3 – Os veículos de polícia e os veículos afectos à prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público podem utilizar avisadores luminosos especiais, cujas características e condições de utilização são fixadas em regulamento.
    4 – Os veículos que, em razão do serviço a que se destinam, devam parar na via pública ou deslocar-se em marcha lenta devem utilizar avisadores luminosos especiais, cujas características e condições de utilização são fixadas em regulamento.
    5 – Não é permitida em quaisquer outros veículos a instalação ou utilização dos avisadores referidos nos números anteriores.
    6 – Quem infringir o disposto nos nºs 2 e 4 é sancionado com coima de €60 a €300.
    7 – Quem infringir o disposto no nº 5 é sancionado com coima de €500 a €2500 e com perda dos objectos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efectiva remoção e apreensão daqueles objectos, sendo, neste caso, aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto no nº 5 do artigo 161º.
    Só não consigo encontrar o que define o que é um veiculo de emergência ou de serviço urgente de interesse público.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
      Essas viaturas têm pirilampos azuis para irem em "marcha de emergência"?
      Só amarelas.

      Comentário


        #33
        ::: Portaria n.º 311-C/2005, de 24 de Março

        SUBSECÇÃO II
        Avisadores luminosos especiais

        Artigo 4.º
        Instalação de avisadores luminosos especiais de cor azul
        «1 - Os avisadores luminosos especiais de cor azul podem ser instalados em veículos de polícia, de forças militares ou militarizadas, de bombeiros, de protecção civil e nas ambulâncias.
        2 - Podem ainda ser instalados avisadores luminosos especiais de cor azul noutros veículos de cujo documento de identificação resulte a sua afectação exclusiva a missões de socorro ou serviço urgente, nos termos fixados por despacho do director-geral de Viação.
        3 - A instalação dos avisadores a que se refere o n.º 1 noutros veículos afectos à prestação de socorros ou serviços urgentes de interesse público depende de autorização da Direcção-Geral de Viação. »

        .....

        Comentário


          #34
          Ora vamos lá ás cores dos faróis das viaturas de assistência das AE...


          No passado sábado, acidente na VCI no Porto...e lá estava uma viatura de assistência...da BRISA....com os seus faróis de alerta acesos, até porque já estava escuro. Sim, tinha faróis na grelha frontal, estavam acesos...mas eram amarelos e não azuis como por aqui já vi escrito.
          Fica a correção.

          Comentário


            #35
            Podem cair-me em cima mas às "touradas" que já vi essas carrinhas na VCI à fazer, não me espantam nada relatos como o do Sansoni7. Há uns dias, uma carrinha dessas ia com as luzes acesas e quase me abalroava - tive de travar a fundo - quando eu circulava na faixa mais à direita e o condutor achou por bem passar da fila da esquerda para a berma de forma abrupta e obrigando toda a gente a travar; outra vez quando ia de mota, só não me mandaram ao chão porque me consegui desviar.

            Não é comum ver coisas dessas nas auto-estradas da Brisa pelas carrinhas deles mas na VCI já vi muita asneira desses condutores, talvez pelo próprio perfil da via, pelo transito intenso que é frequente, pela grande quantidade de entradas e saídas ou pela simples sensação de que como estão em urgência podem ignorar os outros condutores.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por flgomes Ver Post
              Podem cair-me em cima mas às "touradas" que já vi essas carrinhas na VCI à fazer, não me espantam nada relatos como o do Sansoni7. Há uns dias, uma carrinha dessas ia com as luzes acesas e quase me abalroava - tive de travar a fundo - quando eu circulava na faixa mais à direita e o condutor achou por bem passar da fila da esquerda para a berma de forma abrupta e obrigando toda a gente a travar; outra vez quando ia de mota, só não me mandaram ao chão porque me consegui desviar.

              Não é comum ver coisas dessas nas auto-estradas da Brisa pelas carrinhas deles mas na VCI já vi muita asneira desses condutores, talvez pelo próprio perfil da via, pelo transito intenso que é frequente, pela grande quantidade de entradas e saídas ou pela simples sensação de que como estão em urgência podem ignorar os outros condutores.
              Pelo teu relato, infelizmente não fui o único....

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X