Antes de mais, saudações a todos de um novo utilizador do forum!
Queria colocar algumas perguntas a quem (infelizmente) já viveu situações semelhantes à que estou a passar.
No dia 7 de Dezembro tive um acidente em que NÃO fui culpado. O outro interveniente preencheu comigo uma declaração amigável, a qual foi entregue à minha companhia de seguros.
A mesma iniciou o processo ao abrigo da "Convenção IDS" e realizou a peritagem na oficina onde deixei o carro, que após o acidente ficou impossibilitado de circular na estrada.
Após a peritagem (em que eu não estive presente), o meu mecanico enviou um orçamento indicando a "módica" quantia de cerca 5.200 euros (todas as peças assinaladas no dito orçamento eram novas da marca tendo portanto um custo exorbitante).
Ora, a minha viatura é um OPEL TIGRA 1.4 16v 90cv de Março de 1995, com kit GPL desde 1997, legalizado e assinalado em Certificado de Matricula da viatura.
A companhia de seguros declarou perda total e ofereceu-me 1500€ de indeminização. Ao que recusei e fiz uma contra-proposta de 3050 euros. Fizeram uma nova proposta, adjectivada como "final" em que subiam o valor da indeminização e davam o salvado (por eles avaliado em 0 (zero) euros e que eu pedi na altura da contra-proposta).
Pedi os 3050€ porque é o valor presente na avaliação da viatura aquando a efectivação do seguro anual. Por incrivel que pareça na tabela EuroTAX a viatura está valorada no mesmo valor.. e é esse que encontro quando na página da minha seguradora (MAPFRE) faço uma simulação online.
Na altura não pedi carro de substituição porque já antecipava que isto ia dar asneira e confusão e pretendia também pedir essa verba para PROCEDER AO ARRANJO do meu Opel Tigra.
Entrei em contacto telefónico com o responsável de sinistros da MAPFRE (PORTO) que me disse que esse valor (3050€) só era aplicavél para seguros próprios/"todos os riscos" e que o valor comercial era dado via estudo do mercado (carros semelhantes à venda no Stand Virtual) e confirmados um perito com conhecimento para o fazer. Depois de me tentar enrrolar por mais de 30 minutos com "não podemos fazer nada" e "é assim que as coisas são" lá me aconselhou a contactar a outra seguradora (FIDELIDADE) a ver se teria mais, digamos, acolhimento para propostas mais elevadas do que os 1750€ que me oferecem até ao momento.
1. O valor que prevalece aqui é o da Eurotax ou do Stand Virtual / Sapo Auto / OLX, etc?
2. As seguradoras defendem-se umas às outras como cartel nestes casos? Acho que é evidente que sim... mas gostava de saber a vossa opinião;
3. O meu carro tem kit GPL, nao deveria esse valor ser acrescentado aos 3050€ ou 1750€? (Ainda possuo a factura - 1300€ do kit e 300€ da instalação + Revisão tipo B).
4. Mesmo que me digam que posso reutilizar o mesmo kit numa viatura que venha a adquirir, tenho de levar a nova viatura e a viatura velha ao local onde possam fazer a desinstalação de uma e instalação na outra, e tenho de pagar tudo isso (reboque da viatura velha, condução da nova, desinstalação, instalação, tempo de espera por disponibilidade no instalador, cabelagens e tubagens que não sejam reaproveitáveis).. será que a seguradora nao me devia pagar isso também?
Tenho mais perguntas, mas se calhar nem faz sentido antes de saber as respostas destas que aqui deixo.
Será que me podiam ajudar?
Desde já, obrigado
Carlos Sampaio
Queria colocar algumas perguntas a quem (infelizmente) já viveu situações semelhantes à que estou a passar.
No dia 7 de Dezembro tive um acidente em que NÃO fui culpado. O outro interveniente preencheu comigo uma declaração amigável, a qual foi entregue à minha companhia de seguros.
A mesma iniciou o processo ao abrigo da "Convenção IDS" e realizou a peritagem na oficina onde deixei o carro, que após o acidente ficou impossibilitado de circular na estrada.
Após a peritagem (em que eu não estive presente), o meu mecanico enviou um orçamento indicando a "módica" quantia de cerca 5.200 euros (todas as peças assinaladas no dito orçamento eram novas da marca tendo portanto um custo exorbitante).
Ora, a minha viatura é um OPEL TIGRA 1.4 16v 90cv de Março de 1995, com kit GPL desde 1997, legalizado e assinalado em Certificado de Matricula da viatura.
A companhia de seguros declarou perda total e ofereceu-me 1500€ de indeminização. Ao que recusei e fiz uma contra-proposta de 3050 euros. Fizeram uma nova proposta, adjectivada como "final" em que subiam o valor da indeminização e davam o salvado (por eles avaliado em 0 (zero) euros e que eu pedi na altura da contra-proposta).
Pedi os 3050€ porque é o valor presente na avaliação da viatura aquando a efectivação do seguro anual. Por incrivel que pareça na tabela EuroTAX a viatura está valorada no mesmo valor.. e é esse que encontro quando na página da minha seguradora (MAPFRE) faço uma simulação online.
Na altura não pedi carro de substituição porque já antecipava que isto ia dar asneira e confusão e pretendia também pedir essa verba para PROCEDER AO ARRANJO do meu Opel Tigra.
Entrei em contacto telefónico com o responsável de sinistros da MAPFRE (PORTO) que me disse que esse valor (3050€) só era aplicavél para seguros próprios/"todos os riscos" e que o valor comercial era dado via estudo do mercado (carros semelhantes à venda no Stand Virtual) e confirmados um perito com conhecimento para o fazer. Depois de me tentar enrrolar por mais de 30 minutos com "não podemos fazer nada" e "é assim que as coisas são" lá me aconselhou a contactar a outra seguradora (FIDELIDADE) a ver se teria mais, digamos, acolhimento para propostas mais elevadas do que os 1750€ que me oferecem até ao momento.
1. O valor que prevalece aqui é o da Eurotax ou do Stand Virtual / Sapo Auto / OLX, etc?
2. As seguradoras defendem-se umas às outras como cartel nestes casos? Acho que é evidente que sim... mas gostava de saber a vossa opinião;
3. O meu carro tem kit GPL, nao deveria esse valor ser acrescentado aos 3050€ ou 1750€? (Ainda possuo a factura - 1300€ do kit e 300€ da instalação + Revisão tipo B).
4. Mesmo que me digam que posso reutilizar o mesmo kit numa viatura que venha a adquirir, tenho de levar a nova viatura e a viatura velha ao local onde possam fazer a desinstalação de uma e instalação na outra, e tenho de pagar tudo isso (reboque da viatura velha, condução da nova, desinstalação, instalação, tempo de espera por disponibilidade no instalador, cabelagens e tubagens que não sejam reaproveitáveis).. será que a seguradora nao me devia pagar isso também?
Tenho mais perguntas, mas se calhar nem faz sentido antes de saber as respostas destas que aqui deixo.
Será que me podiam ajudar?
Desde já, obrigado
Carlos Sampaio
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