Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chumbo Inspeção: Velocidade dos pneus incorrecta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Será que isso não teve foi a ver com o índice de carga?

    Qual é o índice de carga dos teus pneus? Ao valor correspondente, multiplicando por 2, deve de dar igual ou mais à carga total que o veiculo pode suportar nesse eixo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
      Olha que vale a pena falar sobre isso...

      Tive um Punto MK1 que tinha uns pneus não averbados e sempre passou com anotação de tipo 1. Ano após ano...

      Atualmente a minha mulher tem um Saxo e já há uns 3 anos que faço o mesmo.

      Se não passar uma certa percentagem (que desconheço qual seja) apenas é colocada essa anotação ano após ano.
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Catonly, há de facto essa tolerância em certos centros... mas como o próprio 3pelos referiu, a mesma (a percentagem) já não existe perante as autoridades policiais. Como tal e se o pretenderem, podem autuar.
      nto: aqui o que insinuaram foi de ter "amigos" no centro de inspecções para nunca me terem chumbado o carro e o que se verifica já por mais 2 users é que é possível SIM passar na inspecção com uma medida acima do averbado e de ano para ano sem passar automaticamente para anomalia tipo 2 como diz o BrunoDias. Por isso.............................................. ....................................

      Já quanto a multas, passei em várias OS e nunca me chatearam com isso. Vão dizer o quê agora? Que passei uma notinha ao agente? Ou algo pior?
      É que estamos a falar de no livrete estar averbado a medida 175 e 185 e eu andar com 195... se eu só tivesse os 175 averbados e andasse com 195 aí tenho a certeza que não me escapava.

      Mas quanto ao tema principal do post, a pessoa foi chumbada pelo índice de velocidade dos pneus e eu, já agora, gostava de saber onde é que eles se baseiam pois nos livretes não vem mencionado isso. Vem apenas a largura do pneu, medida de jante e altura do pneu... como se orientam eles para definir um índice de velocidade de pneus ajustado a cada veículo?
      Pelo velocímetro?
      Editado pela última vez por Catonly; 10 May 2015, 16:00.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
        Exactamente 3pelos!!! Haja alguém que tenha a mesma experiência prática que eu! É que a maioria fala fala mas nunca estiveram na mesma situação! Ah, já sei, também vão dizer que tu tens amigos no centro de inspecções e na polícia...

        Enfim...
        Por acaso até tenho, mas por acaso também nunca fui com o carro lá, o centro de inspeções que uso é o de Alfragide, e pra quem conhece, é dos centros com inspectores mais picuinhas, e não, não conheço lá ninguém
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Catonly, há de facto essa tolerância em certos centros... mas como o próprio 3pelos referiu, a mesma (a percentagem) já não existe perante as autoridades policiais. Como tal e se o pretenderem, podem autuar.
        É correcto, foi o que referiram lá no centro de Alfragide, como uma medida não passa os 10% não dá chumbo nem alteração do grau de deficiência, já com a polícia pode dar inclusive direito a apreensão de viatura e ipo b devido a ser uma medida não homologada (alteração às características do veículo). Com a Astra, que tinha e continua a ter 175 averbado e sempre andou (e anda hoje em dia) com 185 nunca houve problemas com inspeção (a deficiência grau 1 anda lá à uns 10anos) e a polícia nunca ligou.
        Editado pela última vez por 3pelos; 10 May 2015, 16:03.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
          Olha que vale a pena falar sobre isso...

          Tive um Punto MK1 que tinha uns pneus não averbados e sempre passou com anotação de tipo 1. Ano após ano...

          Atualmente a minha mulher tem um Saxo e já há uns 3 anos que faço o mesmo.

          Se não passar uma certa percentagem (que desconheço qual seja) apenas é colocada essa anotação ano após ano.
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Catonly, há de facto essa tolerância em certos centros... mas como o próprio 3pelos referiu, a mesma (a percentagem) já não existe perante as autoridades policiais. Como tal e se o pretenderem, podem autuar.
          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
          Por acaso até tenho, mas por acaso também nunca fui com o carro lá, o centro de inspeções que uso é o de Alfragide, e pra quem conhece, é dos centros com inspectores mais picuinhas, e não, não conheço lá ninguém

          É correcto, foi o que referiram lá no centro de Alfragide, como uma medida não passa os 10% não dá chumbo nem alteração do grau de deficiência, já com a polícia pode dar inclusive direito a apreensão de viatura e ipo b devido a ser uma medida não homologada (alteração às características do veículo). Com a Astra, que tinha 175 averbado e sempre andou (e anda hoje em dia) com 185 nunca houve problemas com inspeção (a deficiência grau 1 anda lá à uns 10anos) e a polícia nunca ligou.
          3pelos: somos "clientes" do mesmo centro de inspecções!

          E sim, a Inspeauto de Alfragide é dos centros de inspecções mais lixados que há! Implicam com tudo! O meu Corsa chumbou uma vez por 2 coisas: espelho retrovisor do passageiro rachado (via-se perfeitamente) e placas de matrícula descoladas e zona amarela descolorida...

          Por isso vejam bem que se eles implicam com isto também me lixavam com os pneus do Clio se fosse realmente algo grave. Não é. É só uma anotação e não agrava de ano para ano. Ponto final.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
            nto: aqui o que insinuaram foi de ter "amigos" no centro de inspecções para nunca me terem chumbado o carro e o que se verifica já por mais 2 users é que é possível SIM passar na inspecção com uma medida acima do averbado e de ano para ano sem passar automaticamente para anomalia tipo 2 como diz o BrunoDias. Por isso.............................................. ....................................

            Já quanto a multas, passei em várias OS e nunca me chatearam com isso. Vão dizer o quê agora? Que passei uma notinha ao agente? Ou algo pior?
            É que estamos a falar de no livrete estar averbado a medida 175 e 185 e eu andar com 195... se eu só tivesse os 175 averbados e andasse com 195 aí tenho a certeza que não me escapava.

            Mas quanto ao tema principal do post, a pessoa foi chumbada pelo índice de velocidade dos pneus e eu, já agora, gostava de saber onde é que eles se baseiam pois nos livretes não vem mencionado isso. Vem apenas a largura do pneu, medida de jante e altura do pneu... como se orientam eles para definir um índice de velocidade de pneus ajustado a cada veículo?
            Pelo velocímetro?



            É como tudo... podem implicar como não.

            Se nunca implicaram, melhor para ti, mas caso quisessem, podiam autuar e nada poderias fazer.

            Quanto ao indice de velocidade no DUA/livrete, em regra não vem, mas por vezes chega a vir.

            Mas e como já referido, se calhar até será pelo indice de carga e não de velocidade.

            Melhor mesmo, é user colocar imagem do DUA/livrete (apagando matrícula e numero chassis), bem como foto dos pneus...
            Editado pela última vez por nto; 10 May 2015, 16:26. Razão: Correcção ortográfica

            Comentário


              #36
              É correcto... É o.sitio onde vejo os tipos a ver tudo mesmo, desde os cintos, aos vidros, esguichos, tudo mesmo. Mas também já foram bacanos, houve uma vez com o Mx5 que tinha um médio ligeiramente mais alto, o inspector sacou da chave de estrela e colocou como deve ser...

              Comentário


                #37
                Pois é mas tanto blábláblá e ainda ninguém foi capaz de responder à questão original do post que tem a ver com velocidade...

                Só falei do exemplo das medidas para demonstrar que há centros de inspecção onde se implica por questões esquisitas... continuamos sem saber onde é que se basearam para dizer que determinado carro tem de usar pneus tipo H ou V... é pelo velocímetro do veículo?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                  É correcto... É o.sitio onde vejo os tipos a ver tudo mesmo, desde os cintos, aos vidros, esguichos, tudo mesmo. Mas também já foram bacanos, houve uma vez com o Mx5 que tinha um médio ligeiramente mais alto, o inspector sacou da chave de estrela e colocou como deve ser...
                  Mesmo! Eu não tive essa sorte no Clio... tinha um apoio da lâmpada da óptica do lado direito partida e não sabia e chumbaram porque estava "ligeiramente" (foi assim mesmo que o inspector disse) mais alta. Apesar de ligeiramente, chumbou e tive de ir meter uma óptica nova.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                    Pois é mas tanto blábláblá e ainda ninguém foi capaz de responder à questão original do post que tem a ver com velocidade...

                    Só falei do exemplo das medidas para demonstrar que há centros de inspecção onde se implica por questões esquisitas... continuamos sem saber onde é que se basearam para dizer que determinado carro tem de usar pneus tipo H ou V... é pelo velocímetro do veículo?
                    Claro que não é pelo velocímetro, como faziam pra os digitais?
                    O que pode acontecer é terem uma serie de características/parâmetros relativas a todos os veículos numa base de dados, tanto que são efetuados vários testes ao veiculo de acordo com os parâmetros do fabricante, e aquando de uma inspeção B todos esses números tem de bater certo, pois basta por exemplo uma divergência nas dimensões do Chassis e são automaticamente chumbados.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                      Pois é mas tanto blábláblá e ainda ninguém foi capaz de responder à questão original do post que tem a ver com velocidade...

                      Só falei do exemplo das medidas para demonstrar que há centros de inspecção onde se implica por questões esquisitas... continuamos sem saber onde é que se basearam para dizer que determinado carro tem de usar pneus tipo H ou V... é pelo velocímetro do veículo?
                      Teoricamente centros deverão ter acesso a base de dados com características de homologação dos veículos.

                      Agora pelo rumo da discussão não percebi: antes criticava-se a razão do chumbo. Agora já há razão mas critica-se a não tolerância do centro? É isso?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                        Exactamente 3pelos!!! Haja alguém que tenha a mesma experiência prática que eu! É que a maioria fala fala mas nunca estiveram na mesma situação! Ah, já sei, também vão dizer que tu tens amigos no centro de inspecções e na polícia...

                        Enfim...
                        volto a dizer eles tem que ser teus amigos, porque no teu primeiro post tu dizes que veio a anotação, e se ela veio e foi repetida passa de tipo 2 para tipo 1, agora da a volta que quiseres

                        1 coisa é falarem contigo e não anotarem nada na folha, outra é anotarem

                        esta bem explicito que qualquer anormalia repetida da chumbo da 2 vez

                        agora da a volta que quiseres, alias em 80% das vezes os inspectores nem olham para os pneus, enquanto as vezes ate abrem os vidros e puxam os cintos
                        Editado pela última vez por BrunoDias; 10 May 2015, 21:55.

                        Comentário


                          #42
                          Bruno Dias, faz assim,.a próxima vez que fores ao centro de inspeções questiona acerca disso, ou então liga e pergunta. A não ser que a lei tenha mudado recentemente, na questão das medidas de pneumáticos há uma tolerância de 10% e a deficiência grau 1 não não passa a 2. Digo, como já disse, por experiência própria, o inspector de Alfragide com a folha da anterior inspeção na mão com a anotação dos pneus, e passou com a mesma anotação.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por zutaporco Ver Post
                            Pessoal, hoje o meu carro foi chumbado na inspecção por causa da velocidade dos pneus.

                            O Meu carro é um Toyota Corolla 2.0D de 1993, usei sempre pneus com velocidade T (190km/h) o velocímetro marca (200).

                            Hoje chumbaram-me com anomalia TIPO 2 porque o carro precisa usar pneus velocidade H ???

                            Ora o carro tem averbado as medidas 175/65 e 165/70 R14, sempre usei as 175/65 e para roda 14 nunca nesta medida (175/65) vi velocidade H apenas T.

                            Isto pode ser assim ?

                            Obrigado

                            Os pneus da frente são iguais?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Bruno Dias, faz assim,.a próxima vez que fores ao centro de inspeções questiona acerca disso, ou então liga e pergunta. A não ser que a lei tenha mudado recentemente, na questão das medidas de pneumáticos há uma tolerância de 10% e a deficiência grau 1 não não passa a 2. Digo, como já disse, por experiência própria, o inspector de Alfragide com a folha da anterior inspeção na mão com a anotação dos pneus, e passou com a mesma anotação.
                              A folha diz que tudo passa

                              agora tambem muita coisa tem mudado, agora cada inspector só pode fazer 4 inspecções por hora, houve casos de alguns fazerem cerca de 10 por hora, e a lei por isso mudou

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                volto a dizer eles tem que ser teus amigos, porque no teu primeiro post tu dizes que veio a anotação, e se ela veio e foi repetida passa de tipo 2 para tipo 1, agora da a volta que quiseres

                                1 coisa é falarem contigo e não anotarem nada na folha, outra é anotarem

                                esta bem explicito que qualquer anormalia repetida da chumbo da 2 vez

                                agora da a volta que quiseres, alias em 80% das vezes os inspectores nem olham para os pneus, enquanto as vezes ate abrem os vidros e puxam os cintos

                                Com os pneus não é bem assim. Há uma tolerância, salvoerro de 10% (a confirmar, pois não tenho a certeza). Agora sei que ano após ano (+ de 10 anos e continua) o meu Corsa vem com essa anotação tipo de divergência da dimensão dos pneumáticos e nunca passou a tipo 2. E não conheço ninguém nas inspecções, nem foram benévolos comigo. É o que está na legislação. Lê o nº 7 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março, publicado em D.R. nº 63 IIª série de 16 de Março de 1999 (especialmente a última frase desse ponto).

                                Comentário


                                  #46
                                  Fonix cada uma , entao se nao vem no DUA o indice de velocidade dos pneumaticos entao nao podiam ter metido essa anotaçao !

                                  Comentário


                                    #47
                                    venho por o que se passava comigo, a cerca de 10 anos tinha um clio 1.2 de 1994, de livrete tinha 155/65(?)/r13, montei uns pneus 195/50/r13 e sempre durante 3 anos passou nas ipo com a nota de pneumaticos superiores ao livrete, em operacoes stop so fui chamado a atencao uma vez e nada mais!

                                    Comentário


                                      #48
                                      chumbou na IPO por os Toyotas mais antigos teem o indice de velocidade no DU neste caso 175/65HR14, o H é o indice de velocidade , se o carro esta equipado com 175/65R14 não está conforme o DU ...logo chumbo

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por c250td Ver Post
                                        chumbou na IPO por os Toyotas mais antigos teem o indice de velocidade no DU neste caso 175/65HR14, o H é o indice de velocidade , se o carro esta equipado com 175/65R14 não está conforme o DU ...logo chumbo
                                        Quão antigo? Tive um Yaris 1.0 de 1999 e não tinha o índice de velocidade escrito no DUA. Tinha só averbado 155/70R13 e 175/65R14 (usava a segunda).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Temos um veiculo de 1970 com uma medida em 13" que está no livrete com HR13, e apesar de nem existir aquele medida nas marcas de pneus, atualmente só nos Michelin históricos, a resposta no Centro de Inspeções é que chumbava, o problema é do dono do veiculo, lá foi uma pequena fortuna em pneus especiais tipo bicicleta.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                            volto a repetir, qualquer anormalia de tipo 1 senão for corrigida passa a ser nivel 2

                                            alias nem vale a pena conversar sobre isto, esta escrito na folha
                                            Vale a pena conversar sim, porque no caso dos pneus e estão dentro do limite de 10% há uma isenção da anomalia passar a nivel 2.
                                            Ficará sempre nível 1 e nunca é passível de reprovação.

                                            Mas sim a policia pode multar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por pag Ver Post
                                              Com os pneus não é bem assim. Há uma tolerância, salvoerro de 10% (a confirmar, pois não tenho a certeza). Agora sei que ano após ano (+ de 10 anos e continua) o meu Corsa vem com essa anotação tipo de divergência da dimensão dos pneumáticos e nunca passou a tipo 2. E não conheço ninguém nas inspecções, nem foram benévolos comigo. É o que está na legislação. Lê o nº 7 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março, publicado em D.R. nº 63 IIª série de 16 de Março de 1999 (especialmente a última frase desse ponto).
                                              Apesar de haver muita gente a dizer o contrário, tens mesmo razão!
                                              Tenho ideia que a diferença são 5%, mas também não confirmo.

                                              A anotação de nivel 1 "permanente" não impede que se leve uma valente multa por ter medida incorrecta numa qualquer operação stop.
                                              Alias, é até um chamariz, porque deixa de haver a desculpa do "não sabia"...

                                              Em relação ao indice de velocidade dos pneus, ele tem que corresponder à velocidade que o carro está homologado para fazer. Se alguma vez lá chegou ou não, não interessa. é verificar o que diz a homologação, e apresentar queixa ou trocar pneus conforme o que encontrar.

                                              O que não faltam por aí são carros que andam ilegais à DÉCADAS, e passaram sempre na IPO. Nunca ninguém reparou nas IPO's anteriores, e agora o responsável é o gajo que fez o seu trabalho como deve de ser? lol
                                              Indices de carga e velocidade errados são mato

                                              Em relação ao que diz no livrete e o chumbo na IPO, o livrete não indica a altura dos farois, a opacidade dos gases (diesel), o alinhamento, etc etc etc
                                              grow up!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Se o carro for este, não percebo decisão ( velocidade máxima: 165 km/h ), só vendo o que está no livrete

                                                http://www.ultimatespecs.com/pt/car-...-VII-20-D.html
                                                Toyota Corolla VII 2.0 D Prestações
                                                Velocidade Máxima : 165 km/h OR 103 Mph
                                                Aceleração 0 a 60 mph (0 a 96 Km/h) : s
                                                Aceleração 0 aos 100 km/h : 14.1 s
                                                Aceleração 0 aos 400m : - s
                                                Aceleração 0 aos 1000m : - s
                                                Toyota Corolla VII 2.0 D Dimensões, Aerodinâmica e Peso
                                                Tipo de Carroceria :
                                                Num. de Portas :
                                                Distância entre Eixos : 246 cm OR 96.85 inches
                                                Comprimento : 410 cm OR 161.42 inches
                                                Largura : 168 cm OR 66.14 inches
                                                Altura : 138 cm OR 54.33 inches
                                                Largura do Eixo Dianteiro : 0 cm OR 0 inches
                                                Largura do Eixo Traseiro : 0 cm OR 0 inches
                                                Num. de Lugares :
                                                Cx : -
                                                Travões da Frente : Vented Discs (- mm)
                                                Travões de Trás : Drums (- mm)
                                                Pneus da Frente : 175/65 R14
                                                Pneus de Trás : 175/65 R14
                                                Largura Jantes Frente : "
                                                Lagura Jantes Trás : "

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Pelo histórico, o livrete deve indicar o índice de velocidade:

                                                  Originalmente Colocado por zezitolx Ver Post
                                                  já tenho a resposta. Hj vi dois corollas iguais ao meu, um do meu ano (92) com livrete novo com a letra H tb e um mais novo (95) com livrete novo tb mas já sem letra e com mais medidas...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X