Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Legislação GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Não viste o smile da ironia?
    lol
    não reparei. vi que estava lá um emoji mas não associei.

    Agora fez-me lembrar que um cidadão não pode argumentar o desconhecimento da lei no caso de cometer alguma infracção.
    Mas tal torna-se complicado se as leis não forem claras o suficiente...

    Nem todos são advogados e também não conseguimos estar na cabeça de quem escreve estas maravilhosas leis!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
      Na minha casa entra quem eu permito que entre.
      Qualquer estabelecimento tem direito de impedir o acesso a quem quiser, desde que tenha razão válida para tal. ser preto ou branco não é razão, mas o não ter condições para receber a viatura X, é.

      Falaram ai do Lambo..se me aparecer cá um para trocar o oleo, eu posso não o aceitar. Tenho elevadores para o fazer em segurança, tenho pessoal formado para o fazer, tenho o oleo adequado em stock e o filtro ou tenho ou arranjo bem. No entanto posso não querer correr o risco de dar um toque com o carro a manobra-lo na oficina, mesmo tendo seguro para tal. Por razões de segurança, também não é o cliente a pôr o carro no elevador..
      Com o GPL é a mesma coisa. posso receber carros a GPL, mas é diferente de ser obrigado a recebê-los e a trabalhar em tudo neles.

      A opção de reparar um carro é sempre minha, não sou obrigado a aceitar tudo o que me aparece à porta, nem tenho que justificar. fica-me bem justificar a decisão, pode ser a diferença entre perder aquela reparação e perder o cliente, mas a opção é minha.

      Não é bem como dizes.
      Talvez até hoje nunca tenhas recusado um serviço ou então nunca tenhas recusado o serviço a quem saiba das coisas.
      Basta ler o que sublinhei para veres que não é bem aquilo que escreveste na primeira frase...

      Afinal tens que ter razão válida para recusar ou nem tens que justificar?

      Comentário


        #93
        Se não é bem como digo, tens que me esclarecer então.

        Não posso recusar o serviço por o cliente ser preto, branco, azul ou às riscas, mas posso recusar o serviço e não abrir a boca em relação ao motivo, por melhor que ele seja (não ter seguro, não ter pessoal especializado, whatever).

        Em ultimo caso, em tribunal tenho que me justificar. Também me posso justificar perante um polícia que tenha sido chamado para a ocorrência, mas nem ele me pode obrigar a servir o cliente.

        Se assim fosse, era só clientes a pedir bimassas montados em 1h, por 10€ com tudo incluido, e eu sem poder dizer que não lolol

        Na maior parte dos sitios, não te servem se lhes deveres dinheiro de outro dia. Nem teem que te dizer porque é que não te servem.

        Se voltares a um restaurante onde tiveste há uns anos com uns amigos e partiram copos, estragaram o jantar dos outros clientes, etc, o tipico jantar de turma/faculdade, se o dono se lembrar de ti, não entras. Até podes ter pago os copos ao homem e pedido desculpa aos clientes, ele só te põe o prato à frente se quiser. Agora, se te servir, não te pode servir um prato envenenado. Percebes a diferença?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
          Se não é bem como digo, tens que me esclarecer então.

          Não posso recusar o serviço por o cliente ser preto, branco, azul ou às riscas, mas posso recusar o serviço e não abrir a boca em relação ao motivo, por melhor que ele seja (não ter seguro, não ter pessoal especializado, whatever).

          Em ultimo caso, em tribunal tenho que me justificar. Também me posso justificar perante um polícia que tenha sido chamado para a ocorrência, mas nem ele me pode obrigar a servir o cliente.

          Se assim fosse, era só clientes a pedir bimassas montados em 1h, por 10€ com tudo incluido, e eu sem poder dizer que não lolol

          Na maior parte dos sitios, não te servem se lhes deveres dinheiro de outro dia. Nem teem que te dizer porque é que não te servem.

          Se voltares a um restaurante onde tiveste há uns anos com uns amigos e partiram copos, estragaram o jantar dos outros clientes, etc, o tipico jantar de turma/faculdade, se o dono se lembrar de ti, não entras. Até podes ter pago os copos ao homem e pedido desculpa aos clientes, ele só te põe o prato à frente se quiser. Agora, se te servir, não te pode servir um prato envenenado. Percebes a diferença?
          LOL tu é não percebes a diferença.
          Ou tens motivo válido ou não tens.
          Motivo válido não é só porque te apetece ou porque tens medo de bater com o lambo no macaco.
          O licenciamento de uma actividade obriga o licenciado a várias coisas entre as quais a prestar o serviço para o qual está licenciado, salvo as excepções previstas na lei.
          Não fazer um serviço porque se tem medo de bater com o lambo não é válido.

          Nesse contexto, se me deslocar a uma oficina de reparações auto, para por exemplo trocar os amortecedores, não devendo lá dinheiro, nem tendo nunca lá partido os copos, se recusarem o serviço têm de justificar e se a justificação não for válida irão levar com "a respectiva"...


          A recusa em 1993 custava 500 contos ao prestador do serviço... se calhar já actualizaram os valores... acho que devias saber quanto é agora, porque pode ficar mais caro recusar que riscar as jantes ao lambo...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            Falaram ai do Lambo..se me aparecer cá um para trocar o oleo, eu posso não o aceitar. Tenho elevadores para o fazer em segurança, tenho pessoal formado para o fazer, tenho o oleo adequado em stock e o filtro ou tenho ou arranjo bem. No entanto posso não querer correr o risco de dar um toque com o carro a manobra-lo na oficina, mesmo tendo seguro para tal. Por razões de segurança, também não é o cliente a pôr o carro no elevador..
            Artigo 4.º
            Recusa de venda de bens ou de prestações de serviços
            1 - É proibido recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, segundo os usos normais da respectiva actividade ou de acordo com as disposições legais ou regulamentares aplicáveis, ainda que se trate de bens ou de serviços não essenciais e que da recusa não resulte prejuízo para o regular abastecimento do mercado.
            2 - É equiparada à recusa de venda a subordinação da venda de um bem ou da prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou serviço.
            3 - São consideradas causas justificativas de recusa:
            a) A satisfação das exigências normais da exploração industrial ou comercial do vendedor, designadamente a manutenção dos seus stocks de segurança ou das necessidades de consumo próprio;
            b) A satisfação de compromissos anteriormente assumidos pelo vendedor;
            c) A desproporção manifesta da encomenda face às quantidades normais de consumo do adquirente ou aos volumes habituais das entregas do vendedor;
            d) A falta de capacidade do adquirente para, face às características do bem ou serviço, assegurar a sua revenda em condições técnicas satisfatórias ou manter um adequado serviço de pós-venda;
            e) A fundada falta de confiança do vendedor quanto à pontualidade do pagamento pelo adquirente, tratando-se de vendas a crédito;
            f) A existência de débitos vencidos e não liquidados referentes a fornecimentos anteriores;
            g) A ocorrência de qualquer outra circunstância inerente às condições concretas da transacção que, segundo os usos normais da respectiva actividade, tornaria a venda do bem ou a prestação do serviço anormalmente prejudicial para o vendedor.
            4 - Incumbe ao vendedor a prova das causas justificativas a que se refere o número anterior.
            Justifica então a recusa, de acordo com a lei... já sei, o tipo do lambo deve-te dinheiro, não é?

            Comentário


              #96
              decide-te! O que puseste aí vai de encontro ao que eu disse. Posso recusar o serviço e só tenho que me justificar perante quem de direito (autoridades)
              Se me justifico perante o cliente logo na altura, depende da minha politica.
              posso não dizer nada e ficar à espera que o cliente mande tudo para tribunal. O meu advogado também precisa de ganhar dinheiro..

              a justificação do lambo enquadra-se no ponto d. as outras, incluindo a de não trocar os amortecedores no teu carro, pode ser que chegues lá sozinho, é só leres o que copiaste.

              Vai ao IMT 5 minutos antes de fechar e exige ser atendido. dinheiro fácil

              Comentário


                #97
                Aí na lei há um bom ponto... Pode alegar que não tem capacidade para tal (tem muito trabalho tipo agenda cheia) e não tem capacidade para o efetuar, ponto.

                O meu mecânico muita vez me faz isso, ligo-lhe a dizer que preciso fazer a revisao e ele diz que não pode, já sei que tá sempre cheio, depois liga-me quando tem disponibilidade e levo lá o carro, se ele não quisesse receber não ligava... O meu carro é a GPL e ele não tem formação daquilo, mas o que preciso que ele faça nada tem a haver com o GPL
                Editado pela última vez por 3pelos; 03 December 2015, 09:51.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                  decide-te! O que puseste aí vai de encontro ao que eu disse. Posso recusar o serviço e só tenho que me justificar perante quem de direito (autoridades)
                  Se me justifico perante o cliente logo na altura, depende da minha politica.
                  posso não dizer nada e ficar à espera que o cliente mande tudo para tribunal. O meu advogado também precisa de ganhar dinheiro..

                  a justificação do lambo enquadra-se no ponto d. as outras, incluindo a de não trocar os amortecedores no teu carro, pode ser que chegues lá sozinho, é só leres o que copiaste.

                  Vai ao IMT 5 minutos antes de fechar e exige ser atendido. dinheiro fácil

                  As desculpas que dás são, no mínimo, anedóticas.
                  Então afinal tens medo de bater com o lambo ou não tens conhecimentos para mexer nele?
                  Mais valia teres assumido logo que percebes pouco da arte...

                  A tua sorte e de outros que pensam como tu é que o cliente tem mais onde ir e não está para se chatear.
                  O que vocês merecem é vos façam o mesmo onde quer que vocês se desloquem.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                    Aí na lei há um bom ponto... Pode alegar que não tem capacidade para tal (tem muito trabalho tipo agenda cheia) e não tem capacidade para o efetuar, ponto.

                    O meu mecânico muita vez me faz isso, ligo-lhe a dizer que preciso fazer a revisao e ele diz que não pode, já sei que tá sempre cheio, depois liga-me quando tem disponibilidade e levo lá o carro, se ele não quisesse receber não ligava... O meu carro é a GPL e ele não tem formação daquilo, mas o que preciso que ele faça nada tem a haver com o GPL
                    Eu não considero isso recusa, mas sim agendar o trabalho de acordo com os compromissos que já assumiu anteriormente.
                    Obviamente, caso houvesse alguma reclamação por recusa, teria de provar que não é capaz de fazer o serviço, não é só dizer que não é capaz.
                    Nos fóruns é fácil dizer que faz e acontece, depois na prática...

                    Se fores a um café, pedires um café e te responderem que estão com muito trabalho, que depois te ligam, o que fazes?

                    Comentário


                      Fácil, vou ao próximo café [emoji14]

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                        Fácil, vou ao próximo café [emoji14]
                        Pois... então não ficas à espera do telefonema...

                        A "conversa" de que "na minha casa faço o que quero" é só isso, "conversa".
                        É o mesmo que alguém dizer que mata quem quiser, ou anda à velocidade que quiser.
                        Depois assume as consequências.

                        Apenas escrevi que não me parece que as oficinas multi marcas que foram referidas pudessem recusar legalmente fazer reparações em veículos a GPL.
                        Indiquei um artigo da lei que vai de acordo ao que escrevi.
                        A conversa do "faço o que quero" não passa disso, de "conversa" e por isso termino aqui os meus comentários sobre isso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                          As desculpas que dás são, no mínimo, anedóticas.
                          Então afinal tens medo de bater com o lambo ou não tens conhecimentos para mexer nele?
                          Mais valia teres assumido logo que percebes pouco da arte...

                          A tua sorte e de outros que pensam como tu é que o cliente tem mais onde ir e não está para se chatear.
                          O que vocês merecem é vos façam o mesmo onde quer que vocês se desloquem.
                          Mais uma vez, na mouche! Não tenho conhecimentos para mudar o oleo ao lambo, daí não lhe mexer.

                          Quanto aos meus clientes, felizmente teem por onde escolher. é positivo que assim seja, a falta de concorrência leva quase sempre a corta-matos e uma descida a pique da qualidade do serviço por haver facturação garantida. dá-me imenso prazer saber que existem opções na zona, inclusivé a porta ao lado, e tenho uma taxa de regresso acima de 90% e reclamações abaixo de 1%. é sinal que sou incompetente, intruja, ladrão, etc

                          mas acima disso tudo, recuso todos os trabalhos que me aparecem e nem sequer justifico! é a crise e eu gosto da linha de pensamento dos ultimos governos, há que fazer cortes! Se recusar todos os trabalhos, posso cortar nas compras de material, na luz, na água, nas rendas, nos salários, e até posso ficar em casa a fazer nenhum! e ainda por cima nem tenho que dar garantias!!! é tão bom

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                            Pois... então não ficas à espera do telefonema...

                            A "conversa" de que "na minha casa faço o que quero" é só isso, "conversa".
                            É o mesmo que alguém dizer que mata quem quiser, ou anda à velocidade que quiser.
                            Depois assume as consequências.

                            Apenas escrevi que não me parece que as oficinas multi marcas que foram referidas pudessem recusar legalmente fazer reparações em veículos a GPL.
                            Indiquei um artigo da lei que vai de acordo ao que escrevi.
                            A conversa do "faço o que quero" não passa disso, de "conversa" e por isso termino aqui os meus comentários sobre isso.
                            Eu entendi o que quiseste dizer ;)

                            Em relação às oficinas recusarem, podem alegar a falta de segurança, por exemplo o espaço não ter ventilação suficiente/necessaria. Conheço um caso do fórum autogas em que a VW (algures no Algarve) recusou fazer a revisao ao Golf alegando que a oficina era coberta sem ventilacao natural e por isso por lei não poderiam aceitar o carro.

                            Comentário


                              a proibição de estacionar em parques fechados é por causa da ventilação ou por causa de risco de incêndio?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                a proibição de estacionar em parques fechados é por causa da ventilação ou por causa de risco de incêndio?
                                Ventilação, penso.

                                Em relação à tua questão inicial (a conversa já vai longa) sobre a oficina, não esquecer que a responsabilidade é sempre deles, desde que avises ou perguntes se aceitam GPL.

                                A mim já me negaram a entrada do carro e afirmaram que não tinham condições para ter carros a GPL e se tivessem uma inspecção/auditoria estariam em apuros.

                                Por mim tudo normal.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X