Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piscas? Isso ainda se usa?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Depois temos aqueles que num cruzamento não mete pisca, mas um pouco à frente tem sentido obrigatório à direita e mete pisca para a direita.

    Priceless...

    Comentário


      #32
      Também noto a falta da utilização deles, talvez por cada vez mais o uso de manetes seja automatizado, limpa para brisas e faróis médios automáticos. Daí não utilizarem.

      Eu até costumo deixar passar as pessoas, mesmo tendo prioridade e principalmente em pára arranca, uso a "regra" de um de cada vez, com duas excepções: não usam pisca, não adivinho, logo não passa ou quando usa vidros completamente opacos, porque não sei se o condutor está a olhar e a ver-me, logo não vou fazer sinais pro boneco.

      Comentário


        #33
        A questão do "volante destrancar com o uso do pisca" não era para ser entendida literalmente
        É óbviamente uma ideia absurda, e completamente impraticável, mas seria engraçado ver alguem a debater-se com o volante num cruzamento querendo virar para qualquer lado sem pisca e o carro não o deixar porque "sem pisca não funciona"

        Talvez daqui a uns anos esse problema deixe de existir quando os carros funcionarem de forma autónoma e automática, sendo os próprios a sinalizar as mudanças de direção programadas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JayDz Ver Post
          Depois temos aqueles que num cruzamento não mete pisca, mas um pouco à frente tem sentido obrigatório à direita e mete pisca para a direita.

          Priceless...
          Quando tirei a carta ensinaram-me que mesmo num cruzamento com sentido obrigatório é necessário o uso do pisca (não percebo porquê mas...).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JFML Ver Post
            Quando tirei a carta ensinaram-me que mesmo num cruzamento com sentido obrigatório é necessário o uso do pisca (não percebo porquê mas...).
            A questão nem é essa, falei porque num cruzamento é diga se mais "importante" o uso do pisca, do que num sentido obrigatório, eu por exemplo em sentidos obrigatórios não meto pisca...

            Comentário


              #36
              Eu tenho opinião contrária.
              Há uns anos não se usava piscas, porque ninguém tem nada a ver com o que o outro vai fazer, mas actualmente já não é bem assim

              Actualmente a moda é que o pisca dá prioridade, e quem até se dá ao trabalho de fazer pisca, tem que ser recompensado! Podia ser um biscoito da royal canin, mas não...querem logo prioridade.
              gente fina é outra coisa.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JayDz Ver Post
                A questão nem é essa, falei porque num cruzamento é diga se mais "importante" o uso do pisca, do que num sentido obrigatório, eu por exemplo em sentidos obrigatórios não meto pisca...
                Sim sim, mas eu só falei nisto por o CE diz que temos de fazer pisca sempre que temos de mudar de direcção (e não só ).

                Comentário


                  #38
                  Piscas? Mas o que mais vejo é carros com os 4 piscas ligados e estacionados em locais impróprios

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                    Piscas? Mas o que mais vejo é carros com os 4 piscas ligados e estacionados em locais impróprios
                    É o "Park anywhere button", como dizem os ingleses.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                      Como é que podes dar pisca com uma mão no volante, uma mão no telemóvel a enviar mensagens, a tirar selfies, outra com o café, outra a virar as páginas do jornal diário no tablet, outra a escolher a sintonia rádio?
                      Na realidade nem é preciso tirar a mão do volante para pôr o pisca. É esticar a ***** dum dedo e movê-lo 3 cm. Porra.

                      Comentário


                        #41
                        Boas pessoal!

                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Eu tenho opinião contrária.
                        Há uns anos não se usava piscas, porque ninguém tem nada a ver com o que o outro vai fazer, mas actualmente já não é bem assim

                        Actualmente a moda é que o pisca dá prioridade, e quem até se dá ao trabalho de fazer pisca, tem que ser recompensado! Podia ser um biscoito da royal canin, mas não...querem logo prioridade.
                        gente fina é outra coisa.
                        Na estrada, todos têm a ver com todos!!
                        Se eu for a voltar para uma casa de meninas, quem vem atrás ou de frente tem que saber que eu vou voltar!!

                        Isso é como esta situação (que já me aconteceu...): circulo numa estrada com duas faixas (uma em cada sentido), estreita, esburacada, bermas baixas e com outras coisas do "género". Vem um carro atrás de mim, que circula no mesmo sentido do que eu mas vai mais na faixa contrária do que na correcta...
                        Olho para o espelho e esse carro faz-me sinais de luz. O que é que ele quererá?! Não vejo pisca nenhum...
                        Pois, mal apanhou uma "aberta", ultrapassou-me...
                        Ou seja, se ele fizesse pisca, provavelmente eu teria "adivinhado" e teria-lhe dado (mais) espaço para ele ultrapassar em segurança. Conclusão: o pisca dá prioridade.

                        Agora é como tudo, há situações e situações.
                        Se estiver uma fila do "caraças" e vem um "Chico Esperto" com o pisca aberto para tentar-se por à frente de tudo e todos, como é óbvio, não tem direito nenhum a que eu "dispense" o meu lugar!

                        Bons passeios!
                        Ass.:RZ!

                        Comentário


                          #42
                          Boas, eu por acaso sou um desses animais, quando por vezes saio do trabalho ás 3 ou 4 da manhã, já com 12h de trabalho no bucho, e sem ninguém na estrada de frente ou por trás, também por vezes me "esqueço", do qual peço desculpa por isso!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ruizinh Ver Post
                            Boas pessoal!


                            Na estrada, todos têm a ver com todos!!
                            Isso é a tua opinião e a minha, não a dos 10 milhões.
                            E o código nem sequer é praqui chamado, a maior parte nunca o viu

                            Comentário


                              #44
                              Por vezes chego à estupidez de fazer pisca numa curva algo acentuada.
                              Felizmente não perdi esse habito.

                              Comentário


                                #45
                                Boas pessoal!

                                Sempre é preferível estar a fazer piscas "a mais" do que não fazer nenhum...
                                Se eu fosse da BT, muito provavelmente iria somente chamar a atenção do automobilista se este levasse o pisca acesso sem necessidade nenhuma (por exemplo numa recta)... Mas se apanhasse alguém a ultrapassar (por exemplo) sem o fazer, era sem pena nenhuma!!

                                Bons passeios!
                                Ass.:RZ!

                                Comentário


                                  #46
                                  Boas pessoal!

                                  (Lembrei-me que uma vez abri este tópico!!)
                                  Merece perder uns minutos a ler: http://www.razaoautomovel.com/2016/1...cas-nao-mordem

                                  Bons passeios!
                                  Ass.:RZ!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                    Quando tirei a carta ensinaram-me que mesmo num cruzamento com sentido obrigatório é necessário o uso do pisca (não percebo porquê mas...).
                                    Na qualidade de instrutor, permitam-me a explicação.

                                    Diz a mudança de direcção que é a manobra que consiste em alterar a trajectória original do veículo, com o fim de tomar outra via confluente com aquela onde estou, e manda o código que as mudanças de direcção devem ser sinalizadas como tal (Artigo 21º).

                                    Ora, mesmo nesses obrigatórios, se forem a ver com atenção, vocês alteraram a trajectória do veículo e tomaram uma via confluente com a vossa de onde saem, isto é, para todos os efeitos, mudaram de direcção.

                                    Resumo da cantiga: nesses casos, são obrigados a executar uma manobra que o código vos manda sinalizar como tal.

                                    Em muitos sítios, não existe o sinal vertical de obrigação mas existem setas de selecção pintadas nas vias que vos mandam mudar de direcção. Quem vem atrás, por vocês estarem com o vosso carro em cima das setas, não as vê, e não adivinha que há uma mudança de direcção obrigatória por inexistência de sinal vertical.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                      Na qualidade de instrutor, permitam-me a explicação.

                                      Diz a mudança de direcção que é a manobra que consiste em alterar a trajectória original do veículo, com o fim de tomar outra via confluente com aquela onde estou, e manda o código que as mudanças de direcção devem ser sinalizadas como tal (Artigo 21º).

                                      Ora, mesmo nesses obrigatórios, se forem a ver com atenção, vocês alteraram a trajectória do veículo e tomaram uma via confluente com a vossa de onde saem, isto é, para todos os efeitos, mudaram de direcção.

                                      Resumo da cantiga: nesses casos, são obrigados a executar uma manobra que o código vos manda sinalizar como tal.

                                      Em muitos sítios, não existe o sinal vertical de obrigação mas existem setas de selecção pintadas nas vias que vos mandam mudar de direcção. Quem vem atrás, por vocês estarem com o vosso carro em cima das setas, não as vê, e não adivinha que há uma mudança de direcção obrigatória por inexistência de sinal vertical.
                                      Já agora se me permite, antes de sair de uma auto-estrada (estando obviamente colocado na via mais á direita), efetuo o pisca de direita para me colocar na faixa de saída que irá abrir, mas depois de me colocar nessa faixa (cujas setas seleção apenas indicam mudança de direção á direita), necessito de ter sempre os piscas ligados até efetivamente sair da autoestrada?



                                      Obrigado
                                      Editado pela última vez por ricardoanjos23; 07 January 2017, 14:11.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                        Já agora se me permite, antes de sair de uma auto-estrada (estando obviamente colocado na via mais á direita), efetuo o pisca de direita para me colocar na faixa de saída que irá abrir, mas depois de me colocar nessa faixa (cujas setas seleção apenas indicam mudança de direção á direita), necessito de ter sempre os piscas ligados até efetivamente sair da autoestrada?
                                        vejo muitos que fazem assim, mas vindos do meio, nomeadamente na saída da VCI, vindo das Antas, para a EN13: primeiro passam do meio para a direita sem sinalizar, depois quando é obrigatório virar à direita, ligam o respectivo pisca

                                        Comentário


                                          #50
                                          E há aqueles que vão na faixa mais à esquerda com o pisca esquerdo ligado, sem estarem a fazer uma manobra de ultrapassagem...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Nesse caso sim, porque a saída de uma auto-estrada também é uma mudança de direcção à direita, uma vez que há uma bifurcação de vias (entroncamento), tomando-se posteriormente uma via confluente com a minha (mudança de direcção).

                                            A lógica da via de abrandamento é a seguinte: permite-me posicionar correctamente com antecedência, permitindo-me perder velocidade fora da corrente de tráfego (daí a extensão que tem), com o fim de lá ao fundo poder, com a velocidade adequada, efectivamente mudar de direcção à direita, mudança essa que se inicia, para todos os efeitos, junto à raia oblíqua, pois é aí o ponto de divergência das duas vias públicas. Além disso, pode servir de alerta extra para aqueles que não sabem interpretar linhas descontínuas de grossura diferente (indicando separação de direcções numa situação destas), para saberem que estou ali por uma razão em específico e não se induzirem em erro, pensando tratar-se de uma 4ª via de trânsito da auto-estrada.

                                            Acrescento que isto é válido para toda e qualquer situação com vias de saída, seja em AE, IP's, IC's, 2ª circular, etc.
                                            Editado pela última vez por DiSantos; 07 January 2017, 18:00.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                              E há aqueles que vão na faixa mais à esquerda com o pisca esquerdo ligado, sem estarem a fazer uma manobra de ultrapassagem...
                                              Isso é porque ainda estão durante a execução da manobra. O sinal deve manter-se durante, e apenas cessar na conclusão da mesma.

                                              Comentário


                                                #53
                                                A minha teoria é que quem não faz piscas são pessoas com fracas capacidades de condução e então têm os sentidos tão sobrecarregados pelo simples acto conduzir que nem conseguem fazer coisas tão simples quanto lembrar-se de pôr o pisca antes de efectuar manobras.

                                                Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                                Já agora se me permite, antes de sair de uma auto-estrada (estando obviamente colocado na via mais á direita), efetuo o pisca de direita para me colocar na faixa de saída que irá abrir, mas depois de me colocar nessa faixa (cujas setas seleção apenas indicam mudança de direção á direita), necessito de ter sempre os piscas ligados até efetivamente sair da autoestrada?



                                                Obrigado
                                                Para mim a forma correcta é:

                                                Pisca para a direita antes de chegar à via de saída, aliviando o acelerador.
                                                Entrar na via de saída e só aí começar a travar, já podendo desligar o pisca.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Tenho sempre a mesma dúvida quando passo num dado local que conheço e gostava de saber a vossa opinião.

                                                  Se eu vou numa via secundária que decorre paralelamente a outra principal, mas num ângulo de 45º, de modo que há uma altura em que a via secundária vai "encontrar-se" com a principal, se eu quiser seguir no mesmo sentido em que vinha -e sabendo que tenho essa opção ou a de virar à esquerda, mudando o meu sentido de marcha- ao entrar na via principal devo fazer pisca à direita ou à esquerda? Isto porque, quando a única hipótese é seguir "em frente", o que se faz ao entrar na via principal é pisca à esquerda, mas aqui existem as 2 hipóteses...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Lino, não há vias principais nem secundárias, há cruzamentos e entroncamentos, onde se fazem mudanças de direcção e se cumprem com regras de cedência de passagem.

                                                    No caso que relatas, a partir do momento em que dizes que entras na outra via, efectuas-te uma mudança de direcção, logo é preciso o pisca para o lado que pretendes. Não seria assim no caso de existirem marcas rodoviárias no sítio de onde vens que te canalizem para onde queres, isto é, se não tivesses de pisar nenhuma linha, porque aí são elas que definem o "ir em frente", mesmo que seja em curva, porque se seguiu a trajectória por elas definida. Quando se pisam linhas, muda-se de direcção, porque houve alteração de trajectória.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Ok, mas acho que não entendeste a minha questão. O pisca neste caso faz-se para a direita ou a esquerda? Ou primeiro direita e logo a seguir esquerda? É que normalmente quando venho de uma via e vou entrar noutra faz-se o pisca à esquerda ao entrar na nova via, mas isso é sempre que a única hipótese é continuares no mesmo sentido de marcha que já trazias...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Ok, mas acho que não entendeste a minha questão. O pisca neste caso faz-se para a direita ou a esquerda? Ou primeiro direita e logo a seguir esquerda? É que normalmente quando venho de uma via e vou entrar noutra faz-se o pisca à esquerda ao entrar na nova via, mas isso é sempre que a única hipótese é continuares no mesmo sentido de marcha que já trazias...
                                                        No outro post teu, em que referes um ângulo de 45º, estamos perante um entroncamento, logo mudança de direcção, portanto para mudança de direcção à direita ligarás o pisca da direita.

                                                        Seria o da esquerda caso fosse uma mudança de via, isto é, se seguisses rigorosamente paralelo e tivesses de te deslocar lateralmente uma fila de trânsito no mesmo sentido, como acontece por exemplo numa entrada de uma AE, porque é possível haver mais que uma fila. Ok, nesta situação a via acaba, mas desde o ponto de intersecção até à supressão ainda seguem paralelas uns bons metros.

                                                        Numa entrada a 45º, não é possível continuarmos com mais que uma fila pois uma delas forçosamente acaba imediatamente no ponto de intersecção, ao contrário do meu exemplo anterior. Ou seja, não é uma mudança de via, mas sim de direcção, em que se eu quero virar à direita, ligo o pisca direito, pois aqui se os outros não vêem o meu esquerdo ligado, assumem que está o direito e que quero entrar no seu sentido, e não no outro.

                                                        Foi melhor assim ou ainda confuso?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Se for um BMW então não se usa mesmo

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            @ DiSantos: Percebo o teu ponto de vista (e obrigado pelas explicações), que fazem sentido até certo ponto, mas depois volto a perguntar como é que eu "aviso" alguém que venha a certa distância, na estrada em que vou entrar, que estou de facto a entrar nessa estrada? Ou é totalmente desnecessário?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Tenho sempre a mesma dúvida quando passo num dado local que conheço e gostava de saber a vossa opinião.

                                                              Se eu vou numa via secundária que decorre paralelamente a outra principal, mas num ângulo de 45º, de modo que há uma altura em que a via secundária vai "encontrar-se" com a principal, se eu quiser seguir no mesmo sentido em que vinha -e sabendo que tenho essa opção ou a de virar à esquerda, mudando o meu sentido de marcha- ao entrar na via principal devo fazer pisca à direita ou à esquerda? Isto porque, quando a única hipótese é seguir "em frente", o que se faz ao entrar na via principal é pisca à esquerda, mas aqui existem as 2 hipóteses...
                                                              A tua dúvida fa-me lembrar isto:


                                                              Azul e vermelho - pisca para a esquerda
                                                              Verde - sem pisca
                                                              Amarelo - pisca para a direita

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X