Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa Justa,Injusta ou Excesso de Zelo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa Justa,Injusta ou Excesso de Zelo

    Ora bem,hoje presenciei algo estranho ou não,da qual queria a vossa opinião:
    uma colega minha ficou sem combustível e pediu-me se podia ir com ela buscar combustível para a carrinha dela.
    Tudo ok. Após ir buscar o mesmo e meter o mesmo na carrinha,a mesma não pegava,pois a bateria ficou descarregada (após forçar muito a mesma).
    Eu disse a ela para se tentar pôr a trabalhar de empurrão. EU e mais um senhor ajudamos a empurrar. Tipo,a cerca de 10/15 metros do local onde ficou estacionada há uma rotunda e após a rotunda,saindo na 3ª saída,dava para apanhar bom balanço para a mesma poder pegar. Só que,quando era para meter a 2ª a minha colega manteve a mesma em ponto morto. Nada de anormal até aqui.
    Após ficar parada na rotunda,surge logo de imediato 2 carros: um de um senhor que prontificou-se a ligar os cabos que tinha de modo por a carrinha a trabalhar e,azar dos azares: carro da PSP.
    Aqui é que o pior: os senhores agentes,em vez de ajudarem na situação,só vieram complicar. Implicaram logo por não ter sido utilizado quer os coletes,quer o triângulo. E eu disse que foi tudo de repente que nem tempo houve para tal. Mas eles continuaram a implicar e atrapalhar em vez de ajudar. Junto do senhor do carro não sei o que lhe foi dito,mas pediram os documentos,enquanto que à minha colega pediram-lhe tudo e acabaram por autua-la por não ter usado o triângulo e o colete (falaram-lhe em 2 contra-ordenações grave,quando,acho eu,só uma delas é grave,pois se consideram as duas graves são logo menos 4 pontos na carta da minha colega).
    A minha dúvida é,até que ponto se pode reverter esta situação. Testemunhas há,eu e o ex sogro dela,que estava a passar na rua e verificou todo o escândalo.
    Sei que eles tiraram foto aos veículos,mas,como a multa vai para casa (pois não pode pagar no momento),gostava de saber que estratégia a adotar...

    #2
    Originalmente Colocado por ipvesav Ver Post
    gostava de saber que estratégia a adotar...
    Assim de repente, podiam adoptar uma cena chamada código da estrada, digo eu.

    Depois os agentes é que estão mal

    Comentário


      #3
      Vamos recapitular....

      Dizes que não houve tempo, mas esgotaram a bateria a forçar o arranque, foste a uma bomba buscar gasolina e, posteriormente, ainda andaram a empurrar o carro para trás e para a frente, para o tirar do estacionamento onde, previsivelmente, estava. Digo previsivelmente, pois se já estivessem no meio da estrada ainda seria pior.

      Optam por dar "um encosto" com os cabos no meio de uma rotunda / entrada da mesma, implicando a imobilização de 2 carros para o efeito e a consequente prejuízo para os restantes automobilistas.

      E depois disto tudo achas que é excesso de zelo ? Sabes quantas mais contra-ordenações fizeram, todos e não apenas a tua colega ?

      Eu acho que, por muito boas intenções que existissem, os agentes têm toda a razão.

      Vão contestar o quê ?

      Comentário


        #4
        É assim: temos muita pena mas cumpriram o dever. O resto é filosofia ou poesia...
        A lei existe para proteger tb o condutor.

        Comentário


          #5
          É daquelas situações em que nos sentimos injustiçados, mas também não vejo grande volta a dar. Garantidamente que a tua colega nunca mais se vai deixar andar com o depósito na reserva até ficar a pé!

          Quanto à acumulação de infracções, tinha ideia que só se aplicava pela mais grave e que, sendo ambas da mesma gravidade, só uma contaria, mas posso estar enganado...

          Comentário


            #6
            A multa é justa, mas parece-me um pouco excesso de zelo, eles bem que podiam ter dado uma 'mãozinha'. Mas a lei é para cumprir.

            Comentário


              #7
              Com todo o respeito, e compreendendo a tua frustração, não vejo onde está o excesso de zelo.
              Em vários países, como na Noruega, o simples facto de ficares sem combustível na via publica é considerado contra-ordenação.
              No teu caso em concreto, era apenas necessário colocar o colete e o triângulo já que estava a impedir a normal circulação do transito...Não cumprindo a parte dela, a polícia só cumpriu o seu papel.

              Comentário


                #8
                É isso.
                Eu acho muito bem pq raramente as pessoas vestem o colete. Não se se por vergonha ou esquecimento mas é obrigatório e contribui para segurança de todos

                Comentário


                  #9
                  Finalmente, um tópico teu em que, de facto, houve uma multa. Quem espera, sempre alcança.

                  Comentário


                    #10
                    E por pouco a fava não era calhada a mim...
                    Porque quando a minha colega não conseguiu por a carrinha a trabalhar eu entrei para a mesma,mas assim que veio a PSP sai da mesma...
                    Mas sim LuisMiguel,podes acreditar que sim,lol.
                    Olha,tenho só uma dúvida,que se calhar podes ajudar-me,estacionar ou estar parado em cima do passeio,que tipo de multa é,se é leve ou grave?
                    Só para terminar,o que se passou ontem é um exemplo e a situação que descrevi num outro tópico sobre me terem dado prioridade quando não a tinha é um exemplo de que temos que estar preparados para tudo e a prova de que eles andam atentos a tudo...

                    Comentário


                      #11
                      Andar a empurrar carros no meio de rotundas já é mau demais. Fazê-lo sem colete é algo indescritível.

                      Não têm noção dos perigos?

                      Comentário


                        #12
                        A mim só me aconteceu 3 vezes pedir reboque e acho que só usei o triângulo,confesso,mas tinha tudo sinalizado com os 4 piscas.
                        Uma vez foi o carro que ficou imobilizado em cima de uma ponte,pois tive um problema com um chip,que fazia com que fosse abaixo e não pegasse e outra vez foi ter ficado sem embraiagem. Basicamente,só conseguia andar em 1ª e o melhor que consegui fazer foi encostar o carro...
                        E outra vez,um acidente,em que não era eu a conduzir e confesso,que foi a pior coisa e a maior irresponsabilidade que fiz na minha vida,que prefiro nem contar,porque na altura,por gostar da pessoa em questão fiz alguns disparates e esse foi um deles,isto à 6 anos.
                        Já me aconteceu ter que ligar cabos de bateria,mas era tipo num parque ou algo do género,mas nesta situação foi a primeira vez que vi tal.
                        Mas confesso que já vi piores,como ligarem cabos e estarem em sentido contrário.

                        Comentário


                          #13
                          Sabes que a falta de combustível também dá direito a coima, não sabes?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Sabes que a falta de combustível também dá direito a coima, não sabes?
                            a
                            Em Portugal, não dá.

                            Comentário


                              #15
                              Só nas autoestradas

                              Sent from mTalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                Só nas autoestradas

                                Sent from mTalk
                                a
                                E qual é o artigo onde isso está escrito? Tão bem quanto eu sei, cá não existe penalização por ficar sem gasolina.

                                Comentário


                                  #17
                                  na 25 de abril da direito a multa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                    na 25 de abril da direito a multa
                                    a
                                    Não dá. https://dre.pt/application/dir/pdf1s...1/00020003.pdf

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ficar sem combustível por si não dá direito a nenhuma contra-ordenação.

                                      No entanto é contra-ordenação parar o carro em locais indevidos e a falta de combustível não pode ser invocada como razão de força maior para essa paragem (p.ex. uma avaria grave poderia), exceto nos poucos casos em que há legislação específica sobre o assunto como é o caso da ponte 25 de abril

                                      Assim sendo, uma vez que é uma contra-ordenação parar numa AE, se ficares sem combustível numa AE estás a cometer essa contra-ordenação. Se for numa via normal, depende se conseguires parar em local legal ou não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        apagar sff

                                        Comentário


                                          #21
                                          Foi uma grande infracção.

                                          Excesso de zelo parece-me o caso da minha sobrinha que na fase de tirar a carta foi treinar com o pai ao lado para o Estádio Nacional e que foi apanhada, levaram-na para a esquadra no carro da polícia ficou com termo de identidade e residência e sem poder sair do país por 4 meses sem pedir e teve que pagar uma multa de 250 (a alternativa eram 50 hr de trabalho comunitário)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                            Foi uma grande infracção.

                                            Excesso de zelo parece-me o caso da minha sobrinha que na fase de tirar a carta foi treinar com o pai ao lado para o Estádio Nacional e que foi apanhada, levaram-na para a esquadra no carro da polícia ficou com termo de identidade e residência e sem poder sair do país por 4 meses sem pedir e teve que pagar uma multa de 250 (a alternativa eram 50 hr de trabalho comunitário)
                                            Não tinha carta pois não?

                                            Então? A lógica é a mesma...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Claro que é excesso de zelo! O que eles deviam ter feito é porem a sua própria vida em risco para resolverem uma situação que era perfeitamente evitável!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                Ficar sem combustível por si não dá direito a nenhuma contra-ordenação.

                                                No entanto é contra-ordenação parar o carro em locais indevidos e a falta de combustível não pode ser invocada como razão de força maior para essa paragem (p.ex. uma avaria grave poderia), exceto nos poucos casos em que há legislação específica sobre o assunto como é o caso da ponte 25 de abril

                                                Assim sendo, uma vez que é uma contra-ordenação parar numa AE, se ficares sem combustível numa AE estás a cometer essa contra-ordenação. Se for numa via normal, depende se conseguires parar em local legal ou não.
                                                a
                                                Ficar sem combustível é uma avaria, que impede o veículo de seguir a marcha. Ponto. Portanto, não é uma paragem nem um estacionamento.

                                                ParagemÉ uma imobilização voluntária do veículo pelo
                                                tempo estritamentenecessário
                                                para a entrada e saída de passageiros ou cargas e descargas demercadorias.
                                                Estacionamento
                                                É uma imobilização voluntária do veículo que não constitui paragem oudetenção, porque, por vezes, imobiliza-se por
                                                tempo indeterminado
                                                .
                                                https://pt.scribd.com/document/35552...cao-do-veiculo

                                                Ficar sem gasolina é uma decisão involuntária do condutor, portanto, o mesmo tem é que atuar em conformidade, ou seja, estacionar devidamente ou, não sendo isso possível, levar o veículo para a berma ou o mais à direita possível, ligar os quatro piscas, vestir o colete e pôr o triângulo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Não tinha carta pois não?

                                                  Então? A lógica é a mesma...
                                                  É um sitio com muito pouco movimento, muita visibilidade e supercontrolado.

                                                  É que se neste caso foi assim, quando apanham alguém a conduzir sem carta, sozinho numa estrada normal devia dar direito a quê ? fuzilamento ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    a
                                                    Ficar sem combustível é uma avaria, que impede o veículo de seguir a marcha. Ponto. Portanto, não é uma paragem nem um estacionamento.


                                                    https://pt.scribd.com/document/35552...cao-do-veiculo

                                                    Ficar sem gasolina é uma decisão involuntária do condutor, portanto, o mesmo tem é que atuar em conformidade, ou seja, estacionar devidamente ou, não sendo isso possível, levar o veículo para a berma ou o mais à direita possível, ligar os quatro piscas, vestir o colete e pôr o triângulo.
                                                    Os carros têm luz de reserva que dá para alguns kms, normalmente o suficiente para chegar à próxima bomba mesmo em AE. Se a pessoa passa por uma bomba com a luz acesa e não abastece, a paragem por falta de combustível deixa de ser involuntária. A pessoa sabia da autonomia limitada, pôde evitar a situação, mas optou por não o fazer.

                                                    Agora, pode ter a boia presa ou algo do genero que o impede de ter uma boa noção do combustível que tem. é a diferença entre apanhar multa em AE e não apanhar ;)

                                                    Pessoalmente, isto devia-se aplicar a outras situações. Um rebentamento dum pneu quando o mesmo está abaixo do limite legal, por exemplo.
                                                    Se ao condutor sabe do problema e do risco, a imobilização da viatura por esse motivo não é involuntária.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu carro não tem luz de reserva e não sei se os senhores agentes são entendidos o suficiente ou sequer perguntam qual o problema da viatura numa situação dessas.

                                                      Também já não seria o primeiro a ser autuado após um acidente por não sinalizar o mesmo com triângulo e vestirem coletes.
                                                      Só se fala em excesso de zelo por muitos outros agentes fecharem os olhos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu diria que ficar sem combustível é um acto negligente do condutor, e não uma avaria.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          Os carros têm luz de reserva que dá para alguns kms, normalmente o suficiente para chegar à próxima bomba mesmo em AE. Se a pessoa passa por uma bomba com a luz acesa e não abastece, a paragem por falta de combustível deixa de ser involuntária. A pessoa sabia da autonomia limitada, pôde evitar a situação, mas optou por não o fazer.

                                                          Agora, pode ter a boia presa ou algo do genero que o impede de ter uma boa noção do combustível que tem. é a diferença entre apanhar multa em AE e não apanhar ;)

                                                          Pessoalmente, isto devia-se aplicar a outras situações. Um rebentamento dum pneu quando o mesmo está abaixo do limite legal, por exemplo.
                                                          Se ao condutor sabe do problema e do risco, a imobilização da viatura por esse motivo não é involuntária.
                                                          Isso parte do princípio que está tudo operacional no carro. Eu lembro-me perfeitamente de, à boleia do meu pai, ficar sem gasolina com o ponteiro no 1/4 de depósito. De qualquer modo, é uma decisão involuntária, pelo que não é especificamente ilegal ficar sem gasolina.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A malta em situação de "stress" esquece as regras. Há coletes é para usar, manobras e encosto e empurrar tudo por sinalizar, queriam o quê...
                                                            Quando é um acidente até dão o desconto devido ao stress envolvido.

                                                            Ainda este fim de semana, toque da treta numa rotunda, lá estavam os 2 envolvidos ao telefone de fora do carro...
                                                            Ia de mota, dei mais uma volta à rotunda e avisei, ponham triângulo e coletes que a polícia chateia-vos logo.
                                                            Acho que o fizeram, passado 5 min lá estava a GNR e eles de colete .


                                                            Já me aconteceu ter um acidente, (bateram me em andamento) e encostei completamente fora da via e numa perpendicular à estrada principal.
                                                            E quando chegou, a GNR perguntou pelo triângulo e coletes apesar dos carros estarem como estacionados, mas deixou passar claro.
                                                            Editado pela última vez por PePa; 09 January 2017, 17:45.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X