E eu a julgar que isto ia ser uma discussão com especialistas a referenciar artigos do código da estrada e tal.
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Carro a sair duma garagem VS ciclista a subir um passeio
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O condutor do veículo que estava a sair da garagem é o culpado, e volto a frisar que é permitido a circulação de velocípedes pelo passeio de crianças até 10 anos de idade.
Neste caso em particular e se chamassem as autoridades, o condutor do velocípede se tivesse mais de 10 anos de idade seria autuado, mas a companhia de seguros atribuiria a culpa ao condutor do veículo automóvel.Editado pela última vez por rafsantos; 13 March 2017, 20:49.
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Originalmente Colocado por Ciclista Ver PostEncontrei isto:
Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostO condutor do veículo que estava a sair da garagem é o culpado, e volto a frisar que é permitido a circulação de velocípedes pelo passeio de crianças até 7 anos de idade.
Neste caso em particular e se chamassem as autoridades, o condutor do velocípede se tivesse mais de 7 anos de idade seria autuado, mas a companhia de seguros atribuiria a culpa ao condutor do veículo automóvel.
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostO condutor do veículo que estava a sair da garagem é o culpado, e volto a frisar que é permitido a circulação de velocípedes pelo passeio de crianças até 10 anos de idade.
Neste caso em particular e se chamassem as autoridades, o condutor do velocípede se tivesse mais de 10 anos de idade seria autuado, mas a companhia de seguros atribuiria a culpa ao condutor do veículo automóvel.
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no meio disso tudo, o que eu acho estúpido é meterem crianças de 10 ou 11 anos na estrada a andarem de bicicleta. eu não deixava o meu filho andar lá, a não ser para mudar de rua. se fosse com 14 anos, penso que já teriam mais maturidade e principalmente cálculo de risco e reflexos. com 10 anos são crianças que saíram da 4ª classe há meses...
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Eu não estava lá para ver, mas acho que estás a contar mal a história, há por aí qualquer coisa mal contada.
Dizes que não foste para a estrada porque era mais fácil subir a rua pelo passeio e depois seguires caminho, isto é o princípio para o desenrolar do acidente.
Portanto estará a lei a proteger um prevaricador.
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Para mim o principal culpado de um acidente é aquele que em ultima instancia cometeu a infração que levou à inevitabilidade do acidente.
O facto de alguém cometer uma infração não dá o direito aos outros para causarem um acidente.
Supostamente não podes andar no passeio montado na bicicleta, mas isso não lhe dá o direito de te atropelar.
Ele deveria ter-te cedido passagem, tal como deveria fazer caso levasses a bicicleta ao lado em vez de estares montado nela.Editado pela última vez por rppm; 14 March 2017, 17:18.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDito por um fulano que não tem vergonha na cara em afirmar que desrespeita a quem se destina o passeio... Tem cá uma moral!
Originalmente Colocado por Grenadier Ver PostQuem faz uso da bicicleta para actividades quotidianas, é natural que utilize passeios ou não?
Ou o homem vai ao supermercado ou à tabacaria e deixa a bicicleta na estrada?
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Originalmente Colocado por rppm Ver PostSupostamente deve descer da bicicleta para andar no passeio; mas neste caso isso só o tornaria ainda menos visivel para quem sai da garagem e não teria evitado o acidente.
Um peão desloca-se com velocidade lenta provavelmente o condutor até tem visão e controlar para não bater até o peão se pode desviar, mas uma bicicleta com alguma velocidade nessas situações é inevitavel...
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Originalmente Colocado por joliveira33 Ver PostMas tambem se pode ver a coisa por outro prisma ...
Um peão desloca-se com velocidade lenta provavelmente o condutor até tem visão e controlar para não bater até o peão se pode desviar, mas uma bicicleta com alguma velocidade nessas situações é inevitavel...
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Originalmente Colocado por rppm Ver PostPara mim o principal culpado de um acidente é aquele que em ultima instancia cometeu a infração que levou à inevitabilidade do acidente.
O facto de alguém cometer uma infração não dá o direito aos outros para causarem um acidente.
Supostamente não podes andar no passeio montado na bicicleta, mas isso não lhe dá o direito de te atropelar.
Ele deveria ter-te cedido passagem, tal como deveria fazer caso levasses a bicicleta ao lado em vez de estares montado nela.
Imagina que embatias no carro que estava mal estacionado, despistavas-te e ias embater contra um individuo maior de 10 anos que circulava de bicicleta no passeio? O veiculo mal estacionado e o condutor do velocípede eram autuados mas tu continuava s a ser o responsável pelo acidente, resultasse este em feridos ou mesmo só danos.
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostO condutor do veículo que estava a sair da garagem é o culpado, e volto a frisar que é permitido a circulação de velocípedes pelo passeio de crianças até 10 anos de idade.
Neste caso em particular e se chamassem as autoridades, o condutor do velocípede se tivesse mais de 10 anos de idade seria autuado, mas a companhia de seguros atribuiria a culpa ao condutor do veículo automóvel.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostMas como fazes numa situação destas, numa rampa tão íngreme que não permite visibilidade nem ponto de embraiagem e que desemboca directamente num passeio?? Os responsáveis por tais construções é que deviam ir à barra do tribunal...
Eu entendo que é complicado uma situação destas, mas a verdade é que que sai de uma garagem (seja ela em rampa acentuada ou não) tem que tomar as devidas precauções para quem vem a circular no passeio e na via onde se vai entrar.
Quem constrói é culpado, mas quem compra também não está isento de culpa.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostMas como fazes numa situação destas, numa rampa tão íngreme que não permite visibilidade nem ponto de embraiagem e que desemboca directamente num passeio?? Os responsáveis por tais construções é que deviam ir à barra do tribunal...
Posso dar o meu exemplo
a saída do meu prédio é quase igual ao do tópico e sabendo que se acontecer algo sou sempre o culpado, quando vou a subir a rampa ainda antes de sair dou duas buzinadelas, acho que pode ajudar a evitar mas não deixo de ter culpa na mesma caso atropele alguém que por exemplo vá a ouvir música com auscultadores ....
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Originalmente Colocado por ricbarata Ver PostPosso dar o meu exemplo
a saída do meu prédio é quase igual ao do tópico e sabendo que se acontecer algo sou sempre o culpado, quando vou a subir a rampa ainda antes de sair dou duas buzinadelas, acho que pode ajudar a evitar mas não deixo de ter culpa na mesma caso atropele alguém que por exemplo vá a ouvir música com auscultadores ....Editado pela última vez por LinoMarques; 14 March 2017, 21:28.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostMas como fazes numa situação destas, numa rampa tão íngreme que não permite visibilidade nem ponto de embraiagem e que desemboca directamente num passeio?? Os responsáveis por tais construções é que deviam ir à barra do tribunal...
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostNão podes interpretar a situação assim, imagina que está um carro estacionado em plena faixa de rodagem e tu vais embater contra o mesmo, o carro em que bateste estava a infringir o código da estrada, chamas as autoridades e esse veiculo é autuado, mas tu continuas a ser o responsável pelo acidente.
Imagina que embatias no carro que estava mal estacionado, despistavas-te e ias embater contra um individuo maior de 10 anos que circulava de bicicleta no passeio? O veiculo mal estacionado e o condutor do velocípede eram autuados mas tu continuava s a ser o responsável pelo acidente, resultasse este em feridos ou mesmo só danos.
Originalmente Colocado por joliveira33 Ver PostMas tambem se pode ver a coisa por outro prisma ...
Um peão desloca-se com velocidade lenta provavelmente o condutor até tem visão e controlar para não bater até o peão se pode desviar, mas uma bicicleta com alguma velocidade nessas situações é inevitavel...
Tanto quanto sabemos ele até poderia ir a velocidade de passo.Editado pela última vez por rppm; 15 March 2017, 11:31.
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Originalmente Colocado por ricbarata Ver PostPosso dar o meu exemplo
a saída do meu prédio é quase igual ao do tópico e sabendo que se acontecer algo sou sempre o culpado, quando vou a subir a rampa ainda antes de sair dou duas buzinadelas, acho que pode ajudar a evitar mas não deixo de ter culpa na mesma caso atropele alguém que por exemplo vá a ouvir música com auscultadores ....
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostNo meu tempo andar de bicicleta no passeio não era proibido. Agora é, mas eu circulo lá quando o trânsito na estrada é "excessivo". É mais seguro para mim nessas circunstâncias, ainda há muito desrespeito por ciclistas
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Originalmente Colocado por Grenadier Ver PostNão, não se trata de assumir responsabilidades.
Não é nada disso a que eu me refiro.
NO final, não sei de quem será a culpa do acidente.
Não sei mesmo.
Compreendo a posição do condutor porque também saio de garagens com a mesma configuração, faço cuidado mas ainda assim do que tenho mais medo é de acertar num peão visto que a visibilidade é nula.
Mas onde queria chegar é ao pseudo moralismo de mandar pedras ao ciclista.
Quem faz uso da bicicleta para actividades quotidianas, é natural que utilize passeios ou não?
Ou o homem vai ao supermercado ou à tabacaria e deixa a bicicleta na estrada?
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Originalmente Colocado por omnibus Ver PostSe ele tem feito o que é suposto para ir ao supermercado (desmontar da bina e levar pela mão) não estavamos a ter esta conversa, ele era uma simples vítima de atropelamento!
Capítulo 8 do Guia do condutor de velocípede pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária:
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