Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Test drive: 320d (E90)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Test drive: 320d (E90)

    Caros foristas,

    Hoje tive o privilégio de passar o dia com um 320d E90 de 2010, tendo feito cerca de 200 km com a viatura. Nunca tinha conduzido este modelo e estava curioso de ver ao vivo se o dizer "prazer de condução" se aplicava.

    O carro é de uma pessoa amiga, que me o deixou à guarda por uns dias. Bem estimado e de garagem, conta com 183 mil km e tem caixa automática. Como muitos saberão, o carro tem motor N47 e felizmente nunca teve de trocar a corrente. E sinceramente não me pareceu que esteja em vias de precisar.

    Por fora está normal para os anos que tem, mas basta uma lavagem para o deixar com bom aspeto. No interior (bege) está tudo impecável, embora os puxadores das portas apresentem desgaste acelerado (já não é o primeiro série 3 em que vejo isto).

    Fiz os 200 km numa viagem de ida-e-volta na N1 zona centro, sem grande trânsito (feriado). A adaptação à condução foi muito fácil. Do lugar do condutor o carro parece pequeno e maneirinho. Não dá nada aquela sensação de banheira que às vezes os sedans dão.

    No início a caixa parecia muito pastelona e era preciso provocá-la bastante para lá se decidir a reduzir de mudança. Estava com saudades das patilhas no volante do meu outro carro automático quando percebi que o modo manual da caixa também tinha uma programação sport.. bem, que diferença. O carro parece que ganhou nova vida. Passou a estar sempre solícito e muito mais despachado. Tão despachado que tive de me conter várias vezes para não passar dos limites.. é que se for apanhado no radar, a multa vai para o amigo e é chato. Prazer de condução sim, mas só em modo sport. A única nota negativa na condução sport foi a insonorização, que decididamente não está ao nível do seu rival da altura, o mercedes W204. Tive um C180 cdi por uns anos e o habitáculo era bem mais silencioso.

    Resumindo, passados 200 km fiquei com muito boa impressão do carro, que certamente fará as delícias de quem gosta de ritmos mais espevitados.

    Aqui fica o registo fotográfico e um resumo dos pontos principais:



    Pontos positivos:
    Ágil e divertido de conduzir
    Boa qualidade geral, mas precisa de ser bem cuidado e mantido

    Pontos negativos:
    Modo drive da caixa auto é para esquecer
    Encosto de cabeça do passageiro traseiro central tira muita visibilidade
    Motor N47 pode causar alguma ansiedade
    Algo ruidoso, mesmo a baixa velocidade

    #2
    fizeste-me lembrar um tópico que criei há muitos anos e que fui atualizando com 3 ou 4 experiênjcias que tive. esse com os kms que tem ainda tem muito para durar!

    Comentário


      #3
      excelente partilha obg.
      Tive um com caixa manual e a merd4 da caixa é um nojo.
      BMW só automáticos.

      A caixa manual dos VAG é muito mais suave.




      Comentário


        #4
        Essa geração de série 3 foi aquela que acabei por conhecer melhor, conduzi quase todas as motorizações desde o 320d ao M3, passando pelo 335i, 335d, 325i, etc.

        Säo porreiros e equilibrados, o facto de serem rwd e terem uma distribuição de pesos próxima dos 50/50 e algum feeling nos comandos dá-lhes algum carácter.

        O motor 20d combinado com cx auto não é o melhor combo para se falar de prazer de condução, mas é um bom estradista.

        Comentário


          #5
          o 20d certamente não se compara com as variantes mais apimentadas.. mas no modo sport responde bastante bem e praticamente não se nota turbo lag. Já o meu C180 cdi aquilo levava uns bons 1-2 segundos a encher o turbo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            o 20d certamente não se compara com as variantes mais apimentadas.. mas no modo sport responde bastante bem e praticamente não se nota turbo lag. Já o meu C180 cdi aquilo levava uns bons 1-2 segundos a encher o turbo
            Portugal sendo um país de recursos modestos e com uma fiscalidade auto altamente penalizadora acaba por lidar com muitos carros submotorizados e não muito bem dimensionado sem termos de motor.

            Comentário


              #7
              este 320d certamente não é submotorizado.. já o C180 diria que é. Se bem que em autoestrada em cruise control ele aguenta-se bem até aos 170 km/h. Acima disso começa a perder velocidade nas subidas.

              Comentário


                #8
                eu andei no anterior, um de 177cv e aquilo em 4ª já ia quase nos 150 sem darmos conta e ainda faltavam 2 mudanças. muito progressivo, muito linear. estw de 184cv presumo que fosse pelo mesmo caminho, mas para mim sempre tive aversão a caixas auto... só conduzi no x6 30d.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X