Mas com portagens.
O Governo efectuou neste Verão a escolha dos dois últimos candidatos à construção e exploração do IC16 e IC30, duas vias incluídas na concessão Grande Lisboa.
Serão duas auto-estradas interligadas, com portagem, e que permitirão desviar trânsito do IC19 – a “pequena tragédia diária de 450 mil habitantes da linha de Sintra”, como definiu o Presidente Jorge Sampaio – para a CREL, no caso do IC16, e para a A5, em Alcabideche, com o IC30. Nestas vias, uma das novidades é a exclusão de pagamento para residentes, no troço do IC16 já construído (entre o IC19 e o Lourel), e que será agora renomeado de IC30. A partir do seu actual extremo no IC19, em Ranholas, seguirá por mais 10 km, sempre no mesmo perfil de auto-estrada, até à A5, em Alcabideche. De acordo com as Estradas de Portugal, a identificação de “tráfego local” será efectuada consoante a entrada e saída neste lanço do IC30, determinando-se que não terão de pagar aqueles que acedam e saiam desta auto-estrada nos nós já hoje existentes (do IC19 ao Lourel).
No troço a construir, serão atravessados vários campos agrícolas e afectados alguns edifícios e empresas, nomeadamente de ferro velho.
A entrega ao consórcio vencedor – agora existem apenas dois candidatos, a AEGL, constituída pela Brisa e Somague, e a Lusolisboa, que inclui, entre outras, a Mota-Engil – será efectuada no primeiro trimestre do próximo ano, seguindo-se o processo de construção até ao segundo semestre de 2008. O contrato com a concessionária vigorará por 30 anos, contemplando, além dos IC16 e IC30, com cerca de 25 km, a manutenção de mais cerca de 55 km de outras vias. A saber: IC2 entre Sacavém e Santa Iria, IC17 entre Algés e Sacavém, IC19 entre a Buraca e Ranholas, IC 22 de Olival Basto à CREL e IP7, este, o denominado Eixo rodoviário Norte-Sul.
Ambiente levanta dúvidas
No entanto, o início das obras poderá atrasar-se, já que a Avaliação de Impacto Ambiental expirou em 2003 e está no Instituto do Ambiente para análise do pedido, efectuado pelo Governo, de prorrogação do período de vigência, o que está previsto na Lei.
Uma fonte do Instituto confirmou-o: “recebemos há pouco o pedido de prorrogação do prazo. Está a ser analisado pela presidência”. Quanto a uma decisão, “talvez em Setembro”. Caso não seja autorizada a utilização da actual Avaliação de Impacto, datada de 2001, o processo terá de recomeçar quase do zero, e serão seguidos os requisitos da nova lei do ruído, mais restrita, o que poderá obrigar a uma redefinição do traçado pré-estabelecido (linha vermelha no mapa acima).
Este seria mais um atraso numa obra que já sofreu vários recuos. Se o cenário pessimista se confirmar, os 450 mil sintrenses terão, na melhor das hipóteses, a tão necessitada alternativa ao IC19 somente em 2009.
Conclusão do Eixo Norte-Sul alivia 2ª Circular
O Eixo Norte-Sul vai ficar concluído no próximo Verão, ligando a Ponte 25 de Abril à Ponte Vasco da Gama, A1 e A8. A 2.º Circular será aliviada.
O Eixo Norte-Sul, aberto há vários anos entre a Ponte 25 de Abril e a Avenida Padre Cruz, em Telheiras, estará concluído dentro de um ano, chegando, finalmente, à CRIL (IC17), junto ao Túnel do Grilo. Ficará já em plena descida para a Ponte Vasco da Gama, e junto à entrada da auto-estrada do Norte, em Sacavém. Por outro lado, a A8, que liga Lisboa a Leiria, fica a cerca de cinco quilómetros, com ligação pela CRIL. Entre os benefícios do Eixo N-S estará a redução do tráfego nas congestionadas 2ª Circular e Calçada de Carriche e, ainda, a serventia à Alta de Lisboa. O novo troço de 4,5 km terá quatro nós, o primeiro na Ameixoeira, o segundo no Alto do Lumiar, seguindo-se Camarate e, por fim, a CRIL. Entre as obras de arte contam-se um viaduto de 700 m que sobrevoa a Avenida Padre Cruz e a Alameda das Linhas de Torres (obrigando a demolir alguns edifícios de habitação antigos) e uma estrutura de betão em forma de túnel junto ao forte da Ameixoeira.
A Concessão Grande Lisboa, IC16/IC30, que aliviará o IC19, vai finalmente avançar e estará pronta em 2008. Em 2006 saber-se-á qual a concessionária que explorará o IC16 e IC30, que ligarão Sintra à CREL e a Cascais, respectivamente, com portagem.
- Nó do Lourel
Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16.
- Nó de Sacotes
Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel
- Nó do Telhal
O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.
- Agualva-Cacém
Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.
- O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.
- Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.
Legenda:
1- Nó do Lourel
Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16. A via na foto será design
5 - Agualva-Cacém
Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.
2 - Nó de Sacotes
Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel
6 - IC16/CREL
O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.
3 - Área de Serviço
7 - IC30 até A5
Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.
4 - Nó do Telhal
O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.
Fontes:
- www.vtecpt.com
- www.factaccess.pt
O Governo efectuou neste Verão a escolha dos dois últimos candidatos à construção e exploração do IC16 e IC30, duas vias incluídas na concessão Grande Lisboa.
Serão duas auto-estradas interligadas, com portagem, e que permitirão desviar trânsito do IC19 – a “pequena tragédia diária de 450 mil habitantes da linha de Sintra”, como definiu o Presidente Jorge Sampaio – para a CREL, no caso do IC16, e para a A5, em Alcabideche, com o IC30. Nestas vias, uma das novidades é a exclusão de pagamento para residentes, no troço do IC16 já construído (entre o IC19 e o Lourel), e que será agora renomeado de IC30. A partir do seu actual extremo no IC19, em Ranholas, seguirá por mais 10 km, sempre no mesmo perfil de auto-estrada, até à A5, em Alcabideche. De acordo com as Estradas de Portugal, a identificação de “tráfego local” será efectuada consoante a entrada e saída neste lanço do IC30, determinando-se que não terão de pagar aqueles que acedam e saiam desta auto-estrada nos nós já hoje existentes (do IC19 ao Lourel).
No troço a construir, serão atravessados vários campos agrícolas e afectados alguns edifícios e empresas, nomeadamente de ferro velho.
A entrega ao consórcio vencedor – agora existem apenas dois candidatos, a AEGL, constituída pela Brisa e Somague, e a Lusolisboa, que inclui, entre outras, a Mota-Engil – será efectuada no primeiro trimestre do próximo ano, seguindo-se o processo de construção até ao segundo semestre de 2008. O contrato com a concessionária vigorará por 30 anos, contemplando, além dos IC16 e IC30, com cerca de 25 km, a manutenção de mais cerca de 55 km de outras vias. A saber: IC2 entre Sacavém e Santa Iria, IC17 entre Algés e Sacavém, IC19 entre a Buraca e Ranholas, IC 22 de Olival Basto à CREL e IP7, este, o denominado Eixo rodoviário Norte-Sul.
Ambiente levanta dúvidas
No entanto, o início das obras poderá atrasar-se, já que a Avaliação de Impacto Ambiental expirou em 2003 e está no Instituto do Ambiente para análise do pedido, efectuado pelo Governo, de prorrogação do período de vigência, o que está previsto na Lei.
Uma fonte do Instituto confirmou-o: “recebemos há pouco o pedido de prorrogação do prazo. Está a ser analisado pela presidência”. Quanto a uma decisão, “talvez em Setembro”. Caso não seja autorizada a utilização da actual Avaliação de Impacto, datada de 2001, o processo terá de recomeçar quase do zero, e serão seguidos os requisitos da nova lei do ruído, mais restrita, o que poderá obrigar a uma redefinição do traçado pré-estabelecido (linha vermelha no mapa acima).
Este seria mais um atraso numa obra que já sofreu vários recuos. Se o cenário pessimista se confirmar, os 450 mil sintrenses terão, na melhor das hipóteses, a tão necessitada alternativa ao IC19 somente em 2009.
Conclusão do Eixo Norte-Sul alivia 2ª Circular
O Eixo Norte-Sul vai ficar concluído no próximo Verão, ligando a Ponte 25 de Abril à Ponte Vasco da Gama, A1 e A8. A 2.º Circular será aliviada.
O Eixo Norte-Sul, aberto há vários anos entre a Ponte 25 de Abril e a Avenida Padre Cruz, em Telheiras, estará concluído dentro de um ano, chegando, finalmente, à CRIL (IC17), junto ao Túnel do Grilo. Ficará já em plena descida para a Ponte Vasco da Gama, e junto à entrada da auto-estrada do Norte, em Sacavém. Por outro lado, a A8, que liga Lisboa a Leiria, fica a cerca de cinco quilómetros, com ligação pela CRIL. Entre os benefícios do Eixo N-S estará a redução do tráfego nas congestionadas 2ª Circular e Calçada de Carriche e, ainda, a serventia à Alta de Lisboa. O novo troço de 4,5 km terá quatro nós, o primeiro na Ameixoeira, o segundo no Alto do Lumiar, seguindo-se Camarate e, por fim, a CRIL. Entre as obras de arte contam-se um viaduto de 700 m que sobrevoa a Avenida Padre Cruz e a Alameda das Linhas de Torres (obrigando a demolir alguns edifícios de habitação antigos) e uma estrutura de betão em forma de túnel junto ao forte da Ameixoeira.
A Concessão Grande Lisboa, IC16/IC30, que aliviará o IC19, vai finalmente avançar e estará pronta em 2008. Em 2006 saber-se-á qual a concessionária que explorará o IC16 e IC30, que ligarão Sintra à CREL e a Cascais, respectivamente, com portagem.
- Nó do Lourel
Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16.
- Nó de Sacotes
Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel
- Nó do Telhal
O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.
- Agualva-Cacém
Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.
- O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.
- Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.
Legenda:
1- Nó do Lourel
Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16. A via na foto será design
5 - Agualva-Cacém
Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.
2 - Nó de Sacotes
Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel
6 - IC16/CREL
O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.
3 - Área de Serviço
7 - IC30 até A5
Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.
4 - Nó do Telhal
O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.
Fontes:
- www.vtecpt.com
- www.factaccess.pt
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