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Peripécias e relatos rodoviários em Coimbra
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Editado pela última vez por PugGT; 10 February 2024, 14:07.
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O passe e bilhetes vão ser intermodais, para autocarros, metrobus, e comboios urbanos. Elevada frequência no eixo urbano, de 5 a 10 min, e no eixo suburbano com frequências melhores que as velhas Allan, aliado a maior conforto. Estamos falar de circulação em linha dedicada com guiamento óptico e prioridade em semáforos, rotundas e cruzamentos, portanto será mais rápido que um autocarro em via normal.
O importante é haver alternativas, muita gente vai continuar a usar o carro e a estacionar em cima do passeio à porta do destino, e vai haver quem passe a usar mais o transportes públicos.
Não esquecer que com o encerramento da ligação à estação nova, com a requalificação de toda aquela zona, este va ser o meio de transporte principal para quem chega de comboio.
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Uma pergunta um pouco off-tpic , mas que tem a ver com Coimbra.
Alguém sabe como obter informações sobre doentes que estão no serviço de urgência dos HUC?
Ligo para o 239400400 (geral) e apenas me dizem que o doente ainda está nas urgências (Há mais de 24h).
Ligo para o Gabinete de informação médica (961835797) e não consigo ser atendido. Isto após mais de 30 tentativas ao longo do dia.
Na net surgiu uma noticia, em maio de 2023, que tal poderia ser efetuado através da app MyCHUC. Eu tenho a aplicação e não consigo encontrar essa funcionalidade.
A pessoa em questão é idosa, sem telemóvel e com graves problemas de saúde.
Alguém me pode ajudar?
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Nova ponte sobre o Mondego vai reduzir 40% do tráfego rodoviário
A construção de uma nova ponte rodoviária sobre o rio Mondego, na zona do Choupal - ao lado do atual traçado da ponte ferroviária –, vai permitir uma redução de 40% do tráfego atual, se for acompanhada por um novo nó no Almegue. Quem o diz é Ana Bastos, vereadora da Câmara de Coimbra, que ontem revelou já ter lido o estudo de gestão de tráfego que a autarquia encomendou, e não ter dúvidas de que será “uma solução de trânsito fluída”.
Diário As Beiras
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Originalmente Colocado por DaniFR Ver PostNova ponte sobre o Mondego vai reduzir 40% do tráfego rodoviário
A construção de uma nova ponte rodoviária sobre o rio Mondego, na zona do Choupal - ao lado do atual traçado da ponte ferroviária –, vai permitir uma redução de 40% do tráfego atual, se for acompanhada por um novo nó no Almegue. Quem o diz é Ana Bastos, vereadora da Câmara de Coimbra, que ontem revelou já ter lido o estudo de gestão de tráfego que a autarquia encomendou, e não ter dúvidas de que será “uma solução de trânsito fluída”.
Diário As Beiras
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Solução para o Almegue, apresentada na proposta preliminar do Plano de Pormenor da Estação Intermodal de Coimbra.
Nova ponte feroviária para a linha de alta velocidade e linha do norte que passará na zona de Bencanta através de um flyover. Nova ponte do IC2, passando em viaduto por cima da rotunda do Almegue, solução que devia ter sido feita logo de inicio. Demolição do viadutos da Casa do Sal, mantendo apenas a ligação à circular.
Editado pela última vez por DaniFR; 19 March 2024, 20:13.
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Mais uma alteração que poderá complicar a vida à malta:
Na sequência do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano Alto de São João – Portagem, a cargo da Infraestruturas de Portugal, será necessário implementar, a partir desta quarta-feira de manhã, um corte de trânsito no cruzamento da Rua Dom João III com a Rua General Humberto Delgado, anuncia a Metro Mondego.
Esta intervenção, que durará três dias, é imprescindível para os trabalhos de pavimentação.
Assim, durante a intervenção, o troço da Rua D. João III entre a Rua Infanta D. Maria e a Rua General Humberto Delgado será interdito ao trânsito geral, exceto para acesso ao estacionamento do Alma Shopping.
Por outro lado, será provisoriamente possível a quem vem da Rua Carolina Michaellis prosseguir pela Rua Infanta D. Maria até ao cruzamento com a Rua D. Manuel I.
O segmento da Rua General Humberto Delgado junto ao Alma Shopping assumirá perfil de duplo sentido de forma a ser possível aceder ao estacionamento do shopping vindo da zona da Escola Avelar Brotero.
https://www.noticiasdecoimbra.pt/cor...ra-a-metrobus/
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A extensão de obra é enorme, é natural que não se veja muita gente amontoada. Certo é que o troço suburbano até o Alto de São João está praticamente terminado; na avenida central a obra avança; na zona do Parque Verde a primeira camada de asfalto está colocada e agora a intervenção centra-se na zona da estação Parque, tendo sofrido avanços nestas duas últimas semanas; na Portagem, passo lá diariamente e as máquinas estão sempre a trabalhar. Não tenho passado na zona da Solum, desconheço qual o avanço da coisa, mas daqui a uma semana vai, finalmente, abrir a Praça 25 de Abril.
Parece-me bastante credível que antes do final do ano abra o serviço entre Serpins e a Portagem.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
isso é o que menos importa.. é a frequência das carreiras que pode mudar hábitos
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Os 5' de frequência é apenas no troço urbano. A duração do percurso entre o Alto de São João/Coimbra-B/HUC cifra-se entre os 15 e os 25 minutos (contas feitas pelo LNEC). Ora, para já vêm 35 BRT por isso parece-me viável a execução de tais frequências. A única questão que se me coloca é na linha Aeminium/Pediátrico onde existem dois ou três pontos de partilha com o trânsito comum (ainda que de escassos metros) que, caso não seja devidamente assegurada a prioridade ao BRT, pode constituir um obstáculo à fluidez do sistema.
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Chegou hoje o primeiro autocarro. Certamente será bem mais confortável que as velhas automotoras a diesel, e com mais frequências.
Sabemos que o ideal era um sistema de tram train, mas entre não ter nada ou uma linha de automotoras numa via rodeada de mato em plena zona urbana, onde não faziam qualquer investimento nem serviam os habitantes de Coimbra, prefiro este sistema BRT com elevada frequência e possibilidade de expansão para outras zonas.
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