Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peripécias e relatos rodoviários em Coimbra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BRT, um autocarro articulado que pode circular em qualquer via deste País?


    Se ao menos tivesse sido algo mais parecido com isto:

    capacity-stage-facts.jpg


    Agora um autocarro eléctrico articulado com 18,75 metros, tão banal como qualquer outro que se possa ver em Lisboa ou Porto.

    Comentário



      ...

      Comentário


        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        BRT, um autocarro articulado que pode circular em qualquer via deste País?
        Agora um autocarro eléctrico articulado com 18,75 metros, tão banal como qualquer outro que se possa ver em Lisboa ou Porto.
        Alguém q me compreende !!! É VERGONHOSO chamarem Metro a esta coisa articulada e o dinheiro gasto nas linhas dedicadas

        Já tinham a linha feita de Serpins até Coimbra e era só modernizar/substituir alguns carris​ e depois pôr algo q pudesse circular neles​​. Se nao houvesse nada de raiz ainda compreendia mas assim ??? Este autocarro pode ir pela N17 e poupava-se milhoes f....
        Editado pela última vez por PugGT; 23 April 2024, 13:37.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post

          ...


          Mas afinal já não são elétricos, mas sim a GNV?!

          imagem.png
          Editado pela última vez por TSport; 23 April 2024, 13:35.

          Comentário


            Lembro-me de andar nos autocarros articulados em Coimbra, talvez há 25/30 anos atrás. Era bem divertido fazer aquelas curvas mais apertadas na zona móvel ou mesmo lá atrás.

            Comentário


              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
              Alguém q me compreende !!! É VERGONHOSO chamarem Metro a esta coisa articulada e o dinheiro gasto nas linhas dedicadas

              Já tinham a linha feita de Serpins até Coimbra e era só modernizar/substituir alguns carris​ e depois pôr algo q pudesse circular neles​​. Se nao houvesse nada de raiz ainda compreendia mas assim ??? Este autocarro pode ir pela N17 e poupava-se milhoes f....
              huh..?? há montes de cidades com BRT.

              Manter a antiga linha da lousã não era viável porque não tem dois sentidos.. sem dois sentidos e linhas dedicadas não consegues frequências de 5-10 mins e portanto ninguém ia querer usar isso. Alargar para meter carris em dois sentidos ficava bem mais caro que fazer um BRT.

              Eu também preferia uma solução tipo elétrico rápido em dois sentidos, mas o BRT fica mais barato e por isso foi escolhido. Na verdade acho que se tentou primeiro o elétrico, mas a UE não financiava q.b. e teve de ser ir para o BRT.

              Comentário


                Originalmente Colocado por TSport Ver Post


                Mas afinal já não são elétricos, mas sim a GNV?!

                imagem.png
                Os da imagem são os novos articulados da Carris.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                  Alguém q me compreende !!! É VERGONHOSO chamarem Metro a esta coisa articulada e o dinheiro gasto nas linhas dedicadas

                  Já tinham a linha feita de Serpins até Coimbra e era só modernizar/substituir alguns carris​ e depois pôr algo q pudesse circular neles​​. Se nao houvesse nada de raiz ainda compreendia mas assim ??? Este autocarro pode ir pela N17 e poupava-se milhoes f....
                  Não é apenas em Coimbra que se apelida o BRT de Metro. Por exemplo, na cidade australiana de Brisbane, o Metro é todo ele em sistema BRT. Evidentemente, que todos apreciariam um sistema de carris, mas vivemos num país pobre (ao contrário da Austrália) que depende do financiamento europeu para se modernizar e a Europa fez-nos um manguito aos carris por não se justificar o investimento atenta a fraca procura estimada. Daí os 20 anos de avanços e recuos da coisa. A opção BRT, não sendo a ideal, é a melhor coisa que esta cidade e esta região algumas vez viram em termos de mobilidade. Agora, cabe a cada um de nós fazer daquilo um sucesso para que a procura seja tal que se equacione o upgrade para LRT.

                  Da minha parte, seja em rodas ou em carris, desde que chegue à estação e nos minutos seguintes tenha algo que me leve rapidamente à Praça da República ou ao Parque Verde beber uns finos numa tarde de verão sem estar preocupado em andar à procura de estacionamento, é, seguramente, uma revolução na minha mobilidade.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                    Da minha parte, seja em rodas ou em carris, desde que chegue à estação e nos minutos seguintes tenha algo que me leve rapidamente à Praça da República ou ao Parque Verde beber uns finos numa tarde de verão sem estar preocupado em andar à procura de estacionamento, é, seguramente, uma revolução na minha mobilidade.
                    Epah, até parece que temos ou tivemos algum problema de mobilidade nesta cidade. Refilamos é por tudo e por nada...e contra mim falo que ao ver meia dúzia de carros parados, já me faz comichão 🤣. Ainda por cima, eu que moro na Miguel Torga e levo com a malta toda agora 😂

                    Comentário


                      O termo que define melhor estes coisos, é Metrocarro!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        BRT, um autocarro articulado que pode circular em qualquer via deste País?

                        Agora um autocarro eléctrico articulado com 18,75 metros, tão banal como qualquer outro que se possa ver em Lisboa ou Porto.
                        Um BRT é um autocarro normal em via dedicada, o que permite ter mais frequências a maior velocidade comercial, sem transito e com prioridade nas intersecções.
                        Várias cidades na Europa e Brasil usam sistemas BRT. O facto de poder circular em qualquer via tem vantagens, como futuras expansões sem vias dedicadas na totalidades do percurso onde tal não seja possível.

                        Há alguns modelos mais interessantes, que os distinguem dos autocarros, como é o caso dos Vanhool, mas entretanto a empresa faliu.



                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                        Já tinham a linha feita de Serpins até Coimbra e era só modernizar/substituir alguns carris​ e depois pôr algo q pudesse circular neles​​. Se nao houvesse nada de raiz ainda compreendia mas assim ??? Este autocarro pode ir pela N17 e poupava-se milhoes f....
                        Isso era o projeto do tram train, seria a solução ideal, mas sabemos bem o que aconteceu com as obras já em curso paradas pelo governo. Entre não ter nada e ter um metrocarro, a escolha não é dificil. Queres mesmo comparar o tempo de percuso via N17 e na via dedicada?

                        A velha linha da Lousã como estava também não solução. Estamos a falar de uma linha que estava sem manutenção, rodeada de mato, com automotoras velhas a diesel, com supressões e avarias constantes. Uma linha que nem sequer servia a população de Coimbra. Na altura ninguém se preocupava com a linha, estava destinada a encerrar sem alternativa ou a ser mais uma linha do oeste.

                        Não é o ideal, mas penso que será bem melhor do que o que existia. Com mais frequencias, ligações aos hospitais e a Coimbra-B, assim como facilidade de futuras expansões da rede. Além disso a construção de uma rede BRT tem custo muitos inferiores a um Tram train. No Porto estão a construir também uma linha semelhante.
                        Neste momento, com as obras em curso o importante é que fique tudo a funcionar e sirva a população. De nada adianta lamentar com os mesmo argumentos de sempre numa altura em que já estamos numa fase tão avançada e ninguém vai optar por outras soluções.​

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post

                          Epah, até parece que temos ou tivemos algum problema de mobilidade nesta cidade. Refilamos é por tudo e por nada...e contra mim falo que ao ver meia dúzia de carros parados, já me faz comichão 🤣. Ainda por cima, eu que moro na Miguel Torga e levo com a malta toda agora 😂
                          É verdade que nos queixamos demais e estamos mal habituados. Mais 10min no transito por causa das obras, ou sermos obrigados a fazer um desvio, e fica logo tudo a dizer mal da vida. Numa cidade que não via obras desta dimensão desde o tempo em que construíram a circular externa ou a ponte rainha santa, muita gente estranha.
                          Tal como se queixam da falta de estacionamento na baixa e têm até lugares gratuitos e parques económicos mesmo no centro. Fazia bem a muita gente ir à vizinha Espanha onde no centro só em parques privados e bem pagos, e onde mesmo assim os centros históricos estão cheios de vida.

                          De qualquer forma é essencial melhorar o transportes em Coimbra. O estado em que os autocarros dos smtuc estavam era uma vergonha. Com entrada em funcionamento do metrobus, que aproveitem para reformular a rede e torná-la mais funcional e moderna, em conjunto do o metro e futura rede de transportes da CIM.

                          Comentário


                            E no final a montanha pariu um rato e o contribuinte pagou este regabofe todo e fica contente com migalhas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TSport Ver Post

                              Epah, até parece que temos ou tivemos algum problema de mobilidade nesta cidade. Refilamos é por tudo e por nada...e contra mim falo que ao ver meia dúzia de carros parados, já me faz comichão 🤣. Ainda por cima, eu que moro na Miguel Torga e levo com a malta toda agora 😂
                              de facto.. nunca passei mais de 5-10 mins na fila em coimbra. Já quando vou a lisboa...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                ​Mas afinal já não são elétricos, mas sim a GNV?!​
                                pensou-se em elétricos, mas pelo que sei ficava muito caro

                                não sei o que significa "muito caro", mas certamente que iria ser preciso de mais do que 35 composições (algumas estariam a carregar enquanto as outras circulam)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                  huh..?? há montes de cidades com BRT.

                                  Manter a antiga linha da lousã não era viável porque não tem dois sentidos.. sem dois sentidos e linhas dedicadas não consegues frequências de 5-10 mins e portanto ninguém ia querer usar isso. .
                                  Mantinham com estava !!! Não me digas q há passageiros suficientes p haver dois sentidos ...

                                  Comentário


                                    Temos de ver o lado positivo disto tudo: vão sair da EN 17 uma carrada de autocarros. Os automobilistas agradecem, os passageiros esses continuaram a viajar de autocarro mas desta vez num veículo de categoria I (urbano) e se calhar e muitas dss vezes em pé.
                                    Editado pela última vez por DeCeIi; 24 April 2024, 14:09.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                      Mantinham com estava !!! Não me digas q há passageiros suficientes p haver dois sentidos ...
                                      Com o serviço como estava, não havia. Com o novo serviço, vamos ver.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Temos de ver o lado positivo disto tudo: vão sair da EN 17 uma carrada de autocarros. Os automobilistas agradecem, os passageiros esses continuaram a viajar de autocarro mas desta vez num veículo de categoria I (urbano) e se calhar e muitas dss vezes em pé.
                                        Aqueles autocarros da Transdev são uma maravilha, não haja dúvidas. 🤣



                                        Comentário


                                          Amanhã já reabre o viaduto de Coimbra-B e o acesso ascendente do viaduto do Calhabé.

                                          https://www.diariocoimbra.pt/noticia...ktbnIfRhnLZqHP


                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                            Com o serviço como estava, não havia. Com o novo serviço, vamos ver.
                                            Deixaram decair por completo o serviço de comboio e depois queixam-se de falta de clientes?

                                            Que estratégia é essa?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                              Deixaram decair por completo o serviço de comboio e depois queixam-se de falta de clientes?

                                              Que estratégia é essa?
                                              não sei se foi decaimento.. é mais um sinal dos tempos: com via única o comboio deixou de ser competitivo com o automóvel

                                              a estratégia suponho que seja tentar algo mais atrativo

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                Deixaram decair por completo o serviço de comboio e depois queixam-se de falta de clientes?

                                                Que estratégia é essa?
                                                É o resultado da falta de investimento na ferrovia nas últimas décadas. Num país com 3 autoestradas praticamente paralelas, ao lado da linha do oeste com aquele serviço miserável. Quando nem sequer em linhas mais importantes investem, estavam à espera que modernizassem o serviço ferroviário na linha da Lousã?
                                                Quem ganha é a Flixbus, que rouba cada vez mais passageiros no eixo Lisboa - Porto.

                                                Se calhar os tais autocarros urbanos do metrocarro foi o melhor que aconteceu a uma linha que estava condenada, como tantas outras que encerraram entretanto. Como é o caso do ramal Figueira - Cantanhede que encerrou em 2009 para a realização de obras de modernização, e lá continua, abandonada. Pelo menos aqui a população, mal ou bem, vai ter uma alternativa moderna e confortável. Entre ter isto e não ter nada...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                                  não sei se foi decaimento.. é mais um sinal dos tempos: com via única o comboio deixou de ser competitivo com o automóvel

                                                  a estratégia suponho que seja tentar algo mais atrativo
                                                  Uma coisa levou à outra.

                                                  Tiveram de alargar à mesma para terem duas faixas para os autocarros mas não o quiseram fazer para o comboio. Enfim...

                                                  Ok, ok... Podem afirmar que o comboio é ainda mais largo mas caramba, vamos andar a medir ao milímetro?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                    Uma coisa levou à outra.

                                                    Tiveram de alargar à mesma para terem duas faixas para os autocarros mas não o quiseram fazer para o comboio. Enfim...

                                                    Ok, ok... Podem afirmar que o comboio é ainda mais largo mas caramba, vamos andar a medir ao milímetro?
                                                    não eram milímetros... uma via férrea de duplo sentido devem ser... uns 7 ou 8 m largura? O metrobus é bastante mais estreito.

                                                    e não esquecer que o metrobus vai à portagem, loja do cidadão, e mais tarde hospital, coimbra-B, etc. Coisa que o comboio nunca daria para fazer.

                                                    Comentário


                                                      Viaduto de Coimbra-B



                                                      Viaduto do Calhabé e Praça 25 de Abril





                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                        Uma coisa levou à outra.

                                                        Tiveram de alargar à mesma para terem duas faixas para os autocarros mas não o quiseram fazer para o comboio. Enfim...

                                                        Ok, ok... Podem afirmar que o comboio é ainda mais largo mas caramba, vamos andar a medir ao milímetro?
                                                        Não alargaram. Na zona suburbana, a partir do Alto de São João, vai continuar a ser de via única e terá apenas via dupla na zona das estações e zonas de cruzamento.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                                          não eram milímetros... uma via férrea de duplo sentido devem ser... uns 7 ou 8 m largura? O metrobus é bastante mais estreito.

                                                          e não esquecer que o metrobus vai à portagem, loja do cidadão, e mais tarde hospital, coimbra-B, etc. Coisa que o comboio nunca daria para fazer.
                                                          Um autocarro tem 2,55 metros de largura. No mínimo precisas de um canal com 6 metros e os cruzamentos requerem algum cuidado.

                                                          Haja vontade e tudo se faz e consegue.

                                                          Comentário


                                                            Os ligeiros tambem podem circular na linha do metro dentro da cidade? Pelas fotos postadas deve haver muito anjinho q se vai enfiar nessas vias.

                                                            Comentário


                                                              Não é tão incomum como se possa pensar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X