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Peripécias e relatos rodoviários em Coimbra

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    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Os ligeiros tambem podem circular na linha do metro dentro da cidade? Pelas fotos postadas deve haver muito anjinho q se vai enfiar nessas vias.
    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Não é tão incomum como se possa pensar...




    Alguém me respondeu que não. Não me acredito. Se até na linho do metro/comboio se metem, quanto mais em alcatrão verde.
    À custa das obras e por ter percebido mal um sinal, também me enfiei numa rotunda em contra-mão. Valeu-me o TVDE na via correcta esperar que eu voltasse a estar correcto.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
      Se até na linho do metro/comboio se metem, quanto mais em alcatrão verde.
      A acontecer lá se vão os 5 mnts de frequencia...

      Comentário


        É muito provável sim. Se até no Porto é frequente e são carris, imaginem em alcatrão..


        img_900x508$2015_08_05_14_34_00_475710.jpg

        Comentário


          Deixa cá ver se eu percebo.
          Estas viaturas de 18,5mt, levam 81 passageiros de pé, para distancias como Coimbra - Serpins?

          É um pouco estranho, não?

          Composições do MetroBus da China para Coimbra

          Acompanhamos a saída da China e a chegada a Portugal da primeira remessa da encomenda dos 35 autocarros articulados, de 18,5 metros, que vão entrar ao serviço da linha de MetruBus do Mondego, na cidade de Coimbra.

          Numa cerimónia acompanhada pelos jornalistas, a marca Zhongtoong deu a conhecer o envio da primeira remessa da encomenda para a cidade dos estudantes. Já na tarde desta Quinta-feira (dia da Liberdade) presenciamos na cidade de Coimbra a apresentação à população das novas composições.

          Com capacidade para 135 passageiros, 54 lugares sentados, os veículos 100% eléctricos equipados com baterias 257 kWh, vão entrar ao serviço no extinto percurso ferroviário do ramal da Lousã.

          https://www.facebook.com/revistacamiao/​




          BTW: estive lá 😁









          Comentário


            Reabertura da Rua General Humberto Delgado

            Comentário


              Originalmente Colocado por TSport Ver Post
              Deixa cá ver se eu percebo.
              Estas viaturas de 18,5mt, levam 81 passageiros de pé, para distancias como Coimbra - Serpins?

              É um pouco estranho, não?
              É.
              Como é estranho o Silva na rede social Fb falar de um meio de transporte que não esse. Ele tem apontado sistematicamente para um tipo de autocarro que o DeCeIi tem falado (muito maior e aparentemente exclusivo para via dedicada. Semelhante ao Skoda Solaris que chegou a fazer a linha 4 em Trolley) como a solução menos má. Mas na realidade a Metro Mondego tem este comum de 18,75m.

              Comentário


                Originalmente Colocado por LIC Ver Post

                É.
                Como é estranho o Silva na rede social Fb falar de um meio de transporte que não esse. Ele tem apontado sistematicamente para um tipo de autocarro que o DeCeIi tem falado (muito maior e aparentemente exclusivo para via dedicada. Semelhante ao Skoda Solaris que chegou a fazer a linha 4 em Trolley) como a solução menos má. Mas na realidade a Metro Mondego tem este comum de 18,75m.
                Não sei a que autocarros é que ele se refere. Mas estes Zhongtong têm pantógrafo, tal como o Solaris, para carregamentos rápidos em 6 estações. E dispõe de guiamento óptico, que é umas das principais características dos autocarros em via dedicada, permitindo atingir maiores velocidades.
                Em relação ao número de lugares sentados, dever ser suficiente para os percursos suburbanos de maior distancia, tendo em conta que as frequências serão superiores ao anterior serviço das Allan e serviços alternativos.

                Se optassem pelos modelos da Vanhool, empresa que nem sequer concorreu, as característica eram semelhantes. Apenas são mais arredondados, assemelhando-se a um tram train, mas continuam a ser autocarros. Não se percebe a polémica à volta deste assunto, quando se sabia perfeitamente o modelo que vinham para cá.

                Comentário


                  Isso da marca dos BRT ou do "estilo" é um não-assunto. O importante é, mais quadrados ou mais arredondados, cumprirem com a sua função eficientemente.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                    Não se percebe a polémica à volta deste assunto, quando se sabia perfeitamente o modelo que vinham para cá.
                    A polemica já foi explicada atrás. Convém ler os posts seguidos e não intervalados.

                    A polemica reside no facto de associarem o Metro a veiculos a circular por carril e foram arrancar a infraestrutura q já existia (carris) p pôr autocarros articulados??? Porque não modernizar o q já existia? Ah pois é...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                      A polemica já foi explicada atrás. Convém ler os posts seguidos e não intervalados.

                      A polemica reside no facto de associarem o Metro a veiculos a circular por carril e foram arrancar a infraestrutura q já existia (carris) p pôr autocarros articulados??? Porque não modernizar o q já existia? Ah pois é...
                      Porque ninguém arrancou carris para meter autocarros. Então convém não estares a cortar parte da história. Quando arrancaram os carris o projecto era para sistema tram train, obras que foram suspensas no governo do Sócrates, e só mais tarde é que foi feita a adaptação para metrobus por ter custos muito inferiores e basicamente foi "ou isto ou nada". Não é a solução ideal, também preferia um verdadeiro metro, mas é o que temos e o importante é que sirva a população.

                      Já não é altura de andarem a discutir isso. O projecto actual já é conhecido há anos. Neste momento, com as obras em curso, andam com polémicas da treta só para implicar, é com os abrigos, é com os autocarros, até com a cor do alcatrão.

                      Entre ter isto e não ter nada, siga o que está a ser feito. De nada adianta reclamar, já passámos essa fase. É um sistema usado noutras cidades europeias e funciona bem, é o que importa. Siga...

                      Comentário


                        Continua a ser um vulgar autocarro, por mais que dourem a pílula e que digam que vai funcionar.

                        Vai funcionar da mesma forma que um autocarro funcionará numa via BUS sem ser incomodado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Vai funcionar da mesma forma que um autocarro funcionará numa via BUS sem ser incomodado.
                          mas é isso que faz toda a diferença

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Continua a ser um vulgar autocarro, por mais que dourem a pílula e que digam que vai funcionar.

                            Vai funcionar da mesma forma que um autocarro funcionará numa via BUS sem ser incomodado.
                            Para a Lousã será mto mais confortável do que fazer a estrada da beira. Depois será a questão da (elevada) frequência para todo o lado.

                            Comentário


                              A distância ainda é considerável para se achar que um autocarro urbano seja confortável e os Zhong Thong não o são.

                              E notem, é da mesma marca do autocarro que se despistou em Braga há dias. Na zona de Lisboa também já houve um despiste com avultados estragos materiais por falha de travões.

                              Sejam felizes.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                A distância ainda é considerável para se achar que um autocarro urbano seja confortável e os Zhong Thong não o são.

                                E notem, é da mesma marca do autocarro que se despistou em Braga há dias. Na zona de Lisboa também já houve um despiste com avultados estragos materiais por falha de travões.

                                Sejam felizes.
                                Usar o argumento da segurança, ou falta dela, quando a alternativa é a estrada da beira, é de chorar a rir.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                  mas é isso que faz toda a diferença
                                  Faz se respeitarem essa norma, vai haver anjinhos q vão circular nalgumas secções dedicadas ao autocarro articulado aka Metrobus e lá se vai a exclusividade das frequencias

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                    Faz se respeitarem essa norma, vai haver anjinhos q vão circular nalgumas secções dedicadas ao autocarro articulado aka Metrobus e lá se vai a exclusividade das frequencias
                                    isso é assumir que o país anda numa bandalheira total.. a realidade não é essa. Claro que de início vai haver um ou outro distraido, mas no geral as pessoas vão cumprir

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                      Usar o argumento da segurança, ou falta dela, quando a alternativa é a estrada da beira, é de chorar a rir.

                                      Tanto a EN17 como o IP3 não fazem mal a ninguém. Já quem lá circula...

                                      ​​


                                      Mas pronto, é sempre bom de ver que há quem fique contente com um autocarro eléctrico intrísecamente urbano a fazer de metropolitano ligeiro e ainda por cima com uma distância considerável. ​​​​​​
                                      ​​​​

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                                        Para a Lousã será mto mais confortável do que fazer a estrada da beira. Depois será a questão da (elevada) frequência para todo o lado.
                                        .....
                                        Usar o argumento da segurança, ou falta dela, quando a alternativa é a estrada da beira, é de chorar a rir.
                                        Olha não é bem a estrada da beira, é Coimbra - Ceira - Miranda do Corvo (muitos pelo sopé da Serra) e depois Lousâ é assim o itinerário da CP.

                                        A estrada da Beira é o percurso habitual para a Lousã mas de carro particular. E olha nem é assim tão mau.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post


                                          Tanto a EN17 como o IP3 não fazem mal a ninguém. Já quem lá circula...

                                          ​​


                                          Mas pronto, é sempre bom de ver que há quem fique contente com um autocarro eléctrico intrísecamente urbano a fazer de metropolitano ligeiro e ainda por cima com uma distância considerável. ​​​​​​
                                          ​​​​
                                          Já por varias vezes que ti falar na N17, mas como diacho queres apanhar alguem de Miranda do Corvo pela Estrada da Beira (já nem falo dos apeadeiros)?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post

                                            Já por varias vezes que ti falar na N17, mas como diacho queres apanhar alguem de Miranda do Corvo pela Estrada da Beira (já nem falo dos apeadeiros)?
                                            Não acabassem com a ferrovia.

                                            Esta solução com pneus só serve para quem pensa pequenito, contenta com pouco e nãp exige mais de quem esfola o dinheiro dos nossos impostos.

                                            Comentário


                                              Ainda bem que as pessoas de Setúbal para Lisboa vão sempre confortávelmente instaladas no comboio. Ninguém vai de pé é uma maravilha

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                Ainda bem que as pessoas de Setúbal para Lisboa vão sempre confortávelmente instaladas no comboio. Ninguém vai de pé é uma maravilha
                                                Exactamente. Querem pintar os comboios de ouro e o BRT de preto, quando na realidade o que lá existia estava completamente ultrapassado e nem servia Coimbra. E no estado em que temos a ferrovia nacional, ainda acham que alguém ia modernizar a velha linha e colocar lá com serviço em condições, quando actualmente nem a linha se Sintra o Cascais têm, e são muito mais rentáveis. Mais depressa encerrava sem solução.

                                                Basta ver o eixo Lisboa - Porto, onde o transporte ideal é o comboio e actualmente as pessoas preferem ir na Flixbus, onde têm horários em condições, autocarros modernos e confortáveis, preços acessiveis e com duração de viagem semelhante.
                                                Actualmente, saem autocarros de Lisboa para o Porto, e vice-versa, de 15 em 15min, o que é impressionante e mostra como a nossa ferrovia está ultrapassada.

                                                Comentário


                                                  Já agora aproveito para colocar aqui uma citação de um fórum da especialidade que toca num ponto importante, e que muita gente aqui se esquece, a rentabilidade do sistema. Não se esqueçam que um sistema como o metro do Porto, tem custos de operação muito superiores. Aliás o antigo serviço do ramal dava prejuízo e estaria condenado mesmo que não houvesse projeto do MM. Por isso é que optaram por uma sistema BRT, com custos de operação mais baixo permitindo servir a população com mais frequências.

                                                  "O que impediu o LRT foi a análise custo-benefício que percebeu que o custo km/pax de um sistema ferroviário (muito mais caro de manter, por definição) era de tal ordem (dado o nr de pax previsto para o sistema) que, no curto prazo, isso mataria o próprio sistema. Porquê? Porque para haver uma gestão com o mínimo de equilibro (ou seja, com prejuízos anuais de ALGUNS milhões de euros e não de DEZENAS de milhões de euros) o serviço teria de ser tão reduzido que não teria qualquer vantagem para os passageiros. Portanto, matar-se-ia a si próprio."

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                                    Basta ver o eixo Lisboa - Porto, onde o transporte ideal é o comboio e actualmente as pessoas preferem ir na Flixbus, onde têm horários em condições, autocarros modernos e confortáveis, preços acessiveis e com duração de viagem semelhante.
                                                    fala por ti.. flixbus é bom e tal (já usei umas vezes), mas sempre que vou a lisboa prefiro o comboio. No autocarro enjoo, no comboio tá-se bem

                                                    Comentário


                                                      Quem considera que andar de autocarro oferece o mesmo conforto e segurança que um comboio ou metro ligeiro...

                                                      ​​​​​​Eu prefiro o autocarro, de longe, mas convenhamos ser realistas. ​​​​

                                                      Comentário


                                                        Estes articulados andam em vias próprias quase sempre separadas do restante trânsito, sempre é mais seguro que os autocarros normais.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                                          fala por ti.. flixbus é bom e tal (já usei umas vezes), mas sempre que vou a lisboa prefiro o comboio. No autocarro enjoo, no comboio tá-se bem
                                                          Se perguntares toda a gente vai preferir o comboio, o que é certo é que actualmente a Flixbus é um verdadeiro concorrente da ferrovia, basta ver a frequência que eles têm em diretos Lisboa- Porto, e praticamente sempre cheios, era esse ponto que eu referia.

                                                          Comentário


                                                            Não é a Flxbus, é o autocarro! Seja de que empresa fôr.

                                                            Ligações em barda, preços altamente concorrenciais e rapidez e facilidade de conexões para outros pontos. E tudo com múltiplos operadores, para todos os gostos.

                                                            Já para não falar na centralidade que o autocarro consegue permitir, e de que Coimbra é um bom exemplo, com a gare rodoviária na Fernão de Magalhães.

                                                            Comentário


                                                              a gare na fernão de magalhães só serve para ir de tvde... estacionar lá por perto é missão (quase) impossível

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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