Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente na A10 - Um apelo importante!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente na A10 - Um apelo importante!

    Acabei agora de socorrer a um acidente na A10. Vinha eu a caminho de casa quando a seguir á curva após o túnel (cerca de 1km antes da saída Arruda/Sobral) deparo-me com um cenário arrepiante para quem não está habituado a estas coisas, um Megane despistado, airbags de fora e ensaguentados e com a frente toda amassada e o condutor a ser tirado pela janel apor outro automobilista que entretanto também tinha parado (eu fui o 2º a chegar ao local do acidente).

    O condutor estava a sangrar bastante dos braços e das costas, creio que resultado de vários cortes, mas lá se conseguiu aguentar de pé. Tratei de ligar para o 112 a informar do acidente:



    Entretanto passou um carro das obras que também parou tendo dado uma ajuda não só a avisar os outros condutores com aquelas placas vermelhas de um lado e verdes do outro, como também pelo facto de um dos senhores ser socorrista, tendo começado logo ali a tentar tratar de alguns dos ferimentos mais ligeiros do condutor:



    Como eu de socorrismo percebo pouco e ele já estava bem entregue e como muita gente ainda passava ali a abrir pondo-nos a todos em perigo , tratei de ir buscar o triângulo e colocá-lo uns metros mais atrás enquanto acenava com o meu colete reflector para o pessoal abrandar.



    Passados uns 15 minutos lá chegou uma ambulância dos B.V.Alverca para prestar os primeiros-socorros e levar o homem para o hospital:



    Assunto humano resolvido, ficámos ali ainda um bocado á espera que chegasse um carro da Brisa ou da BT para que o acidente fosse sinalizado, enquanto isso ia-mos tentando nos proteger dos projécteis lançados pelos carros que passavam mais depressa. Tratámos também de retirar o pára-choques dianteiro, um espelho e outros detritos da estrada não fosse o diabo tecê-las...






    Tudo isto serve para lançar aqui um apelo:

    Por favor, quando passarem por um acidente na AE abrandem, não basta desviar. Há pessoas na berma sujeitas a levar com os detritos em cima!!!


    Vimos inclusive um carro da Brisa que terá passado pelo acidente talvez a uns 100 kmh, um dos presentes ia levando com uma chapa na cabeça.

    Uma nota final para um facto curioso de que me dei conta: mesmo sabendo que a velocidade não é a causa de todos os acidentes, apenas os potencia, a tendência após assistirmos a uma cena destas é ir para casa devagar, devagarinho.

    PS- Obviamente não tirei fotos ao condutor por respeito á pessoa...
    PS2- Antes que cheguem os costureirinhos deprimentes do costume tentar cortar na casaca, só me "entreti" a tirar fotos APÓS a situação estar estabilizada, a minha primeira preocupação foi ver se o homem precisava de ajuda e ligar para o 112 para além de tentar desviar o trânsito.

    #2
    servem de alguma coisa esse tipo de apelos?

    os acidentes so acontecem aos outros, toda a gente sabe disso.
    para alem disso a falta de respeito e cada vez mais motivo de orgulho para muitos.

    e ter sorte de nao morrer ate ao dia em que a sinistralidade comece a ser levada a serio. ai muito vai mudar...

    Comentário


      #3
      Acabei de passar por esse acidente, mas no sentido inverso, de regresso a casa. Já é arrepiante ver o carro nesse estado, mas mais é certamente chegar ao local segundos depois e apanhar o acidente "a quente".

      Sabes o que provocou o acidente?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
        servem de alguma coisa esse tipo de apelos?

        os acidentes so acontecem aos outros, toda a gente sabe disso.
        para alem disso a falta de respeito e cada vez mais motivo de orgulho para muitos.

        e ter sorte de nao morrer ate ao dia em que a sinistralidade comece a ser levada a serio. ai muito vai mudar...
        Eu sei Mas não custa tentar, aqui pelo menos ainda somos umas centenas a ler isto, basta UM para matar alguém na berma.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Acabei de passar por esse acidente, mas no sentido inverso, de regresso a casa. Já é arrepiante ver o carro nesse estado, mas mais é certamente chegar ao local segundos depois e apanhar o acidente "a quente".

          Sabes o que provocou o acidente?
          Foi arrepiante ver a aflição do homem a tirar o outro pela janela, o carro ainda fumegava um pouco, nestas alturas sente-se sempre que se está a arriscar o pêlo porque há sempre o medo de uma explosão apesar de ser raro. Eu próprio fiquei meio desorientado, deixei o telemóvel cair no chão, depois marquei o 112 mas não ouvia sinal, percebi que tinha o auricular Bluetooth ligado mas em qual bolso é que eu meti o raio do aparelho? Lá desactivei aquilo e chamei a ambulância.

          O acidente não sei porque não vi acontecer, mas se perguntares ás autoridades, ao Estado ou aos jornalistas que também não o viram só pode ter sido excesso de velocidade É que os pneus nunca rebentam, as pessoas nunca conduzem embriagadas, nunca adormecem ao volante, nunca se despistam para se safarem de manobras perigosas de outros condutores, não é verdade?

          Também não quis perguntar, coitado do homem estava meio assarapantado (bela palavra).

          Comentário


            #6
            Parabéns Raistaparta, pela tua atitude e tb pela dos outros condutores que pararam em auxilio ao acidentado .

            Espero que o condutor recupere e fique bem.

            Aos que passaram a uma velocidade exagerada não há nada a dizer .

            Abraço Nuno .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
              Eu sei Mas não custa tentar, aqui pelo menos ainda somos umas centenas a ler isto, basta UM para matar alguém na berma.
              e muito provavel que um dos que passou demasiado depressa seja dos que SABE que a velocidade e a causa de tudo o que e mau (ate do defice) e aqui se anuncie como OPTIMO condutor e casque em todos os que lutam por algo ligeiramente diferente de "a velocidade mata".

              [:P]

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                Parabéns Raistaparta, pela tua atitude e tb pela dos outros condutores que pararam em auxilio ao acidentado .

                Espero que o condutor recupere e fique bem.

                Aos que passaram a uma velocidade exagerada não há nada a dizer .

                Abraço Nuno .
                Não há parabéns a dar, é nossa obrigação como seres humanos e com a nossa consciência prestar auxílio quando vemos alguém em apuros. E mesmo para quem não concordar com isto, há a LEI que pune quem assistir a um acidente e não parar para prestar ajuda.

                Foi de facto um trabalho de equipa, um tirou-o do carro, outro chamou a ambulância e sinalizou o acidente, outro limpou os destroços maiores, outro despejou uma garrafa de água oxigenada nas feridas enquanto não chegava a ambulância, até meteram um cigarro na boca do homem e acenderam

                Mas obrigado na mesma.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                  Não há parabéns a dar, é nossa obrigação como seres humanos e com a nossa consciência prestar auxílio quando vemos alguém em apuros. E mesmo para quem não concordar com isto, há a LEI que pune quem assistir a um acidente e não parar para prestar ajuda.

                  Foi de facto um trabalho de equipa, um tirou-o do carro, outro chamou a ambulância e sinalizou o acidente, outro limpou os destroços maiores, outro despejou uma garrafa de água oxigenada nas feridas enquanto não chegava a ambulância, até meteram um cigarro na boca do homem e acenderam

                  Mas obrigado na mesma.
                  num acidente desses era coisa que eu nao faria a não ser em perigo eminente de explosão da viatura, pois já pensaste que a pessoa podia ter uma lesão ao nivel da cervical e depois?
                  Não digo que a intenção não foi boa, já o simples facto de ter parado denota a boa vontade, por isso defendo cursos de primeiros socorros obrigatorios nas escolas de condução...

                  P.S não pretendo criticar nem iniciar uma "guerra" aqui, foi apenas uma chamada de atenção para esse tipo de coisas...

                  Comentário


                    #10
                    dcifumarolas, concordo contigo em parte. Em parte porque se eu vir alguém inanimado ou com ar de quem não se mexe lá muito bem também prefiro esperar pela ajuda médica, mas neste caso o condutor estava ele próprio a tentar sair pela janela (a porta estava empenada), o outro limitou-se a puxá-lo cá para fora. E o fumo, que não sei se era do motor ou só aquele pó que sai dos airbags, mas parecia fumo, terá provocado a decisão de se ajudar o homem a sair do carro.

                    Já que falas nisso, acho que todos nós deveriamos andar com uma simples caixa de primeiros socorros (mea culpa que também não a tenho) nem que seja só para limpar as feridas em feridos ligeiros, mais que não seja, ajuda psicológicamente a vítima que sente que está a ser tratada.

                    E todos nós podemos ser "a vítima" um dia destes.

                    Comentário


                      #11
                      Ora ai está uma grande verdade!
                      As pessoas esquecem-se que quem está do outro lado poderia ser elas
                      Lá está é nosso dever fazer o que tu fizes-te, mas tambem se for para parar, olhar e cair para o lado mais vale apena nem sairem do carro é que depois em vez de se socorrer uma vitima ficamos com outra nas maos
                      Eu particularmente tenho material de primeiros socorros no carro para qualquer eventualidade.

                      Comentário


                        #12
                        em caso de acidente, nunca se deve tirar a vitima dentro do carro. pelo menos o meu pai que foi bombeiro profissional desde sempre disse isso. o facto de tirarmos a vitima pode implicar a sua morte, dependendo do seu estado. agora se a vitima sair por si isso é outra historia. ele contou-me uma vez que um fulano tirou o condutor do carro quando este mesmo tinha a coluna em estado critico. tirou o homem de dentro do carro na sua boa fé mas acabou por matá-lo ao mesmo tempo. foi um risco que correste, estas situações sao bastante complicadas.

                        Comentário


                          #13
                          alem do mais neste tipo de situações tbm há que ter um pouco de sangue frio. verdade seja dita

                          Comentário


                            #14
                            Este post é só para lhe dar os parabéns, pela coragem e sangue frio que teve.

                            Grande atitude a sua, infelizmente nem todos estão á sua altura.

                            Um abraço do Algarve.

                            Comentário


                              #15
                              Atenção, não fui eu que ajudei o homem a sair do carro, eu só chamei o 112, sinalizei o acidente, "desviei" o trânsito, limpei a estrada, quem teve grande sangue frio e está de parabéns foi o primeiro condutor a chegar ao local que acabou depois por também ser o primeiro a ir embora depois de chegar a ambulância porque levava a mulher e um bebé no carro.

                              Comentário


                                #16
                                Raistaparta é louvavel a tua reacção!

                                Parabens!

                                Nunca assisti um acidente, porque por norma quando passo por um já lá está uma plateia de gente, e os bombeiros já lá estão, e ir pra atrapalhar não!

                                Uma vez um gajo de 16 anos! Mandou um espalho de acelera mesmo à frente do meu carro! La chamamos os bombeiros 4 piscas e tal... Não cheguei a meter o triangulo porque era uma acelera e era só na beira da estrada! Ainda bem que o adoloscente ficou com um arranhao e mais nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora sabes como foi o despiste?

                                  E o carro parece estar cheio de tralha no banco de tras e na mala

                                  Quanto a teres acudido... fizeste muito bem, mas acho que teria sido mais facil tirar o ferido pela porta do pendura... digo eu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gmigas é verdade, aquele carro ia atulhado até ao tecto , também reparei nisso lá no local, nas fotos vê-se a mala semi-aberta porque fomos lá meter uma caixa que aparece na foto mais uma cadeira de bebé que estavam se não me engano na parte da frente do carro após o acidente (talvez projectados?) e o condutor pediu para guardarmos aquilo no porta-bagagens, mas aquilo ia cheio de tralha isso é verdade, não me parece muito seguro, principalmente em caso de acidente, mas quem de nós nunca precisou de levar o carro com tralha até ao tecto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de mais parabéns pela atitude e solidariedade.

                                      Até me arrepiei ao ver as fotos, o carro é igualzinho ao megane lá de casa, se
                                      não fosse na a10 e o para choques de trás diferente ficava preocupado.
                                      E pensar que há uns tempos o meu pai fez 2 piões num acesso da AE e
                                      só partiu um pisca... teve muita sorte.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estas situações são sempre complicadas e eu por acaso sempre que vejo um carro de assistencia ou uma ambulancia reduzo sempre e afasto-me o mais que puder...

                                        Normalmente só depois de estarmos "do outro lado" é que nos apercebemos do perigo que é, este tipo de acidentes às vezes parece um iman com o pessoal a encostar-se ao máximo para ver o que se passa e contar mais tarde aos amigos no café.

                                        Os meus parabéns pela atitude.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Antes de mais nada, muitos parabéns pela tua atitude! Há 3 anos e meio, eu também tive um acidente aparatoso em AE: um pneu do jipe rebentou e andei por ali a capotar, apesar de circular a 110~120km/h. Resultado: um jipe para o lixo e três feridos ligeiros. E agradeço imenso às pessoas que pararam para ajudar, que chamaram a Polícia e uma ambulância e que sinalizaram o acidente com a própria viatura.

                                          No entanto, devo-te fazer notar que deviam ter ido todos para o mais longe possível da estrada, especialmente em AE, após a colocação do triângulo, pois o risco de atropelamento é enorme!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tiveste a atitude correcta e fizeste bem.

                                            Pessoalmente só tive 2 situações de ajudar outra pessoa na estrada.
                                            1) Um acidente frontal na VL8 entre uma corsa A e um ford mondeo.
                                            Eram 23:00 da noite. Eu e minha então namorada paramos e fomos ajudar.
                                            No corsa estava um senhor idoso preso entre o banco e o volante inconsciente e uma senhora ao lado em panico a tentar acordar o marido.
                                            Retirei a senhora do carro e sentei-a no passeio tendo acalmar, e a minha namorada saltou para o banco de trás apoiando a cabeça com a minha camisola, e conversando com o senhor.
                                            Passados 10m (uma eternidade) chegou o INEM, ambulância bombeiros.
                                            A minha esposa ainda ficou dentro do carro com o enfermeiro do INEM para colocar o apoio cervical e colocar a maca.(ela é enfermeira)
                                            Fiquei deveras impressionado com a rapidez e profissionalismos de todos.
                                            Depois fomos para casa. Hoje admito tenho gostava de saber se o senhor ficou bem. Ainda pensei em ir ao hospital no dia seguinte, mas a familia ainda podia pensar outra coisa e não fui.

                                            2) Esta foi irreal.
                                            Entro no túnel de águas santas(A4) e vejo 3 homens a sair do carro a correr e a começar a empurrar um carro, mais ou menos a meio do túnel.
                                            Como o sítio é perigoso travei, acendi os 4 piscas e colocava e tirava o pé no travão de forma a fazer intermitencia com os stops.
                                            Guardei cerca de 10m de distância de forma a que se algum tivesse de bater, fazia-o em mim e não esgamando as pessoas que estavam a empurrar o carro.

                                            Um deles virou-se para trás e começou insultar-me mando-me passar pela faixa da esquerda... Genticulou e ralhou....
                                            Como sabia perfeitamente o que estava a fazer (e ainda ouvi 1 travagem atrás mim que entuou pelo tunel) deixe-me ficar a sinalizar as pessoas e segui até o tunel acabar e arrumarem o carro na faixa de emergência.
                                            Ele há cada um...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Grande atitude a sua, infelizmente nem todos estão á sua altura.
                                              x2......

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tiveste uma atitude humana e não de caguinchas, os meus sinceros parabéns.

                                                Aconteceu-me quase igual na AE em Orense em Espanha. Ia para a Polónia e nessas grandes viagens sempre temos medo de não chegar ao fim quando vi o que mais temia um Corsa B igual ao meu atirado na berma da estrada, a fumegar e com duas senhoras completamente apáticas dentro dele.

                                                Já estava parado um carro com os 4 piscas ligados, eu fiz o mesmo e fui perguntar às senhoras como se sentiam, lá responderem que estavam bem.

                                                O que fiz logo de seguida foi desligar a ignição pois viam-se as luzes acessas no quadrante e podia potenciar um incêndio a bordo.

                                                Mas infelizmente já fiquei sem reacção depois de ver um 127 a levantar vôo numa rampa e a esborrachar-se numa parede. Saí do meu carro e quando me aproximei do 127 o cenário era dantesco... um cheiro a óleo e a estrada toda suja do mesmo, agua no chão, vidros a estalarem nos meus sapatos e o tablier estava todo levantado, o volante a apontar para o tecto e dois homens inconscientes dentro...

                                                Um atirado de costas no banco de trás e o outro enrolado entre o banco do passageiro e o piso.

                                                Fiquei em estado de choque...

                                                Reparem nesse Megane como a carga esmagou os bancos. Tive um primo afastado que morreu assim, a Hiace ia carregada de lenha quando caiu numa vala e capotou, os troncos e os ramos esmagaram a cabine toda.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X