Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A mítica A5 (Cascais-Lisboa)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Mas se o tempo não é um problema para ele, porque não continuar? Sempre é menos um carro no centro da cidade. A sua atitude de facto é merecedora de aplausos, pois prefere utilizar a rede de transportes públicos.

    Eu, se trabalhasse no centro de Lisboa, nem sequer pensava em ir de carro. Poupava no combustível, nas portagens e acima de tudo evitava estar preso no trânsito.

    Mas lá está, eu até tenho acesso a uma rede de transportes públicos mais ou menos decente e compreendo que, para muitas pessoas, isso não acontece.

    Eu concordo com o aplicação do sistema GPL mas não como solução para este problema (até porque não resolve o problema do trânsito que é o tema inicial deste tópico). Por outro lado, não te esqueças tem um custo e que não compensa a toda a gente, principalmente a quem faz poucos quilómetros por mês.

    Voltando às portagens, porque não portagens para entrar em Lisboa ou então promovendo entrada condicionada ao número de matrícula? Assim o trânsito diminuiria para metade de certeza e se calhar até promovia o conceito de pool car tão em voga noutros países.

    Pensando bem, até existem uma série de soluções. Falta é vontade e visão para as por em prática.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por serafas Ver Post
      Voltando às portagens, porque não portagens para entrar em Lisboa ou então promovendo entrada condicionada ao número de matrícula? Assim o trânsito diminuiria para metade de certeza
      Isso partindo do principio que quem para lá vai todos os dias de carro nao é por necessidade. Tens algum estudo cientifico que o mostre?
      Acho engraçado tanta vontade de tentar restringir a liberdade individual de cada um, como se ter liberdade fosse um crime. Estamos no dia 25 de Abril por sinal

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por serafas Ver Post
        Voltando às portagens, porque não portagens para entrar em Lisboa ou então promovendo entrada condicionada ao número de matrícula? Assim o trânsito diminuiria para metade de certeza e se calhar até promovia o conceito de pool car tão em voga noutros países.

        Pensando bem, até existem uma série de soluções. Falta é vontade e visão para as por em prática.
        Já fui absolutamente contra esta medida, hoje apoio-a. Acho que apenas se devia abrir uma excepção ás viaturas profissionais, todas as outras para entrarem tinham um género de selo tal como acontece em Londres.

        É claro que não se podia implementar esta medida sem fornecer condições necessárias como parques de estacionamento no exterior e boa articulação com os transportes públicos.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
          Isso partindo do principio que quem para lá vai todos os dias de carro nao é por necessidade. Tens algum estudo cientifico que o mostre?
          Acho engraçado tanta vontade de tentar restringir a liberdade individual de cada um, como se ter liberdade fosse um crime. Estamos no dia 25 de Abril por sinal
          A tua liberdade acaba quando começa a do outro.

          Neste caso a liberdade da população não ter a cidade entupida de carros até ao pescoço e criar condições de vivência para a população que passa diariamente por Lisboa. Já viram o quão difícil se torna sequer andar a pé em grande parte das zonas de Lisboa só porque o pessoal decide estacionar a torto e a direito em cima dos passeios?

          Que tal criar-se também uma ponte por cima do túnel do marques, assim sempre eram 6 faixas para cada lado para entrar em Lisboa, aposto que a qualidade de vida iria aumentar exponencialmente porque toda a gente podia ir de carro para o trabalho e estacioná-lo nos passeios e jardins da cidade, afinal quem precisa deles?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
            O que acabaste de dizer é que mesmo com a ajuda do carro a levar-te a estacao consegues demorar o dobro do tempo. Pq é q nao apanhavas a marginal até Caxias e aí entravas na autoestrada sem pagar? Nao gastavas 48 euros assim
            E pq é q em vez de pagar gasolina nao investes no gpl e passavas a viajar a metade do custo? Contas feitas, demoravas menos tempo pro servico pagavas o mesmo, e nao vias umas quantas mulheres feias. Ao fim de 2 semanas de usares GPL já nao queres outra coisa.
            Pensa bem
            entrando na a5 em caxias vou demorar 40/45 minutos de percurso.por 15 minutos de diferenca,prefiro mesmo ir de comboio e poupar 50 euros/mês!!e chego ao trabalho com o jornalito lido.

            quanto ao gpl,a mim nao compensa porque tenho 1 fiesta 1.25,de 96,que deve ter 1 valor comercial de 1000€.esse valor custa a montagem do gpl,e depois ficava sem mala!!

            quanto ás portagens á entrada de lisboa,sim!!!
            no caso da a5,teriamos parques de estacionamento no estádio nacional,e autocarros desde ai até ao centro da cidade.

            tb poderiamos optar por limitar a 3º faixa de rodagem,exclusivamente a veiculos transportando + de 3 passageiros(como acontece em madrid).

            Comentário


              #66
              E pensam que é só na A5/IC19 que existem problemas de ligação?

              Devido aos moradores da Amadora, o pessoal que vem do eixo Oeste/Norte (A8 e A1) tá lixado caso queira ir para a A5.

              Só para terem uma ideia, eu para ir a Sassoeiros ontem, tive de sair da loja junto ao Marl, ir até ao Infantado (uma coisa boa que a AML fez na zona foi a Variante Vialonga-Loures) apanhar a A8, ficar 10 minutos PARADO devido ao transito que enche a Calçada de Carriche e corta o acesso ao IC17, apanhar o IC17 até as zona onde está ainda por terminar, subir o IC16, apanhar a CREL, sair na A5 e depois sair em Carcavelos.

              Isto tudo pra evitar o transito da A1/2ª Circular e pagar um balurdio da Crel (já que tenho uma entrada próxima).


              PS: Não aceito desculpas de "apanhar transportes publicos", pois o meu trabalho obriga-me a usar o carro.

              Comentário


                #67
                epá o que tu queres é uma AE só pra ti desde a porta de casa até ao trabalho....

                e já agora com motorista...

                ganha juízo!!

                ou entao se achas que o pessoal de Sintra é beneficiado, vende a tua casa de Oeiras e muda-te para o cacém....

                isso sim seria tomar uma decisao em liberdade, sem chatear os outros

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                  Não sei se entendi, só se paga num sentido? E se fôr Cascais-Estoril ainda é grátis?
                  tenho de confirmar, das pagas do estoril para cascais..... isso garantido.

                  Comentário


                    #69
                    pagas nos 2 sentidos!!

                    Comentário


                      #70
                      Eu acho que o pessoal de Sintra é prejudicado. Eu acho que o pessoal de Cascais Oeiras é o mais prejudicado do país. Para irmos a qualquer lado, sofremos com o entupimento do pessoal de Sintra (2ª circular) ou sofremos com o entupidamento do pessoal de Lisboa (ponte 25 Abril), nao tendo sequer opcoes secundárias devido à mata do Jamor.
                      A única hipótese de melhorar um bocadinho a situacao seria construir o tunel Alges-Trafaria (margem sul) que deslocalizaria muito transito.
                      Nao estamos a falar de uma solucao abstrata, estamos a falar de um tunel cuja construçao foi aprovada no tempo do Santana Lopes e cujo PS meteu na gaveta. Ora se meteu na gaveta só há 3 hipóteses do porquê. Ou considera que o problema é pequeno, ou considera que há prioridades maiores (tipo TGV a 3 milhoes euros o km para ganhar 15mns viagem), ou nao vamos ver túnel nenhum enqto a Camara Cascais e Oeiras nao forem PS.
                      Editado pela última vez por jccgold; 26 April 2007, 00:59.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                        Eu acho que o pessoal de Sintra é prejudicado. Eu acho que o pessoal de Cascais Oeiras é o mais prejudicado do país. Para irmos a qualquer lado, sofremos com o entupimento do pessoal de Sintra (2ª circular) ou sofremos com o entupidamento do pessoal de Lisboa (ponte 25 Abril), nao tendo sequer opcoes secundárias devido à mata do Jamor.
                        A única hipótese de melhorar um bocadinho a situacao seria construir o tunel Alges-Trafaria (margem sul) que deslocalizaria muito transito.
                        Nao estamos a falar de uma solucao abstrata, estamos a falar de um tunel cuja construçao foi aprovada no tempo do Santana Lopes e cujo PS meteu na gaveta. Ora se meteu na gaveta só há 3 hipóteses do porquê. Ou considera que o problema é pequeno, ou considera que há prioridades maiores (tipo TGV a 3 milhoes euros o km para ganhar 15mns viagem), ou nao vamos ver túnel nenhum enqto a Camara Cascais e Oeiras nao forem PS.
                        Mostra-me um estudo concreto que indique o número de pessoas que utilizariam esse túnel nos casos que mencionas. Eu aposto contigo que esse túnel só iria aumentar o trânsito na A5.

                        Mais uma vez estás a pensar pequeno e regionalmente, esse túnel apenas serve a população da costa/corroios e da linha, o que serão, já exagerando 500 mil pessoas. O TGV e a OTA mal ou bem serve o país todo e são infraestruturas importantíssimas para o desenvolvimento económico do país.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                          O que acabaste de dizer é que mesmo com a ajuda do carro a levar-te a estacao consegues demorar o dobro do tempo. Pq é q nao apanhavas a marginal até Caxias e aí entravas na autoestrada sem pagar? Nao gastavas 48 euros assim
                          E pq é q em vez de pagar gasolina nao investes no gpl e passavas a viajar a metade do custo? Contas feitas, demoravas menos tempo pro servico pagavas o mesmo, e nao vias umas quantas mulheres feias. Ao fim de 2 semanas de usares GPL já nao queres outra coisa.
                          Pensa bem


                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Mostra-me um estudo concreto que indique o número de pessoas que utilizariam esse túnel nos casos que mencionas. Eu aposto contigo que esse túnel só iria aumentar o trânsito na A5.

                            Mais uma vez estás a pensar pequeno e regionalmente, esse túnel apenas serve a população da costa/corroios e da linha, o que serão, já exagerando 500 mil pessoas. O TGV e a OTA mal ou bem serve o país todo e são infraestruturas importantíssimas para o desenvolvimento económico do país.
                            Se queres falar dos assuntos o minimo q podias fazer era pegar num mapa. Entao so iria benificiar a A5? Entao e o pessoal do conselho Sintra qdo quer ir à margem sul achas q actualmente tem de ir por onde? E o pessoal do conselho da Amadora tem de ir por onde? Se de manha a ponte 25 de Abril está entupida de gente que vai da margem sul para a margem norte, qtos milhares deles, se houvesse o tunel Alges-trafaria, o usariam tanto para ir como para voltar? Ao saírem da ponte 25 de Abril nao benificiariam os lisboetas que usam a ponte e os acessos adjuntos (por ex Alcantara)?
                            Sabes em qto tempo em hora de ponta já chegam a estar as filas na ponte 25 de Abril? 3 horas. Isto dito pelo presidente da Lusoponte.
                            Além do mais se olhasses pro mapa verias que o tunel a ser feito teria ligacao directa à marginal nem sequer era à A5. Se o tunel fosse inaugurado, seria daqueles construcoes que estariam congestionadas logo na 1ª semana. Tens aqui leitura sobre o assunto http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=797031
                            Agora se querem meter portagens para entrar na cidade, bem se assim fosse por razoes de "incomodar quem passa na rua" entao para sermos justos quem saísse da cidade de Lisboa que pagasse igual imposto. Pq qdo eles vêm de Lisboa para aqui vêm-me incomodar.
                            E qto ao TGV nao sabes do que falas, o TGV nao tem retorno nenhum financeiro. O aeroporto tem por ser um ponto de escala de avioes internacionais, o TGV mal cobrirá os custos de manutencao qto mais os de investimento. Por 15mns na ligacao Porto - Lisboa, vale a pena gastar 1 biliao euros (sim é mesmo biliao)? Só de comparacao o famigerado tunel do marques custou 22 milhoes euros.

                            P.S: Ja agora pepyto podes ter razao q n vale a pena montares GPL no teu fiesta, mas podias comprar algum com GPL ja montado e vias se te faziam retoma desse.
                            Editado pela última vez por jccgold; 27 April 2007, 01:03.

                            Comentário


                              #74
                              O TGV até me faz doer a alma quando se fala de quanto vai custar e eu aqui a apertar o cinto cada vez mais... E ainda por cima vamos ser pioneiros, vamos ter um TGV com quatro paragens entre Lisboa e Porto, até os franceses ficaram malucos!

                              Comentário


                                #75
                                Pelo que deu para ver nestes dois dias (26 e 27), embora se note que há muita gente que não foi trabalhar por causa dos feriados, o túnel tem bons resultados. Linda-a-Velha-Amoreiras em 20 minutos (autocarro), em hora de ponta.!!! Um verdadeiro luxo. Vamos ver com o tempo se é mesmo uma realidade.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                  Pelo que deu para ver nestes dois dias (26 e 27), embora se note que há muita gente que não foi trabalhar por causa dos feriados, o túnel tem bons resultados. Linda-a-Velha-Amoreiras em 20 minutos (autocarro), em hora de ponta.!!! Um verdadeiro luxo. Vamos ver com o tempo se é mesmo uma realidade.
                                  Será que eles não escolheram esta data propositadamente para abrir o tunel?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                    Será que eles não escolheram esta data propositadamente para abrir o tunel?
                                    É provável. No meu caso ficando logo ali nas amoreiras, muito ou pouco, vou colher benefícios...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                      Pelo que deu para ver nestes dois dias (26 e 27), embora se note que há muita gente que não foi trabalhar por causa dos feriados, o túnel tem bons resultados. Linda-a-Velha-Amoreiras em 20 minutos (autocarro), em hora de ponta.!!! Um verdadeiro luxo.
                                      Já estamos tao mal habituados que pensamos que andar a passo de caracol é um luxo. Faz lá algum sentido que no fim de uma autoestrada (A5) o transito seja tanto q a sair da AE se demore tanto como a percorre-la de uma ponta à outra?
                                      Na altura de votar os lisboetas que se lembrem quais foram os partidos que disseram que o tunel do Marques era uma obra desnecessária.
                                      Frases do tipo "é um incentivo a entrada de carros" nao é mais do que pura demagogia.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Porque é que não vais de Quim?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu conheço muito bem o IC19 e, desde há 4 meses, a A5, no trânsito da manhã.
                                          Uma vez que morava em Massamá demorava um tempo brutal para entrar no IC.
                                          Parece-me que esse é o verdadeiro problema da zona: a entrada.
                                          Uma vez lá, normalmente fluia muito bem, até pelo menos chegar ao nó de Pina Manique.

                                          Já na A5, dependendo da hora, tenho congestionamento logo depois das portagens, mas acaba sempre por rolar.
                                          A vantagem que encontro na A5 (para mim em concreto) é a de que consigo aquecer o carro a 90 km/h até apanhar trânsito. Esta circunstância manifesta-se sobremaneira nos consumos. Ou seja, no IC19 andava menos, mas gastava mais pois o carro aquecia ao ralenti no arranca-pára... e no pára-arranca...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Vou aqui desenterrar este tópico...txiii 2007, até cheira a rançoooo.

                                            Olhem lá o que é que estão a fazer na A5? Para que servem aquelas aberturas todas no meio dos separadores? Vão fazer obras e aquilo serve para por os carros a passar para o outro lado ou quê?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                              Vou aqui desenterrar este tópico...txiii 2007, até cheira a rançoooo.

                                              Olhem lá o que é que estão a fazer na A5? Para que servem aquelas aberturas todas no meio dos separadores? Vão fazer obras e aquilo serve para por os carros a passar para o outro lado ou quê?
                                              Devem querer colocar tapete novo e vão ter que fazer desvio de trânsito.

                                              Comentário


                                                #83
                                                52-BCR-dmi-14

                                                2014-07-04 • Obras de beneficiação entre Julho e Setembro
                                                • Trabalhos decorrem em período nocturno




                                                A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) informa que irá dar início às obras de beneficiação do pavimento do sublanço Estádio Nacional / Oeiras da A5 - Auto-estrada da Costa do Estoril, incluindo o Nó de Oeiras.
                                                Com um investimento de 3,3 milhões de euros, estes trabalhos irão desenvolver-se entre os meses de Julho e Setembro, numa extensão de, aproximadamente, três quilómetros e meio.
                                                De forma a minimizar os incómodos para os automobilistas que ali circulam, os trabalhos com maior impacto na circulação irão decorrer de segunda a sexta, em período nocturno, com recurso a desvios de trânsito, em ambos os sentidos, e em período diurno/nocturno durante o fim-de-semana, entre as 22 h de sexta-feira e as 5 h de segunda-feira.
                                                A Brisa agradece antecipadamente a compreensão e colaboração dos automobilistas e espera contribuir para reduzir eventuais inconvenientes decorrentes desta operação, estando certa de que os possíveis incómodos serão largamente compensados pelo nível de qualidade, segurança e conforto que resultam de uma auto-estrada melhor adaptada às necessidades de quem a utiliza.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Deviam era aproveitar o balanço da coisa e resolver o congestionamento que passou a existir na saída para a CRIL. Desde que o lanço sobre a Buraca ficou concluído, e a CRIL completa, que aquilo ficou um martírio, especialmente para quem apanha a A5 vindo de Carnaxide/Linda-a-Velha.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Alguém sabe para que servem estes ''penduricalhos''?

                                                    Será para ''medir'' o trâfego?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Estou me mudando agora em outubro. Minha idéia era morar em Oeiras (São Julião). Vi vocês falando sobre o transito. Quanto tempo eu iria demorar pra entrar em Lisboa, no horário de maior transito ? E no caminho inverso ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por EduardoVOP Ver Post
                                                        Estou me mudando agora em outubro. Minha idéia era morar em Oeiras (São Julião). Vi vocês falando sobre o transito. Quanto tempo eu iria demorar pra entrar em Lisboa, no horário de maior transito ? E no caminho inverso ?
                                                        Depende para onde vais em Lisboa. Se fores para a zona norte (perto do aeroporto, por exemplo), à hora de ponta, daria uns 30min "porta a porta" sem imprevistos, tipo um acidente grande na A5 ou coisa que o valha. Se fores para a baixa de Lisboa, Rossio por exemplo, há muitos dias em que podes demorar 1h.
                                                        Já percebi que deves ser brasileiro. Conheces Lisboa ou vens para Lisboa agora? É que se o sítio para onde vais tiver parquímetros, a menos que tenhas um ordenado mesmo muito bom ou estacionamento em parque da empresa, pode-se tornar impraticável levar o carro (€€€). O melhor é equacionares os transportes públicos. Em Oeiras, podes apanhar o comboio e tens interface com o metro no Cais do Sodré. Se ainda não compraste casa, equaciona a zona de Sto Amaro de Oeiras. Os bairros são simpáticos e, em muitos sítios, consegues ir a pé para o comboio.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          Depende para onde vais em Lisboa. Se fores para a zona norte (perto do aeroporto, por exemplo), à hora de ponta, daria uns 30min "porta a porta" sem imprevistos, tipo um acidente grande na A5 ou coisa que o valha. Se fores para a baixa de Lisboa, Rossio por exemplo, há muitos dias em que podes demorar 1h.
                                                          Já percebi que deves ser brasileiro. Conheces Lisboa ou vens para Lisboa agora? É que se o sítio para onde vais tiver parquímetros, a menos que tenhas um ordenado mesmo muito bom ou estacionamento em parque da empresa, pode-se tornar impraticável levar o carro (€€€). O melhor é equacionares os transportes públicos. Em Oeiras, podes apanhar o comboio e tens interface com o metro no Cais do Sodré. Se ainda não compraste casa, equaciona a zona de Sto Amaro de Oeiras. Os bairros são simpáticos e, em muitos sítios, consegues ir a pé para o comboio.
                                                          Moro no Brasil mesmo. Fui em Lisboa algumas vezes, a turismo, sendo a última em abril. No ínicio vou alugar um apartamento e continuar a trabalhar para a mesma empresa do Brasil, mas fazendo home-office. Então a principio não teria problemas com transito. E acredito que não deva ser pior que o "agradável" transito de SP.
                                                          Era só para ter uma idéia, caso precise mudar minha rotina. Mas vi que em Oeiras tem muitas empresas de tecnologia (minha área) e se vier a mudar de empresa, teria chances de trabalhar por lá mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                            Alguém sabe para que servem estes ''penduricalhos''?

                                                            Será para ''medir'' o trâfego?
                                                            Também não faço ideia, existe algo parecido na rotunda de entre campo para quem vai para o saldanha, parecem ser maiores que esses.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por EduardoVOP Ver Post
                                                              Moro no Brasil mesmo. Fui em Lisboa algumas vezes, a turismo, sendo a última em abril. No ínicio vou alugar um apartamento e continuar a trabalhar para a mesma empresa do Brasil, mas fazendo home-office. Então a principio não teria problemas com transito. E acredito que não deva ser pior que o "agradável" transito de SP.
                                                              Era só para ter uma idéia, caso precise mudar minha rotina. Mas vi que em Oeiras tem muitas empresas de tecnologia (minha área) e se vier a mudar de empresa, teria chances de trabalhar por lá mesmo.
                                                              Sr o trânsito não é problema, então escolheste um sítio bem fixe para viver. E não é pior que SP, claro!
                                                              Só te alerto é para os parquímetros. São muito caros e a fiscalização é apertada. Mesmo em Oeiras. Se a rua onde fores morar tiver parquímetros, tens direito a não pagar nessa rua. Deves ir à empresa de gestão do estacionamento da tua cidade, tratas de umas burocracias e eles dão-te um autocolante para o vidro do carro ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X