Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condutores de Renault e Citroën – uma relação para a vida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
    Já que se falou aqui no facto de generalizar, aproveito para deixar aqui um ponto curioso que reparei com este tópico.



    Muitos falaram, e com total razão, do facto de não se poder generalizar.

    Mas o engraçado, é que se formos ao fórum geral, o que não falta são generalizações do tipo "conheço um carro X que avariou, por isso a marca não presta".

    O que me leva a crer que alguns só não generalizam aquilo que não lhes convém, e se em vez de serem estas as marcas visadas, fossem outras, se calhar o caso já mudaria de figura.

    Não é uma boca ou ataque, é apenas um facto, que podem aproveitar para tentar pensar um pouco e corrigir.

    Fica à vossa consciência.

    Não digo que se neste topico se referisse outra marca não estriam aqui algumas pessoas a concordar plenamente, mas isto não tem qualquer fundamento, ou vais dizer que tem?
    Só entrei porque dizia renault, se fosse de outra marca se calhar diria na mesma que era uma coincidência ou que era afirmações sem fundamento, ou nem responderia ao tópico!!

    Abraço

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
      é bem verdade!
      O chassis do Ax RULA!!!

      O autor deste tópico só fez as queixas dele, e por acaso só apanhava com renaults e citroens à frente, até aí tudo bem, é a opinião dele e respeito-a por isso. Eu gostava de salientar é a mudança de discurso do autor, no meu entender,, q passou do tema "condução lenta" para um pseudo ataque ao citroen Ax!

      O chassis do Ax foi sem dúvida uma boa surpresa qd apareceu, e pq? Pq dava gozo conduzir, qt mais n fosse pq dava a sensação q o carro se ia despistar em cada curva e, surpresa das surpresas, conseguia quase sempre resolver a situação de forma airosa! Ora é esta sensação, de susto/divertimento q fica quando se conduz um Ax. Eu n tenho nem nunca tive nenhum, mas tive o PRAZER de conduzir um 1.4d (daqueles q quimam as juntas todas as semanas?!?!?!?) algumas vezes, e a verdade é q achava mesmo divertido guiar aquilo!! E é por isso q os condutores dos Ax's acham tudo normal (plásticos, forros, chapeleiras?!?!?!), pois no fundo aquilo dá-lhes é um gozo danado! É barato, anda pra frente, gasta pc, conduz-se bem... N tem qualidade? E daí? Serve para levar as pessoas de um lado ao outro durante vários (mts) anos, e isso é q interessa!

      PS1- Só li a 1ª pág do tópico
      PS2- Já tive um corsa

      Divirtam-se! E n andem a dormir na estrada!
      Editado pela última vez por Drifting; 01 May 2007, 20:15.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
        Olá, não quero generalizar, e não quero ofender ninguém, mas acho que o que vou descrever tem alguma lógica e validade.

        Não me interpretem mal, mas vou apenas expor aqui aquilo que tenho constatado agora que estou a trabalhar em Oliveira de Azeméis. Como todos os dias faço alguns quilómetros para o trabalho tenho reparado em situações vulgares e comuns.

        Eu nem ligo muito a carros, mas vou vendo e vou tirando as minhas conclusões.

        Os condutores que mais stress me causam, são geralmente os condutores de Renaults ou Citroëns, é pá, quando há fila, geralmente à frente vai um destes dois. Mas o pior é o virar sem piscas, ou então ir a morrer a 60 Km\h, aproximam-se de um semáforo de velocidade de limite 50 (aqui na minha zona à alguns), pois continuam a 60, porra, se já vão a enc0nar bem que podiam travar né? É que se fossem a 100 e disparassem o vermelho, ainda vá que não vá, mas ir a comer sono e fazer aquilo... Depois fica verde e primeiro que arranquem... pois sim... até travam o carro com travão de mão. Que maçarros, outra coisa são as indecisões, estão ali, vira não vira, vai não vai, e quando já estamos a passar pela direita (pensando que vão mesmo virar à esquerda) voltam a arrancar, eu buzino, e ainda ficam todos inchados, a chamar nomes. É inversões de marcha sem mais nem menos, é uma coisa terrível

        Eu também vejo algumas destas asneiras noutros carros e noutros condutores, mas a maioria é claramente Renaults e Citroens... É que nota-se mesmo a diferença de percentagem dos condutores destes carros que fazem asneiras na estrada. Mesmo nos acessos a vias rápidas, parece que entram em pânico não sabem o que fazer.

        Dentro disto os que ainda mais noto com estas atitudes são Clios Brancos, Renault’s 19 e Laguna II.

        Já com os Mégane II, aparece precisamente o contrário! Convencidos da superioridade da sua poderosíssima máquina montada com mil e quinhentos centímetros cúbicos, comportam-se como se fossem aos comandos de um BMW 535d: a divisa é "saiam da frente que o meu Mégane é ultra-poderoso"
        vai colam-se à traseira do carro que os precede para que não haja dúvidas quanto ao seu poderio. O que eles não vêem é que as pessoas se arredam não porque fiquem com medo daquele motor demoníaco, mas porque os acham tão ridículos que se desviam para que eles possam ir às suas tristes vidinhas, convencidos que o seu poderoso mil e quinhentos dci "papou mais um". E assim ao menos sempre contribuem para a felicidade de alguém. Mesmo que eles ignorem o ridículo da figurinha que fazem. São tolos, mas são felizes.

        Depois é os AX’s, ai cum caraças.... o Citroen AX essa verdadeira revolução perpetrada em plena muralha chinesa, é outro mito da história recente do automóvel. Pelo que ouço das bocas dos donos, que também me parecem, na generalidade, um pouco disfuncionais em termos encefálicos, é que são sobejamente conhecidas as qualidade sobrenaturais do seu chassis. Ainda hoje, qualquer miúdo da escola coleccionador de cromos sabe que o AX é um carro que ainda hoje curva melhor que qualquer utilitário. Depois, bate todos os records em relação a consumos, performances, aceleração, velocidade máxima, tudo! Tudo fruto do seu peso baixérrimo que, como toda a gente sabe, é o melhor que qualquer carro pode ter.
        Por isso é que ele pode ter chapa da espessura de uma folha de cartolina, por isso é que ele não precisa nem de airbags, nem ABS, nem ar condicionado, nem ESP's, nem nada dessas paneleirices sem utilidade nenhuma. Para quê? O seu peso ultra-leve torna isso tudo desnecessário!

        Do que vejo por alguns colegas, o típico condutor de Citroën AX é um gajo que se quisesse até tinha um carro muito superior, mas para quê? Não precisa de nada disso, pá. "O meu AX é aquela máquina. Este motor a gazole é um espectáculo: um depósito dá-me para meses. Em 4 semanas de utilização, passo 3 na oficina a trocar juntas de cabeça queimadas! Por isso é que um depósito me dá para quase 1 ano!"

        É um tipo que se caracteriza por vários factores, dos quais se destaca um masoquismo profundo. Ou então sofre de problemas graves de audição ou visão. Senão vejamos: já alguma vez experimentaram conduzir um carro e levar o motor ao colo? Pois é: no Citroën a chinfrineira é tanta lá dentro que parece mesmo isso. Entre um AX e o Ibiza da minha mãe de 89 a diferença é pequena neste campo. Mas, lá está: se o senhor for surdo e isso não lhe fizer impressão, mesmo que esteja com o motor a zunir-lhe aos ouvidos, não vai notar nada, e sempre pode aproveitar para aquecer os pés, mesmo que a sofagem, mais uma vez, tenha dado o berro.
        Já em relação à qualidade dos seus brilhantes plásticos (brilhantes no sentido que parecem vir de fábrica revestidos de um material gorduroso qualquer que lhe dá aquele toque visual final), aí o caso muda de figura. Quem aceitar sentar-se a bordo de um AX para com ele conviver diariamente, terá que ser mesmo cego para não ir dando falta das diferentes peças que se vão soltando diariamente do seu tablier, forras das portas, rádio, tejadilho, chapeleira, etc. Mas, lá está: os brilhantes engenheiros da Citroën previram isso tudo: à medida que as peças se vão soltando, mais LEVE ainda o bom do AX se torna, consumindo ainda menos e andando ainda mais! E não é esse o verdadeiro "espírito AX"???
        E o mais incrível é que o pessoal acha normal, e é tudo normal, e parecem uns sem sal, uns insonsos, a falar daquilo... vão para a estrada e demonstram o que são, uns sem sal....

        Claro que isto não é uma regra geral, há de tudo, os Ibizas também é costume pensarem que estão ao volante de máquinas super-sónicas, mas estes casos particulares que refiro são aqueles que mais tenho presenciado, e que mais observo entre colegas. Já tenho comentado com colegas e amigos que não têm carros deste tipo, e a malta diz que realmente também nota uma grande percentagem destes carros com este tipo de anormalidade mental.

        Ainda à dias ia com uma colega, e ia-mos a moer na estrada, e eu disse "deve ir aí à frente algum Renault ", quando consegui ultrapassar, não é que era mesmo uma Senic que ia a empancar tudo?

        Não me levem a mal, por favor, mas isto é mesmo o que tenho visto e constatado. E por aqui? O que acham vocês? Claro que quem tem estes carros não vai gostar de ler isto, mas como eu disse, não se aplica a todos, é apenas à maioria, e é apenas aquilo que eu vejo.
        Raramente vi um "post" tão cómico!

        Quanto a mim isso tudo é inveja reprimida...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
          O chassis do Ax RULA!!!

          O autor deste tópico só fez as queixas dele, e por acaso só apanhava com renaults e citroens à frente, até aí tudo bem, é a opinião dele e respeito-a por isso. Eu gostava de salientar é a mudança de discurso do autor, no meu entender,, q passou do tema "condução lenta" para um pseudo ataque ao citroen Ax!

          O chassis do Ax foi sem dúvida uma boa surpresa qd apareceu, e pq? Pq dava gozo conduzir, qt mais n fosse pq dava a sensação q o carro se ia despistar em cada curva e, surpresa das surpresas, conseguia quase sempre resolver a situação de forma airosa! Ora é esta sensação, de susto/divertimento q fica quando se conduz um Ax. Eu n tenho nem nunca tive nenhum, mas tive o PRAZER de conduzir um 1.4d (daqueles q quimam as juntas todas as semanas?!?!?!?) algumas vezes, e a verdade é q achava mesmo divertido guiar aquilo!! E é por isso q os condutores dos Ax's acham tudo normal (plásticos, forros, chapeleiras?!?!?!), pois no fundo aquilo dá-lhes é um gozo danado! É barato, anda pra frente, gasta pc, conduz-se bem... N tem qualidade? E daí? Serve para levar as pessoas de um lado ao outro durante vários (mts) anos, e isso é q interessa!

          PS1- Só li a 1ª pág do tópico
          PS2- Já tive um corsa

          Divirtam-se! E n andem a dormir na estrada!
          Nem mais, bela discrição do AX, é o carro que conduzo mais vezes, o 1.4trd e aquilo é lento como tudo, mas pá, em caminho que não dê para passar dos 50 a 1º 2º e 3º até puxam bem e é bastante divertido, a partir dos 60 é que morre e não há nada a fazer. Quando bater bateu, azar, vai para a sucata, não se fica com grande prejuízo, desde que não haja danos humanos.

          Quanto ao tópico, acho é que vês é mais carros franceses, eu ainda não consegui associar comportamento a uma marca...

          Comentário


            #95
            Isto ainda é uma sociedade e as pessoas se querem andar a 60kms/hora, podem ter as suas razões, e podem ser dezenas...
            - Podem sentir pouca confiança nas condições atmosfericas
            - Podem sentir pouca confiança nelas proprias
            - Falta de experiência no carro
            (...)
            Eu proprio já parei e saí do meu carro para me dirigir ao veiculo que circulava atras de mim (daewoo) , dizendo-lhe:
            "Levo um bébé de 3 dias no carro e a minha esposa com agrafos na barriga, por isso não vou andar a mais de 40 nesta estrada (paralelo), e até porque é de facto o limite legal!!!"

            Haja bom senso!!!

            Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
            Depois é os AX’s, ai cum caraças.... o Citroen AX essa verdadeira revolução perpetrada em plena muralha chinesa, é outro mito da história recente do automóvel. Pelo que ouço das bocas dos donos, que também me parecem, na generalidade, um pouco disfuncionais em termos encefálicos, é que são sobejamente conhecidas as qualidade sobrenaturais do seu chassis. Ainda hoje, qualquer miúdo da escola coleccionador de cromos sabe que o AX é um carro que ainda hoje curva melhor que qualquer utilitário. Depois, bate todos os records em relação a consumos, performances, aceleração, velocidade máxima, tudo! Tudo fruto do seu peso baixérrimo que, como toda a gente sabe, é o melhor que qualquer carro pode ter.
            O primeiro carro comprado novo de casa.
            AX 11 TRE ( entregue no dia 25 abril de 1992)
            - carro da minha mão quando tirou a carta
            - carro da minha irmã quando tirou a carta
            - meu carro quando tirei a carta, carro para todo o serviço, serviu-me no meu tempo de faculdade nas noites loucas de coimbra, depois de casado e só o entreguei novamente na casa dos meus pais em 2005 , 3 dias depois da minha esposa me dizer ia ser Pai (comprei um audi A4).

            Conta com ~180 mil kms, media de 5.5L/100, rapido, confortavel, divertido, mas acima de tudo FIAVEL.

            Ouvir alguem dizer mal do AX só porque sim, porque parece.... porque é simples, porque é barato, porque tem aspecto fragil!!!!
            Lá em casa varios carros vieram e foram, assim de cabeça 5.... o AX está e estará lá, e até já foi desenrascar os "novos" empanados a estrada.

            É um carro que ganha por merito um canto muito especial nos seus donos e ex-donos.

            Sobre a teu texto que marquei a BOLD;
            De facto este topico também me parece criado por alguem (...coloca aqui a parte a bold...)

            Comentário


              #96
              Em primeiro lugar, enquanto condutor de um Megane II e ex-condutor de um Laguna II quero aqui publicamente pedir desculpas aos condutores, que, tal como o autor do tópico, se sentem tão incomodados com a presença das viaturas na estrada, de facto confesso nunca ter reparado que causava tão grande transtorno, ainda para mais não me recordo de um condutor me apitar ou repreender na estrada por alguma atitude, se de facto se sentem incomodados, por favor, apitem, avisem-me porque se calhar nem me dou conta desses comportamentos que dizem ter.
              Em segundo lugar foi com agrado que verifiquei que afinal o Megane 1.5dCi é um carro com tanta imagem e agressividade, na verdade é o carro menos potente que costumo conduzir, e nem me passava pela cabeça que os estonteantes 15 segundos dos 0 aos 100 fizessem mossa a tanta gente, afinal estou enganado, o BMW não é nada de especial, e o Laguna que na versão mais fraca já tem uns 110cv é pastelão na estrada, afinal os poderosos 80cv do 1.5dCi impressionam muita mais gente na estrada, gostei de ver!

              Cumprimentos

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Vilina Ver Post

                Depois é os AX’s, ai cum caraças.... o Citroen AX essa verdadeira revolução perpetrada em plena muralha chinesa, é outro mito da história recente do automóvel. Pelo que ouço das bocas dos donos, que também me parecem, na generalidade, um pouco disfuncionais em termos encefálicos, é que são sobejamente conhecidas as qualidade sobrenaturais do seu chassis. Ainda hoje, qualquer miúdo da escola coleccionador de cromos sabe que o AX é um carro que ainda hoje curva melhor que qualquer utilitário. Depois, bate todos os records em relação a consumos, performances, aceleração, velocidade máxima, tudo! Tudo fruto do seu peso baixérrimo que, como toda a gente sabe, é o melhor que qualquer carro pode ter.
                Por isso é que ele pode ter chapa da espessura de uma folha de cartolina, por isso é que ele não precisa nem de airbags, nem ABS, nem ar condicionado, nem ESP's, nem nada dessas paneleirices sem utilidade nenhuma. Para quê? O seu peso ultra-leve torna isso tudo desnecessário!

                Do que vejo por alguns colegas, o típico condutor de Citroën AX é um gajo que se quisesse até tinha um carro muito superior, mas para quê? Não precisa de nada disso, pá. "O meu AX é aquela máquina. Este motor a gazole é um espectáculo: um depósito dá-me para meses. Em 4 semanas de utilização, passo 3 na oficina a trocar juntas de cabeça queimadas! Por isso é que um depósito me dá para quase 1 ano!"

                É um tipo que se caracteriza por vários factores, dos quais se destaca um masoquismo profundo. Ou então sofre de problemas graves de audição ou visão. Senão vejamos: já alguma vez experimentaram conduzir um carro e levar o motor ao colo? Pois é: no Citroën a chinfrineira é tanta lá dentro que parece mesmo isso. Entre um AX e o Ibiza da minha mãe de 89 a diferença é pequena neste campo. Mas, lá está: se o senhor for surdo e isso não lhe fizer impressão, mesmo que esteja com o motor a zunir-lhe aos ouvidos, não vai notar nada, e sempre pode aproveitar para aquecer os pés, mesmo que a sofagem, mais uma vez, tenha dado o berro.
                Já em relação à qualidade dos seus brilhantes plásticos (brilhantes no sentido que parecem vir de fábrica revestidos de um material gorduroso qualquer que lhe dá aquele toque visual final), aí o caso muda de figura. Quem aceitar sentar-se a bordo de um AX para com ele conviver diariamente, terá que ser mesmo cego para não ir dando falta das diferentes peças que se vão soltando diariamente do seu tablier, forras das portas, rádio, tejadilho, chapeleira, etc. Mas, lá está: os brilhantes engenheiros da Citroën previram isso tudo: à medida que as peças se vão soltando, mais LEVE ainda o bom do AX se torna, consumindo ainda menos e andando ainda mais! E não é esse o verdadeiro "espírito AX"???
                E o mais incrível é que o pessoal acha normal, e é tudo normal, e parecem uns sem sal, uns insonsos, a falar daquilo... vão para a estrada e demonstram o que são, uns sem sal....

                Claro que isto não é uma regra geral, há de tudo, os Ibizas também é

                .
                Eu há uns anos tive um AX 14 TZS a gasolina e gostava do carro...cheguei a dar 190klm/h nele e nao deu mais pk tive medo visto o carro ser algo leve...mas tinha bastante energia e um arranke de 10s que parra um carro de 65cv era soberbo....nunca tive prob com ele. e estecticamente era bastante bonito como carro pequeno.

                Comentário


                  #98
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!
                  eu concordo com o/a Vilina!

                  ah, tb me eskaxei a rir ao le-lo, mas no fundo... ela tem razao! quemé q tem 1 AX?? so msm quem nao pode ter melhor! pq se pode... meus amigos, nao faz sentido NENHUM ter 1lata dakelas... akilo nao serve rigorosamente pra nada! a ñ ser p gastar €€ ns oficinas se kisermx andar 1 pco com eles...
                  ah, por acaso nunca reparei nisso dos citroens e renaults... deve ser apenas coincidencia...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!
                    eu concordo com o/a Vilina!

                    ah, tb me eskaxei a rir ao le-lo, mas no fundo... ela tem razao! quemé q tem 1 AX?? so msm quem nao pode ter melhor! pq se pode... meus amigos, nao faz sentido NENHUM ter 1lata dakelas... akilo nao serve rigorosamente pra nada! a ñ ser p gastar €€ ns oficinas se kisermx andar 1 pco com eles...
                    ah, por acaso nunca reparei nisso dos citroens e renaults... deve ser apenas coincidencia...
                    Faz mais sentido que tu pensas...

                    Gastar dinheiro na oficina... Ora que me lembro o AX este ano só foi a oficina levar travões e pneus, o mesmo não posso dizer do mercedes E290 que levou bombas injectores, do peugeot 406 que levou um sistema de AC novo e do porsche que na revisão foi uma bela nota, mas y.. aquilo só serve para gastar dinheiro . Só o merc. 200D cá em casa dar tão pouca despesa por ano como o AX.

                    Ainda à poucos meses ao abrir a porta no estacionamento não reparei no ****r do centro comercial e ficou lá uma pela marca, mas o que interessa, dá para andar, também alguem lhe fez um risco na lateral , mas é a tal coisa, who cares. Mas também é a tal coisa, já ultima avaria foi bastante difícil arranjar peças para ele ( foi uns fios que se foram ), da próxima vez que tenha um problema é capaz de ir parar à sucata porque não é nada fácil arranjar peças para ele ( as de marca custam mais que o carro por isso não contam )


                    Mas antes de ter carta e ter pegado no carro, também não gostava do carro, trauma de em puto ir distraído a andar de bicicleta e me ter espetado na traseira do carro , a marca ainda está lá no carro.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Du Ver Post
                      Pk não compras um renault ou um citroen?!Vais ver que esse teu problema passa
                      Tenho um citroen ax gti e se há coisa que me da gozo é passar e "empurrar"nas curvas tigras e corsas 1.4 16v com o meu charuto de chapa fina e sem a/c e abs e essas tretas todas
                      Ora ...

                      Comentário


                        Em relação ao Tópico ...

                        P'ro que lhe havia de dar ...

                        Lol !

                        Enfim ...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!
                          eu concordo com o/a Vilina!

                          ah, tb me eskaxei a rir ao le-lo, mas no fundo... ela tem razao! quemé q tem 1 AX?? so msm quem nao pode ter melhor! pq se pode... meus amigos, nao faz sentido NENHUM ter 1lata dakelas... akilo nao serve rigorosamente pra nada! a ñ ser p gastar €€ ns oficinas se kisermx andar 1 pco com eles...
                          ah, por acaso nunca reparei nisso dos citroens e renaults... deve ser apenas coincidencia...
                          Conheces uma terra chamada Seteais? Dizem que se disseres Ai o eco repete-se 7 vezes. Deve passar-se o mesmo na tua cabeça...

                          Comentário


                            Simples: Os Condutores Renault e Citroen não estão com pressa de sair dos sofás com rodas!!!! pois sentem-se confortaveis.
                            Agora a sério: tenho um Renault mégane, mas é o I por isso sei que aquilo não é um série 5 se bem que não me importava nada, tenho também 2 AX um 1.5d e um Gt-i, como já me fartei de ouvir falar mal daquilo só gosto de discutir acerca do carro com tenha/teve um. faz-me lembrar este fds um colega: ainda tens o ax gti?
                            tenho
                            tava a pensar comprar um 106 xs
                            e um ax gt? devem estar mais baratos
                            tu és doido, algum dia? o 106 tem um chassis bem melhor e nao dá tantos problemas de motor.
                            ok.

                            Como já disseram e bem: quantas vezes vêm buggati veyron a não empatar na estrada?

                            EDIT:Realmente o mégas II, conheço bem o do meu irmao, e apesar dquilo ser para mim submotorizado, levo cada arrepio daquilo.... lá está é tipo série 5
                            Editado pela última vez por bricardo; 03 May 2007, 15:30.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X