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BT contra as motos na A2?

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    #31
    Peço desculpa pelos erros de gramática, mas o escrever á pressa, e não verificar de seguida, tem destas coisas ...

    Comentário


      #32
      Boas

      Hoje de manhã lá estavam eles na A2 com 4 carros da bt, sim 4 carros a mandar parar só as motos. Como seria de esperar o pessoal das motos agora circula entre as filas de automoveis, que a meu ver é bem mais parigoso do que se fossem pela berma a baixa velocidade como era normal até á 15 dias atras.
      Mas o que me F@@E mais é os carros da judite e da bt á "paisa" que continuam a circular pela berma todos os dias na mesma e ninguem os manda encostar, será que o pessoal das motos têm que aplicar uns "strobes" azuis nas motos para não serem mandados parar?

      Cump's!

      Comentário


        #33
        Eu, de quando em vez vou para o trabalho de moto. Inevitávelmente tenho de passar por uma das pontes.

        Antes escolhia a 25 de Abril, actualmente, por causa da perseguição por parte da bt para com as motos, vou pela vasco da gama!

        No meu ponto de vista como condutor de ambos os mundos, acho que era muito melhor as motos infrigerem o código da estrada, circulando pela berma.

        Era mais seguro para todos.

        Muitas vezes passei por lá e os agentes da bt chegaram a desviar-se para eu conseguir passar. Acto que prontamente agradecia.

        Para quem acha que os motociclistas são uns assassinos, e que andam sempre de roda no ar a mais de 300 kms/h, pensem bem em quantas asneiras se vêm diáriamente nas nossas estradas cometidas por animais montados em 4 rodas.

        Ainda há pouco vinha de moto, abrandei numa cedência de passagem para entrar numa rotunda, e o animal que estava atrás de mim montado nas suas 4 rodas passou por mim como se nada fosse.

        Casos destes todos nós temos conhecimento, quer de 2 quer de 4 quer de 18 rodas ou mais!

        Em relação à velocidade, quem não anda de moto não sabe como funcionam aquelas duas roditas.

        Uma moto comum acelera, e acima dos 80 kms/h ,trava melhor que um carro!

        Só de deixar o punho ela parece que estanca. Logo é muito fácil passar de 200 kms/h para 140/150.

        Não quero com isto justificar o facto infringir o código da estrada, mas apenas dar uma noção do que é fácil rodar a 180 kms/h numa moto comum, muito mais que num carro comum.

        Para terminar, quando passava/passo pela 25 de Abril, sou daqueles patos bravos que aguardo a minha vez na fila para pagar a portagem.


        Cump.

        Comentário


          #34
          Eu não ando de moto. Mas tenho muito respeito pelas mesmas.

          Mas esta conversa é sempre a mesma.

          Se me faz confusão que as motos circulem no meio das faixas e na berma? Não me faz NENHUMA! Mas de facto não o podem fazer, se a policia está presente, então tem, de agir de acordo com as regras do CE!

          Agora quem vai para a zona de sintra ao Domingo, sabe bem que há o motards de fim de semana que vão ao cabo da roca, que se passeiam na estrada e ai já gostam de empatar o transito, peço desculpa mas NUNCA VI um motard ir na berma ou desviar-se para deixar carros mais rápidos passar, quando vão em passeio... NUNCA! Vão na sua faixa e não se desviam...

          Se querem o direito de passar os carros pela berma, pq não andam lentamente pela berma quando vão a passear?

          Fica pergunta...

          Comentário


            #35
            É impressão minha ou alguns "enlatados" são mesmo um bocado complexados.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

              Se querem o direito de passar os carros pela berma, pq não andam lentamente pela berma quando vão a passear?

              Fica pergunta...
              Como motociclista, não pretendo esse direito, mas compreendo a situação, contudo nem todos os "motards" participam em fóruns de carros/motos(que é a meu ver, um bom guia, para suprimir certas dificuldades da "estrada"), o que deviam, não sabem o aglomerado dos problemas que estão a ser injectados todos os dias nas estradas e a tendência é para aumentar .

              Quando vou em passeio/etc, vou sempre pela faixa da direita (SEMPRE).

              Já agora fica esta pergunta no ar: Sempre que vou nas rotundas, os veículos ligeiros, ao entrarem, não ligam á moto, que já por várias vezes, me fez travar bruscamente(caso não o fizesse, batia).

              Porquê que grande parte dos condutores, circulam pela faixa do meio?

              Porquê muitos passam dos 120km em ae´s?

              Porquê que nas ultrapassagens, caso estejamos a ultrapassar também, se encostam de tal maneira, que parece que nos querem "comer" a mala?

              Existem condutores de todo o tipo e pelos vistos, os condutores(de 2 rodas) que por aqui participam, (incluíndo eu), sabem dos problemas que não só afectam as duas como as quatro rodas, portanto, não acho que essa pergunta tenha por aqui efeito ...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Eu não ando de moto. Mas tenho muito respeito pelas mesmas.

                Mas esta conversa é sempre a mesma.

                Se me faz confusão que as motos circulem no meio das faixas e na berma? Não me faz NENHUMA! Mas de facto não o podem fazer, se a policia está presente, então tem, de agir de acordo com as regras do CE!

                Agora quem vai para a zona de sintra ao Domingo, sabe bem que há o motards de fim de semana que vão ao cabo da roca, que se passeiam na estrada e ai já gostam de empatar o transito, peço desculpa mas NUNCA VI um motard ir na berma ou desviar-se para deixar carros mais rápidos passar, quando vão em passeio... NUNCA! Vão na sua faixa e não se desviam...

                Se querem o direito de passar os carros pela berma, pq não andam lentamente pela berma quando vão a passear?

                Fica pergunta...

                Silver, passar a meio dos carros.....passam TODOS os policias de mota.......sem estarem de serviço até!

                quanto a se desviar, já andaste de mota?sabes porquê é que o pessoal não se desvia?
                Eu quando comecei a andar de mota em Lisboa......numa Vespa Pk 50 Xls ....que não anda a ponta de um corno, ia sempre na berma e desviava-me para não atrapalhar o transito...........o que acontecia é que há pessoal tão javardo que acabava por empurrar-me cada vez mais para a berma por causa de acelerarem e ultrapassarem os que iam mais á esquerda..........e depois nao me davam hipotese de desviar dos buracos ou das pretuberâncias do alcatrão.......


                acredita.....desde ai que nunca mais facilitei ultrapassagens.......o pessoal dos enlatados não faz ideia do que é para um motard ficar apertado entre passeios ou paredes e os outros carros

                Comentário


                  #38
                  Explicação para a BT não deixar as motos andarem na berma

                  Boa tarde,

                  Passo a explicar o porquê da "BT contra as motos na A2"

                  Passo (passava) na berma direita da A2 à quase 4 anos (desde que tenho moto) e nesta 2ªfeira dia 7 Maio de 2007 a BT mandou me parar para me avisar de que a partir de agora tenho de "andar com os carros" e que vão começar a autoar quem andar pela berma (para o caso das motos, pois para os outros veículos já autoavam).

                  Como achei estranho isto acontecer, fiz a seguinte pergunta ao guarda que me interpolou: -"Então, têm chefe novo é?", à qual me foi respondida mais ou menos da seguinte forma "Eu sei que vocês têm razão, mas chefe novo, ideias novas"

                  Portanto, é melhor começarem a não ir para a berma direita senão correm o risco de serem autoados.

                  NOTA: Como andar no meio dos carros é perigoso adoptei a seguinte solução, a mini berma do lado esquerdo. O espaço é curto, mas é melhor do que andar no meio dos carros.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por weigelstella Ver Post
                    Boa tarde,

                    Passo a explicar o porquê da "BT contra as motos na A2"

                    Passo (passava) na berma direita da A2 à quase 4 anos (desde que tenho moto) e nesta 2ªfeira dia 7 Maio de 2007 a BT mandou me parar para me avisar de que a partir de agora tenho de "andar com os carros" e que vão começar a autoar quem andar pela berma (para o caso das motos, pois para os outros veículos já autoavam).

                    Como achei estranho isto acontecer, fiz a seguinte pergunta ao guarda que me interpolou: -"Então, têm chefe novo é?", à qual me foi respondida mais ou menos da seguinte forma "Eu sei que vocês têm razão, mas chefe novo, ideias novas"

                    Portanto, é melhor começarem a não ir para a berma direita senão correm o risco de serem autoados.

                    NOTA: Como andar no meio dos carros é perigoso adoptei a seguinte solução, a mini berma do lado esquerdo. O espaço é curto, mas é melhor do que andar no meio dos carros.
                    Thanks pelo aviso.

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #40
                      Também já andei todos os dias de mota e fazia A5 + pt 25 Abril + A2.

                      Também andava pela berma, mas sempre devagar, nunca acima dos 60/70. Sempre era melhor que estar parado na fila. E deixava passar todas as outras motas que por mim passavam....

                      Só para dizer que quanto aos agradecimentos, nem sempre é possível agradecer aos simpáticos automobilistas que nos facilitam a passagem, pois é o punho da embraiagem e uma mota no trânsito tem de ser segura com as 2 mãos, só com uma pode dar asneira.

                      Mas considerem que já é um agradecimento ser menos um carro à vossa frente. Pensem que cada mota que passa é um carro a menos à vossa frente.

                      Nesses anos cheguei a ver acidentes de mota nas filas de trânsito por causa de manobras dos autombilistas, felizmente só com plásticos partidos, mas que apetecia rasgar a carta na cara de alguns automobilistas que de propósito ou sem verem fazem asneiras e depois ainda reclamam, lá isso apetecia.

                      Pois passei a andar de carro e reconheço. Faço mais asneiras de carro do que as que fazia de mota. Mas mesmo antes de ter mota facilitava sempre a passagem das motas, pela razão de que era menos um carro à minha frente....

                      Comentário


                        #41
                        Mas penso que o sindr0ma é outro.

                        O Tuga não gosta que sejam mais espertos, desenrascados, despachados, até inteligentes do que ele. Enfim está-nos no sangue.

                        Já por duas vezes ía com bastante urgência de carro e por duas vezes sempre apanhei gente inteligente que tudo fez para não me deixar passar, dificultar a passagem quando tentava e quando estava a ultrapassar. Daqueles que apetece mesmo ter um reboque daqueles antigos com pára-choques de aço e enfiá-lo pelo carro do outro a dentro.

                        Anda por aí muita gente que não consegue perceber que no outro veículo (carro ou mota) pode estar outra pessoa com uma emergência, como por exemplo o tal bébé que decide berrar e temos de encontrar rapidamente um sítio para parar, uma chamada de emergência que temos de estar rapidamente sem contarmos num lugar onde nos chamam e que outros dependem da nossa resposta, por vezes mesmo aqueles que nos estão a dificultar.

                        Enfim, há muita gente a pensar: Se tás com pressa viesses mais cedo.

                        Aí os italianos arrumam-nos aos pontos. Se veêm um tipo com pressa, chamam-lhe 2 nomes e deixam o tipo ir à vida dele. Sei do que falo pois conduzi 3 meses nos arredores de Nápoles e na Sícilia e todos os dias em hora de ponta.

                        Comentário


                          #42
                          BT contra as motas na A2?
                          As motas não são veículos automóveis

                          Pois,...agora estava na dúvida, mas são , não são ?

                          Dar abébias não é o mesmo que ser permitido e o facto de se dar uma abébia não quer dizer que se torne norma de conduta e se possa abusar

                          Volta e meia, meia volta,... tem de cumprir as regras do CE

                          Comentário


                            #43
                            Viva,

                            Não me quero intrometer na polémica, mas a minha experiência (como não condutor de motas) é que muitos (não posso generalizar, pois existem os respeitadores) motards transgridem imenso as regras, como já foi referido: circular nas bermas, transpor traços contínuos, circular entre bermas, etc. E como já foi referido, o que conta é o código.

                            Porém relato uma situação dramática relativa a motards na primeira pessoa. Estavamos 3 numa fila de trânsito parados no semáforo. No memso sentido existiam 2 faixas. O nosso carro encontrava-se na faixa da direita (mais à direita, após 30 cm estava o passeio). Como o trânsito estava parado o meu colega que estava no lugar do "morto" (passageiro à frente, eu estava como passageiro atrás), aproveita para sair e com sorte apanhar um autocarro numa paragem ali perto. Despede-se e abre a porta. Um tipo de mota que estava a ultrapassar toda a fila pela direita espeta-se na porta, arranca a porta e dá cabo do braço do meu colega.

                            Desconheço se é uma contra-ordenação a entrada e saída de passageiros numa fila de trânsito parada, mas com toda a certeza é uma contra-ordenação grave ultrapassar pela direita (sem ser nas excepções previstas pelo código). Mesmo assim o motard renraiveceu-se como a culpa sendo do meu caolega que abriu a porta. É certo que deveria ter aberto a porta com atenção, verificando primeiro se alguém ali circulava. Mas... ele estava do lado direito e do seu lado só existe passeio. quem circula ali?

                            Marco

                            Comentário


                              #44
                              Acho completamente errado que as motos andem na faixa de emergência do mesmo modo como também acho até aberrante que passem à frente dos carros nas filas das portagens.
                              Não há nenhuma razão para o fazerem!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                nao é perseguiçao, é fazer cumprir as regras

                                se os carros circulassem pela berma também simplificava o trânsito... até ao momento em que fica lá um "entalado" e depois nao passa ninguém.
                                Uma mota nunca fica entalada. A não ser que seja dessas pesadonas GoldWind's ou lá o que aquilo é

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                  Mesmo assim o motard renraiveceu-se como a culpa sendo do meu caolega que abriu a porta. É certo que deveria ter aberto a porta com atenção, verificando primeiro se alguém ali circulava. Mas... ele estava do lado direito e do seu lado só existe passeio. quem circula ali?
                                  Marco
                                  Bom remédio,

                                  Quando há civismo então basta peencher a DAAA quando há discussão que venha a policia tomar nota e elaborar o auto da ocorrência, mais tarde quem tem razão tem, quem não tem não tem.

                                  O abrir das portas é um dos medos dos motards, o outro é a alergia enorme que a maioria dos condutores têm aos piscas.

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                                    Ainda não consegui perceber porque raio os condutores de motos teimam em colocar em prática um código diferente daquele que eu tirei (carta B)...
                                    Altas velocidades em AE (bem acima dos 200kms/h), circular entre os carros (mesmo por cima dos traços continuos/descontinuos - haverá por lá alguma faixa exclusiva de motos que mais ninguém vê??? ), etc e tal...
                                    Depois quando batem com os c@rnos na chapa dos carros: ah e tal... coitadinhos... os carros é que tiveram a culpa.
                                    Como dizia alguém bem conhecido: oh meujs amigojes.. jejeje
                                    Para não ficarem esmagados numa colisão traseira entre 2 carros. Seguindo essa lógica as 682000 motos e ciclomotores cada uma ocupava o lugar de um carro e depois os carros estacionavam aonde? As motos filtrarem o trânsito é legal em muitos países por razões ambientais e diminuir o tamanho das filas e diminuir as colisões traseiras graves. Regras iguais em coisas diferentes não funciona. Claro que há abusos em ambos mas se a moto paga muito menos de seguro que o automóvel embora a taxa de acidentes seja o dobro o problema não é maioritariamente dos motociclistas pois como especialista 73% dos acidentes com motos a culpa é do automóvel ou acha que as seguradoras fazem mais barato a uma moto pela cor dos nossos lindos olhos?

                                    Cumprimentos

                                    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pode ser que passados quase 10 anos, ele já tenha mudado de opinião.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        Pode ser que passados quase 10 anos, ele já tenha mudado de opinião.


                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post


                                          Ainda no domingo passado eu e a minha mulher fomos abalroados na nossa moto por um carro que entrou disparado na rotunda e fugiu. Felizmente temos testemunhas e não nos aleijamos. A este fazias o quê? Bons e maus há em ambos os lados mas se as motos pagam muito menos (cerca de metade) no seguro a terceiros e batem com o dobro da frequência então quem é que causa a maioria desses acidentes? Normalmente os carros devido essencialmente à falta de uso dos espelhos e do telemóvel entre outros, mas abusos há parte a parte. Chama-se falta de civismo e é transversal a todos.

                                          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                          Comentário


                                            #51
                                            Here we go again...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
                                              ...o problema não é maioritariamente dos motociclistas pois como especialista 73% dos acidentes com motos a culpa é do automóvel ou acha que as seguradoras fazem mais barato a uma moto pela cor dos nossos lindos olhos?
                                              Esta está boa e é bem original!

                                              Deve ser por não serem responsáveis pela maior parte dos sinistros que a grande maioria das seguradoras não faz seguros de DP, nem de ocupantes, a motociclos.

                                              A dimensão e peso de um motociclo dir-lhe-á alguma coisa em termos do risco de circulação que representa?

                                              Vamos supor que, ao descrever uma curva longa, um motociclo entra em despiste e varre alguns carros estacionados ao lado da faixa de rodagem! Agora vamos imaginar que o mesmo acontece a um veiculo ligeiro! Agora vamos imaginar que acontece a um ligeiro de mercadorias de 3500kg! E agora um pesado de mercadorias......entende agora a razão das diferenças de prémio?

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                                                #53
                                                Não existem soluções perfeitas, nem pessoas perfeitas.
                                                Todos temos instrução de condução quando obtemos a carta de condução, mas cada cabeça sua sentença e o grau de civismo na estrada só depende de cada um, depois temos os meios coercivos das forças de segurança para tentar encarreirar a coisa.

                                                domingos8 espero que você e a sua esposa estejam bem após tão triste episódio. A mota arranja-se e com a matrícula do individuo que te abalroou e testemunhas poderás conseguir algo junto da seguradora do outro (mas vai demorar).
                                                Quanto a causas dos acidentes não existe uma fórmula única, existem distrações e abusos de parte a parte.
                                                Seguros mais baratos nas motas? Quanto te fica fazeres um seguro contra danos próprios numa mota? Já a franquia ridicula em exagero que as seguradoras exigem?
                                                Seguros baratos porque a maioria das vezes tentam sempre atribuir a culpa por defeito à malta das duas rodas.

                                                É como diz o LinoMarques é um outra vez, mais do mesmo, porque isto dos carros e das motas também já tem atualmente um terceiro interveniente...as bicicletas...e a culpa é sempre daquele item que está entre o volante/guiador e o assento...

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                                                  #54
                                                  Tenho danos próprios na moto e sempre tive e actualmente é muito mais fácil fazer um danos próprios para moto está muito mais fácil e se não fossem muitos carros baterem e fugirem ainda mais fácil era. Ao comparar franquias e preços na mesma companhia carro vs moto com mesmo condutor e mesmos capitais e franquias a moto leva vantagem. Pagos 220 € ano e 4000 € de capital e 320 de franquia e inclui ocupantes 15000 que duplica se a invalidez for igual ou superior a 50 % vai até 30000, danos no capacete e danos no farol Um carro é mais 40 % em cima. Eu como perito averiguador sei o que digo. As motos envolvem-se em acidentes com o dobro da frequência e causam pouco menos estragos que os carros e cerca de 73 % dos acidentes de moto o culpado é o automóvel. São estatísticas das seguradoras e da ANSR

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
                                                    Tenho danos próprios na moto e sempre tive e actualmente é muito mais fácil fazer um danos próprios para moto está muito mais fácil e se não fossem muitos carros baterem e fugirem ainda mais fácil era. Ao comparar franquias e preços na mesma companhia carro vs moto com mesmo condutor e mesmos capitais e franquias a moto leva vantagem. Pagos 220 € ano e 4000 € de capital e 320 de franquia e inclui ocupantes 15000 que duplica se a invalidez for igual ou superior a 50 % vai até 30000, danos no capacete e danos no farol Um carro é mais 40 % em cima. Eu como perito averiguador sei o que digo. As motos envolvem-se em acidentes com o dobro da frequência e causam pouco menos estragos que os carros e cerca de 73 % dos acidentes de moto o culpado é o automóvel. São estatísticas das seguradoras e da ANSR

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                                                    360€ anuais para 11000€ de capital, com 2% de franquia.
                                                    505€ anuais para 26000€ de capital, sem franquia.

                                                    Em ambos os casos, com todas as restantes coberturas. Acha mesma o que paga pouco pela mota?

                                                    Em relação ao que sublinhei, gostava de ver esse estudo, pois nunca o vi nem ouvi falar dele.

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                                                      #56
                                                      Já agora para completar as motos desportivas têm o mesmo problema que os automóveis de grande potência. Dificuldade em fazer danos próprios mas nas motos actualmente vão fazendo agora em porsches e ferraris é muito difícil fazer. Há seguradoras que preferem fazer seguros de danos próprios a motos desportivas muito caras que a carros de grande potência e valores semelhantes porque o pessoal de ambos abusa mas nos carros de alta potência abusa ainda mais. Inclusivamente estima-se que se houvesse em percentagem automóveis de grande potência como há de motos nenhum país tinha hospitais e morgues suficientes. Moscovo é um bom exemplo há muito carro e moto de alta potência e a juntar a cultura deles os hospitais e morgues no verão estão sobrelotados chegando a haver 3 cadáveres por gavetão nas morgues de acidentes maioritariamente de carros de alta potência e também motos essencialmente de alta potência.

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                                                        #57
                                                        Estou a aguardar esses estudos todos.

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          360€ anuais para 11000€ de capital, com 2% de franquia.
                                                          505€ anuais para 26000€ de capital, sem franquia.

                                                          Em ambos os casos, com todas as restantes coberturas. Acha mesma o que paga pouco pela mota?

                                                          Em relação ao que sublinhei, gostava de ver esse estudo, pois nunca o vi nem ouvi falar dele.
                                                          Goldwing 500 € de franquia 33000 € 675 € tem um amigo meu. Há outra questão os acidentes de moto em que o codutor do automóvel foge e são muitos. A moto devido ao ser maia compacta parte mais peças em coisas até em pequenos acidentes devido às suas características e essa é uma das razões que os danos próprios nas motos não são mais baratos e de haver menos material de concorrência pois cada marca de automóveis tem 6 ou 7 modelos e nas motos maia de 30 totalmente diferentes. Tudo isso pesa nestes cálculos de risco. Sei o que digo pois sou especialista na matéria.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Estou a aguardar esses estudos todos.
                                                            Tantos que existem. Se as motos batem 2 vezes maia segundo a ANSR e pagam metade do seguro alguma coisa se passa excepção das motos da telepizza que aí upa upa.

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                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Esta está boa e é bem original!

                                                              Deve ser por não serem responsáveis pela maior parte dos sinistros que a grande maioria das seguradoras não faz seguros de DP, nem de ocupantes, a motociclos.

                                                              A dimensão e peso de um motociclo dir-lhe-á alguma coisa em termos do risco de circulação que representa?

                                                              Vamos supor que, ao descrever uma curva longa, um motociclo entra em despiste e varre alguns carros estacionados ao lado da faixa de rodagem! Agora vamos imaginar que o mesmo acontece a um veiculo ligeiro! Agora vamos imaginar que acontece a um ligeiro de mercadorias de 3500kg! E agora um pesado de mercadorias......entende agora a razão das diferenças de prémio?
                                                              Por isso é que a telepizza paga upa upa.

                                                              Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

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