Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BT contra as motos na A2?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
    Qual é que é a prevenção em não multar quem não cumpre o código da estrada e coloca terceiros em perigo?
    A resposta está no meu post... basta leres com atenção!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
      A resposta está no meu post... basta leres com atenção!
      O teu post é uma amálgama de sabores, falas em andar de mota de forma responsável e civilizada e depois em circular entre carros ou na berma.
      Devo pertencer aos que são menos dotados de inteligência, pois não consigo perceber onde é que isto tudo vai dar em prevenção.

      Comentário


        #93
        Eu confesso que não percebo nada do que o domingues8 está a dizer.

        Percebo o que o Vanquish está a explicar e é uma hipótese possível. O que ele diz e que a mim me faz muito sentido é que seria bom ter dados para comprovar que assim é. Infelizmente eu não os tenho e não vi ainda aqui nenhuns.

        É difícil analisar se as motas são responsáveis ou não por mais acidentes só olhando para os prémios de seguro porque, como bem explicaram, há vários outros fatores que teriam de ser controlados para chegar a essa conclusão: valor de danos causados, número de km/horas de condução percorridos, etc etc

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
          Eu confesso que não percebo nada do que o domingues8 está a dizer.

          Percebo o que o Vanquish está a explicar e é uma hipótese possível. O que ele diz e que a mim me faz muito sentido é que seria bom ter dados para comprovar que assim é. Infelizmente eu não os tenho e não vi ainda aqui nenhuns.

          É difícil analisar se as motas são responsáveis ou não por mais acidentes só olhando para os prémios de seguro porque, como bem explicaram, há vários outros fatores que teriam de ser controlados para chegar a essa conclusão: valor de danos causados, número de km/horas de condução percorridos, etc etc
          Repara nisto, talvez seja mais fácil.
          Segundo a ANSR por cada 1000 veículos daquele tipo de veículo x todos os anos envolvem-se num acidente e passo a citar:

          Ligeiros 7 em cada 1000 existentes
          Pesados 13 em cada 1000 existentes
          Motociclos 22 em cada 1000 existentes ( por lapso estava a dizer o dobro mas é o triplo)

          Então se o prémio de RC da moto é cerca de 50% de um ligeiro teríamos que o estrago médio de indemnização a terceiros causado por motos ser em inferior em mais de 6 vezes que um ligeiro, certo? Uma moto provocar menos estragos que um ligeiro sem dúvida agora na média 6 vezes menos?
          Aliás este estudo que só consegui colocar um excerto dá uma ideia do que quero dizer. Consegue perceber melhor agora o que quero dizer?

          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

          Comentário


            #95
            E fontes disso?

            É que eu também posso chegar aqui e dizer que por cada 1000 ligeiros há 2000 acidentes, vale o que vale.

            P.s: Encontrei: http://www.ansr.pt/Estatisticas/Rela...ual24horas.pdf
            Editado pela última vez por incrivel; 07 November 2016, 16:24.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por incrivel Ver Post
              E fontes disso?

              É que eu também posso chegar aqui e dizer que por cada 1000 ligeiros há 2000 acidentes, vale o que vale.

              P.s: Encontrei: http://www.ansr.pt/Estatisticas/Rela...ual24horas.pdf
              Vê o anual se 2015. Não é fácil perceber. Sei que é complicado mas o que disse parece ter lógica.

              Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
                Repara nisto, talvez seja mais fácil.
                Segundo a ANSR por cada 1000 veículos daquele tipo de veículo x todos os anos envolvem-se num acidente e passo a citar:

                Ligeiros 7 em cada 1000 existentes
                Pesados 13 em cada 1000 existentes
                Motociclos 22 em cada 1000 existentes ( por lapso estava a dizer o dobro mas é o triplo)

                Então se o prémio de RC da moto é cerca de 50% de um ligeiro teríamos que o estrago médio de indemnização a terceiros causado por motos ser em inferior em mais de 6 vezes que um ligeiro, certo? Uma moto provocar menos estragos que um ligeiro sem dúvida agora na média 6 vezes menos?
                Aliás este estudo que só consegui colocar um excerto dá uma ideia do que quero dizer. Consegue perceber melhor agora o que quero dizer?

                Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                A frase que assinalei a preto é fundamental. 6 vezes menos nos danos infligidos a terceiros é alto ou baixo? Sem dados é quase impossível dizer isso.
                Dou alguns exemplos que não sei responder:
                - Desses acidentes, quantos são acidentes de veículo único? Arriscaria que são mais em motociclos que em ligeiros... e em geral os danos a propriedade se não se envolverem outros veículos são menores
                - Tendo em conta as diferenças de peso entre motociclos e ligeiros quão menos são os estragos causados por motociclos em colisões com outros veículos ou com outros bens? Admito que seja relevante mas não sei quanto será.

                Enfim, acho que sem dados é impossível saber se 6 é um numero alto ou baixo. E é isso que estava a dizer

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                  A frase que assinalei a preto é fundamental. 6 vezes menos nos danos infligidos a terceiros é alto ou baixo? Sem dados é quase impossível dizer isso.
                  Dou alguns exemplos que não sei responder:
                  - Desses acidentes, quantos são acidentes de veículo único? Arriscaria que são mais em motociclos que em ligeiros... e em geral os danos a propriedade se não se envolverem outros veículos são menores
                  - Tendo em conta as diferenças de peso entre motociclos e ligeiros quão menos são os estragos causados por motociclos em colisões com outros veículos ou com outros bens? Admito que seja relevante mas não sei quanto será.

                  Enfim, acho que sem dados é impossível saber se 6 é um numero alto ou baixo. E é isso que estava a dizer
                  Percebo o ponto de vista que não é mal visto mas se reparar no estudo que apresentei embora seja americano os despistea são cerca de 25 % pois um despiste em que a moto vá bater em outro objecto é considerado uma colisão.

                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                    O teu post é uma amálgama de sabores, falas em andar de mota de forma responsável e civilizada e depois em circular entre carros ou na berma.
                    Devo pertencer aos que são menos dotados de inteligência, pois não consigo perceber onde é que isto tudo vai dar em prevenção.
                    Pois não sei se pertences se não.. agora se não queres perceber que na A2 (e falo apenas e só na A2), se circula com maior segurança na berma, do que entre os carros no para arranca, é outra questão (talvez falta de experiência)! Nunca tiveste ou andas-te de moto.. daí apoiares-te só no código da estrada, que é muito bonito, mas que também não o deves cumprir... fazes sempre pisca? Andas sempre a 120 na A2? E na faixa do meio quando a da direita está livre? A 50 mesmo quando não há nenhuma localidade? Não aceleras nos amarelos? Pois... é muito bonito falar, mas todos nós não cumprimos o código na sua totalidade, e quem diz que o cumpre está a ser cínico!

                    Mas vá.. diz-me lá, já que falas em prevenção, e eu falo em segurança... A ires todos os dias para Lisboa, preferias ir na berma da A2 sem chatear ninguém e sem colocar em risco a tua vida ou a de outro condutor, ou preferias ir de moto no meio das filas do para arranca, sujeito a levar com um carro que não fez pisca, e se atirou para a faixa do lado? E pffv não me venhas com histórias, que preferias estar atrás do carro no para arranca.. porque isso é ser cínico, já que ninguém o faz (nem a polícia quando vai de moto sem urgência)!

                    Dos anos todos que ando na A2, vi apenas 1 acidente de moto na berma, e só este ano já vai em pelo menos 4 os que vi que foram já no acesso ao garrafão da ponte... precisamente por irem a passar entre carros, e o carro não o ver/assinalar a sua intenção de ir para a faixa do lado! Logo... acho que a conclusão em termos de probabilidades de se ter um acidente é muito fácil... razão pela qual a polícia fecha os olhos à berma na A2.

                    Mas sim.. continua com a tua ideia e com o teu código da estrada.. esperando eu que nunca um familiar teu se magoe ou morra num acidente de moto, ou que sejas tu a provocar um!

                    PS: nunca tive um acidente de moto nem de carro... e já conduzo diariamente há 15 anos.. vale o que vale.. mas se calhar quer dizer alguma coisa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                      Pois não sei se pertences se não.. agora se não queres perceber que na A2 (e falo apenas e só na A2), se circula com maior segurança na berma, do que entre os carros no para arranca, é outra questão (talvez falta de experiência)! Nunca tiveste ou andas-te de moto.. daí apoiares-te só no código da estrada, que é muito bonito, mas que também não o deves cumprir... fazes sempre pisca? Andas sempre a 120 na A2? E na faixa do meio quando a da direita está livre? A 50 mesmo quando não há nenhuma localidade? Não aceleras nos amarelos? Pois... é muito bonito falar, mas todos nós não cumprimos o código na sua totalidade, e quem diz que o cumpre está a ser cínico!

                      Mas vá.. diz-me lá, já que falas em prevenção, e eu falo em segurança... A ires todos os dias para Lisboa, preferias ir na berma da A2 sem chatear ninguém e sem colocar em risco a tua vida ou a de outro condutor, ou preferias ir de moto no meio das filas do para arranca, sujeito a levar com um carro que não fez pisca, e se atirou para a faixa do lado? E pffv não me venhas com histórias, que preferias estar atrás do carro no para arranca.. porque isso é ser cínico, já que ninguém o faz (nem a polícia quando vai de moto sem urgência)!

                      Dos anos todos que ando na A2, vi apenas 1 acidente de moto na berma, e só este ano já vai em pelo menos 4 os que vi que foram já no acesso ao garrafão da ponte... precisamente por irem a passar entre carros, e o carro não o ver/assinalar a sua intenção de ir para a faixa do lado! Logo... acho que a conclusão em termos de probabilidades de se ter um acidente é muito fácil... razão pela qual a polícia fecha os olhos à berma na A2.

                      Mas sim.. continua com a tua ideia e com o teu código da estrada.. esperando eu que nunca um familiar teu se magoe ou morra num acidente de moto, ou que sejas tu a provocar um!

                      PS: nunca tive um acidente de moto nem de carro... e já conduzo diariamente há 15 anos.. vale o que vale.. mas se calhar quer dizer alguma coisa.
                      Foste tu que falaste em prevenção, não fui eu.
                      Já agora podes me indicar no código onde diz que se pode circular entre vias?

                      Quanto ao ir pela berma, sim , também preferia ir pela berma, se todos pensassem assim, deixava de ser berma e passava a mais uma via, aproveito e uso também a via do BUS ou sigo atrás de uma viatura em marcha de emergência, já que a mesma já vai a abrir caminho.

                      E para mim cínico, não é não cumprir o código da estrada, é vir para aqui se chorar que as autoridades aplicam o mesmo.

                      Comentário


                        Já agora deixo uma dica, em vez do pessoal lutar pelo ridículo de circular sem respeitar o código da estrada e os outros utentes das vias, podiam lutar pela criação de uma via destinada ao transito de motas que podia ser mais estreita ( como ciclovia ) isto nas autoestradas e outras similares em zonas que se sabe que tem engarrafamentos.

                        Agora convém ter em atenção que isto é mais uma medida ao incentivo do transporte privado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                          Foste tu que falaste em prevenção, não fui eu.
                          Já agora podes me indicar no código onde diz que se pode circular entre vias?

                          Quanto ao ir pela berma, sim , também preferia ir pela berma, se todos pensassem assim, deixava de ser berma e passava a mais uma via, aproveito e uso também a via do BUS ou sigo atrás de uma viatura em marcha de emergência, já que a mesma já vai a abrir caminho.

                          E para mim cínico, não é não cumprir o código da estrada, é vir para aqui se chorar que as autoridades aplicam o mesmo.
                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                          Já agora deixo uma dica, em vez do pessoal lutar pelo ridículo de circular sem respeitar o código da estrada e os outros utentes das vias, podiam lutar pela criação de uma via destinada ao transito de motas que podia ser mais estreita ( como ciclovia ) isto nas autoestradas e outras similares em zonas que se sabe que tem engarrafamentos.

                          Agora convém ter em atenção que isto é mais uma medida ao incentivo do transporte privado.
                          O código da estrada não diz em lado nenhum que se pode circula entre vias, mas também não diz que não se pode! É uma lacuna que já está mais do que identificada.. e digo-te, que em certos países mais desenvolvidos, as motos podem circular na faixa do BUS e podem circular entre vias... porquê?! Simples.. fizeram-se estudos e chegaram à conclusão que é uma questão de segurança e mobilidade, já que nesses mesmo países, perceberam que uma moto significa menos um carro na estrada, logo menos transito, menos poluição, mais estacionamento para carros, etc..
                          E vê lá bem, por mais incrível que pareça nesses mesmo países mais desenvolvidos, antes dos semáforos luminosos, existe um caixa especial para motos.. porquê? Simples.. arrancam sempre primeiro que um carro, mesmo uma 125cc.. e não é que todos os automobilistas respeitam os motociclos e facilitam-lhes a vida? A isto sim, chamo inteligência.. cinismo é o que existe por cá.. ficamos fechados num código da estrada ultrapassado!
                          Mas sim devem ser eles que estão errados (com anos de experiência) e nós por cá na Tugolandia somos os experts.

                          E já agora, até porque tenho 3 carros na garagem lá de casa e também adoro carros, modernos ou clássicos.. quando falas em "pessoal lutar pelo ridículo de circular sem respeitar o código da estrada e os outros utentes das vias", eu vejo isso todos os dias nas estradas quer seja em motos ou carros, mas acredita que em muito maior número em carros... já que a maioria das pessoas que têm carta neste país, nem a deviam ter, quão mal conduzem ou por pensarem que a estrada é um campo de batalha!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                            O código da estrada não diz em lado nenhum que se pode circula entre vias, mas também não diz que não se pode! É uma lacuna que já está mais do que identificada..
                            Lamento, mas esta parte está no código da estrada.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                              O código da estrada não diz em lado nenhum que se pode circula entre vias, mas também não diz que não se pode! É uma lacuna que já está mais do que identificada..
                              Lamento, mas estás errado. Circular entre vias é proibido pelo CE. Podemos discutir se essa proibição está certa ou errada, mas não é lá muito discutível que ela existe.

                              Aqui fica um acórdão do supremo que suporta isto:
                              http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6...8?OpenDocument

                              "V - A vantagem comparativa das motorizadas em relação aos automóveis no trânsito dentro das cidades, de poderem «furar» por entre o trânsito, não está ao abrigo de qualquer disposição legal, pois o facto de circularem pela direita ou pela esquerda por entre os automóveis que estão a aguardar em fila ou que estão no pára – arranca é proibido pelo C. da Estrada, já que a demarcação da faixa de rodagem (“via de trânsito”, na terminologia legal) existe para que cada veículo circule em segurança na sua via e não para que dois veículos circulem a par dentro desses limites (cf. art.º 1º-t, do CE)."

                              Comentário


                                Em países civilizados é permitido. Lá está são países civilizados

                                Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
                                  Em países civilizados é permitido. Lá está são países civilizados

                                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                                  ... com condutores civilizados...por cá por outro lado conduz-se na generalidade cada vez pior...

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X