Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
    desculpa mas entao se era so ler o CE e interpreta lo assim como fizes te porque foi necessario abrir um topico?
    Porque convém discutir as coisas quando são confusas para se poder entrar num consenso (ou, no mínimo, para elucidar toda a gente). Eu não disse que eu é que estou certo, só vos estou a pedir é que contradigam o que eu disse em cima. Com argumentos válidos.

    Coisa que ainda não fizeram, a não ser dizendo "ah e tal, porque temos de ter bom senso".

    Eu estou apenas a dizer: é assim a minha interpretação. Por favor, contradigam e provem que estou errado.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
      Porque convém discutir as coisas quando são confusas para se poder entrar num consenso (ou, no mínimo, para elucidar toda a gente). Eu não disse que eu é que estou certo, só vos estou a pedir é que contradigam o que eu disse em cima. Com argumentos válidos.

      Coisa que ainda não fizeram, a não ser dizendo "ah e tal, porque temos de ter bom senso".

      Eu estou apenas a dizer: é assim a minha interpretação. Por favor, contradigam e provem que estou errado.
      julgo que ja se viu o que acontece de cada vez que alguem da a sua opiniao/versao de interpretacao... (nao me refiro diretamente a ti,mas ha sempre algum que discorda)

      Comentário


        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
        julgo que ja se viu o que acontece de cada vez que alguem da a sua opiniao/versao de interpretacao... (nao me refiro diretamente a ti,mas ha sempre algum que discorda)
        Quando forem autuados, perdem as proprias interpretações do CE

        Comentário


          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
          Quando forem autuados, perdem as proprias interpretações do CE
          com sorte argumentam sobre os casos omissos e la se safam

          Comentário


            Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
            A questão de estar bem ou não regulamentada não te cabe a ti decidir, mas sim às autoridades. Certo? Eu até posso nem concordar com uma lei, mas se ela existe, tenho que a cumprir - esse é o ponto fulcral desta discussão.

            A forma correcta de proceder é a que está no meu post de cima, a não ser que tenhas uma explicação melhor para o que diz no CE. Claro como água.
            Errado, como cidadão cabe-me sim o dever de criticar o que está mal no meu pais e propor melhorias, eu nunca disse que não era para cumprir, o que digo é que é no minimo uma situação dubia causada pela forma como esta (ou não regulamentada) e que andares a saltar 3 vias para fazer uma ultrapassagem (eu faço um troço da A8 com 3 vias diariamente) é no meu caso concreto mais perigoso e causa maior transtorno (isto se quiser por exemplo cumprir com os limites de velocidade) do que me manter na direita sossegado e proceder como acima indiquei

            Comentário


              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
              julgo que ja se viu o que acontece de cada vez que alguem da a sua opiniao/versao de interpretacao... (nao me refiro diretamente a ti,mas ha sempre algum que discorda)
              Ainda não vi nenhuma falta de educação neste tópico. Apenas vi comentários irónicos, nada de outro mundo.

              Mas isso não interessa para o caso.

              O que interessa é que refutem a minha interpretação do CE.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                Porque convém discutir as coisas quando são confusas para se poder entrar num consenso (ou, no mínimo, para elucidar toda a gente). Eu não disse que eu é que estou certo, só vos estou a pedir é que contradigam o que eu disse em cima. Com argumentos válidos.

                Coisa que ainda não fizeram, a não ser dizendo "ah e tal, porque temos de ter bom senso".

                Eu estou apenas a dizer: é assim a minha interpretação. Por favor, contradigam e provem que estou errado.
                é impossível provar que estás errado, mas tambem é verdade que não podes demonstrar que o que tenho aqui escrito é errado.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                  Errado, como cidadão cabe-me sim o dever de criticar o que está mal no meu pais e propor melhorias, eu nunca disse que não era para cumprir, o que digo é que é no minimo uma situação dubia causada pela forma como esta (ou não regulamentada) e que andares a saltar 3 vias para fazer uma ultrapassagem (eu faço um troço da A8 com 3 vias diariamente) é no meu caso concreto mais perigoso e causa maior transtorno (isto se quiser por exemplo cumprir com os limites de velocidade) do que me manter na direita sossegado e proceder como acima indiquei
                  Propuseste melhorias às autoridades? Quantas vezes te dirigiste a um gabinete do munícipe para reportar situações de trânsito?

                  É uma situação dúbia, ninguém disse o contrário. Agora, eu só queria que me dissesses onde é que o meu raciocínio está errado à luz do CE que regula a circulação. É que não és só tu que fazes AE de três faixas todos os dias, e garanto-te que acho bem mais perigoso ultrapassar malta pela direita (com todos os riscos que isso implica) do que fazer a manobra de forma correcta, pela esquerda do obstáculo (mudando de faixas com cuidado, atempadamente e sinalizando a nossa intenção).

                  Porque eu também acho errado o modo como a malta circula por fora nas rotundas, mas reconheço que se eu bater ao mudar de faixa dentro de uma rotunda perco prioridade... É a lei, o que não invalida que esteja errada. Posso estrebuchar o que quiser, não me vale de nada.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                    é impossível provar que estás errado, mas tambem é verdade que não podes demonstrar que o que tenho aqui escrito é errado.
                    Posso, posso! É que o CE diz que ultrapassar é pela esquerda, independentemente da via de trânsito em que circula o outro veículo!

                    E demonstrei isso acima.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                      Posso, posso! É que o CE diz que ultrapassar é pela esquerda, independentemente da via de trânsito em que circula o outro veículo!

                      E demonstrei isso acima.
                      Sim mas o que eu escrevi , é que se circulares na via da direita sem mudares de via, mais depressa que um qualquer veículo que circule na via à esquerda, não é considerado ultrapassagem

                      se fizeres ultrapassagens pela direita tás sujeito...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                        Propuseste melhorias às autoridades? Quantas vezes te dirigiste a um gabinete do munícipe para reportar situações de trânsito?

                        É uma situação dúbia, ninguém disse o contrário. Agora, eu só queria que me dissesses onde é que o meu raciocínio está errado à luz do CE que regula a circulação. É que não és só tu que fazes AE de três faixas todos os dias, e garanto-te que acho bem mais perigoso ultrapassar malta pela direita (com todos os riscos que isso implica) do que fazer a manobra de forma correcta, pela esquerda do obstáculo (mudando de faixas com cuidado, atempadamente e sinalizando a nossa intenção).

                        Porque eu também acho errado o modo como a malta circula por fora nas rotundas, mas reconheço que se eu bater ao mudar de faixa dentro de uma rotunda perco prioridade... É a lei, o que não invalida que esteja errada. Posso estrebuchar o que quiser, não me vale de nada.
                        Como bom portugues não, nunca reportei situação nenhuma situação de transito, bastou me uma tentativa sobre outro assunto para desistir dessa parte da cidadania

                        O teu raciocionio não está errado, apenas te digo que se fizeres como eu aqui disse tambem não estás mal, e é por isso que digo que a questão não está regulamentada da melhor forma...

                        Não percebo qual é o problema das rotundas, deves circular pela via interior até ultrapassares a saida que antecede a que serve o teu destino, sempre que um veículo muda de via perde prioridade, eventualmente tens que esperar que quem circula erradamente passe.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                          Sim mas o que eu escrevi , é que se circulares na via da direita sem mudares de via, mais depressa que um qualquer veículo que circule na via à esquerda, não é considerado ultrapassagem

                          se fizeres ultrapassagens pela direita tás sujeito...
                          Então volta a ler o que escrevi. A ultrapassagem é pela esquerda e não depende de vias, depende sim da faixa de rodagem inteira. Por isso, sim, estás a ultrapassar pela direita ao fazer a manobra que descreves.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                            Então volta a ler o que escrevi. A ultrapassagem é pela esquerda e não depende de vias, depende sim da faixa de rodagem inteira. Por isso, sim, estás a ultrapassar pela direita ao fazer a manobra que descreves.
                            entao se ultrapassar APENAS se faz pela esquerda TUDO o que nao seja ultrapassar pela esquerda (incluindo apenas passar pela faixa da direita), NAO e considerado ultrapassagem,logo nao e proibida

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                              Então volta a ler o que escrevi. A ultrapassagem é pela esquerda e não depende de vias, depende sim da faixa de rodagem inteira. Por isso, sim, estás a ultrapassar pela direita ao fazer a manobra que descreves.
                              Quer dizer que para ti estas 4 situações são tudo ultrapassagens??????

                              Editado pela última vez por Baiones; 25 March 2008, 15:25.

                              Comentário


                                Sim, excepto se for trânsito compacto, ou para mudar de direcção, dentro das localidades, como diz no CE (casos A e D).

                                Comentário


                                  A- nao e ultraspassagem
                                  B- ultrapassagem correcta
                                  C- transgrecao de ultrapassagem
                                  D- nao e ultrapassagem(na minha interpretacao)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                    Sim, excepto se for trânsito compacto, ou para mudar de direcção, dentro das localidades, como diz no CE (casos A e D).
                                    a questao e nas AE, dentro das localidade podes andar "por onde quiseres" que te convenha ao teu destino (m,udancas de direcao etc)

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                      Então volta a ler o que escrevi. A ultrapassagem é pela esquerda e não depende de vias, depende sim da faixa de rodagem inteira. Por isso, sim, estás a ultrapassar pela direita ao fazer a manobra que descreves.
                                      estas a esquecer o 42º artigo , e o bom senso ...

                                      42º artigo


                                      Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de
                                      uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado
                                      ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                        A- não é ultrapassagem
                                        B- ultrapassagem correcta
                                        C- transgressão de ultrapassagem
                                        D- não é ultrapassagem (na minha interpretação)
                                        exactamente o meu ponto de vista...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                          exactamente o meu ponto de vista...
                                          os dois "s" ou a minha "legenda"?

                                          (escrever a pressa da nesta treta)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                            estas a esquecer o 42º artigo , e o bom senso ...

                                            42º artigo
                                            Por amor de Deus, koluirty. Isso é óbvio. O que escrevi não se alpica às excepções referidas no próprio código.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                              a questao e nas AE, dentro das localidade podes andar "por onde quiseres" que te convenha ao teu destino (m,udancas de direcao etc)
                                              Aí é que está: isso só se aplica às localidades (nº 2 do artigo 14º).

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                Aí é que está: isso só se aplica às localidades (nº 2 do artigo 14º).
                                                nao disse o contrario,alias ate estou completamente de acordo contigo(tenho mesmo de estar...esta no CE )

                                                mas o relevante e que se seguires na mesma faixa sempre em frente, se fores mais depressa que alguem numa faixa ao lado(seja de que lado for), eu nao considero ultrapssagem, agora se aqueles que sofrem do complexo da p1l@ pequena se sentem picados quando sao ultrapassados, nao tenho nada a ver com isso

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                  nao disse o contrario,alias ate estou completamente de acordo contigo(tenho mesmo de estar...esta no CE )

                                                  mas o relevante e que se seguires na mesma faixa sempre em frente, se fores mais depressa que alguem numa faixa ao lado(seja de que lado for), eu nao considero ultrapssagem, agora se aqueles que sofrem do complexo da p1l@ pequena se sentem picados quando sao ultrapassados, nao tenho nada a ver com isso
                                                  Mas é uma ultrapassagem. Eu não me sinto picado minimamente...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                    Mas é uma ultrapassagem. Eu não me sinto picado minimamente...
                                                    infelizmente nem todos sao como tu =/

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Quer dizer que para ti estas 4 situações são tudo ultrapassagens??????

                                                      Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                      Sim, excepto se for trânsito compacto, ou para mudar de direcção, dentro das localidades, como diz no CE (casos A e D).
                                                      Claro que são ultrapassagens. O verde está sempre a passar para a frente do vermelho na mesma FAIXA DE RODAGEM. Logo, o CE diz que é ultrapassagem, não sou eu!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                        nao disse o contrario,alias ate estou completamente de acordo contigo(tenho mesmo de estar...esta no CE )

                                                        mas o relevante e que se seguires na mesma faixa sempre em frente, se fores mais depressa que alguem numa faixa ao lado(seja de que lado for), eu nao considero ultrapssagem, agora se aqueles que sofrem do complexo da p1l@ pequena se sentem picados quando sao ultrapassados, nao tenho nada a ver com isso
                                                        Tu não, mas o CE sim! E quem fez o CE não sofria disso, penso eu de que...

                                                        P.S. Nem eu sofro disso!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                          Claro que são ultrapassagens. O verde está sempre a passar para a frente do vermelho na mesma FAIXA DE RODAGEM. Logo, o CE diz que é ultrapassagem, não sou eu!
                                                          Deves ter um código da estrada diferente do que está na DGV mas tudo bem, como te der mais jeito, já vi o que queria, é apenas casmurrice...

                                                          Comentário


                                                            Viva,

                                                            A minha opinião, que vale o que vale.

                                                            A discussão está-se a tornar incomportável. Embora eu considere ridículo numa AE ter que cruzar 2 vias para a esquerda e novamente 2 vias para a direita para ultrapassar um veículo que se mantém na via do meio e não à direita, o facto é que o CE assim o indica e por essa razão o Dark_Sorcerer recebeu a reposta por parte da autoridade que partilhou com o fórum.

                                                            O código (ou qualquer outra LEI) não deve ser exaustivo e indicar tudo o que é possível e não possível. Indica uma regra e generaliza. Aqui contam 2 regras:
                                                            - deve-se circular sempre à direita;
                                                            - as ultrapassagens fazem sempre pela esquerda (existem algumas excepções como no interior de meios urbanos – como cidades, onde não é considerada ultrapassagem -, veículos que estão a virar à esquerda e situação em que o trânsito está compacto);

                                                            Fora isto, tudo é uma contra-ordenação. Circular à esquerda com a direita livre é contra ordenação. Ultrapassar pela direita (ressalvando as situações previstas no CE) é uma contra-ordenação. E por isso as autoridades nos podem autuar. Obviamente não consta no CE que não é possível ultrapassar pela direita. Se é dito que se deve sempre ultrapassar pela esquerda (salvo as excepções referidas), o resto é uma contra-ordenação.

                                                            Compreendo que considerem a situação ridícula – eu próprio comecei por afirmar. Compreendo que se procure formas de contornar a situação. Porém, estamos a discutir o sexo dos anjos. Se o código diz como se deve fazer, se a autoridade tem essa interpretação, porque razão haveremos de galhardear mais argumentos, se não depende do que nos pensamos ou assumimos? Claro está, qualquer multa pode ser contestada. Desde uma multa devido a esta situação, ou por excesso de velocidade a 200km/h numa nacional. Tudo pode ser contestado. Da mesma maneira que qualquer decisão de um tribunal de primeira instância (mesmo um homicidio) pode ser contestada num tribunal de 2.ª instância. Se o veredicto é a nossa favor é outra história.

                                                            Muita da discussão que se tem gerado apresentou argumentos válidos, racionais e concretos, é certo, mas muita outra não passa de ego ofendido, pois estamos a chover no molhado. O mais correcto, de acordo com o CE e a autoridade é ultrapassar pela esquerda. Por muito ridículo que seja. É a única forma de se evitarem contra-ordenações e respectivas multas. Quem assumir que pode circular ultrapassando veículos pela direita (sem ser nas situações previstas pelo CE), ou que, em AE se circular à direita e encontrar um veículo numa vida da esquerda a velocidade inferior, e ultrapassando-o (ou passando-o como já aqui foi referido, se bem que este jogo de definições é perigoso) não é uma ultrapassagem está no seu direito. Mas deve estar consciente que as autoridades o podem autuar pois elas não têm essa interpretação.

                                                            Marco
                                                            Editado pela última vez por MarcoVeloso; 25 March 2008, 20:50.

                                                            Comentário


                                                              Marco Veloso:

                                                              Estamos todos de acordo: ultrapassar é pela esquerda, salvo as excepções previstas.



                                                              E não se trata sequer de uma questão de opinião, o CE é regra e é para se cumprir.


                                                              O artigo 38 diz como se realiza a manobra e é bem claro também, não é uma questão de opinião.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X