Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tantas e tantas vezes vou eu na faixa da direita a 90.. 100 e apanho gajos na faixa do meio a menos velocidade.. eu é q não abrando!!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      tá bem tá então nas corridas de atletismo ganham todos porque não vão à frente uns dos outros, é cada um em sua pista

      o código é claro na sua definição de que isto é de facto proibido. se não consegues perceber isso... epá temos pena. não me vou por a explicar outra vez. lê o código (com olhos de ver) e vê se aprendes alguma coisa.
      É mesmo!

      Comentário


        Só agora vi este tópico...


        É incrivel como as autoridades não sabem que ultrapassar implica mudança de faixa de rodagem...

        Artigo 38.º
        Realização da manobra

        1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de
        que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo
        sentido ou em sentido contrário.

        2 O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
        a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias
        à realização da manobra com segurança;
        b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
        c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
        imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
        d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de
        ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.
        Se existe perigo de colidir com veiculos que transitam em sentido contrário, é porque teve de abandonar a faixa onde circulava...

        Se pode retomar a direita, é porque antes saiu da direita para a da esquerda, e no final "pode retomar a direita"...



        Discussão bem velha, e já andou por aqui...

        Comentário


          em termos legais, faixa de rodagem é toda a largura da estrada destinada à circulação de carros. o que tu falas é de vias.

          o código é claro. passar pela direita é ultrapassagem, excepto quando o carro ultrapassado está parado para virar À esquerda, quando segues em transito compacto e a fila da direita é mais rápida que a da esquerda, e quando as faixas, em zonas urbanas, têm destinos diferentes. tudo o resto é ultrapassagem.

          volta a ler o código.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            em termos legais, faixa de rodagem é toda a largura da estrada destinada à circulação de carros. o que tu falas é de vias.

            a circulação deve fazer-se pela direita, logo para ultrapassar alguém (que deve circular à direita), tens de passar pela esquerda (duh) retomando a direita a seguir, porque é obrigatorio andar pela direita.
            não se falam aqui de vias de rodagem, pois são irrelevantes para o conceito de ultrapassagem.

            o código é claro. passar pela direita é ultrapassagem, excepto quando o carro ultrapassado está parado para virar À esquerda, quando segues em transito compacto e a fila da direita é mais rápida que a da esquerda, e quando as faixas, em zonas urbanas, têm destinos diferentes. tudo o resto é ultrapassagem.

            volta a ler o código.
            Se é irrelevante o conceito de vias, porque raio eles avisam que também se tem de ter cuidado com veiculos que circulem no mesmo sentido?

            ( é que eles não dizem que tem de se ter cuidado com veiculos que circulam na mesma via, referem especificamente veiculos que circulam no mesmo sentido... )

            Comentário


              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              em termos legais, faixa de rodagem é toda a largura da estrada destinada à circulação de carros. o que tu falas é de vias.

              o código é claro. passar pela direita é ultrapassagem, excepto quando o carro ultrapassado está parado para virar À esquerda, quando segues em transito compacto e a fila da direita é mais rápida que a da esquerda, e quando as faixas, em zonas urbanas, têm destinos diferentes. tudo o resto é ultrapassagem.

              volta a ler o código.
              Poupaste-me o trabalho! Obrigado!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                Se é irrelevante o conceito de vias, porque raio eles avisam que também se tem de ter cuidado com veiculos que circulem no mesmo sentido?

                ( é que eles não dizem que tem de se ter cuidado com veiculos que circulam na mesma via, referem especificamente veiculos que circulam no mesmo sentido... )
                Porque podes estar a ser ultrapassado nesse mesmo momento... ?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                  Porque podes estar a ser ultrapassado nesse mesmo momento... ?
                  Não me parece porque prevêm:
                  a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias
                  à realização da manobra com segurança;

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                    Não me parece porque prevêm:
                    E isso, por acaso, não está no ponto 2? Sabes o que quer isso dizer?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                      E isso, por acaso, não está no ponto 2? Sabes o que quer isso dizer?
                      O ponto 1 e o ponto 2 são complementos um do outro, ou seja, são ambos necessários, e deverão ser aplicados ao mesmo tempo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        O ponto 1 e o ponto 2 são complementos um do outro, ou seja, são ambos necessários, e deverão ser aplicados ao mesmo tempo.
                        O ponto dois refere as condições a que se deve ter mais atenção aquando a realização da manobra - daí o "especialmente".

                        Ainda não percebi o que queres provar com isto... Não deu para perceber ainda que o conceito de ultrapassagem não tem a ver com o conceito de vias?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dj_etmoene Ver Post
                          bem eu nao vou pegar no codigo da estrada pk ele é explicito mas injusto ao mm tempo e vou falar de uma situação que me aconteceu a dias...
                          Na mesma linha, há uns dias vinha na ponte de V F Xira, e no sentido Porto Alto-V F Xira aquilo tem duas faixas. E vêm dois tipos em carros a cair de podres... para a faixa da esquerda a uns 40 km/h...
                          Ok, mantenho-me atrás deles e faço pisca... sinal... apito e o pendura vira-se para trás e mostra-me que tem um dedo do meio mais comprido que os outros e o condutor manda-me "passar por cima"...
                          ...quer-se dizer... não ia desapontar os putos, não é?

                          Comentário


                            Retirado de um site de um Jurista brasileiro:

                            "Pela definição contida no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que está no mesmo sentido e em velocidade menor, na mesma faixa, e retornando à faixa de origem após concluir a manobra."

                            é por este motivo e por estar convencido da sua validade que sempre me mantive na faixa da direita quando circulava alguem mais lento na do meio

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por octavia Ver Post
                              Retirado de um site de um Jurista brasileiro:

                              "Pela definição contida no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que está no mesmo sentido e em velocidade menor, na mesma faixa, e retornando à faixa de origem após concluir a manobra."

                              é por este motivo e por estar convencido da sua validade que sempre me mantive na faixa da direita quando circulava alguem mais lento na do meio
                              Só mudei o negrito... ;)
                              De resto, até concordo contigo, até porque geralmente o faço...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por octavia Ver Post
                                Retirado de um site de um Jurista brasileiro:

                                "Pela definição contida no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que está no mesmo sentido e em velocidade menor, na mesma faixa, e retornando à faixa de origem após concluir a manobra."

                                é por este motivo e por estar convencido da sua validade que sempre me mantive na faixa da direita quando circulava alguem mais lento na do meio
                                É preciso saber qual é o Anexo I do Código de Trânsito...

                                Comentário


                                  Alguem viu o TvTurbo desta semana? Salvo erro no domingo às 20.30 O senhor falou lá desta situação de circular na direita e ir um carro na esquerda mais devagar e pelo que eu percebi disse que era possivel "continuar na direita desde que estejam reunidas todas as condições de segurança..."

                                  Ou seja pelo que percebi, não dá multa "ultrapassar" pela direita...

                                  Alguem que confirme

                                  Comentário


                                    Ultrapassar pela direita é permitido!!!





                                    .......no Reino Unido!

                                    Comentário


                                      Ja dei a minha opinião sobre este assunto num outro tópico... Esta lei até pode ter razão de existir mas eu desrespeito-a quase todos os dias... se vou a 100 e o carro q vai na faixa do meio vai a 60 e eu não tenho possibilidade de o ultrapassar em segurança pela esquerda continuo na minha faixa e vou a minha vida descansado...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PedroFernandes Ver Post
                                        Ja dei a minha opinião sobre este assunto num outro tópico... Esta lei até pode ter razão de existir mas eu desrespeito-a quase todos os dias... se vou a 100 e o carro q vai na faixa do meio vai a 60 e eu não tenho possibilidade de o ultrapassar em segurança pela esquerda continuo na minha faixa e vou a minha vida descansado...
                                        Mas se continuas na tua faixa, não ultrapassas...

                                        Comentário


                                          Akh608 cm é claro o mau da fita foste tu porque ultrapassate pela direita lololol eu quando tou com tempo curto apreciar estas cenas...naquele dia tava mesmo bué furioso e para aliviar mantive-me por perto para me rir lol :p

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por octavia Ver Post
                                            Retirado de um site de um Jurista brasileiro:

                                            "Pela definição contida no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que está no mesmo sentido e em velocidade menor, na mesma faixa, e retornando à faixa de origem após concluir a manobra."

                                            é por este motivo e por estar convencido da sua validade que sempre me mantive na faixa da direita quando circulava alguem mais lento na do meio
                                            Códigos da Estrada diferentes no Brasil e em Portugal... Não?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              Mas se continuas na tua faixa, não ultrapassas...
                                              Prova-me isso. Prova-me que é preciso mudar de faixa. Ou esqueceste-te de continuar a discussão lá de cima?

                                              Comentário


                                                creio que vou dizer o mesmo que já se disse por aqui, mas reforço a ideia... passar e ultrapassar são coisas distintas. quando vou na faixa da direita, passo os carros que estão no meio caso vá mais depressa que eles, no entanto se me surgir um carro à frente mais lento que eu, aí terei que ultrapassar usando a faixa de rodagem à minha esquerda para o fazer. A ultrapassagem está concluída assim que voltar à minha faixa.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                  creio que vou dizer o mesmo que já se disse por aqui, mas reforço a ideia... passar e ultrapassar são coisas distintas. quando vou na faixa da direita, passo os carros que estão no meio caso vá mais depressa que eles, no entanto se me surgir um carro à frente mais lento que eu, aí terei que ultrapassar usando a faixa de rodagem à minha esquerda para o fazer. A ultrapassagem está concluída assim que voltar à minha faixa.
                                                  Prova isso que dizes. E, já que estás nisso, mostra-me a definição de "passar" no código.

                                                  Vocês nem sequer lêem o que a malta escreve...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                    Prova-me isso. Prova-me que é preciso mudar de faixa. Ou esqueceste-te de continuar a discussão lá de cima?
                                                    Fui mandado parar, levei uma aula de código da estrada a mim perdoaram-me a multa, mas ao "caracol" que ia na faixa do meio, foi autuado

                                                    Isto foi no troço, Carregado / VFXira

                                                    Comentário


                                                      Só acho ridículo ser cometida uma infracção porque um palerma qualquer está a cometer outra!

                                                      Fazendo um paralelo:
                                                      Se um carro estiver estacionado numa estrada de 1 faixa com traço continuo, eu se ultrapassar piso/transponho o traço, por isso cometo uma infracção, também é punível? Tenho que estacionar e chamar o reboque?

                                                      Quando fiz o exame de condução aconteceu-me algo do genero, e claro que na altura parei e fiquei na duvida. Basicamente acabei por pisar o traço e passei no exame à mesma.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por hugo_senna Ver Post
                                                        Alguem viu o TvTurbo desta semana? Salvo erro no domingo às 20.30 O senhor falou lá desta situação de circular na direita e ir um carro na esquerda mais devagar e pelo que eu percebi disse que era possivel "continuar na direita desde que estejam reunidas todas as condições de segurança..."

                                                        Ou seja pelo que percebi, não dá multa "ultrapassar" pela direita...

                                                        Alguem que confirme
                                                        Boas!

                                                        Eu vi e ouvi! A primeira vez fiquei na dúvida; por isso, vi e ouvi na repetição do programa e de facto o Sr. da CRM disse que era possível fazer essa manobra; no entanto, era desaconselhada por ser uma manobra mais perigosa. Assim, concluí das suas palavras que não era ilegal!

                                                        Achei estranho tal opinião, tendo em conta o que aqui já se escreveu.
                                                        Já agora, o programa demonstrou em rodapé agradecimentos ao destacamento da BT de Abrantes. Será que este se pronunciou quanto ao conteúdo do artigo ?

                                                        Cumps.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                          creio que vou dizer o mesmo que já se disse por aqui, mas reforço a ideia... passar e ultrapassar são coisas distintas. quando vou na faixa da direita, passo os carros que estão no meio caso vá mais depressa que eles, no entanto se me surgir um carro à frente mais lento que eu, aí terei que ultrapassar usando a faixa de rodagem à minha esquerda para o fazer. A ultrapassagem está concluída assim que voltar à minha faixa.
                                                          Originalmente Colocado por polo_TDI Ver Post
                                                          Boas!

                                                          Eu vi e ouvi! A primeira vez fiquei na dúvida; por isso, vi e ouvi na repetição do programa e de facto o Sr. da CRM disse que era possível fazer essa manobra; no entanto, era desaconselhada por ser uma manobra mais perigosa. Assim, concluí das suas palavras que não era ilegal!

                                                          Achei estranho tal opinião, tendo em conta o que aqui já se escreveu.
                                                          Já agora, o programa demonstrou em rodapé agradecimentos ao destacamento da BT de Abrantes. Será que este se pronunciou quanto ao conteúdo do artigo ?
                                                          Bem, ainda bem que mais pessoal ouviu... Cheguei a confirmar isso hoje com colegas meus porque poderia ter eu percebido mal!

                                                          Mas parece-me correcto o que o Sr da CRM disse (e ele que é todo certinho ), logo não é ilegal

                                                          Penso que o user Fraga deu a definição correcta, a mesma que foi utilizada pelo Sr da CRM

                                                          Sendo assim estou tranquilissimo porque nunca ultrapasso pela direita, mas sim passo algumas vezes pela direita

                                                          Comentário


                                                            Então se for um "artista" a 50 km\h na faixa da esquerda numa autoestrada mais ninguem pode passar por ele?
                                                            Não faz muito sentido
                                                            E para mim ultrapassar sempre implicou mudar de faixa...

                                                            Comentário




                                                              dcifumarolas é facil...paras o carro e mais uns kuantos gajos e fazes um pic nic a beira da estrada enquanto esperas que o outro marmelo desapareça de vista ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X