Espectáculo! Quando é para sacar guito, as empresas portugueses estão sempre à frente!
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Posta primeira parte e de facto inovadora!
falta ver como ser a aplicacao nalguns pontos de portagem, ja que a diferenca de velocidade entre carros vai ser maior, o que pode causar problemas graves. para ja, 5 estrelas
ja a 2a parte nao tem nada de inovador, nao passa de um sistema de monitorizacao da estrada atraves de cameras, ja tem umas decadas!
nem se pode dizer que seja inovador em portugal, a A2 ja tem cameras de vigilancia a anos nalgumas zonas...
talvez a diferenca passe por haver gente permanentemente a controlar os monitores, coisa que nao acontece nas outras vias.
por ai fora ate ja ha sistemas de monitorizacao praticamente automatica. por exemplo, detectam veiculos avariados automaticamente atravez da analise das imagens, ou alteram os placards electronicos em conformidade, podendo ate alterar a velocidade maxima permitida num troco.
-FEUP-
SMARTE
Pretende-se projectar, instalar e caracterizar um sistema sensor que permita monitorizar remotamente o estado de uma Obra de Arte integrada num percurso rodoviário em auto.-estrada, durante a sua fase de construção e exploração. Para o efeito serão utilizados em simultâneo dispositivos sensores de base electronica assim como estruturas sensoras em fibra óptica , nomeadamente as redes de Bragg. A partir do referencial definido pela informação disponibilizada em contínuo pelo sistema sensor procurar-se-á desenvolver um modelo simplificado de visualização remota do comportamento estrutural da Obra de Arte. As indicações obtidas serão utilizadas para projectar e implementar um sistema de gestão de base de dados que congregue toda a informação proveniente e decorrente da monitorização estrutural de um conjunto vasto e disperso geograficamente de Obras de Arte em auto-estradas
-Brisa-
Projecto SMARTE
O projecto SMARTE consiste num sistema de monitorização remota para a prevenção e apoio à manutenção e gestão de obras de arte (como as pontes ou os viadutos). Uma vez instalado, este sistema permitirá a obtenção de informação em tempo real, com observação de gráficos e esquemas, onde o estabelecimento de valores limites de segurança para diversas grandezas medida permitirá a geração de alertas sempre que determinados níveis sejam atingidos. Este sistema surge como uma mais-valia para o actual programa de gestão de obras de arte. Contribui também para a detecção atempada de eventuais anomalias ou situações críticas, diminuindo os custos associados a deslocações/inspecções e, simultaneamente, aumentando a segurança das estruturas e dos utentes.
Parceiros
INESC Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Agência da InovaçãoEditado pela última vez por Akh608; 16 May 2008, 21:55.
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Originalmente Colocado por Akh608 Ver PostTalvez não seja bem assim...
-FEUP-
SMARTE
Pretende-se projectar, instalar e caracterizar um sistema sensor que permita monitorizar remotamente o estado de uma Obra de Arte integrada num percurso rodoviário em auto.-estrada, durante a sua fase de construção e exploração. Para o efeito serão utilizados em simultâneo dispositivos sensores de base electronica assim como estruturas sensoras em fibra óptica , nomeadamente as redes de Bragg. A partir do referencial definido pela informação disponibilizada em contínuo pelo sistema sensor procurar-se-á desenvolver um modelo simplificado de visualização remota do comportamento estrutural da Obra de Arte. As indicações obtidas serão utilizadas para projectar e implementar um sistema de gestão de base de dados que congregue toda a informação proveniente e decorrente da monitorização estrutural de um conjunto vasto e disperso geograficamente de Obras de Arte em auto-estradas
-Brisa-
Projecto SMARTE
O projecto SMARTE consiste num sistema de monitorização remota para a prevenção e apoio à manutenção e gestão de obras de arte (como as pontes ou os viadutos). Uma vez instalado, este sistema permitirá a obtenção de informação em tempo real, com observação de gráficos e esquemas, onde o estabelecimento de valores limites de segurança para diversas grandezas medida permitirá a geração de alertas sempre que determinados níveis sejam atingidos. Este sistema surge como uma mais-valia para o actual programa de gestão de obras de arte. Contribui também para a detecção atempada de eventuais anomalias ou situações críticas, diminuindo os custos associados a deslocações/inspecções e, simultaneamente, aumentando a segurança das estruturas e dos utentes.
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INESC Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Agência da Inovação
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostInteressante, mas tendo em atenção a dimensão geográfica, relevo e distribuição geográfica em termos humanos do país, talvez somente em zonas de muito dificil acesso geográfico ou em projectos de elevada envergadura de cooperação entre empresas o projecto SMARTE/FEUP seja rentável a nível interno, em oposto para exportação da tecnologia, o projecto SMARTE/Brisa parece ter como base as infra-estruturas já existentes ou futuras num claro investimento de redução de custos para a empresa, o factor de comodidade para o utente é consequência não penso que seja o objectivo inicial do projecto,
Escavaste um pouco mais de um ano e cinco meses.
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