Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Procuro testemunhas de acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
    Pelo que eu percebi, tu estavas na faixa de aceleração para entrar na A5, e o camião saiu da A5 para a faixa de desacelaração para entrar na A9.

    Se foi isto, a culpa é tua, visto teres o sinal de perda de prioridade.

    O pisca do camião, nunca vais provar se ele fez ou não.

    Se não foi assim, então o resultado pode ser diferente
    Há qualquer coisa aqui que me está a escapar:

    Supõe que a viatura A entra na faixa de acelaração (vindo da A9) ao mesmo tempo que a viatura B vem na faixa de rodagem mais à direita da A5 para entrar na faixa de desacelaração, que é aquela onde a viatura A vem. Vão as duas lado a lado e continuam lado a lado por mais alguns metros. Se nenhuma destas viaturas travar continuarão lado a lado até que a viatura A entre novamente na A9 e a viatura B continue na A5.

    Ora o Código da Estrada diz o seguinte:

    Via de aceleração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal.

    Via de abrandamento/desacelaração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir aos veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.

    Não deveria ser a viatura B a diminuir a velocidade para entrar na faixa de abrandamento e não a viatura A?

    Ou eu estou a ver isto mal ou não me está a fazer sentido.

    Comentário


      #32
      Ao chegares ao mesmo tempo, estando o outro sinalizando a manobra, deves deixar entrar, pois deves ter um sinal de cedência de prioridade atrás...

      Agora se já estás em plena acelaração, praticamente no fim, parece-me que deverá ser o outro a desacelarar e passares à frente...

      Comentário


        #33
        Orçamento para a reparação da minha viatura, na Citroen: 7000 EUR

        Parece absurdo mas é verdade!

        Agora é esperar o que a Companhia de Seguros vais dizer...

        Pela tabela de desvalorização a considerar para perda total, o meu carro vale mais ou menos 9000 EUR

        Comentário


          #34
          Se for esse o valor comercial, não é perda total... só ultrapassando a reparação o valor comercial.

          Resta saber a franquia que tens e o valor porque está seguro o carro

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
            Há qualquer coisa aqui que me está a escapar:

            Supõe que a viatura A entra na faixa de acelaração (vindo da A9) ao mesmo tempo que a viatura B vem na faixa de rodagem mais à direita da A5 para entrar na faixa de desacelaração, que é aquela onde a viatura A vem. Vão as duas lado a lado e continuam lado a lado por mais alguns metros. Se nenhuma destas viaturas travar continuarão lado a lado até que a viatura A entre novamente na A9 e a viatura B continue na A5.

            Ora o Código da Estrada diz o seguinte:

            Via de aceleração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal.

            Via de abrandamento/desacelaração: Via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir aos veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal.

            Não deveria ser a viatura B a diminuir a velocidade para entrar na faixa de abrandamento e não a viatura A?

            Ou eu estou a ver isto mal ou não me está a fazer sentido.
            Mas o que acontece é que ambos vão sair da faixa de rodagem em que estão, para passarem para outra.
            Tu da faixa de aceleração para a A5, o camião da A5 para a faixa de desacelaração, a diferença é que tu tens um sinal que perda de prioridade.
            Alem de que não faz sentido ser o camião a desacelarar em plena A5, para te pores na frente dele, visto que pode provocar um acidente com algum veiculo que venho atras dele.

            Com respeito ao orçamento, se for inferior ao valor que a companhia tem como valor venal da viatura, esta é obrigada a reparar a viatura.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Se for esse o valor comercial, não é perda total... só ultrapassando a reparação o valor comercial.

              Resta saber a franquia que tens e o valor porque está seguro o carro

              Na teoria é perda total quando o valor orçado para a reparação mais o valor do salvado for superior ao valor comercial do veiculo. Não é so o valor de reparação que conta.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                Na teoria é perda total quando o valor orçado para a reparação mais o valor do salvado for superior ao valor comercial do veiculo. Não é so o valor de reparação que conta.
                Não achei que dessem 2000 euros pelo salvado... mas tens razão, é a soma dos 2 valores que tem que ser superior à reparação...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                  Pelo que eu percebi, tu estavas na faixa de aceleração para entrar na A5, e o camião saiu da A5 para a faixa de desacelaração para entrar na A9.

                  Se foi isto, a culpa é tua, visto teres o sinal de perda de prioridade.

                  O pisca do camião, nunca vais provar se ele fez ou não.

                  Se não foi assim, então o resultado pode ser diferente

                  Para confirmar, passei lá hoje e não vi sinal nenhum de perda de prioridade! Antes de entrar na faixa de acelaração apenas existe o sinal de proibição de virar à esquerda. Deduzo que deve ser por causa do traço contínuo.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Não achei que dessem 2000 euros pelo salvado... mas tens razão, é a soma dos 2 valores que tem que ser superior à reparação...
                    O valor da reparação não pode ser superior a 70% do valor comercial da viatura, caso contrário é perda total.

                    Comentário


                      #40
                      Não é assim desde Set. do ano passado, com a entrada em vigor do DL 83/06.

                      Agora é a soma do valor do salvado e comercial, ultrapassando em 100% é perda total, não ultrapassando podes exigir a reparação.
                      Se quiseres mais tarde ponho o artigo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
                        O valor da reparação não pode ser superior a 70% do valor comercial da viatura, caso contrário é perda total.
                        Quem te informou disso?

                        Da lhe ai Valium que nao me aptece procurar. lol

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Não é assim desde Set. do ano passado, com a entrada em vigor do DL 83/06.

                          Agora é a soma do valor do salvado e comercial, ultrapassando em 100% é perda total, não ultrapassando podes exigir a reparação.
                          Se quiseres mais tarde ponho o artigo.
                          Quem me informou foi a minha mediadora de seguros da AON.

                          Então, se a reparação ronda os 7 mil e tal euros e a viatura tem um valor comercial de 9 mil e tal euros como é que fica?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
                            Quem me informou foi a minha mediadora de seguros da AON.

                            Então, se a reparação ronda os 7 mil e tal euros e a viatura tem um valor comercial de 9 mil e tal euros como é que fica?
                            http://www.isp.pt/winlib/cgi/winlib....+Lei&doc=15748

                            Tira dai o decreto de lei, esta em baixo onde diz "doc. Electronico".

                            Depois é so ir ao Artigo 20ºI Nº1 C)

                            É muito claro, a tua mediadora esta equivocada...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                              http://www.isp.pt/winlib/cgi/winlib....+Lei&doc=15748

                              Tira dai o decreto de lei, esta em baixo onde diz "doc. Electronico".

                              Depois é so ir ao Artigo 20ºI Nº1 C)

                              É muito claro, a tua mediadora esta equivocada...
                              Many Thanks!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post
                                Para confirmar, passei lá hoje e não vi sinal nenhum de perda de prioridade! Antes de entrar na faixa de acelaração apenas existe o sinal de proibição de virar à esquerda. Deduzo que deve ser por causa do traço contínuo.
                                Normalmente o sinal está pintado no pavimento, no inicio da faixa de aceleração. (Triangulo invertido).

                                Se não tem, é no minimo estranho

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                  Normalmente o sinal está pintado no pavimento, no inicio da faixa de aceleração. (Triangulo invertido).

                                  Se não tem, é no minimo estranho
                                  De facto não tem, nem no pavimento...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                    http://www.isp.pt/winlib/cgi/winlib....+Lei&doc=15748

                                    Tira dai o decreto de lei, esta em baixo onde diz "doc. Electronico".

                                    Depois é so ir ao Artigo 20ºI Nº1 C)

                                    É muito claro, a tua mediadora esta equivocada...
                                    Só agora teria oportunidade, mas já trataste do assunto...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ponto de situação:

                                      Na passada quarta-feira, recebi um telefonema da companhia de seguros do camião (Fidelidade), a responsabilizar-se pelo acidente e pela reparação total dos danos da minha viatura, com direito a viatura de substituição. Até aqui...óptimo.

                                      No quinta-feira, a Fidelidade efectuou nova peritagem à minha viatura. Da Citroen informaram-me que a viatura teria sido considerada em situação de perda total.

                                      Na sexta-feira, depois de ler atentamente o DL 83/2006, telefonei para a linha de apoio a clientes da minha companhia de seguros (Zurich), onde fui informado que, de acordo com a minha apólice de seguro, o valor pelo qual a minha viatura está segura para efeitos de indemnização por perda total é de 22 360 EUR. Logo, parece-me não ser propriamente um caso de perda total. Se tivesse havido uma desvalorização do veículo seguro com base nas tabelas de desvalorização, certamente que teria havido uma actualização no prémio do seguro que pago trimestralmente, o que nunca aconteceu. Comuniquei, por email todas estas questões às companhias envolvidas.

                                      Acontece que até hoje não recebi mais nenhuma informação sobre esta questão e continuo sem saber se o carro vai ou não ser reparado e sem carro de substituição.

                                      Enfim...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tens que definir se recorres aos Danos próprios ou não...

                                        Para a cia do camião não interessa o valor seguro, para eles é o valor comercial, se está enquadrado como perda total, é o valor venal que pagam. Se accionares os DP, apenas podes exigir a franquia e mais alguma despesa que possas ter tido entretanto...

                                        Na tua companhia se achas mais vantajoso a reparação (face ao danos elevados, ficava com um pe atras), é alertar para esse facto, accionar os danos próprios e exigir o valor que está seguro, mas atenção que pode ser perda total por ser desanconselhavel a reparação face aos danos que apresenta...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Corrigam-se se estiver errado:

                                          Tendo em conta que o meu carro é de Setembro de 2003.

                                          Valor comercial = Valor de novo do veículo - percentagem de desvalorização (de acordo com a tabela abaixo)

                                          Se sim fica:

                                          VC = 22360 EUR - 51.5% = 10844 EUR

                                          Em caso de perda total é este o valor que me têm de dar ou os cálculos são feitos de maneira diferente?


                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ordepavlis Ver Post

                                            Valor comercial = Valor de novo do veículo - percentagem de desvalorização (de acordo com a tabela abaixo)
                                            Só vou corrigir isto, Valor comercial é o valor no mercado de um veículo similar ao teu...

                                            O valor seguro é que é o que colocas: Valor novo - desvalorização.

                                            Quanto ao resto, não sei se essa tabela é da tua seguradora, mas em principio será por aí... mas isso tem que ser informado e todos os anos, pagas consoante a desvalorização anual. Se sempre pagas o mesmo, o valor seguro seria o mesmo...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Desculpa a minha insistência, mas como é calculado o valor comercial de uma viatura e qual é a entidade responsável pelos cálculos. Este valor é baseado em alguma tabela idêntica à que mostrei atrás mas por marca de Veículos?

                                              Onde e quem é que me pode informar qual o Valor Comercial da minha viatura?

                                              Tks

                                              Comentário


                                                #53
                                                O valor dos veículos seguros não sei, depende do que queres segurar e depois segue a tabela de desvalorização prevista.

                                                Valor comercial ou valor venal, no Dl 83/06, ficou em aberto o que será, pelo que salvo melhor interpretação, penso que deva ser o preço no mercado de um carro similar, por. ex vais ao stand virtual e ves os preços pedidos para viaturas similares, entre o máximo e minimo terás o que poderá ser considerado o valor comercial...
                                                As seguradoras recorrem a Eurotax, tal como os concessionários, que depois não refletem o montante necessário para comprar uma viatura similar, assim a melhor interpretação será um valor de um carro similar à venda no mercado...

                                                Espero ter sido explicito ou ter ajudado... estás a vontade...
                                                Editado pela última vez por Valium; 24 July 2007, 19:38.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A avaliação feita pela Eurotax: 6876 EUR ... Só me dá vontade de

                                                  Já tive a pesquisar em alguns sites de vendas de automóveis e encontrei poucos carros com as mesmas características do meu. Os valores para venda:
                                                  1) 9750 EUR
                                                  2) 7900 EUR
                                                  3) 9000 EUR (break)

                                                  Há muitos Xsaras 1.4 mas poucos 1.6 à venda.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu avisei que no eurotax...

                                                    Agora convem teres valores para carros mesmo similares ao teu... Ano,CC, Cv, extras, versão, etc...

                                                    Já agora o orçamento são 7000, em principio é reparavel.

                                                    Pelos vistos deram razão, apesar de teres o cedência de prioridade, mais atrás...
                                                    Editado pela última vez por Valium; 24 July 2007, 20:18.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Eu avisei que no eurotax...

                                                      Agora convem teres valores para carros mesmo similares ao teu... Ano,CC, Cv, extras, versão, etc...

                                                      Já agora o orçamento são 7000, em principio é reparavel.

                                                      Pelos vistos deram razão, apesar de teres o cedência de prioridade, mais atrás...
                                                      Os valores que referi são de Xsaras precisamente iguais ao meu (ano 2003, gasolina, 1.6I 16V, os mesmos extras, só os Km é que são diferentes).

                                                      Estes 7000 EUR é o orçamento dado pela Citroen de Sacavém. Certamente, que o orçamento dado numa outra oficina (não na marca), cairá para números muito mais reduzidos.

                                                      Dado que a Fidelidade tem muitas oficinas recomendadas (2 anos de garantia sobre todas as reparações), se calhar vou solicitar-lhes um outro orçamento numa outra oficina.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Já desististe dos danos próprios?

                                                        Achas que vale a pena reparar com esse volume de danos?
                                                        (Se a cia fizer finca pé, prepara-te para discussão... vê este site, caso necessites www.cimasa.pt ) (Se tiveres Protecção Juridica, é outra forma de teres algum auxilio)

                                                        Vai dizendo qq coisa, no que puder...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Não desisti dos danos próprios, mas depende do valor da indemnização que me queiram dar. Se me dessem 9000 EUR se calhar não pensava duas vezes Abaixo deste valor vai ser complicado!

                                                          Eu acho que o estrago é só chapa (muitas horas de mão-de-obra), o carro está a andar, e penso que em termos de mecânica não tenha sofrido nada, mas não falei sobre o assunto com a Citroen. Ainda por cima gastei 720 EUR na revisão dos 120000Km no dia em que tive o acidente.

                                                          O meu seguro tem Protecção Juridica, que espero não utilizar. Será sinal que tudo se resolveu a bem.

                                                          A ver vamos...

                                                          Obrigado pela ajuda!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Para te darem esse valor, reparam...

                                                            Convém contactares a cia contrária, neste caso a Fidelidade e expores a tua posição e valores que tens para o valor comercial, (caso já tenham tomado posição) pois quanto mais tempo demorar, mais tempo demoras a tomar uma posição sobre os DP.

                                                            (caso mantenham a posição de perda total -Se dizes que o teu valor seguro é muito superior à reparação - accionas os DP, reparas e pedes a franquia à Fidelidade...)

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O meu seguro de DP não tem franquia...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X