O estado do ensino da condução em Portugal, é um caso sério de incompetência e um salve-se quem puder, das asneiras que se "registam" diáriamente por carros utilizados no ensino.
As asneiras, são patrocionadas pelos instrutores, e os candidatos a condutores ao cometerem esses erros, sem serem devidamente corrigidos, acabam por ficar convictos que estão a desempenhar uma boa condução
Por exemplo parar no meio de um cruzamento, em que existia passadeira mas o semáforo dos peões estava vermelho, no sentido que se seguia, para dar passagem aos peões, os carros que vinham imediatamente atrás fecharam o cruzamento, e via-se claramente, tanto o instrutor como o candidato a condutor a insistirem com o atravessamento dos peões
Outra situação que já presenciei, foi com a existência de 3 faixas de rodagem, circularem na do meio ( 2ª circular )
Depois tambem existe a outra face, que é os próprios instrutores que não sabem ou tem duvidas, sobre determinada situação
A saber:
Após abordar , em alturas diferentes, 2 instrutores, sobre como se deveriam contornar as rotundas, eis as 2 soluções
Personagem 1 - A rotunda deverá efectuar-se sempre com o pisca aberto para a esquerda e desfazer o pisca, quando se quer sair
Personagem 2 - A rotunda deverá efectuar-se tendo em conta que se tem prioridade sobre todos os veiculos que vão entrar na mesma e fazer-se pisca para sair
- E quando existir mais do que uma faixa ?
Personagem 1 - Geralmente ensino a utilizar a faixa mais á direita e depois de encartados vão-se adaptando á condução
Personagem 2 - É como se costuma dizer, " é a faixa que está mais á mão "
O porquê de se verem tantos carros de instrução, mal estacionados ?
Personagem 1 - São sempre paragens curtas, não vale a pena andar á procura de estacionamento
Personagem 2 - Eu sei que estamos a dar uma mau exemplo, mas chamamos à atenção
Provavelmente se tivesse mais tempo livre e "apanhasse" mais uns instrutores por aí colocava-lhes mais umas questões
As personagens são reais
As asneiras, são patrocionadas pelos instrutores, e os candidatos a condutores ao cometerem esses erros, sem serem devidamente corrigidos, acabam por ficar convictos que estão a desempenhar uma boa condução
Por exemplo parar no meio de um cruzamento, em que existia passadeira mas o semáforo dos peões estava vermelho, no sentido que se seguia, para dar passagem aos peões, os carros que vinham imediatamente atrás fecharam o cruzamento, e via-se claramente, tanto o instrutor como o candidato a condutor a insistirem com o atravessamento dos peões
Outra situação que já presenciei, foi com a existência de 3 faixas de rodagem, circularem na do meio ( 2ª circular )
Depois tambem existe a outra face, que é os próprios instrutores que não sabem ou tem duvidas, sobre determinada situação
A saber:
Após abordar , em alturas diferentes, 2 instrutores, sobre como se deveriam contornar as rotundas, eis as 2 soluções
Personagem 1 - A rotunda deverá efectuar-se sempre com o pisca aberto para a esquerda e desfazer o pisca, quando se quer sair
Personagem 2 - A rotunda deverá efectuar-se tendo em conta que se tem prioridade sobre todos os veiculos que vão entrar na mesma e fazer-se pisca para sair
- E quando existir mais do que uma faixa ?
Personagem 1 - Geralmente ensino a utilizar a faixa mais á direita e depois de encartados vão-se adaptando á condução
Personagem 2 - É como se costuma dizer, " é a faixa que está mais á mão "
O porquê de se verem tantos carros de instrução, mal estacionados ?
Personagem 1 - São sempre paragens curtas, não vale a pena andar á procura de estacionamento
Personagem 2 - Eu sei que estamos a dar uma mau exemplo, mas chamamos à atenção
Provavelmente se tivesse mais tempo livre e "apanhasse" mais uns instrutores por aí colocava-lhes mais umas questões
As personagens são reais
Comentário