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Não será altura de reponderar o transporte de mercadorias nas estradas?

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    #91
    E de novo surge a ferrovia como alternativa progressiva e credível à rodovia...

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      #92
      Sempre concordei com isso.

      Todos os dias passa o comboio do cimento na linha do Minho, ás vezes faço o exercicio de contar quantas toneladas de cimento o comboio transporta e penso se este transporte fosse feito por estrada, quantos camiões seriam necessários ?

      Sem dúvida que se deveria de investir mais neste tipo de transporte, é rápido, mais seguro e muito mais eficiente do ponto de vista energético!

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        #93


        em relação a sines sempre assim foi!


        ontem a gaja da admin do porto de sines mandou 1 paulada à fatinha que até viu estrelas!

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          #94
          Para a ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, este é só um entre vários problemas que afectam o sector e que continuam sem soluções à vista. Desde a criação do gasóleo profissional até ao apoio à modernização das frotas ou à fixação de um período máximo de utilização para os veículos pesados de transporte rodoviário, qualquer destas medidas tem sido adiada, arrastando os problemas das transportadoras.

          Independentemente da questão fiscal sobre os combustíveis e outros, coisa que não está em discussão neste tópico mas sim o impacto que o transporte de mercadorias pesadas provoca ou poderá provocar nas infra-estruturas rodoviárias e respectivos utilizadores das mesmas na entrevista acima colocada existe uma passagem na entrevista que poderá ser de extrema importância para a análise deste problema e que pelo que é descrito está a ser descuidado pelos responsáveis directos na questão.
          Editado pela última vez por TURBO; 21 February 2008, 22:05. Razão: Técnicas

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            #95
            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

            Independentemente da questão fiscal sobre os combustíveis e outros, coisa que não está em discussão neste tópico mas sim o impacto que o transporte de mercadorias pesadas provoca ou poderá provocar nas infra-estruturas rodoviárias e respectivos utilizadores das mesmas na entrevista acima colocada existe uma passagem na entrevista que poderá ser de extrema importância para a análise deste problema e que pelo que é descrito está a ser descuidado pelos responsáveis directos na questão.
            Mais um descuido, dos muitos habituais por cá! Neste caso não estamos a saber preservar os nossos interesses no mercado do transporte de mercadorias e até o simples abastecimento em Espanha é mais rentável do que a nossa frota de pesados abastecer no seu país natal...

            É urgente, até por mais esta questão, repensar, mesmo, o transporte de mercadorias, sobretudo porque vêm aí novas exigências competitivas a que o transporte apenas por rodovia, por veículos pesados, não irá, penso, conseguir dar cabal resposta!...

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              #96
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Mais um descuido, dos muitos habituais por cá! Neste caso não estamos a saber preservar os nossos interesses no mercado do transporte de mercadorias e até o simples abastecimento em Espanha é mais rentável do que a nossa frota de pesados abastecer no seu país natal...

              É urgente, até por mais esta questão, repensar, mesmo, o transporte de mercadorias, sobretudo porque vêm aí novas exigências competitivas a que o transporte apenas por rodovia, por veículos pesados, não irá, penso, conseguir dar cabal resposta!...
              O que mais choca é o observar a falta de qualidade/segurança dos transportes de mercadorias pesadas e mesmo de passageiros que diáriamente circulam nas estradas, a dita modernização/estipulação de um prazo de utilização máxima das máquinas desejada da frota que é referida na entrevista!

              Quanto às novas exigências competitivas no sector de transportes e procura de melhores rácios é um processo constante, caso contrário é a estagnação e a perda de quota de mercado.

              Um exemplo hoje referido.

              Auto-estradas marítimas: Governo cria grupo de trabalho para estudar ligação com França

              Comentário


                #97
                Fiscalização detecta mais de mil infracções

                A Autoridade para as Condições do Trabalho detectou, durante o mês de Março, mais de mil infracções numa mega-inspecção realizada a veículos de transporte de mercadorias e passageiros

                Comentário


                  #98
                  O Governo e as associações de transportadores rodoviários de mercadorias ultimam as medidas fiscais a introduzir no Orçamento de Estado para 2009, estando já acordado estabelecer uma isenção fiscal sobre as mais-valias obtidas pelos empresários do sector que decidam aplicar o dinheiro da venda de veículos usados da frota na renovação da mesma.
                  Em http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/economia/pt/desarrollo/1104715.html

                  Comentário


                    #99
                    Constrangimentos orçamentais entravam extensão da medida para o transporte rodoviário de mercadorias

                    A reunião de ontem entre representantes da ANTRAM e a secretária de estado dos Transportes (SET) veio confirmar que o transporte rodoviário de mercadorias não beneficiará de gasóleo profissional em 2008. A tutela invocou impedimentos orçamentais e justificou a adopção da medida para o transporte público de passageiros com o facto de este sector não ter a possibilidade de repassar o preço para o cliente, uma vez que as tarifas cobradas são fixadas administrativamente. Foi ainda referida a “função social” da actividade desempenhada pelos transportadores rodoviários de passageiros.

                    Para 2009, a SET comprometeu-se a procurar encontrar, junto das Finanças, margem para implementar o gasóleo profissional, e mostrou empenho em aprofundar as medidas fiscais de diferenciação positiva do transporte público, já criadas sob sua tutela. Sobre os incentivos à renovação de frotas, referiu que o modelo da medida está em fase de conclusão, para posterior comunicação à Comissão Europeia. Quanto às linhas de orientação estratégica para o sector, a SET aguarda pela conclusão dos trabalhos, cuja responsabilidade recai sobre o IMTT.

                    Após a reunião, o presidente da Direcção Nacional da ANTRAM salientou que a única alternativa do sector passa por continuar a fazer repercutir o aumento dos combustíveis sobre os clientes.

                    No próximo dia 8 de Abril, pelas 10h00, a ANTRAM irá reunir os seus Órgãos Nacionais e Regionais, em Lisboa, para analisar a situação do sector, incluindo o estado do dossier das ajudas de custo.
                    Em http://www.antram.pt/details.aspx?ido=26614

                    Comentário


                      Bruxelas quer veículos mais amigos do ambiente

                      O comissário europeu para a Ciência e Investigação defende uma maior utilização das ferrovias como meio de transporte preferencial de mercadorias e uma maior aposta nos automóveis amigos do ambiente.

                      O "objectivo-chave" da Europa: o "transporte rodoviário precisa de evoluir e adaptar-se ao contexto actual" dos problemas ambientais, disse Janez Potocnik.

                      a segunda Conferência Europeia em Investigação nos Transportes Rodoviários (European Road Transport Research - Arena TRA2008) que está a decorrer na Eslovénia, o comissário admitiu que a aposta do continente em veículos mais amigos do ambiente possa trazer custos adicionais para os consumidores.

                      "Temos de fazer as coisas mais próximas do mercado" de modo a que as novas soluções técnicas possam ser "usadas de forma mais massiva”, afirmou.

                      No entanto, se essa nova tecnologia for "mais cara", não existe "outro remédio" que não seja manter essa aposta, mesmo que mais dispendiosa para os consumidores europeus, sustentou o comissário, que reclama uma "solução integrada" para garantir menos danos dos transportes para o ambiente.

                      "Temos de preparar uma resposta mais complexa com uma aposta maior nas novas tecnologias" e será necessário "canalizar mais dinheiro para esta área", vaticinou.

                      Além dos automóveis amigos do ambiente, o comissário considerou que os meios preferenciais para levar mercadorias devem ser as ferrovias e o transporte marítimo.
                      Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&Cont entId=244486

                      Comentário


                        Bruxelas quer veículos mais amigos do ambiente

                        O comissário europeu para a Ciência e Investigação defende uma maior utilização das ferrovias como meio de transporte preferencial de mercadorias e uma maior aposta nos automóveis amigos do ambiente.

                        O "objectivo-chave" da Europa: o "transporte rodoviário precisa de evoluir e adaptar-se ao contexto actual" dos problemas ambientais, disse Janez Potocnik.

                        a segunda Conferência Europeia em Investigação nos Transportes Rodoviários (European Road Transport Research - Arena TRA2008) que está a decorrer na Eslovénia, o comissário admitiu que a aposta do continente em veículos mais amigos do ambiente possa trazer custos adicionais para os consumidores.

                        "Temos de fazer as coisas mais próximas do mercado" de modo a que as novas soluções técnicas possam ser "usadas de forma mais massiva”, afirmou.

                        No entanto, se essa nova tecnologia for "mais cara", não existe "outro remédio" que não seja manter essa aposta, mesmo que mais dispendiosa para os consumidores europeus, sustentou o comissário, que reclama uma "solução integrada" para garantir menos danos dos transportes para o ambiente.

                        "Temos de preparar uma resposta mais complexa com uma aposta maior nas novas tecnologias" e será necessário "canalizar mais dinheiro para esta área", vaticinou.

                        Além dos automóveis amigos do ambiente, o comissário considerou que os meios preferenciais para levar mercadorias devem ser as ferrovias e o transporte marítimo.
                        Afinal quem defende a ferrovia sempre tem razão!

                        As pessoas demoram tempo, mas lá chegarão...

                        Comentário


                          Esse homem também deve ser sócio da Quercus.

                          Então, os consumidores que aguentem o preço, seja ele qual for. Os que têm menos posses, que deixem de comprar carro, meter gasolina e trabalhar.

                          Infezlimente as coisas não são assim tão simples. As boas alternativas são aquelas que equivalem em termos de rendimento.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Esse homem também deve ser sócio da Quercus.

                            Então, os consumidores que aguentem o preço, seja ele qual for. Os que têm menos posses, que deixem de comprar carro, meter gasolina e trabalhar.

                            Infezlimente as coisas não são assim tão simples. As boas alternativas são aquelas que equivalem em termos de rendimento.
                            De facto, mas perante o cenário actual e futuro ainda mais exigente a níveis de gasto energético (de acordo com as actuais previsões baseadas em índices de consumo de matérias-primas brutas e suas respectivas aplicações em diversas áreas e o disparo que o mercado à escala global sente em termos de pressão de procura destas mesmas matérias-primas), mesmo com uma conjuntura económica/política favorável a nível internacional o choque provocado será inevitável, as rápidas mudanças de preços finais verificadas já em determinados bens energéticos provam-no.

                            Comentário


                              Acidente.............mais 1 morto 1 ferido grave

                              http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/...6dba496e2.html


                              http://diario.iol.pt/sociedade/a1-ca...4022-4071.html


                              E dizia ontem o Ministro da administração interna que estamos a melhorar nos acidentes rodoviários
                              Editado pela última vez por PAKITO; 17 November 2008, 12:16.

                              Comentário


                                E esta tragedia vem argumentar contra o que o ministro da administracao interna disse?

                                Se ele falou deve ter dados estatisticos e nao o calor de um acontecimento. Temos de ver que e' muito facil num acidente so haver 2/3/4 mortos.

                                Comentário


                                  http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={4D8ED20C-7787-446B-8D52-DBC4A1E9162A}


                                  Concordo air , apenas refiro a infelicidade do "timing"

                                  Até parece que foi preciso o homem falar nisso para acontecer logo esta tragédia

                                  Comentário


                                    Mas isto são as situações que os media referem.

                                    Outras há, todos os dias, que envolvem mortos e comunicação social nem vê-la.

                                    Comentário


                                      Elas acontecem todos os dias... independentemente da altura que o ministro ou alguem falasse, no proprio dia estaria a morrer alguem...

                                      Comentário





                                        em 2008 o número de vítimas será provavelmente inferior a 800, há uma diminuição de 10 ou 12% face ao ano passado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EL PAKITO Ver Post
                                          http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={4D8ED20C-7787-446B-8D52-DBC4A1E9162A}


                                          Concordo air , apenas refiro a infelicidade do "timing"

                                          Até parece que foi preciso o homem falar nisso para acontecer logo esta tragédia

                                          Pois mas pelo grafico a cima, 800 mortos por ano da uma media superior a 2 por dia..

                                          Claro que e' sempre lamentavel, mas e' bom ver que estamos a melhorar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Pois mas pelo grafico a cima, 800 mortos por ano da uma media superior a 2 por dia..

                                            Claro que e' sempre lamentavel, mas e' bom ver que estamos a melhorar.
                                            Se ainda há 10 anos morriam mais de 1.800 pessoas. Uma decréscimo de mais de 50% é de louvar!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EL PAKITO Ver Post
                                              http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={4D8ED20C-7787-446B-8D52-DBC4A1E9162A}


                                              Concordo air , apenas refiro a infelicidade do "timing"

                                              Até parece que foi preciso o homem falar nisso para acontecer logo esta tragédia
                                              Infelizmente há cerca de 2 a 3 mortes por dia em acidentes rodoviários.

                                              Apesar da "espectacularidade" do acidente, os dados apontam para 1 morte e 1 ferido grave, o que infelizmente é o que acontece diariamente!
                                              Os outros casos não aparecem é na TV!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Se ainda há 10 anos morriam mais de 1.800 pessoas. Uma decréscimo de mais de 50% é de louvar!
                                                e uns anos antes, morriam mais de 2500.

                                                2.534 mortos / 12.771 feridos graves em 1988
                                                1.865 mortos / 8.177 feridos graves em 1998
                                                854 mortos / 3.116 feridos graves em 2007
                                                Editado pela última vez por LuisCapelo; 17 November 2008, 12:50.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Se ainda há 10 anos morriam mais de 1.800 pessoas. Uma decréscimo de mais de 50% é de louvar!
                                                  E relativamente a numero de acidentes rodoviarios, independentemente do resultado, não se arranja um grafico também ?


                                                  Com a brutal inovação que tem havido nos ultimos anos a nível de segurança, tanto activa como passiva, será de esperar que o numero de vitimas mortais tenha diminuido...


                                                  O que não quer dizer que o numero de acidentes tenha diminuido na mesma proporção, esperando ainda assim que tenha diminuido relativamente ao passado...

                                                  Comentário


                                                    Gostaria de saber se o gráfico inclui apenas os mortos no local ou também os que vão em estado muito grave para as urgências e acabam por falecer das sequelas. É que, parecendo que não, pode ser enganador...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                      Gostaria de saber se o gráfico inclui apenas os mortos no local ou também os que vão em estado muito grave para as urgências e acabam por falecer das sequelas. É que, parecendo que não, pode ser enganador...
                                                      Ora aqui está outra questão pertinente, é que muitas vezes as estatisticas servem apenas o propósito de "ser bonitas!"...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                        Gostaria de saber se o gráfico inclui apenas os mortos no local ou também os que vão em estado muito grave para as urgências e acabam por falecer das sequelas. É que, parecendo que não, pode ser enganador...
                                                        Não afirmo, mas acho que contam os feridos que acabam por falecer nas 24 horas seguintes ao acidente.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                          Gostaria de saber se o gráfico inclui apenas os mortos no local ou também os que vão em estado muito grave para as urgências e acabam por falecer das sequelas. É que, parecendo que não, pode ser enganador...

                                                          Muito bem visto

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                            Gostaria de saber se o gráfico inclui apenas os mortos no local ou também os que vão em estado muito grave para as urgências e acabam por falecer das sequelas. É que, parecendo que não, pode ser enganador...
                                                            estatisticamente, o número de mortes a 30 dias representa mais 14%. essa é a métrica internacionalmente usada.
                                                            os feridos graves (pessoas que têm de ficar internadas mais de 24h) são hoje 4x menos do que há 20 anos, uma descida mais acentuada do que a do número de mortes. isto implica que as pessoas que falecem nos hospitais têm decrescido a um ritmo superior do que aquelas que morrem no local do acidente ou no caminho para o hospital.
                                                            Editado pela última vez por LuisCapelo; 17 November 2008, 14:52.

                                                            Comentário


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                                                              E relativamente a numero de acidentes rodoviarios, independentemente do resultado, não se arranja um grafico também ?


                                                              Com a brutal inovação que tem havido nos ultimos anos a nível de segurança, tanto activa como passiva, será de esperar que o numero de vitimas mortais tenha diminuido...


                                                              O que não quer dizer que o numero de acidentes tenha diminuido na mesma proporção, esperando ainda assim que tenha diminuido relativamente ao passado...
                                                              Os acidentes até se devem ter mantido, mas o número de carros nas estradas e os km percorridos aumentaram e muito!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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