A experiência que vos venho transmitir, não sendo novidade nenhuma, serve para alertar consciências para pormenores que por vezes nos passam ao lado.
Faço ~50000kms ano, maioritariamente em AE e a ritmos algures entre os 130 e os 150 km/h e por esse motivo o CB do meu C4 andava com um consumo médio de 6,1 l/100, o que nem acho nada demais dado que por vezes faz umas tiradas um pouco mais rápidas.
Hoje, resolvi fazer uma experiência simples e fiz Monte Real/Lisboa (A17/A8) sempre em torno dos 120 km/h, nas zonas mais calmas de CC ligado e nas restantes com o pezinho leve. Apenas por uma vez fui aos 140 para me livrar de duas aventesmas na faixa central e direita, daquelas que tão depressa vão a 130 como vão a 100.
Bem, cheguei a Lisboa sem stess (esqueci-me de contar o tempo, mas no máximo terei demorado mais 15m), a viagem foi mais suave, silenciosa, aprazível, relaxada e, o melhor, com um consumo médio final de 4,9 l/100 em ~140kms com o AC ligado na maior parte do tempo.
Agora a parte melhor. Com isto tive um custo com combustivel por km inferior em ~0,0135€. Parece pouco não é? Pois, mas no meu caso traduz-se em ~675€/ano que me dão para pagar o seguro, ou 3 revisões, ou quase 2 jogos de pneus, etc, etc, etc.
Se a isto somar-mos o descanso relativamente a radares, o menor desgaste do material, o menor desgaste fisico, o menor desgaste a tirar mosquitos da frente , etc, etc, digo-vos que, vale mesmo a pena cumprir os limites de velocidade!*
* Isto claro, numa perspectiva de deslocação profissional diária, de passeio, etc, não quando apetece mesmo tirar partido do carro.
Peguem na calculadora, adaptem ao vosso caso prático e digam se não vale a pena? Não vale dizerem que fazem 5000kms/ano e se estão a c@gar para os consumos.
Desculpem o testamento, mas hoje estou inspirado.
Abraços
Faço ~50000kms ano, maioritariamente em AE e a ritmos algures entre os 130 e os 150 km/h e por esse motivo o CB do meu C4 andava com um consumo médio de 6,1 l/100, o que nem acho nada demais dado que por vezes faz umas tiradas um pouco mais rápidas.
Hoje, resolvi fazer uma experiência simples e fiz Monte Real/Lisboa (A17/A8) sempre em torno dos 120 km/h, nas zonas mais calmas de CC ligado e nas restantes com o pezinho leve. Apenas por uma vez fui aos 140 para me livrar de duas aventesmas na faixa central e direita, daquelas que tão depressa vão a 130 como vão a 100.
Bem, cheguei a Lisboa sem stess (esqueci-me de contar o tempo, mas no máximo terei demorado mais 15m), a viagem foi mais suave, silenciosa, aprazível, relaxada e, o melhor, com um consumo médio final de 4,9 l/100 em ~140kms com o AC ligado na maior parte do tempo.
Agora a parte melhor. Com isto tive um custo com combustivel por km inferior em ~0,0135€. Parece pouco não é? Pois, mas no meu caso traduz-se em ~675€/ano que me dão para pagar o seguro, ou 3 revisões, ou quase 2 jogos de pneus, etc, etc, etc.
Se a isto somar-mos o descanso relativamente a radares, o menor desgaste do material, o menor desgaste fisico, o menor desgaste a tirar mosquitos da frente , etc, etc, digo-vos que, vale mesmo a pena cumprir os limites de velocidade!*
* Isto claro, numa perspectiva de deslocação profissional diária, de passeio, etc, não quando apetece mesmo tirar partido do carro.
Peguem na calculadora, adaptem ao vosso caso prático e digam se não vale a pena? Não vale dizerem que fazem 5000kms/ano e se estão a c@gar para os consumos.
Desculpem o testamento, mas hoje estou inspirado.
Abraços
Comentário