Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estrada: mais mortes em 2007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    não se reduziram os acidentes nessa quantidade. o que reduziu foi os acidentes COM vitimas. pode haver até mais acidentes, mas se as pessoas não se aleijarem, não entram para a estatistica.
    ?????????????

    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    1999
    total acidentes com vítimas - 48000
    acidentes com mortes - 7652

    2006
    total acidentes com vítimas - 35600
    acidentes com mortes - 3551
    Ou será que queres dizer que em 99 todos os acidentes eram reportados e agora em 2006 já só são alguns

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Japh Ver Post
      Gosto de esgrimir opiniões ;-)



      Ora exactamente.
      Mas (e há sempre um mas) o problema aqui é que o factor "humano" é -empiricamente falando- o mais preponderante quando falamos em acidentes de viação, e assumir (como o IST tem feito em alguns resultados preliminares) que todos reagimos da mesma forma, que todos nos comportamos ao volante / guiador da mesma forma é introduzir um factor de erro muito relevante nos resultados.

      Um exemplo ? OK
      Numa discussão ("Fiat Uno Vs. Hayabusa") num outro forum (o link está no meu post anterior), O JPDias afirmava que um Uno a 120kms/h se imobilizava mais rapidamente que uma Hayabusa a 150kms/h porque atribuia 1 segundo de tempo de resposta a ambos os condutores.
      Ora num cenário realista, dada a absoluta necessidade de atenção total na condução de uma moto, na prática o motociclista já estaria a travar enquanto o condutor do Uno ainda iria a mudar a estação do rádio, a discutir com a mulher ou à estalada aos putos no banco de trás ...

      Não se pode analisar um acidente rodoviário numa perspectiva puramente laboratorial, sob pena de se ignorar a parte mais importante: o Homem.



      Tocas aí (e bem) noutra das "noções" que passo o tempo a tentar corrigir: Causa Vs. Efeito.
      Causa - A velocidade "per se" NÃO É a causa da maior parte dos acidentes.
      Efeito - A velocidade É factor potenciador de danos físicos num acidente.
      Já era tempo dos (ir)responsáveis políticos interiorizarem isto ...

      Já agora, a outra noção (que até vem no C.E. ) é a de "velocidade excessiva" que é diferente de "Excesso de velocidade".



      Esse estigma começa a esbater-se, com a adopção da moto por muitas pessoas dos mais variados quadrantes da sociedade.
      Muita gente fica "com cara de parva" quando sabe que temos deputados, juizes, polícias, pilotos de aviação, etc no meio da comunidade motociclista.
      É que muitos ainda pensam nos motociclistas como os "feios, porcos e maus" ou então guardam a imagem do puto inconsequente a "rasgar" no meio da cidade ...




      Interesses e interessados ... haveria TANTO que dizer mas... não temos tempo :-)

      "V"

      P.S. - Era a moto de sonho já há uns anos ... :-)


      Opinião "ligeiramente" tendenciosa, não? Se a condução de um carro desse necessariamente lugar à displicencia ou laxismo na condução, pela falsa noção de segurança acrescida e tal representasse um risco acrescido de acidente então poderiamos tb assumir q, a 150kms/h, qd já vou a meter o pé ao travão por me estar a aproximar de um outro veiculo q circula na mesma faixa, o motociclista ainda vai a acelerar, pela falsa noção q consegue ultrapassar ou pela "certeza" q consegue uma desaceleração ou travagem mais rapida... tudo meras suposições, acho eu...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
        ?????????????
        Ou será que queres dizer que em 99 todos os acidentes eram reportados e agora em 2006 já só são alguns
        vou explicar como se fosses muito burrinho:

        acidentes com vítimas é igual a acidentes onde há mortes e/ou feridos graves e ligeiros.
        o número real de acidentes que existe é sempre SUPERIOR ao mostrado nestas estatisticas, porque há sempre acidentes onde ninguém se aleija.

        sendo assim, o número de acidentes que existe pode aumentar, e o número de acidentes com vítimas pode baixar, mas são apenas estes os que transparecem para as estatísticas.
        estamos a falar de possibilidades, e não a explicar os números concretos desses anos.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          não se reduziram os acidentes nessa quantidade. o que reduziu foi os acidentes COM vitimas. pode haver até mais acidentes, mas se as pessoas não se aleijarem, não entram para a estatistica.
          Isto depois do Japh ter dito "
          Ou seja, de 1999 para 2005 reduziu-se a quantidade de acidentes em 25% e a quantidade de mortos em 50%."

          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          vou explicar como se fosses muito burrinho:

          acidentes com vítimas é igual a acidentes onde há mortes e/ou feridos graves e ligeiros.
          o número real de acidentes que existe é sempre SUPERIOR ao mostrado nestas estatisticas, porque há sempre acidentes onde ninguém se aleija.

          sendo assim, o número de acidentes que existe pode aumentar, e o número de acidentes com vítimas pode baixar, mas são apenas estes os que transparecem para as estatísticas.
          estamos a falar de possibilidades, e não a explicar os números concretos desses anos.
          Deves mesmo ter de te explicar melhor e podes estar descansado que não sou muito burrinho e já percebi que estás a tentar chutar para canto a bacurada que disseste, mas então se queres que me faça de burro eu faço. Deixo-te com toda a tua sapiência.

          Comentário


            #65
            Não registei a fonte, mas li e foi divulgado pela comunicação social que houve alteração aos critérios. A partir daí estamos a comparar dados incomparáveis

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
              Isto depois do Japh ter dito "
              Ou seja, de 1999 para 2005 reduziu-se a quantidade de acidentes em 25% e a quantidade de mortos em 50%."



              Deves mesmo ter de te explicar melhor e podes estar descansado que não sou muito burrinho e já percebi que estás a tentar chutar para canto a bacurada que disseste, mas então se queres que me faça de burro eu faço. Deixo-te com toda a tua sapiência.
              eu não disse bacorada nenhuma, simplesmente estamos a falar de coisas diferentes... enquanto não estivermos a falar do mesmo, não dá pra nos entendermos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                Não registei a fonte, mas li e foi divulgado pela comunicação social que houve alteração aos critérios. A partir daí estamos a comparar dados incomparáveis
                Isso é muito certo em relação ao numero de mortos, ou seja agora contabilizam-se mais, porque até aqui eram contabilizados os feridos graves mortos até x horas e agora é até y horas. Agora não tenho tempo para ir verificar as horas, mas isso aplica-se apenas aos mortos e não aos acidentes e isso apenas ia fazer com que o numero de mortos diminuísse.

                Agora o que o Luis diz não devia ser aquilo que queria dizer, mas tudo bem, depois chama burro aos outros para ver se a coisa passa.

                Comentário


                  #68
                  de acordo com o relatório de sinistralidade:

                  Morto ou vítima mortal
                  Vítima de acidente cujo óbito ocorra no
                  local do evento ou no seu percurso até à
                  unidade de saúde.
                  Para obter o número de mortos a 30 dias ,
                  aplica-se a este valor um coeficiente de
                  1,14 (Definição internacional (Convenção de Viena))

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                    Opinião "ligeiramente" tendenciosa, não? Se a condução de um carro desse necessariamente lugar à displicencia ou laxismo na condução, pela falsa noção de segurança acrescida e tal representasse um risco acrescido de acidente então poderiamos tb assumir q, a 150kms/h, qd já vou a meter o pé ao travão por me estar a aproximar de um outro veiculo q circula na mesma faixa, o motociclista ainda vai a acelerar, pela falsa noção q consegue ultrapassar ou pela "certeza" q consegue uma desaceleração ou travagem mais rapida... tudo meras suposições, acho eu...
                    Não. Opinião de quem já fez várias centenas de milhar de kms ao volante de um automóvel e já passou a centena de milhar ao guiador de uma moto.

                    Tenho perfeita consciência de que os níveis de atenção na condução de um automóvel e de uma moto são perfeitamente distintos, sendo que na moto toda a atenção está virada para a condução (como já li algures, "uma automóvel conduz-se e uma moto pilota-se"), dado que uma distracção pode significar uma queda/acidente.
                    Mais ainda, uma das "best practices" na condução de uma moto é circular sempre com 1 ou mais dedos sobre o travão dianteiro, reduzindo sobremaneira o tempo de reacção em caso de necessidade de travagem de emergência.

                    Por outro lado num automóvel as "fontes de distracção" são elevadas (radio, telemóvel, os restantes ocupantes, os putos no banco de trás que não param quietos, etc ).

                    É fácil concluir empiricamente que um motociclista está mais atento ao que o rodeia na estrada que um automobilista. Não a 100% do tempo, claro, mas claramente na maior parte dele.

                    Estou dos "dois lados da barricada", portanto acho que tenho suficiente "conhecimento de causa" para me pronunciar ;-)

                    "V"
                    Editado pela última vez por Japh; 31 October 2007, 19:10. Razão: Correcção de bacorada gramatical enorme ...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                      Não. Opinião de quem já fez várias centenas de milhar de kms ao volante de um automóvel e já passou a centena de milhar ao guiador de uma moto.

                      Tenho perfeita consciência de que os níveis de atenção na condução de um automóvel e de uma moto são perfeitamente distintos, sendo que na moto toda a atenção está virada para a condução (como já li algures, "uma automóvel conduz-se e uma moto pilota-se"), dado que uma distracção pode significar uma queda/acidente.
                      Mais ainda, uma das "best practices" na condução de uma moto é circular sempre com 1 ou mais dedos sobre o travão dianteiro, reduzindo sobremaneira o tempo de reacção em caso de necessidade de travagem de emergência.

                      Por outro lado num automóvel as "fontes de distracção" são elevadas (radio, telemóvel, os restantes ocupantes, os putos no banco de trás que não param quietos, etc ).

                      É fácil concluir empiricamente que um motociclista está mais atento ao que o rodeia na estrada que um automobilista. Não a 100% do tempo, claro, mas claramente na maior parte dele.

                      Estou dos "dois lados da barricada", portanto acho que tenho suficiente "conhecimento de causa" para me pronunciar ;-)

                      "V"

                      Claro q te podes pronunciar, mesmo q não tivesses o conhecimento de causa q referes...
                      No entanto, o teu post refere um sem nº de situações/chavões/assunções/ ou lá o q lhe queiram chamar...
                      Senão vejamos:
                      "absoluta necessidade de atenção total na condução de uma moto" é claro q, pela condução em si, a atenção é diferente mas daí a uma absoluta atenção total ainda vai mto e olha q tambem já pilotei uma (agora vou mais a berrar para os putos no banco de trás... ) e vejo no dia a dia algumas situações pouco condizentes com a dita atenção total...

                      "dado que uma distracção pode significar uma queda/acidente" Num carro a determinada velocidade, uma distracção de 1 seg tb pode significar um acidente...as consequencias é q poderão ser distintas, julgo eu

                      "1 ou mais dedos sobre o travão dianteiro, reduzindo sobremaneira o tempo de reacção em caso de necessidade de travagem de emergência" situação q tb provoca um certo "descanso" qt à capacidade de resposta, q nem sempre se traduz em segurança efectiva

                      "concluir empiricamente que um motociclista está mais atento ao que o rodeia na estrada que um automobilista" Eu fazia parte de um grupo de motards de um hospital onde trabalhei, em q todos tinham moto e carro. Saiamos quase todos os fins de semana de moto, exactamente pela mais valia q o moto nos possibilitava de estar mais atentos ao q nos rodeava na paisagem, não sei se me entendes. Claro q iamos a velocidades baixas...

                      tudo isto p dizer q, a atenção c q se conduz é importante. Que quem usa moto tem um grau de atenção absolutamente superior e total, já será uma historia bem diferente...
                      Abraço

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                        Deixem lá ...

                        Devem estar ao lado destes, do MRRA (do qual é o responsável -ou um dos responsáveis- um dos elementos deste forum ...):

                        • M. Roque, J. Domingues e J. P. Dias “Medidas para a redução da sinistralidade com veículos de duas rodas”, Relatório IDMEC 264/12, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        • L. Oliveira e J. P. Dias, “Análise de aspectos relacionados com a visibilidade para a redução da sinistralidade rodoviária”, Relatório IDMEC 264/14, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        • M. Roque, J. Domingues, R. Silva, R. Portal e J. P. Dias “Investigação e análise aprofundada de acidentes com veículos de duas rodas”, Relatório IDMEC 264/17, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        • M. Roque, J. Domingues e J. P. Dias “Estudo das diferentes soluções para a protecção dos prumos de rails”, Relatório IDMEC 264/18, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        • M. Roque, J. Domingues R. Silva e J. P. Dias “Simulação computacional motard-barreira”, Relatório IDMEC 264/19, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        • M. Roque, J. Domingues, R. Silva e J. P. Dias “100 Medidas que permitam salvar 100 vidas de motociclistas”, Relatório IDMEC 264/20, Projecto MRRA/PARA, 2005. (Em preparação).

                        2 anos para preparar estes estudos ... é obra.
                        No further comments.

                        "V"
                        Em boa verdade, há dois membros do fórum nos nomes desses estudos.

                        Comentário


                          #72
                          Então parece q o MAI está a estudar a possibilidade de colocar disticos de diferentes cores nos automoveis, em função da perigosidade da condução de cada condutor, ou, pelo menos, do seu historial como condutor e acidentes...
                          Para alem das evidentes questões legais (se conduzir o carro de outrem, q tenha o distico, passo a ser "perigoso"?) será só uma das inumeras questões a colocar-se...
                          Pelos vistos tentam canalizar a medida para onde aparentemente dói mais ao português: a aparencia perante os outros...
                          Será q vai funcionar? Acho q não faltará quem queira exibir orgulhosamente a colecção de disticos vermelhos, tipo "el Matador" e outros haverão que, parecendo santinhos no seu distico verde, são verdadeiros arruaceiros da estrada....enfim.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                            Então parece q o MAI está a estudar a possibilidade de colocar disticos de diferentes cores nos automoveis, em função da perigosidade da condução de cada condutor, ou, pelo menos, do seu historial como condutor e acidentes...
                            Para alem das evidentes questões legais (se conduzir o carro de outrem, q tenha o distico, passo a ser "perigoso"?) será só uma das inumeras questões a colocar-se...
                            Pelos vistos tentam canalizar a medida para onde aparentemente dói mais ao português: a aparencia perante os outros...
                            Será q vai funcionar? Acho q não faltará quem queira exibir orgulhosamente a colecção de disticos vermelhos, tipo "el Matador" e outros haverão que, parecendo santinhos no seu distico verde, são verdadeiros arruaceiros da estrada....enfim.
                            Também ouvi isso na TSF... não encontro links em nenhum sítio. Sabes onde posso ler essa aerração?!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                              Também ouvi isso na TSF... não encontro links em nenhum sítio. Sabes onde posso ler essa aerração?!
                              Oh meu caro, é só pedir:

                              http://www.portugaldiario.iol.pt/not...086&div_id=291

                              Mau condutor marcado com selo vermelho no carro
                              Dísticos, visíveis nos veículos, permitem dizer quem mais acidentes provoca


                              O Ministério da Administração Interna está a analisar o projecto. Chama-se Risco Zero e visa reduzir a sinistralidade rodoviária. Segundo noticia o jornal Público, o projecto pretende premiar os bons condutores e castigar os infractores. O castigo é a vergonha pública de colocar no vidro do carro um dístico com uma cor: a vermelha representa perigo e a partir daí será possível saber do que é que o vizinho de estrada é capaz.

                              A ideia é da empresa Peres & Partners e quer dividir os condutores em três níveis: verde, laranja e vermelho. É uma espécie de semáforo que quer dizer risco mínimo (para aqueles que nos últimos três não tenha originado nenhum sinistro com culpa ou que, nos últimos dez anos, só tenham sido culpados por um desses acidentes); médio (quando os automobilistas já tiveram dois acidentes, com culpa, no último ano ou três nos últimos dez anos); e finalmente risco máximo (mais de dois acidentes no último ano ou aos que, nos últimos dez anos, tenham provocado quatro ou mais sinistros).

                              Os dísticos deverão ser colocados no canto inferior esquerdo de cada veículo (ao lado do condutor) e permanecer sempre visíveis.

                              O projecto prevê a criação de uma autoridade reguladora, que além de promover o sistema de avaliação, irá ainda elaborar um plano para que o condutor possa ser reclassificado e almejar o respectivo nível máximo de confiança.

                              A «recuperação de nível», conta o Público, será feito através de cursos de sensibilização e re-educação ou por participação em actividades de cidadania rodoviária os condutores infractores tenham a possibilidade de tentar ascender a níveis de confiança superiores. A nova avaliação destes níveis ocorre de dois em dois anos.
                              "V"

                              Comentário


                                #75
                                Obrigado japh, parece que há já um tópico sobre isso, e já mandei a bajarda do costume no meu cantinho... tinha que ser!

                                Lindo, agora vamos ser avaliados! Vou mas é começar o meu negociozinho de autocolantes verdes falsos, que vão vender-se que nem pãezinhos quentes!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  Obrigado japh, parece que há já um tópico sobre isso, e já mandei a bajarda do costume no meu cantinho... tinha que ser!

                                  Lindo, agora vamos ser avaliados! Vou mas é começar o meu negociozinho de autocolantes verdes falsos, que vão vender-se que nem pãezinhos quentes!
                                  Gostei de um comentário à noticia no PortugalDiário:

                                  "Se eu fizer 50.000 km num ano, pois o meu trabalho é conduzir e tiver um acidente nesse ano e em contrapartida o meu vizinho só usa o carro ao domingo para dar uma voltinha e no fim de um ano anda 1.000 km, sem acidente, vai ser melhor condutor que eu???????"

                                  Pois ...

                                  "V"

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                    Gostei de um comentário à noticia no PortugalDiário:

                                    "Se eu fizer 50.000 km num ano, pois o meu trabalho é conduzir e tiver um acidente nesse ano e em contrapartida o meu vizinho só usa o carro ao domingo para dar uma voltinha e no fim de um ano anda 1.000 km, sem acidente, vai ser melhor condutor que eu???????"

                                    Pois ...

                                    "V"
                                    O melhor condutor é o q utiliza os transportes públicos... Se não anda na estrada, teoricamente tem menos hipóteses de se colocar/colocar os outros em perigo...
                                    Isto desde q não sejam mtos, senão o governo fica c as gasolineiras à perna... A questão é: será q alguém se vai verdadeiramente envergonhar de andar c distico vermelho? É q. Enquanto o do Gpl traz incômodos (parques fechados, por ex) e o de recém encartado é constrangedor, parece-me q o tóclan vermelho até vai dar status no meu Ibiza FR;p

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                      O melhor condutor é o q utiliza os transportes públicos... Se não anda na estrada, teoricamente tem menos hipóteses de se colocar/colocar os outros em perigo...
                                      Isto desde q não sejam mtos, senão o governo fica c as gasolineiras à perna... A questão é: será q alguém se vai verdadeiramente envergonhar de andar c distico vermelho? É q. Enquanto o do Gpl traz incômodos (parques fechados, por ex) e o de recém encartado é constrangedor, parece-me q o tóclan vermelho até vai dar status no meu Ibiza FR;p
                                      O meu não causa nenhum. Tiro quando quero.

                                      O de recém encartado, que engraçado, no estrangeiro a malta usa isso na boa, tolerando-se alguma inexperiência, ajudando a ceder passagens, etc; em Portugal, é "constrangedor"...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Acho bem que haja disticos para se saber quem anda a fazer ***** nas estradas...

                                        Comentário


                                          #80
                                          A23: autocarro despenha-se e faz 42 feridos

                                          http://www.portugaldiario.iol.pt/not...490&div_id=291

                                          E pronto, lá se vão as estatísticas ...

                                          Só espero que o número de mortos seja bem baixo (ou 0) e que os feridos não sejam graves ... :-(

                                          "V"

                                          Comentário


                                            #81
                                            Trânsito: Circulação cortada no eixo Norte-Sul devido a acidente - BT
                                            6 de Novembro de 2007, 08:36

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                              A23: autocarro despenha-se e faz 42 feridos

                                              http://www.portugaldiario.iol.pt/not...490&div_id=291

                                              E pronto, lá se vão as estatísticas ...

                                              Só espero que o número de mortos seja bem baixo (ou 0) e que os feridos não sejam graves ... :-(

                                              "V"
                                              Castelo Branco: 15 mortos e 23 feridos hospitalizados em acidente na A-23 - SÍNTESE
                                              6 de Novembro de 2007, 08:25

                                              Comentário


                                                #83
                                                E pronto, já se esperava esta reacção:

                                                No "Diário de Notícias" ( http://dn.sapo.pt/2007/11/07/cidades...ade_exces.html )

                                                Originalmente Colocado por Diário de Notícias
                                                Reforço da repressão à velocidade excessiva

                                                O Governo anunciou ontem o "reforço generalizado" do combate ao excesso de velocidade, incluíndo das motas, e à condução sob efeito do álcool.

                                                Esta é uma das 11 novas medidas divulgadas pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, no final da reunião com as diferentes entidades do sector, onde aproveitou para enviar condolências aos familiares das 15 vítimas mortais do acidente ocorrido segunda-feira na A23 envolvendo um autocarro e um veículo ligeiro. O início, já a 25 de Novembro e de forma contínua até 07 de Janeiro de 2008, das campanhas de fiscalização do trânsito habitualmente centradas nas épocas de Natal e Ano Novo, é outra das acções aprovadas. Ascenso Simões adiantou que vão ser investidos dois milhões de euros na aquisição de novos radares, alcoolímetros, balanças e reforço dos meios para controlo das fugas à inspecção obrigatória dos veículos e à posse de seguro automóvel.

                                                No que respeita aos radares instalados e a colocar nas auto-estradas, eles estarão colocados de forma bem visível para os automobilistas, frisou o secretário de Estado. A melhoria da rede de sinais de trânsito nos itinerários principais (IP) e complementares (IC), bem como na Estrada Nacional 125 (que atravessa o Algarve), e utilizar os painéis de mensagens existentes nas auto-estradas, com o objectivo de reforçar a informação transmitida aos condutores em matéria de condições de circulação - ou com carácter preventivo -, são outras duas medidas ontem anunciadas.

                                                Haverá igualmente um reforço das acções de fiscalização às infra-estruturas rodoviárias, com especial incidência nas auto-estradas e nas alturas em que existam obras de beneficiação e ou manutenção. A convocação dos conselhos de segurança distritais, a marcação de uma reunião urgente com a Associação Nacional de Municípios, a apresentação - até ao fim do mês - do texto final sobre a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2015 e, ainda, uma campanha nacional de prevenção sob o lema "Mortes na Estrada, Vamos Travar Este Drama" são outras acções a realizar em breve. MANUEL CARLOS FREIRE
                                                Resta referir que dos maiores acidentes dos últimos dias, só um me deixa dúvidas se o excesso de velocidade (que o havia) foi consciente ou por alguma razão "estranha": o atropelamento junto ao Terreiro do Paço... mas CLARO que tem que se pôr é mais radares ...

                                                É a tristeza de (des)governantes que temos...

                                                "V"

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Os responsáveis pela segurança rodoviária e os estudiosos por esse mundo fora são todos doidos e gastam dinheiro sem necessidade nenhuma

                                                  Na totalidade dos países civilizados , as velocidades são idênticas ás nossas ou inferiores, a repressão social e policial , muito superior á nossa

                                                  [ Já sei que vão falar na famosa autoban ( penso que seja assim que se escreve ) mas um andorinha não faz a primavera, aliás é unica, nem para acasalar dá só se for hermafrodita ]

                                                  Aliados a outros factores está na sua maioria associada, ou o excesso de velocidade ou a velocidade excessiva

                                                  Deixem-se de demagogias e aceitem que o português não sabe onde e quando adequar a sua velocidade, não tem noção das suas capacidades e exorbita as capacidades da viatura

                                                  Todos os que nos ultimos tempos passaram por aqui e relataram acidentes, iam "devagar" e não percebem o que se passou

                                                  O conceito de velocidade é muito relativo em cada um de nós, o que para mim poderá parecer um excesso para outro poderá ser uma situação normalissima

                                                  Uma coisa garanto, quando se impuseram limites de velocidade é porque se efectuaram estudos em como eram os mais adequados, independentemente das condições que possa existir no local
                                                  Editado pela última vez por CLIOthoris; 07 November 2007, 14:05.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                    O meu não causa nenhum. Tiro quando quero.

                                                    O de recém encartado, que engraçado, no estrangeiro a malta usa isso na boa, tolerando-se alguma inexperiência, ajudando a ceder passagens, etc; em Portugal, é "constrangedor"...
                                                    É isso... aqui a mentalidade é.. "lá vai um maçarico... ou um nabo... eu sou melhor, portanto vou passá-lo a qualquer custo".

                                                    Por exemplo quando vejo carros de instrução faço tudo para não os atrapalhar.
                                                    Até o shumaker deve ter tido que aprender a guiar... lá pelo 4 anos de idade... mas isso...

                                                    E ainda me lembro que quando andava com o meu instrutor ao lado, a cumprir rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos, atingindo os mesmos mas não os ultrapassando, que tinha que guiar quase 90% do tempo pelos espelhos retrovisores, pois tinha que estar sempre a facilitar a ultrapassagem para (quase) toda a gente... ah pois é!

                                                    E isto é o preconceito sobre os carros de instrução das escolas de condução, agora imaginem o que será se se fizer notar que o carro x tem um distico vermelho e que o condutor é rotulado de incompetente. Mesmo que o individuo vá a cumprir rigorosamente o código vai ser sempre descriminado.

                                                    Mas não vai ser um distico ou a discriminação dos recém encartados, ou de quem tenha registo de acidentes que vai beneficiar a segurança de ninguem ou contribuir para diminuir as mortes nas estradas. Creio que apenas vai trazer ao de cima ou reforçar a mentalidade que acima refiro.

                                                    Seria sim um contributo para melhoria da segurança se as escolas de condução disponibilizassem uma parte dos seus ganhos em infraestruturas para um melhor treino dos seus instruendos. Refiro-me a treino em condução defensiva, condução em situações de emergencia e de más condições, noções de mecânica, a fisica envolvida na deslocação do veiculo etc...

                                                    E todas as escolas deviam ter um Sr Lemos como instrutor, que antes de deixar "dar à chave" faz questão de ensinar regras de "Civismo na estrada". Uma palestra no 1º dia de quase hora e meia, com continuação durante a condução e aulas seguinte, mas acho que compensou. ;)

                                                    E seria bom que os examinadores da DGV não aceitassem tantas luvas para deixar pessoal completamente inapto ter carta e andar na estrada. Sei que a vida está cara mas pôr um carro na mão de certas pessoas é um crime equiparável a homicidio por negligência. Levando a situação a extremos acho que em certos acidentes ou situações, para além de se penalizar o condutor, deveria ser averiguado em que condições o mesmo obteve a carta e o histórico dos instrutores e examinadores etc...
                                                    Editado pela última vez por Speedy07; 08 November 2007, 02:56.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Falta de civismo

                                                      Originalmente Colocado por Speedy07 Ver Post
                                                      É isso... aqui a mentalidade é.. "lá vai um maçarico... ou um nabo... eu sou melhor, portanto vou passá-lo a qualquer custo".

                                                      Por exemplo quando vejo carros de instrução faço tudo para não os atrapalhar.
                                                      Até o shumaker deve ter tido que aprender a guiar... lá pelo 4 anos de idade... mas isso...

                                                      E ainda me lembro que quando andava com o meu instrutor ao lado, a cumprir rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos, atingindo os mesmos mas não os ultrapassando, que tinha que guiar quase 90% do tempo pelos espelhos retrovisores, pois tinha que estar sempre a facilitar a ultrapassagem para (quase) toda a gente... ah pois é!

                                                      E isto é o preconceito sobre os carros de instrução das escolas de condução, agora imaginem o que será se se fizer notar que o carro x tem um distico vermelho e que o condutor é rotulado de incompetente. Mesmo que o individuo vá a cumprir rigorosamente o código vai ser sempre descriminado.

                                                      Mas não vai ser um distico ou a discriminação dos recém encartados, ou de quem tenha registo de acidentes que vai beneficiar a segurança de ninguem ou contribuir para diminuir as mortes nas estradas. Creio que apenas vai trazer ao de cima ou reforçar a mentalidade que acima refiro.

                                                      Seria sim um contributo para melhoria da segurança se as escolas de condução disponibilizassem uma parte dos seus ganhos em infraestruturas para um melhor treino dos seus instruendos. Refiro-me a treino em condução defensiva, condução em situações de emergencia e de más condições, noções de mecânica, a fisica envolvida na deslocação do veiculo etc...

                                                      E todas as escolas deviam ter um Sr Lemos como instrutor, que antes de deixar "dar à chave" faz questão de ensinar regras de "Civismo na estrada". Uma palestra no 1º dia de quase hora e meia, com continuação durante a condução e aulas seguinte, mas acho que compensou. ;)

                                                      E seria bom que os examinadores da DGV não aceitassem tantas luvas para deixar pessoal completamente inapto ter carta e andar na estrada. Sei que a vida está cara mas pôr um carro na mão de certas pessoas é um crime equiparável a homicidio por negligência. Levando a situação a extremos acho que em certos acidentes ou situações, para além de se penalizar o condutor, deveria ser averiguado em que condições o mesmo obteve a carta e o histórico dos instrutores e examinadores etc...
                                                      Admiro o seu comportamento, mas nem toda as pessoas pensam como voce, por isso repito educacao rodoviaria nas escolas a partir da primaria, carta de conducao aos pontos, multas directas quando a infracao for muito acima do que é permitido pela lei, com suspensao por dois anos e vaiculo retirado e vendido em asta publica.
                                                      Para os infractores sem civismo obrigatorio de prestar servico comunitario ao estado durante o tempo que o juiz determinar umas tantas horas por dia, penso que jà vai dar que pensar.
                                                      Hà e ser obrigatorio do nosso bolso o pagamento de accoes de conducao defensiva, no qual para se recuperar a carta tem de frequentar durante 1 semana um curso, e passar nele como se fosse um exame as nossas faculdades.
                                                      Assim dà que pensar, e nao se precisa de tantos radares, so para roubar dinheiro aos contrubuintes mais pobres.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por MIGUEL FARIA Ver Post
                                                        Admiro o seu comportamento, mas nem toda as pessoas pensam como voce, por isso repito educacao rodoviaria nas escolas a partir da primaria, carta de conducao aos pontos, multas directas quando a infracao for muito acima do que é permitido pela lei, com suspensao por dois anos e vaiculo retirado e vendido em asta publica.
                                                        Para os infractores sem civismo obrigatorio de prestar servico comunitario ao estado durante o tempo que o juiz determinar umas tantas horas por dia, penso que jà vai dar que pensar.
                                                        Hà e ser obrigatorio do nosso bolso o pagamento de accoes de conducao defensiva, no qual para se recuperar a carta tem de frequentar durante 1 semana um curso, e passar nele como se fosse um exame as nossas faculdades.
                                                        Assim dà que pensar, e nao se precisa de tantos radares, so para roubar dinheiro aos contrubuintes mais pobres.
                                                        Não é roubo, é penalização por não cumprires o limite de velocidade

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                          Não é roubo, é penalização por não cumprires o limite de velocidade
                                                          Roubo não é; mas é claramente estúpido, pois não resolve NADA do problema da sinistralidade, mas sim o dos COFRES!!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                            Roubo não é; mas é claramente estúpido, pois não resolve NADA do problema da sinistralidade, mas sim o dos COFRES!!
                                                            Podes justificar a tua afirmação sff

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                              Podes justificar a tua afirmação sff
                                                              Quando os radares são colocados em zonas onde houve 1 unico morto já lá vão uns anos e o numero de acidentes é praticamente inexistente. Exemplo: prolongamento Av EUA em Lisboa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X