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Dia-a-dia na Ponte 25 de Abril!
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Excelentes explicações neste tópico sobre "engenharia de pontes", muito bem!
Em relação á faixa da esquerda, eu evito-a sempre que posso por 3 razões:
- Costumo circular pela faixa da direita pois normalmente é a mais rápida porque o pessoal tem medo de meter as rodas do lado direito para lá da pequena grelha e bater nos rails e normalmente vai quase vazia.
- O ruído da faixa da esquerda incomoda-me bem como a falta de confiança que aquilo me provoca em caso de travagem de emergência.
- Já houve quem na faixa da esquerda apanhasse com um carro em cima que vinha na direcção oposta e se despistou galgando o separador central, ali não há muita margem de manobra para evitar uma coisa dessas pois a ponte está quase sempre cheia.
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostNão, mas na verdade nenhuma das explicações aqui dadas explica o porquê de a 25 de abril ser a única ponte suspensa em portugal a necessitar dessa tal passagem de ar. A única pessoa que pode responder a esse facto foi o engenheiro que projectou a ponte. Eu na minha resposta introduzi um parâmetro que de certo influencia esse aspecto, o tamanho do vão. Mas esse não é o único. Nem de perto nem de longe.
Eu não respondi com cagança, até porque não sou eng civil, apenas tenho umas noções de física (e vejo o discovery ), apenas me parece simples de perceber que cada caso é um caso e que não existem 2 construções iguais, e basta olhar para as 2 pontes para perceber que estas são bastante diferentes.
Por acaso, expliquei, mas não deixei explícito - na verdade não precisava. Como disse, a sua construção foi no período de medo pela ponte de Tacoma, e como tal, ela foi construída com um espessamento brutal e com uma grelha, porque na altura ainda não se sabia quantificar estas acções.
A ser construída hoje em dia, a própria forma do tabuleiro, os seus materiais, etc seriam de forma que não precisava da grelha a meio.
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Originalmente Colocado por Raistaparta Ver PostExcelentes explicações neste tópico sobre "engenharia de pontes", muito bem!
Em relação á faixa da esquerda, eu evito-a sempre que posso por 3 razões:
- Costumo circular pela faixa da direita pois normalmente é a mais rápida porque o pessoal tem medo de meter as rodas do lado direito para lá da pequena grelha e bater nos rails e normalmente vai quase vazia.
- O ruído da faixa da esquerda incomoda-me bem como a falta de confiança que aquilo me provoca em caso de travagem de emergência.
- Já houve quem na faixa da esquerda apanhasse com um carro em cima quea pensar, e até vinha na direcção oposta e se despistou galgando o separador central, ali não há muita margem de manobra para evitar uma coisa dessas pois a ponte está quase sempre cheia.
Por acaso, já me pus a pensar que essa faixa é até capaz de ser mais eficaz nas travagens, pois é bem mais "rugosa"... deve ajudar nas distâncias de travagem, mas devem também inutilizar os pneus em travagens bem fundas.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostPor acaso, já me pus a pensar que essa faixa é até capaz de ser mais eficaz nas travagens, pois é bem mais "rugosa"... deve ajudar nas distâncias de travagem, mas devem também inutilizar os pneus em travagens bem fundas.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostPor acaso, já me pus a pensar que essa faixa é até capaz de ser mais eficaz nas travagens, pois é bem mais "rugosa"... deve ajudar nas distâncias de travagem, mas devem também inutilizar os pneus em travagens bem fundas.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostPor acaso, já me pus a pensar que essa faixa é até capaz de ser mais eficaz nas travagens, pois é bem mais "rugosa"... deve ajudar nas distâncias de travagem, mas devem também inutilizar os pneus em travagens bem fundas.
tens lá um gradeamento idêntico
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Originalmente Colocado por panpipe Ver Postse quiseres fazer a experiência fora da ponte: final da Av. 5 de Outubro em frente à Maternidade Alfredo da Costa.
tens lá um gradeamento idêntico
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Originalmente Colocado por Akh608 Ver PostPor acaso, expliquei, mas não deixei explícito - na verdade não precisava. Como disse, a sua construção foi no período de medo pela ponte de Tacoma, e como tal, ela foi construída com um espessamento brutal e com uma grelha, porque na altura ainda não se sabia quantificar estas acções.
A ser construída hoje em dia, a própria forma do tabuleiro, os seus materiais, etc seriam de forma que não precisava da grelha a meio.
Por exemplo a GoldenGate não tem grelha, mas já teve que ser fechada algumas vezes e numa delas deu para ver o mesmo movimento da ponte de Tacoma, se bem que muito menos pronunciado.
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