Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desentendimento com um policia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Já tinha ouvido falar no "colarinho branco".. agora "luvinha branca"

    Comentário


      #32
      Bem, já me fartei de rir com esta molhada toda.


      1º Quanto à luvinha branca, isso já não existe, isso é só para polícias sinaleiros ou como muitos lhe chamavam os espantalhos...
      Agora qualquer agente em situação de confusão e trânsito pode dar as ordens, apenas tem 1 mal, é q eles ñ fazem as ordens como devem ser feitas, abreviam prali à maluca, e dps costuma dar 1 pco de confusão, q deve ter sido o q aconteceu, começam a gesticular à maluca, como na disco.

      2º O polícia quando lá fostes, ainda ficou a pensar que lhe tavas a dar o chá, logo ficou na azia, era melhor teres continuado como se nd tivesse acontecido lol.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        Isso das luvinhas brancas (que até duvido que seja verdade) e dos sinais de paragem mal gesticulados para mim são pintelhices sem jeito nenhum, da mesma maneira que nunca fui multado por apenas abrandar num STOP ou por desatenção pisar um contínuo (não ultrapassar ou mudar de direcção mas apenas pisar porque me distraí) também seria incapaz de me aproveitar de pormenores como a luvinha branca.
        Boas

        Vai num camião tipo terminal TIR Vilar Formoso em que há um stop e mais 500 metros à frente e mandam-te parar, tirar o disco e...... nem precisam de te ver, basa ver o disco. Não há picagem nos 0 km/h, não há stop.
        A luvinha branca ( já não digo pois não disse que era num PSP) mas a luvinha branca além de fazer parte da farda, era tão ou mais válida que um stop, semáforos etc. Pergunta a quem tem carta à uns anitos.

        Se não foste multado por abrandar e não por parar num Stop, sorte a tua. Há-os em que não páro e nem abrando, há-os em que abrando e há-os em que páro e páro mesmo.
        Mais, nunca experimentes ter um acidente onde tens tu UM sinal de Stop.
        Podes quase, quase dizer adeus imediato à carta.
        A luva fica para quem quiser acreditar ou ainda se lembrar.
        Infelizmente eu pago todos os impostos e mais algum que se lembrem de inventar, mas carta só a tirei uma vez e como tal o código também, por isso se as luvas já foram ou não abolidas, não sei, pois não leio o Diario da Republica ( o que quero dizer com isto, é que deviaminformar as alterações ao código da estrada, em vez de sermos nós a ir à procura da informação)

        Saudações

        Comentário


          #34

          Artigo 7.º
          Hierarquia entre prescrições
          1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
          2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
          1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da
          via;
          2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
          3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
          4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
          3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos
          sinais e sobre as regras de trânsito.
          Quem são os agentes regulardores de trânsito? Apenas os das BT's (PSP ou GNR)?
          E mesmo estes já sou usam a luva branca em paradas de gala (acho eu).

          Qualquer agente da autoridade, pode, face à necessidade temporária, controlar o trânsito, embora, pela formação, deva ser um BT.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Quem são os agentes regulardores de trânsito? Apenas os das BT's (PSP ou GNR)?
            E mesmo estes já sou usam a luva branca em paradas de gala (acho eu).

            Qualquer agente da autoridade, pode, face à necessidade temporária, controlar o trânsito, embora, pela formação, deva ser um BT.
            essa agora.....
            então só os da BT é que têem formação para regularizar trãnsito?
            essa cabeça anda muito confusa, mas vou tentar explicar melhor.
            existe em portugal duas forças de segurança, a PSP e a GNR, na qual a BT é englobada.
            a psp actua em centros urbanos e a gnr actua nas areas rurais.
            A bt não é mais nem menos que os policias (psp) que têm o curso de trânsito, e que está vocacionada para actuar em auto-estradas, porque nos centros rurais existem os outro elementos da gnr.
            se fosse pela tua ordem de ideias, se fosse preciso regularizar trânsito em numa rua qualquer em Lisboa por exemplo, ia para lá um da bt, porque só eles é que têm formação para isso.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
              Ia a circular na via da direita e a uns escassos metros houve um acidente ... Vejo um veiculo cinzento. Não vi nenhum agente da autoridade. "Bem vou avançar- digo eu".
              Ha por ai animais de farda, tal como ha outros exemplares bons profissionais. Ja tive pelo menos um episodio com cada tipo de especime.

              Lembro-me de uma vez ha uns 3 anos em que fiquei particularmente sem palavras... ia a chegar a um cruzamento onde estao dois carros batidos, nada de especial, mas como estavam algo no meio da rua e com 2 policias la ao lado, abrando um bocado e hesito. Isto por volta das 9 da noite num altura sem transito. Abro ligeiramente o vidro e vou em baixa velocidade quando um jovem policia faz gestos bruscos e grita "F"#$-se, passa com essa m#"$ cara#$o." pelo que acelero ligeiramente, contorno e avanço bem caladinho e encolhido tipo puto da primária com medo de levar nas orelhas do professor.

              Isto no meu 106 com 11 anos, perto de um bairro social, talvez fosse por isso, lá assumiu que era mais um azeiteiro mitra que nao merecia respeito. Se fosse no BMW novo do meu papá se calhar nao ouvia a boca....

              Recentemente fui à esquadra de onde provavelmente esse agente era originário, queixar-me do roubo de um autoradio, e desta vez, anos depois, fui tratado de forma exemplar, mesmo quando ambos sabiamos que era uma participação inútil e burocrática. Enfim...ha bons e maus exemplos em todas as profissões.
              Editado pela última vez por beowulf; 09 January 2008, 22:07.

              Comentário


                #37


                Ainda nao parei de rir com este topico

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                  essa agora.....
                  então só os da BT é que têem formação para regularizar trãnsito?
                  essa cabeça anda muito confusa, mas vou tentar explicar melhor.
                  existe em portugal duas forças de segurança, a PSP e a GNR, na qual a BT é englobada.
                  a psp actua em centros urbanos e a gnr actua nas areas rurais.
                  A bt não é mais nem menos que os policias (psp) que têm o curso de trânsito, e que está vocacionada para actuar em auto-estradas, porque nos centros rurais existem os outro elementos da gnr.
                  se fosse pela tua ordem de ideias, se fosse preciso regularizar trânsito em numa rua qualquer em Lisboa por exemplo, ia para lá um da bt, porque só eles é que têm formação para isso.
                  Não há qualquer confusão na minha cabeça... tanto que tentei explicar que qq agente o pode fazer.
                  Lamento é que não me tenha explicado bem, ou me ter feito entender.

                  Eu disse qualquer agente pode tomar conta da ocorrência, ou controlar o transito, isso está explanado ao longo do CE por ex. art. 170 do CE.
                  Agora entendo que face à formação que devem as BT ter (se não tem é grave) deve ser as mesmas a fazê-lo, bem como a registar os acidentes etc...
                  Se são especializados, devem sempre que possivel ser os mesmo, para não dar situações como a do autor do tópico por ex. transcreveu de alguma "confusão" do agente que estava no local.

                  (no entanto agradeço que me tenha tentado ilucidar)
                  Editado pela última vez por Valium; 09 January 2008, 22:17.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Não há qualquer confusão na minha cabeça... tanto que tentei explicar que qq agente o pode fazer.
                    Lamento é que não me tenha explicado bem, ou me ter feito entender.

                    Eu disse qualquer agente pode tomar conta da ocorrência, ou controlar o transito, isso está explanado ao longo do CE por ex. art. 170 do CE.
                    Agora entendo que face à formação que devem as BT ter (se não tem é grave) deve ser as mesmas a fazê-lo, bem como a registar os acidentes etc...
                    Se são especializados, devem sempre que possivel ser os mesmo, para não dar situações como a do autor do tópico por ex. transcreveu de alguma "confusão" do agente que estava no local.

                    (no entanto agradeço que me tenha tentado ilucidar)
                    não é bem assim.
                    um elemento da GNR-BT e da PSP- TRANSITO, têm ambos o mesmo curso de trânsito, só que a BT tem aquele "carisma" que é andar nas vias rápidas em grandes carros, serem mais rigidos no que respeita ao código da estrada e ter alguma "cagança" além de serem militares, mas tanto um como o outro têm exactamente a mesma função, no que respeita a situações de trânsito, ou seja, além de terem o mesmo curso de formação de agentes/ guardas, ainda têm o curso de trânsito, que apesar de muitos tentarem tirar esse curso, só os com melhor aproveitamento é que conseguem.
                    o que muitas vezes acontece é, não haver elementos especializados, em alturas que podem fazer falta, ou então como já aqui foi referido, fazem os sinais tão rápido que podem induzir os condutores em erro.

                    Comentário


                      #40
                      Sr. utilizador se tiver sob efeito de álcool ou de drogas por favor não faça nenhum comentário no fórum.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                        não é bem assim.
                        um elemento da GNR-BT e da PSP- TRANSITO, têm ambos o mesmo curso de trânsito, só que a BT tem aquele "carisma" que é andar nas vias rápidas em grandes carros, serem mais rigidos no que respeita ao código da estrada e ter alguma "cagança" além de serem militares, mas tanto um como o outro têm exactamente a mesma função, no que respeita a situações de trânsito, ou seja, além de terem o mesmo curso de formação de agentes/ guardas, ainda têm o curso de trânsito, que apesar de muitos tentarem tirar esse curso, só os com melhor aproveitamento é que conseguem.
                        o que muitas vezes acontece é, não haver elementos especializados, em alturas que podem fazer falta, ou então como já aqui foi referido, fazem os sinais tão rápido que podem induzir os condutores em erro.
                        Quando falo nas BT estava a englobar PSP Secção Transito + GNR Brigada de Transito, pensei que tivesse a ser claro, mas pelos vistos...

                        Concordo contigo e era aí que queria chegar, tentar quem tem mais formação, tanto na PSP como GNR, nesta área, controlar (sempre que possivel) as situações de transito.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por pttunning Ver Post
                          Infelizmente eu pago todos os impostos e mais algum que se lembrem de inventar, mas carta só a tirei uma vez e como tal o código também, por isso se as luvas já foram ou não abolidas, não sei, pois não leio o Diario da Republica ( o que quero dizer com isto, é que deviaminformar as alterações ao código da estrada, em vez de sermos nós a ir à procura da informação)
                          Não informam?????

                          Como tu próprio disseste é publicado no Diário da República, ou seja se não sabes o que muda é porque não queres...

                          Ainda por cima tens acesso à internet, e por acaso o Diário da República é de consulta gratuita....

                          Qual era a outra maneira de informarem??? Enviarem uma cartinha para casa a toda a gente????



                          Originalmente Colocado por pttunning Ver Post
                          mas carta só a tirei uma vez e como tal o código também
                          Depois de um comentário destes, estou a ver que de X em X anos devia ser obrigatório no mínimo repetir o código......

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Quando falo nas BT estava a englobar PSP Secção Transito + GNR Brigada de Transito, pensei que tivesse a ser claro, mas pelos vistos...

                            Concordo contigo e era aí que queria chegar, tentar quem tem mais formação, tanto na PSP como GNR, nesta área, controlar (sempre que possivel) as situações de transito.
                            quando dizias Bt não entendi que estavas a generalizar as duas forças

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                              Isso das luvinhas brancas (que até duvido que seja verdade) e dos sinais de paragem mal gesticulados para mim são pintelhices sem jeito nenhum, da mesma maneira que nunca fui multado por apenas abrandar num STOP ou por desatenção pisar um contínuo (não ultrapassar ou mudar de direcção mas apenas pisar porque me distraí) também seria incapaz de me aproveitar de pormenores como a luvinha branca.
                              Tens tido sorte. Um familiar meu passou 4 meses a andar de transportes à custa de só ter abrandado (reduziu mas não parou) num stop com visibilidade e que ainda por cima estava à entrada de uma rotunda onde geralmente estão sinais de cedência de passagem.

                              Apanhou 4 meses porque tinha-lhe sido perdoada uma suspensão de carta aquando de uma multa grave (velocidade) 3 anos antes e como tal apanhou o dobro do estipulado (2 meses) para uma infracção muito grave.

                              Tem cuidado, que há muito GNR (neste caso) e PSP sem nada para fazer e que gostam de embirrar com as "pintelhices sem jeito nenhum".

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                Não informam?????

                                Como tu próprio disseste é publicado no Diário da República, ou seja se não sabes o que muda é porque não queres...

                                Ainda por cima tens acesso à internet, e por acaso o Diário da República é de consulta gratuita....

                                Qual era a outra maneira de informarem??? Enviarem uma cartinha para casa a toda a gente????




                                Depois de um comentário destes, estou a ver que de X em X anos devia ser obrigatório no mínimo repetir o código......

                                Ora estás a ver aonde eu quero chegar?

                                Até tens alguma razão no que dizes e MUITA, MUITA, MUITA GENTE devia de repetir o código TODOS OS ANOS, pois quanto MAIS VELHOS SÃO, MAIS ASNEIRAS fazem deixando de efectuar coisas básicas mas tão básicas como piscas, seja para entrar em marcha, seja para ultrapassar, seja para retornar à faixa de onde saiu para efectuar a manobra e SIM, acho que com tanto imposto deviam de mandar actualizações para casa, secalhar não para a minha que até tenho internet, em que o Diário de Republica é de borla e tenho mais do que tempo e vagar para andar a navegar na Net.
                                Falo para aqueles que só têem tempo para trabalhar, que cumprem todas as suas obrigações legais, fiscais etc que TÊEM o seguro em dia, etc etc etc, ou vais me dizer que eu por ter acesso a tudo e ser um desocupado tenho de ter as obrigações todas e os outros nem por isso?
                                Pede a uma pessoa que tenha uma PROFISSÃO "assim mais manual", não um emprego normal atrás de uma secretária para consultar o Diário da República à procura dessa informação e vais er o que te responde.....

                                Procura aos que te rodeiaM COMO É QUE ELES FICAM ACTUALIZADOS DESSA E DE OUTRA INFRMAÇÃO

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Tens tido sorte. Um familiar meu passou 4 meses a andar de transportes à custa de só ter abrandado (reduziu mas não parou) num stop com visibilidade e que ainda por cima estava à entrada de uma rotunda onde geralmente estão sinais de cedência de passagem.

                                  Apanhou 4 meses porque tinha-lhe sido perdoada uma suspensão de carta aquando de uma multa grave (velocidade) 3 anos antes e como tal apanhou o dobro do estipulado (2 meses) para uma infracção muito grave.

                                  Tem cuidado, que há muito GNR (neste caso) e PSP sem nada para fazer e que gostam de embirrar com as "pintelhices sem jeito nenhum".
                                  fizeste-me lembrar os funcionários das finanças

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não me parece que se tenha de repetir o código! Conduzo há mais de 30 anos e no que é essencial (e não só) parece-me que estou actualizado. Há também que usar o bom senso e ir estando atento...

                                    Agora no que refere às forças de segurança (polícia), ao longo destes anos tenho encontrado situações do pior, e posso dizer que muitos agentes da autoridade simplesmente não conhecem a Lei.

                                    Para além de muitos não verem um palmo à frente do nariz, não conhecem a Lei e não actuam como deveriam. E depois há que "intrepretar o espírito da Lei" que não é o mesmo que ler o que lá está escrito! Em direito existe aquilo a que se chama a intrepretação do que o legislador pretendia com o que escreveu e não se pode intrepretar "à letra" exactamente o que lá está escrito, ou pelo menos é assim na maioria da legislação. O problema é que uma boa parte dos agentes da autoridade nem português sabem, quanto mais interpretar a Lei...

                                    Este é outro ponto muito delicado: a Língua Portuguesa! A cada dia que passa vejo cada vez mais calinadas na malta mais jovem. É claro que todos cometemos os nossos erros, mas há erros e erros, e é muito frequente deitar as mãos à cabeça perante algumas cartas redigidas por pessoal recém-licenciado

                                    Todos sabemos que um dos grandes problemas do exame de código está na intrepretação das perguntas. Porque será? Falham, não porque não saibam as respostas mas porque não conseguiram interpretar o que está escrito!

                                    Era comum verem-se pessoas a ingressar na GNR porque não tinha emprego em mais lado nenhum! Com a PSP passava-se algo parecido... Felizmente que as coisas estão a melhorar nesse sentido, vendo actualmente alguns (poucos) profissionais com alguma competência. Mas se olharmos à nossa volta só encontramos incompetência (cada vez mais) em tudo o que é sítio! Haja paciência!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tens razão em alguns pontos.

                                      Quanto às perguntas nos exames, muitas delas estão feitas para causar autênticas "armadilhas". Não me parece que seja esse o espirito para eliminar as pessoas, pelo simples facto de aquilo não ser uma prova de português e não haver escolariedade mínima para tirar a carta.
                                      Chumbem por perguntas efectuadas correctamente e claras, as pessoas que não pescam nada do CE e que daí não estão habilitadas para conduzir.

                                      No meu ponto de vista, claro.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Para além de muitos não verem um palmo à frente do nariz, não conhecem a Lei e não actuam como deveriam. E depois há que "intrepretar o espírito da Lei" que não é o mesmo que ler o que lá está escrito! Em direito existe aquilo a que se chama a intrepretação do que o legislador pretendia com o que escreveu e não se pode intrepretar "à letra" exactamente o que lá está escrito, ou pelo menos é assim na maioria da legislação. O problema é que uma boa parte dos agentes da autoridade nem português sabem, quanto mais interpretar a Lei...
                                        Em principio o espirito da lei, deveria coincidir com a letra, ou ao contrário.
                                        Agora se pelo menos tentassem ter uma visão sistemática do CE, em vez de olhar artigo a artigo, número a numero, esquecendo muitas vezes a excepção prevista nos artigos seguintes, já não era mau...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Tens razão em alguns pontos.

                                          Quanto às perguntas nos exames, muitas delas estão feitas para causar autênticas "armadilhas". Não me parece que seja esse o espirito para eliminar as pessoas, pelo simples facto de aquilo não ser uma prova de português e não haver escolariedade mínima para tirar a carta.
                                          Chumbem por perguntas efectuadas correctamente e claras, as pessoas que não pescam nada do CE e que daí não estão habilitadas para conduzir.

                                          No meu ponto de vista, claro.
                                          O quê, já não é obrigatório ter a escolaridade mínima para tirar a licença de condução? Quando tirei a minha era obrigatório e acho muito bem que seja.

                                          Quando às rasteiras na forma como são feitas as perguntas, concordo plenamente que está errado, mas quem estiver atento saberá fazer a interpretação correcta; tal como é necessário estar atento na estrada e reagir no momento, o que é ainda muito mais difícil.

                                          Mas muito mais grave ainda é depararmo-nos com um GNR que fez a 4ª classe pelo telefone!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            O quê, já não é obrigatório ter a escolaridade mínima para tirar a licença de condução? Quando tirei a minha era obrigatório e acho muito bem que seja.

                                            Quando às rasteiras na forma como são feitas as perguntas, concordo plenamente que está errado, mas quem estiver atento saberá fazer a interpretação correcta; tal como é necessário estar atento na estrada e reagir no momento, o que é ainda muito mais difícil.

                                            Mas muito mais grave ainda é depararmo-nos com um GNR que fez a 4ª classe pelo telefone!
                                            É necessário o 9º ano? e daqui a uns tempos o 12º? Não me parece:

                                            IN: CE

                                            Artigo 126.º
                                            Requisitos para a obtenção de títulos de condução
                                            1 - Pode obter título de condução quem satisfaça cumulativamente os seguintes requisitos:
                                            a) Possua a idade mínima de acordo com a categoria a que pretenda habilitar-se;
                                            b) Tenha a necessária aptidão física, mental e psicológica;
                                            c) Tenha residência em território nacional;
                                            d) Não esteja a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de
                                            concessão de carta de condução;
                                            e) Tenha sido aprovado no respectivo exame de condução;
                                            f) Saiba ler e escrever.
                                            2 - Para obtenção de carta de condução são necessárias as seguintes idades mínimas, de acordo com a
                                            habilitação pretendida:
                                            a) Subcategorias A1 e B1: 16 anos;
                                            b) Categorias A, B e B + E: 18 anos;
                                            c) Categorias C e C + E e subcategorias C1 e C1 + E: 21 anos ou 18 anos, desde que, neste caso,
                                            possua certificado de aptidão profissional comprovativo da frequência, com aproveitamento, de
                                            um curso de formação de condutores de transportes rodoviários de mercadorias efectuado nos
                                            termos fixados em regulamento;
                                            d) Categorias D e D + E e subcategorias D1 e D1 + E: 21 anos.
                                            3 - Para obtenção de licença de condução são necessárias as seguintes idades mínimas, de acordo com
                                            a habilitação pretendida:
                                            a) Ciclomotores : 16 anos;
                                            b) Motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3: 16 anos;
                                            c) Veículos agrícolas da categoria I: 16 anos;
                                            d) Veículos agrícolas das categorias II e III: 18 anos.
                                            4 - Só pode ser habilitado para a condução de veículos das categorias C e D e das subcategorias C1 e
                                            D1 quem possuir habilitação para conduzir veículos da categoria B.
                                            5 - Só pode ser habilitado para a condução de veículos das categorias B + E, C + E e D + E quem possuir
                                            habilitação para conduzir veículos das categorias B, C e D, respectivamente e das subcategorias
                                            C1 + E e D1 + E quem possuir habilitação para conduzir veículos das subcategorias C1 e D1,
                                            respectivamente.
                                            6 - A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização
                                            escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal.
                                            7 - São fixados em regulamento:
                                            a) Os requisitos mínimos de aptidão física, mental e psicológica para o exercício da condução e os
                                            modos da sua comprovação;
                                            54
                                            b) As provas constitutivas dos exames de condução;
                                            c) Os prazos de validade dos títulos de condução de acordo com a idade dos seus titulares e a forma
                                            da sua revalidação.
                                            Já vi perguntas que mais não são que contruções teoricas para enganar...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Sei de casos (antigos) que fizeram a 4ª classe em escolas para adultos só para poderem tirar a carta.

                                              Segundo a legislação, creio bem que a alínea f) do artº 126 do CE obriga a ter pelo menos o 9º ano...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Tens tido sorte. Um familiar meu passou 4 meses a andar de transportes à custa de só ter abrandado (reduziu mas não parou) num stop com visibilidade e que ainda por cima estava à entrada de uma rotunda onde geralmente estão sinais de cedência de passagem.

                                                Apanhou 4 meses porque tinha-lhe sido perdoada uma suspensão de carta aquando de uma multa grave (velocidade) 3 anos antes e como tal apanhou o dobro do estipulado (2 meses) para uma infracção muito grave.

                                                Tem cuidado, que há muito GNR (neste caso) e PSP sem nada para fazer e que gostam de embirrar com as "pintelhices sem jeito nenhum".

                                                eu estou numa situação semelhante e vamos lá ver quanto tempo vou ficar sem carta, mas a mim foi um gnr que andava a caça de multas e como eu não parei só abrandei num stop no alentejo no meio do nada com uma visibilidade de pelo menos 500mts em todas a direcções, ele achou por bem multar porque eu devia ter parado mesmo podendo ver que não havia mais carros nenhuns a circular a não ser eu.
                                                A esse gnr só espero que lhe tenha nascido um pinheiro no cú

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                  Sei de casos (antigos) que fizeram a 4ª classe em escolas para adultos só para poderem tirar a carta.

                                                  Segundo a legislação, creio bem que a alínea f) do artº 126 do CE obriga a ter pelo menos o 9º ano...
                                                  De acordo com o artigo e alinea que mencionas, saber ler e escrever não é igual a 9º ano. (ve o meu post)

                                                  (Acho que falaram nisso - ser necessário escolariedade obrigatoria - mas seria inconstitucional)

                                                  Ora as pessoas so leem o CE umas vezes antes do exame, depois desde que consigam ler os sinais, não me parece que seja obrigatorio o 9º ano.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    De acordo com o artigo e alinea que mencionas, saber ler e escrever não é igual a 9º ano. (ve o meu post)

                                                    (Acho que falaram nisso - ser necessário escolariedade obrigatoria - mas seria inconstitucional)

                                                    Ora as pessoas so leem o CE umas vezes antes do exame, depois desde que consigam ler os sinais, não me parece que seja obrigatorio o 9º ano.
                                                    OK, na verdade não ouvi nada sobre esse assunto, mas garanto-te que pelo menos nos anos 70 era obrigatório ter a 4ª classe para se tirar a carta.

                                                    E inconstitucional é "darem" a carta a quem não sabe ler e escrever. Quem não é capaz de aprender a ler e a escrever não será certamente capaz de dirigir um automóvel e aprender todas as regras! Por essas e por outras é que temos os condutores que temos!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                      OK, na verdade não ouvi nada sobre esse assunto, mas garanto-te que pelo menos nos anos 70 era obrigatório ter a 4ª classe para se tirar a carta.

                                                      E inconstitucional é "darem" a carta a quem não sabe ler e escrever. Quem não é capaz de aprender a ler e a escrever não será certamente capaz de dirigir um automóvel e aprender todas as regras! Por essas e por outras é que temos os condutores que temos!
                                                      Não vou dizer o contrário pois só nasci nos finais do anos 70

                                                      Neste momento a lei so exige que saibas ler e escrever, ponto!

                                                      Não vejo uma relação tão clara entre este último ponto e a condução. Pois assim sendo as pessoas com mestrados e doutoramentos seriam melhores condutores que os outros e isso não é verdade...
                                                      Por isso é que pelo menos terá que saber ler, para ler as regras. (e os sinais e placas enquanto conduz)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por pttunning Ver Post
                                                        Ora estás a ver aonde eu quero chegar?

                                                        Até tens alguma razão no que dizes e MUITA, MUITA, MUITA GENTE devia de repetir o código TODOS OS ANOS, pois quanto MAIS VELHOS SÃO, MAIS ASNEIRAS fazem deixando de efectuar coisas básicas mas tão básicas como piscas, seja para entrar em marcha, seja para ultrapassar, seja para retornar à faixa de onde saiu para efectuar a manobra e SIM, acho que com tanto imposto deviam de mandar actualizações para casa, secalhar não para a minha que até tenho internet, em que o Diário de Republica é de borla e tenho mais do que tempo e vagar para andar a navegar na Net.
                                                        Falo para aqueles que só têem tempo para trabalhar, que cumprem todas as suas obrigações legais, fiscais etc que TÊEM o seguro em dia, etc etc etc, ou vais me dizer que eu por ter acesso a tudo e ser um desocupado tenho de ter as obrigações todas e os outros nem por isso?
                                                        Pede a uma pessoa que tenha uma PROFISSÃO "assim mais manual", não um emprego normal atrás de uma secretária para consultar o Diário da República à procura dessa informação e vais er o que te responde.....

                                                        Procura aos que te rodeiaM COMO É QUE ELES FICAM ACTUALIZADOS DESSA E DE OUTRA INFRMAÇÃO
                                                        Vives em que mundo??? Tens noção do que disseste??? A mim parece-me que não.....
                                                        E já agora se eram obrigados a enviar as alterações do código da estrada, também tinham de enviar todas as outras leis....

                                                        Sim, porque o desconhecimento de qualquer lei não é desculpa para nada... logo tinham de dar informação para casa sobre todas.....


                                                        Quanto às pessoas que dizes não terem tempo para consultar o Diário da República na Internet (desde q tenham acesso à net, claro), para que servia mandar para casa?????
                                                        É que se não têm tempo para ver na net, também não têm tempo para ver em papel....

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                                          É que se não têm tempo para ver na net, também não têm tempo para ver em papel....
                                                          Não necessariamente... o pessol que anda a cavar batatas o dia inteiro não me parece que tenha dinheiro para aceder à net... isto para dizer que concordo contigo até este ponto e para entrar com outro raciocínio:

                                                          ...o pessoal, por estarmos todos num fórum da net, esquece-se que... nem todos cá podem vir. Sou a favor da escolaridade obrigatória e talvez até de que, quem quisesse trar a carta, devesse ter o 12º ano ou equivalente. Porque não tem nada que ver com o saber ler ou não, mas com a formação de cada um.
                                                          Há uns meses tive a oportunidade de dar formação a pessoal que, alguns,nem a escolaridade mínima tinham. Note-se que as idades variavam entre os 18 e os 24 anos... e notava-se bem a diferença de maturidade dos que tinham feito o 12º ano para os que só tinham o 9º e mais ainda para alguns que só tinham o 6º (!!!).
                                                          Além da vantagem na maior formação dos condutores, tinha-se um incentivo (fortíssimo) à escolaridade.


                                                          P.S. - e agora vem o pessoal dizer que depois havia pessoal a tirar o 12º ano pela porta do cavalo. 1º, já há. 2º, é minoria. 3º, não é por haver pessoal a fugir aos impostos que se deixam de cobrar.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                                            Vives em que mundo??? Tens noção do que disseste??? A mim parece-me que não.....
                                                            E já agora se eram obrigados a enviar as alterações do código da estrada, também tinham de enviar todas as outras leis....

                                                            Sim, porque o desconhecimento de qualquer lei não é desculpa para nada... logo tinham de dar informação para casa sobre todas.....


                                                            Quanto às pessoas que dizes não terem tempo para consultar o Diário da República na Internet (desde q tenham acesso à net, claro), para que servia mandar para casa?????
                                                            É que se não têm tempo para ver na net, também não têm tempo para ver em papel....
                                                            Estamos num fórum em que se fala de carros e estradas por isso as outras leis para aqui não me interessam.......

                                                            O teu mundo é que deve ser cheio de rosas. Não deves conhecer minimamente a realidade do que anda por ai.
                                                            Mas te garanto que se a informação chegasse às pessoas, a maior parte queria ficar informada.
                                                            Já não digo enviar para casa, mas num pais onde se gasta tanto dinheiro com tanta treta que para nada serve a não ser para ancher o .U a alguns até mais uma coisa assim parecida não era o que ia deitar isto abaixo, pois afinal já devem andar a poupar muito dinheiro com tanto encerramento e outra situações
                                                            Acho que não ficava nada mal umas actualizações tipo mensais, trimestrais etc disponiveis ( folhetos, boltins etc ) nas várias repartições de finanças, nas seguradoras, nos cartórios, aonde quem conduz tenha de ir pelo menos de vez em quando. .................Bombas de combustivel...........

                                                            Mas já vi que todos os que te rodeiam sabem das leis todas e de tudo e na hora.
                                                            De certeza que não são como eu, nem é como por onde eu vivo, que sabem porque alguém lhes disse e porque também disseram a esse também, ou melhor, de certeza que nunca aconteceu a ninguém que conheces apanhar uma multa e vir o sr agente - Então voçê não sabia desta lei? Saiu ONTEM em DR! Voçê tem de andar informado.... ( o desconhecimento da lei não desobriga o seu cumprimento)
                                                            Pois é , é chato, mas lá que elas aconteçem, aconteçem, mas deve ser só para os meus lados......

                                                            Olha, uma sugestão - porque não se cria neste FORUM uma secção com estas alterações que vão saindo?

                                                            Não é por eu comprar agora neste momento um jornal que o tenho de ler não é? Posso guardá-lo e quando tiver uns momentos livres ir desfolhando as páginas, por isso quem não tem tempo para ver na Net pode bem ter tempo para ver mais tarde, por se por acaso até for um profissional da estrada e que como tal, faça da estrada a sua vida, sabemos bem que tem um horário a cumprir ( de condução) mas depois nas horas vagas pode não ter o tão desejado e caro acesso à net.

                                                            Mas já vi que para ti, quem tiver oportunidade e capaçidade para andar informado safa-se, quem não tem essa oportunidade está desgraçado e nada mereçe.
                                                            Mas afinal para que é que se paga impostos? E cada vez mais? Para cada vez termos menos direitos e regalias, algumas tão básicas como as da saúde? da educação? de tudo mas desde de que não afecte quem vive à volta de LX?

                                                            Por mim já não escrevo mais neste tópico pois acho que alguns em vez de defender melhores condições para quem precisa de andar na estrada, quer tornar a estrada e as regras e normas acessiveis a uma minoria ( deve ser aquela minoria que comprou a faixa do lado esquerdo ( pois, por aqui só à 2 faixas, a 3ª ainda não cá chegou)

                                                            Fica a ideia da secção ou tópico pois a dos folhetos informativos vai para a gaveta de algum...

                                                            Saudações

                                                            Para a semana já não vou andar muito por aqui pois estou de férias neste momento e por isso tenho tempo de vir para aqui. De resto, quando postar ou vai ser antes das 6 da manhã, ou depois das 20 da noite. Lá se vai a minha desocupação temporária e tempo de andar a ver o DR gratuitamente. Só vou ficar com pouco tempo para a minha esposa e para o meu bébé e pouquissimo para navegar por estas bandas.

                                                            Fiquem bem
                                                            Editado pela última vez por pttunning; 11 January 2008, 07:56.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Isso é uma falsa questão.

                                                              Antigamente não havia net, o Diário da Republica só em papel, a as leis sempre foram publicadas, aplicadas.

                                                              O CE face à sua especificidade, sendo aplicado diariamente por cada um de nós condutores e mesmo não condutores, o necessidade do seu conhecimento é um ponto mais sensível.
                                                              No entanto, a saída deste novo CE por ex., foi publicitado em vários jornais, televisão, para além do DR e por esses sites fora.

                                                              Se me disserem que há quem não leia jornais (mesmo gratuitos), veja TV, etc. pode ser verdade, mas dificilmente será possivel chegar então doutra forma às pessoas.
                                                              Pelo menos pelo em conversa de café se deve ouvir.

                                                              Quantos de vós conhecem as alterações ao Codigo Penal ou ao Código Processo Penal? Ao C.Civil que será uma lei basilar com aplicação diária, alguem se preocupa em conhecer, ou vão dizer que eu não sabia disso?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X