Anúncio

Collapse
No announcement yet.

" Tu conduzes como um imbecil "

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
    Como só pode seguir numa via, sem ser a mais à direita, para ultrapassar, e o CE refere no seu Artº 21º que "O sinal deve manter -se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída", parece-me óbvio que o artista que segue numa via sem ser a mais à direita estará seguramente a ultrapassar, como tal tem que ter o intermitente da esquerda ligado.
    Não acho óbvio.
    Se analisarmos o artigo referido:

    "Artigo 21.ºSinalização de manobras
    1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
    2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída."


    Só tens de sinalizar enquanto "inicias a ultrapassagem" ou "mudas de via" - os casos aplicáveis.
    Logo, depois de iniciada a ultrapassagem, ou depois de mudar de via não tens que manter o pisca - é assim que leio.

    Convenhamos que isso é uma das situações do CE que precisa de ser melhor formulada.

    E para mim, não faz sentido nenhum, numa AE com 3 vias, ir alguém na faixa do meio a ultrapassar um camião com o pisca da esquerda ligado sempre.
    Faz mais mal que bem, pois induz em erro quem o possa querer ultrapassar pela via da esquerda e pensa que ele quer ir do meio para a esquerda.

    Comentário


      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
      Não acho óbvio.
      Se analisarmos o artigo referido:

      "Artigo 21.ºSinalização de manobras
      1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
      2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída."


      Só tens de sinalizar enquanto "inicias a ultrapassagem" ou "mudas de via" - os casos aplicáveis.
      Logo, depois de iniciada a ultrapassagem, ou depois de mudar de via não tens que manter o pisca - é assim que leio.

      Convenhamos que isso é uma das situações do CE que precisa de ser melhor formulada.

      E para mim, não faz sentido nenhum, numa AE com 3 vias, ir alguém na faixa do meio a ultrapassar um camião com o pisca da esquerda ligado sempre.
      Faz mais mal que bem, pois induz em erro quem o possa querer ultrapassar pela via da esquerda e pensa que ele quer ir do meio para a esquerda.
      Isso que tu apresentaste parece tão óbvio a nível de interpretação do CE e até a nível de senso comum, que nem imaginava que houvesse quem tivesse outra opinião!

      Comentário


        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        E para mim, não faz sentido nenhum, numa AE com 3 vias, ir alguém na faixa do meio a ultrapassar um camião com o pisca da esquerda ligado sempre.
        Faz mais mal que bem, pois induz em erro quem o possa querer ultrapassar pela via da esquerda e pensa que ele quer ir do meio para a esquerda.
        O bom senso diz para não o fazer. Já quem circula mais à esquerda deveria mantê-lo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
          Não acho óbvio.
          Parece-me muito óbvio que não se deve manter o pisca na via do meio em caso de ultrapassagem.

          Comentário


            Hoje foi um fartote. Em 3 ou 4 quilómetros foi só rir.
            Primeiro, vou numa estrada com 2 vias. Ao longe um clio na via da direita. Aproximo-me para ultrapassar, ela liga o pisca e muda-se para a esquerda. Uns 500 metros antes do fecho da via. Ainda pensei em ir pela direita, para verem o tempo que dava. Foi mesmo a fechar a porta na cara!

            Segunda, vai um bmw à minga frente entramos numa AE, o gajo abre o vidro e atira e papel borda fora. Ultrapasso-o e... Buzino! O cromo não deve ter percebido! Volta a entrar na história mais adiante.

            Terceiro, vou a ultrapassar na via da esquerda dessa mesma AE de 3 vias. Ultrapasso o primeiro que ia na via do meio e preparo-me para ultrapassar um camião que ia na mais à direita. Ora, se vai na mais à direita eu tenho que ir para a do meio. O gajo tinha dois gajos à frente dele uns 300 metros. O camionista resolve vir para a via do meio. Para onde eu ia também. Eh pah sem motivo nenhum. Os outros iam bem à frente e ainda por cima sairam numa saída. Buzinei e apontei-lhe a via da direita toda escancarada...

            Quarta, lembram-se do BM do papel borda fora? Eis que volta! Saí da AE e ele segue atrás. Esta saída termina com uma rotunda, à qual se acede por uma estrada de 2 vias. Seguimos ambos na da direita pois iamos sair na primeira saída da rotunda. Muito bem! À chegada à rotunda em vez de entrar à cão, travei para ceder a passagem a um que seguia na rotunda. O gajo do BM vinha lançado atrás, só ouvi pneus a derraparem, olho pelo espelho, nem a frente do BM via. Ficou a milimetros. Levou buzinadela da frente para trás!

            Incrível, em menos de 2 ou 3 minutos e em 4 km no máximo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Parece-me muito óbvio que não se deve manter o pisca na via do meio em caso de ultrapassagem.
              Nem na do meio, nem em qualquer outra.
              Sinaliza-se a manobra de mudança de via, mudas, apagas o pisca.

              Deixa ver, terá sido por isso que inventaram os piscas temporizados?

              Comentário


                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                O bom senso diz para não o fazer. Já quem circula mais à esquerda deveria mantê-lo.
                Qual é a diferença?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Nem na do meio, nem em qualquer outra.
                  Sinaliza-se a manobra de mudança de via, mudas, apagas o pisca.


                  Deixa ver, terá sido por isso que inventaram os piscas temporizados?
                  Sim, claro.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Hoje foi um fartote. Em 3 ou 4 quilómetros foi só rir.
                    Primeiro, vou numa estrada com 2 vias. Ao longe um clio na via da direita. Aproximo-me para ultrapassar, ela liga o pisca e muda-se para a esquerda. Uns 500 metros antes do fecho da via. Ainda pensei em ir pela direita, para verem o tempo que dava. Foi mesmo a fechar a porta na cara!

                    Segunda, vai um bmw à minga frente entramos numa AE, o gajo abre o vidro e atira e papel borda fora. Ultrapasso-o e... Buzino! O cromo não deve ter percebido! Volta a entrar na história mais adiante.

                    Terceiro, vou a ultrapassar na via da esquerda dessa mesma AE de 3 vias. Ultrapasso o primeiro que ia na via do meio e preparo-me para ultrapassar um camião que ia na mais à direita. Ora, se vai na mais à direita eu tenho que ir para a do meio. O gajo tinha dois gajos à frente dele uns 300 metros. O camionista resolve vir para a via do meio. Para onde eu ia também. Eh pah sem motivo nenhum. Os outros iam bem à frente e ainda por cima sairam numa saída. Buzinei e apontei-lhe a via da direita toda escancarada...

                    Quarta, lembram-se do BM do papel borda fora? Eis que volta! Saí da AE e ele segue atrás. Esta saída termina com uma rotunda, à qual se acede por uma estrada de 2 vias. Seguimos ambos na da direita pois iamos sair na primeira saída da rotunda. Muito bem! À chegada à rotunda em vez de entrar à cão, travei para ceder a passagem a um que seguia na rotunda. O gajo do BM vinha lançado atrás, só ouvi pneus a derraparem, olho pelo espelho, nem a frente do BM via. Ficou a milimetros. Levou buzinadela da frente para trás!

                    Incrível, em menos de 2 ou 3 minutos e em 4 km no máximo.
                    2 parecidas. Uma rapariga nova no seu bmw que abre o vidro e toma lá um papel qualquer pela janela fora. E outro que seguia atrás de mim a uma distância que nem me parecia ser de 1 metro. Quando me passou olhei para ele (só e apenas) e eis que recebo de volta um "O que é que foi?". Depois ouve-se de vez em quando, como eu já ouvi de um amigo que gosta de andar a cheirar a traseira do carro da frente, que se teve azar, ou que o ABS é uma porcaria, ou que tinha um problema nos travões. Só desculpas da treta quando o problema está na condução.

                    Ainda no outro dia vi um tipo numa pick-up nova a fazer zigue-zagues no meio do trânsito obrigando a travagens dos outros, a falar ao telemóvel. Há coisas que me custam a entender. Se o tipo quer falar ao telemóvel, então por que raio não se encosta na via da direita de forma a ele próprio estar mais seguro não se expondo ao perigo de andar a zigue-zaguiar no meio de trânsito compacto?

                    Comentário


                      No outro dia apanhei um carro com um atrelado grande tipo quiosque de streetfood.

                      1. Ia na rotunda de Entrecampos, que tem bem delimitadas as vias e destinos e vem para a minha via sem piscas, porque sim.
                      2. No semáforo reparo que o atrelado está sem luzes, não só de presença (era de noite) mas sem Stops.
                      3. Depois vou para ultrapassar vem para a minha via (esquerda), vagueando entre faixas, sem pisca claro
                      4. Finalmente ultrapasso, ia ao telefone

                      Comentário


                        Na segunda vi um ciclista a subir com um mini-reboque atrelado, nesse preciso lugar...

                        Comentário


                          E a quantidade de pessoal a pisar ovos com estrada livre à frente?
                          O meu muito obrigado ao velho que ontem me deixou um amarelo tinto.

                          Comentário


                            Mais uma... Ultimamente tenho andado em altas.
                            Vou na A1 na zona de Condeixa N/S. Quem vem de Condeixa tem uma grande via de aceleração para entrar na AE. Ainda para mais é em curva e em lomba o que dificulta a noção no terminus da mesma.
                            Acontece então n vezes, quem vem na AE nesse sentido, quando vê essa via, vão circular nela. Acresce que a AE antes de Condeixa é em 3 vias.
                            Então desta vez estou na via da esquerda a ultrapassar um. Entretanto um autocarro mais à frente resolve ir para essa via de aceleração. Ora um chico, oh que chico, de um BMW resolve apertar-me para eu ir para a via "do meio", para os dois ultrapassarmos o camião. Não contente vai mesmo de ir pela direita, mas é quando a via de aceleração do autocarro termina e este tem que voltar à via normal. O chico carrega no travão e coloca-se atrás de mim.
                            É cada anormal. Um faz bosta o outro vai lá cheira-la.

                            Comentário


                              Hoje, ia a conduzir atrás de um carro numa rotunda com duas vias, íamos ambos na via da esquerda, quando o individuo à minha frente decide abrandar para os 5 ou 10km/h... no meio da rotunda e ficar a olhar para as placas!
                              Buzinadela e ainda ficou a olhar para mim a perguntar o que é que eu queria.

                              Comentário


                                Hoje de manhã, vinha na Av. Pd. Cruz, para entrar na 2a circular no sentido do aeroporto. Vejo um carro a vir na 2a circular e paro. O que vinha atrás de mim, atirou-se para a frente do que vinha na 2a circular, obrigando esse carro a travar a fundo. Não acabámos ali os três embrulhados por poucos mm. Há cada estúpido à solta!

                                Comentário


                                  Avenida das Nações Unidas em Lisboa. Para quem não conhecer é uma avenida com 3 vias de cada lado e separador central. Vou alegremente na minha vida, a preparar-me para entrar no Eixo Norte-Sul quando vem um carro em contra-mão na minha direção embora eu fosse na via do meio e ele viesse na via da esquerda (direita para ele). Ainda estou a magicar como conseguiu entrar em contra-mão sem se dar conta.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Parece-me muito óbvio que não se deve manter o pisca na via do meio em caso de ultrapassagem.
                                    Não é isso que está escrito no CE!!!
                                    Para ires lá, só o podes fazer se fores a ultrapassar; como tal, tens que ter o intermitente da esquerda ligado!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                      Não é isso que está escrito no CE!!!
                                      Para ires lá, só o podes fazer se fores a ultrapassar; como tal, tens que ter o intermitente da esquerda ligado!
                                      Se eu tiver o pisca ligado indico uma intenção de mudar de direcção. Se estou na via do meio e não quero ir para a via da esquerda, qual é o motivo para ter o pisca da esquerda ligado? É que sinceramente não encontro nenhum, nem mesmo onde o CE diz isso.

                                      Comentário


                                        É só por um bocadinho...

                                        Ficheiros anexados

                                        Comentário


                                          Hoje numa nacional estou a atravessar uma rotunda, onde vem um XC60 da minha direita a uma velocidade bem maior do que seria normal tendo em conta a entrada numa via onde se perde a prioridade, e ou travava ou batíamos. Tenho a clara ideia que nem me viu, entrou pela rotunda a dentro como se estivesse a fazer uma curva à direita (saiu na 1ª saída, a mesma que eu saí), e claro, sem pisca (mas isto é uma "normalidade" hoje em dia). Depois de uma valente buzinadela, ao olhar para o espelho vê-me colado na traseira dele e ficou ali uns segundos a pensar no que teria acontecido, tal era o ar de surpresa que fez

                                          Logo a seguir, mais um a mandar um guardanapo pela janela. Que exemplo, para os menores que seguiam no banco traseiro.

                                          E pelo meio destes imbecis, ainda apanho um mitra que não sabe ler "velocidade controlada 50" e mesmo atrás de mim, consegue fazer fechar o semáforo. Depois arrancamos e numa recta de 3 kms, consegue ultrapassar depois (sim, depois) do sinal de proibição de ultrapassagem, na única zona desta recta onde há vários entroncamentos. Estava a ver que ainda ficava ali com ele e outro que entrasse na via.

                                          Na volta, outro miúdo numa recta enorme, vai ultrapassar-me no final com um carro a vir de frente. Mais um bocadinho e ficávamos ali os 3...

                                          É certo e sabido que aquele dizer "não somos nós, são os outros" é muito correcto. Muito cuidado na estrada, pessoal.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                            Não é isso que está escrito no CE!!!
                                            Para ires lá, só o podes fazer se fores a ultrapassar; como tal, tens que ter o intermitente da esquerda ligado!
                                            Isso é que não está escrito no CE. Nem faz sentido nenhum. Olha o que seria o IC19 ou a A5 à hora de ponta. Uma autêntica árvore de Natal horizontal.

                                            Mas, já agora:

                                            SECÇÃO II
                                            Sinais dos condutores
                                            Artigo 21.º
                                            Sinalização de manobras
                                            1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
                                            2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
                                            3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
                                            Repara que diz que tens que sinalizar a mudança de via e o início da ultrapassagem. O pisca serve para sinalizar "descontinuidades".

                                            Comentário


                                              Terça-feira à noite calhou-me a mim apanhar uma cena à la Russia ia na CRIL (acho que é CRIL) junto à zona dos Pupilos do Exército logo a seguir ao radar fixo, temos a via de acesso de quem vem da zona dos Pupilos, eu vinha na via principal ao lado de uma carrinha seat leon, vinhamos os dois a mais de 80 e depois em cima do radar iamos a abrandar para passar dentro dos limites quando assistimos a uma manobra deliciosa de um gajo de meia idade num astra 5P preto de quatro piscas ligados a inverter o sentidoe a vir na nossa direcção na boa...Eu faço luzes para o alertar e para o gajo lá voltar ao sentido correto, o condutor da leon só se apercebe mais a frente e literalmente pára na via (ainda bem que eu não ia atrás dele/a....).
                                              O gajo do astra lá deu a volta outra vez e foi calmamente pela berma com os 4 piscas ligados...passei o dito mestre de condução e depois apercebi-me de uma arraial de sinais de luzes que já não sei de quem era e fui à minha vida.

                                              Resumindo é altura de férias, há pessoal que não é de lisboa e não conhece as vias e um gajo tem de andar atento.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Hoje numa nacional estou a atravessar uma rotunda, onde vem um XC60 da minha direita a uma velocidade bem maior do que seria normal tendo em conta a entrada numa via onde se perde a prioridade, e ou travava ou batíamos. Tenho a clara ideia que nem me viu, entrou pela rotunda a dentro como se estivesse a fazer uma curva à direita (saiu na 1ª saída, a mesma que eu saí), e claro, sem pisca (mas isto é uma "normalidade" hoje em dia). Depois de uma valente buzinadela, ao olhar para o espelho vê-me colado na traseira dele e ficou ali uns segundos a pensar no que teria acontecido, tal era o ar de surpresa que fez

                                                Normal, acontece-me todos os dias. Mesmo em situações em que eu chego primeiro à rotunda mas a besta que vem a 300 acha que tem prioridade por vir mais rápido. Quando não tenho mais ninguém no carro, meto-me à frente e fico contente por apreciar o poder de travagem dos carros modernos.

                                                Logo a seguir, mais um a mandar um guardanapo pela janela. Que exemplo, para os menores que seguiam no banco traseiro.

                                                Esta, tristemente, também é habitual, principalmente no tempo mais quente.

                                                E pelo meio destes imbecis, ainda apanho um mitra que não sabe ler "velocidade controlada 50" e mesmo atrás de mim, consegue fazer fechar o semáforo. Depois arrancamos e numa recta de 3 kms, consegue ultrapassar depois (sim, depois) do sinal de proibição de ultrapassagem, na única zona desta recta onde há vários entroncamentos. Estava a ver que ainda ficava ali com ele e outro que entrasse na via.

                                                Mato. Todos os dias faço a Marginal por duas vezes e não há uma vez em que não apanhe aventesmas dessas.

                                                Na volta, outro miúdo numa recta enorme, vai ultrapassar-me no final com um carro a vir de frente. Mais um bocadinho e ficávamos ali os 3...

                                                Ontem à noite no IC9, a vir da Nazaré, um marmanjo numa 320d importada fez a mesma coisa, tendo o carro que vinha em sentido contrário que usar a berma para não levar com o outro de frente.

                                                É certo e sabido que aquele dizer "não somos nós, são os outros" é muito correcto. Muito cuidado na estrada, pessoal.
                                                Sim, é sempre um perigo, mas nas férias consegue ser bem pior.

                                                Comentário


                                                  Eu acho que o calor torra o miolo das pessoas e esquecem-se das coisas mais básicas na condução.

                                                  Comentário


                                                    E esqueci-me de outra. Passei na via verde do lado direito da AE atrás de um carro que trava até 20 kms/h (não é exagero, foi mesmo), mas dou algum desconto nestas situações porque pode haver condutores claustrofóbicos. Mas assim que saímos do outro lado, eis que o condutor à minha frente com a AE completamente vazia, faz pisca para a esquerda e mete-se na via do meio...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                      Na 25 de Abril ainda é o menos, que aquilo é mais trânsito em filas paralelas e estão habituados a ser passados pela direita.
                                                      A faixa do meio é a única cujo pavimento é todo "normal" embora possas ir na direita mais encostado ao rail com os 2 eixos no alcatrão.
                                                      Facto é que muito boa gente gosta de alinhar pelo risco à esquerda, com medo da berma.
                                                      Na 25 de Abril eu conduzo na faixa do meio porque sofro de vertigens e prefiro não arriscar, porque pode dar-me tonturas se estiver nas faixas onde posso ver a altura.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                        Na 25 de Abril eu conduzo na faixa do meio porque sofro de vertigens e prefiro não arriscar, porque pode dar-me tonturas se estiver nas faixas onde posso ver a altura.
                                                        Como fazes para passar numa estrada assim?

                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Lgvafonso Ver Post
                                                          Como fazes para passar numa estrada assim?

                                                          Uber

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Na 25 de Abril eu conduzo na faixa do meio porque sofro de vertigens e prefiro não arriscar, porque pode dar-me tonturas se estiver nas faixas onde posso ver a altura.
                                                            Agora no Verão tens é que olhar em frente com o trânsito, nem tens tempo para olhar para o lado para ver a vista!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                              Uber
                                                              Que não esteja aqui nenhum taxista para ler essa resposta

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X