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Condução "mais" desportiva: Técnicas e Dicas

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    #31
    Um conhecido meu é um ás da condução, mas aprendeu a andar bem e depressa... num campo de futebol que temos aqui perto! Lá aprendeu a travar com o pé esquerdo e a fazer todos os malabarismos com o carro, porque assim podia fazer asneiras sem correr o risco de bater em qualquer coisa. Das pessoas que conheço, ele é brutal a conduzir em terra... Os caminhos de terra da Serra d' Arga utilizados no Rali de Portugal conhece-os como as palmas das mãos. Pessoalmente dou valor a quem sabe andar nas estradas de montanha, sejam asfalto ou terra, porque andar a 200 numa AE não tem ciência nenhuma.

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      #32
      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
      Condução defensiva é muito bonito na teoria, na prática é muitas vezes inconcebível.. Por exemplo nas grandes metrópoles quando uma pessoa quer entrar por exemplo na 2ª Circular se "não se mete" não entra...

      E depois eu referia-me apenas aos limites de velocidade do código nada mais.Até porque pisei alguns traços que não devia...
      dai que eu disse relativo claro que se nao tiveres genica nao te safas em lado nenhum, e sim eu conehco a entrada da 2ª circular junto ao estadio da luz

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        #33
        Olá a todos

        Tenho andado últimamente a treinar levantar o pé do acelerador nas rotundas, grande pica que dá sentir a traseira a fugir e ao pisar o acelerador ele endireitar-se hehhehe.

        Pessoal então e mais dicas?
        Ponta-tacão como se faz?

        Comps e conduzam em segurança

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
          Olá a todos

          Tenho andado últimamente a treinar levantar o pé do acelerador nas rotundas, grande pica que dá sentir a traseira a fugir e ao pisar o acelerador ele endireitar-se hehhehe.

          Pessoal então e mais dicas?
          Ponta-tacão como se faz?

          Comps e conduzam em segurança

          O ponta tacão, se não me engano é pisares com o calcanhar o travão e com a ponta do pé o acelerador! Ao mesmo tempo...mas para isso é preciso ter um carro que dê e serum bocado artista!

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            #35
            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
            O ponta tacão, se não me engano é pisares com o calcanhar o travão e com a ponta do pé o acelerador!
            É ao contrário, ponta no travão e tacão no acelerador.
            Link (o tipo faz aquilo um bocado mal, não rodando o pé, mas serve): http://www.edmunds.com/ownership/how...2/article.html
            Este já é mais esperto e faz a coisa como deve ser: http://www.youtube.com/watch?v=IuoZeuSgEj4
            Editado pela última vez por RPM; 12 February 2008, 09:43.

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              #36
              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
              É ao contrário, ponta no travão e tacão no acelerador.
              Link (o tipo faz aquilo um bocado mal, não rodando o pé, mas serve): http://www.edmunds.com/ownership/how...2/article.html
              Este já é mais esperto e faz a coisa como deve ser: http://www.youtube.com/watch?v=IuoZeuSgEj4
              Há carros em que não te dá jeito rodar o pé (tanto pela tua constituição física,colocação de pedais e formato do acelerador) ;)

              Comentário


                #37
                O MINI é excelente para fazer o ponta tacão.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                  Há carros em que não te dá jeito rodar o pé (tanto pela tua constituição física,colocação de pedais e formato do acelerador) ;)
                  Verdade, só queria mostrar a técnica mais tradicional.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                    Há carros em que não te dá jeito rodar o pé (tanto pela tua constituição física,colocação de pedais e formato do acelerador) ;)
                    Nao tanto a forma dos pedais mas do ue sao feitos...se forem cromados e mais facil porque deslisa melhor em ralacao aos de origem de "borracha"..
                    de qualquer modo e mais o perigo de fazer isso do que o resultado final

                    Comentário


                      #40
                      O ponta tacão é uma coisa daquelas que não se faz facilmente! a não ser com muita prática! é mais fácil ir com o pé esqerdo ao travão e manter o direito no acelerador!!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rc Ver Post
                        por acaso nunca o cheguei a ler... falava-se nisto lá para 2001/2002, agora não sei o que ha por aí
                        2001/2002?!?

                        Só se foi reeditado, pois o exemplar que tenho data de meados dos anos oitenta.

                        Comentário


                          #42
                          So sei que ontem apanhei um cagaco... a testar os travoes a dar "tokes" fortes e seguidos de travao numa descida, o carro desligou se (tinha o desengatado) e fikei sem travoes...valeu me o travao de mao afinado da revisao de a 2 semanas...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                            O ponta tacão é uma coisa daquelas que não se faz facilmente! a não ser com muita prática!
                            Com a prática torna-se natural.

                            é mais fácil ir com o pé esqerdo ao travão e manter o direito no acelerador!!
                            Isso é outra técnica, usada noutras situações. Não substitui o ponta-tacão.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              So sei que ontem apanhei um cagaco... a testar os travoes a dar "tokes" fortes e seguidos de travao numa descida, o carro desligou se (tinha o desengatado) e fikei sem travoes...valeu me o travao de mao afinado da revisao de a 2 semanas...
                              Engrenavas uma mudança que o carro ligava-se sozinho.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                Engrenavas uma mudança que o carro ligava-se sozinho.
                                eu sei,mas o tempo de engrenar e voltar a ter travoes batia no bacano da carrinha a frente....de modo que foi mesmo so o travao de mao, e mao no volante se nao travasse o suf pa subir o passeio..

                                Comentário


                                  #46
                                  Para a próxima pensa das vezes antes de te meteres em aventuras em sítios com trânsito.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                    Para a próxima pensa das vezes antes de te meteres em aventuras em sítios com trânsito.
                                    picar o travao nao e aventura,ia travando...nunca pensei que fizesse baixar tanto as rotacoes xD

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      Com a prática torna-se natural.



                                      Isso é outra técnica, usada noutras situações. Não substitui o ponta-tacão.
                                      Então explica lá para que serve uma e outra técnica em traços gerais!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tipicamente usas o ponta-tacão para suavizar as reduções e evitar perdas de tracção, o left-foot braking para apertar a trajectória numa curva longa em aceleração num FWD sem perder rotações.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                          Então explica lá para que serve uma e outra técnica em traços gerais!
                                          A maior diferença é que quando fazes ponta tacão precisas pressionar os 3 pedais... Na travagem c pe esq apenas 2.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                            Tipicamente usas o ponta-tacão para suavizar as reduções e evitar perdas de tracção, o left-foot braking para apertar a trajectória numa curva longa em aceleração num FWD sem perder rotações.
                                            Ok, mas sem perder rotações é complicado, será mais, perdendo o minimo possível de rotações!!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Vejo que percebeste a ideia.
                                              Não perdes tanto porque não tens aquele lag do acelerador on-off.

                                              Pessoalmente sou da opinião que o left-foot braking não é necessário se fizeres uma condução limpa.
                                              Editado pela última vez por RPM; 12 February 2008, 10:40.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Para começar, não há melhor que o Karting.

                                                Tornei-me melhor condutor, mais rápido e mais seguro, conduzindo mto karts.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                  Vejo que percebeste a ideia.
                                                  Não perdes tanto porque não tens aquele lag do acelerador on-off.
                                                  sempre podes fazer o k a malta faz quando acaba de tirar a carta, que e deixar o acelelarod pa baixo enkuanto se mexe na caixa ou dar uma aceleradela para compensar a perda a seguir xD muito noob

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                    Vejo que percebeste a ideia.
                                                    Não perdes tanto porque não tens aquele lag do acelerador on-off.

                                                    Pessoalmente sou da opinião que o left-foot braking não é necessário se fizeres uma condução limpa.
                                                    Claro que percebi!
                                                    Mesmo o ponta-tacão não será uma coisa muito necessária mesmo em condução desportiva!
                                                    Na tua opinião o ponta tacão tráz vantagens relevantes a uma condução desportiva?!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Sim, quanto mais não seja por simpatia mecânica, conforto acrescido e som cativante.
                                                      Basta reparar que todas as caixas sequenciais tipo Ferrari F1 o fazem.

                                                      Por exemplo, experimenta meter uma primeira a 40Km/h sem ponta-tacão e depois conta coisas.
                                                      Editado pela última vez por RPM; 12 February 2008, 10:50.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                        Sim, quanto mais não seja por simpatia mecânica, conforto acrescido e som cativante.
                                                        Basta reparar que todas as caixas sequenciais tipo Ferrari F1 o fazem.

                                                        Por exemplo, experimenta meter uma primeira a 40Km/h sem ponta-tacão e depois conta coisas.

                                                        Os Smart Roadster com caixa F1 também farão isso?!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Infelizmente nunca andei em nenhum, mas é provável.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            o ponta tacao é importantissimo em travagens forte, pois como ja vais no limite de aderencia em travagem, o efeito travao motor vai bloquear as rodas de traccao caso nao se faca ponta tacao.

                                                            Este efeito é ainda mais pronunciado nos carros de traccao traseira, fruto da trasnferencia de massas na travagem.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                              Sim, quanto mais não seja por simpatia mecânica, conforto acrescido e som cativante.
                                                              Basta reparar que todas as caixas sequenciais tipo Ferrari F1 o fazem.

                                                              Por exemplo, experimenta meter uma primeira a 40Km/h sem ponta-tacão e depois conta coisas.
                                                              as caixas sequenciais sao mais rapidas que as manuais (como e obvio)

                                                              as caixas sequenciais de F1 estao preparadas para serem mais rapidas que as rotacoes...

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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