A imbecilidade do condutor português não pára de me surpreender.
De há umas semanas a esta parte, por razões de indole pessoal (e pe$$oal), 80% das minhas deslocações para e do trabalho passaram a ser feitas de automóvel.
Ora isto significa fazer os seguintes percursos:
Manhã: (algures) - IC17 (cril) - Túnel do Grilo - saída para Sacavém - Praça José Queiroz - (algures)
Tarde: (algures) - Túnel sob a José Queiroz - Acessos à CRIL - Túnel do Grilo - (algures).
E agora as imbecilidades.
Manhã:
Da parte da manhã é vulgar apanhar fila -muitas das vezes com o transito mesmo parado- à saída do Túnel do Grilo e até à saída para Sacavém. Daí para a frente circula-se normalmente e só se apanha fila nos acessos à Praça José Queirós (por causa dos semáforos).
Onde está a imbecilidade ?
Simples.
A CRIL, na saída do Túnel do Grilo, tem 4 faixas. Mais à frente, junto à saída para Sacavém passa para 5 faixas, sendo que 3 seguem para a V.da Gama e 2 são a saída para Sacavém e para a 2ª Circular.
Ora quem pretende sair na direcção do Parque das Nações deveria encostar-se à direita o mais cedo possível dado que a saída que lhes interessa é a primeira, certo ?
ERRADO: aparentemente há uma catrefada de atrasados mentais que acham que ir na 2ª, 3ª ou mesmo 4ª (!) faixa até ao ponto de alargamento para 5 faixas e depois querer encostar à direita para sair é que é boa ideia.
O resultado é o obrigar a toda a gente a travar para deixar Suas Excelências mudar de faixa ... com o famoso "efeito sanfona" (ou acordeon), fazendo com que o transito vá ser obrigado a parar umas dezenas/centenas de metros atrás.
Mas será assim tão complicado tentar encostar à direita logo que possível (à saída do Túnel) de forma a que o transito flua normalmente ? Será que há MESMO necessidade de serem os campeões e fazerem umas centenas de pessoas ficarem encalhadas só para que consigam chegar ao trabalho 5 minutos mais cedo ?
Tarde:
Depois de nos livrarmos dos semáforos, lá conseguimos entrar no túnel por baixo da praça José Queirós na direcção dos acesso à CRIL... para invariavelmente encalharmos ainda dentro do tunel.
E depois de se perder um porradão de tempo encalhados na fila de acesso à CRIL, quando se chega lá (à CRIL) ... não há transito ! Por norma, a CRIL está perfeitamente "limpa", só aquele acesso é que está entupido !
Porquê ?
Por várias imbecilidades, a saber:
Imbecilidade Nº1 - Saindo do túnel da Praça José Queirós há 2 faixas que seguem para a CRIL/Ponte V.da Gama e 2 que seguem em frente (N10, salvo erro). CLARO que há sempre as supremas inteligências que tentam ir pelas 2 faixas mais à esquerda para depois tentarem entrar lá à frente... aumentando o efeito sanfona.
Imbecilidade Nº2 - A primeira saída é para a Ponte V.da Gama que está invariavelmente sem transito. A lógica (até porque a maior parte das pessoas que ali passa fá-lo todos os dias e sabe "o que a casa gasta") seria seguir pela da esquerda até à saída para a ponte e só aí mudar para a da direita, facilitando o dia aos que querem ir para a ponte... mas não: Os imbecis acham que se tem que chegar tarde a casa, quem vai para o Montijo também tem... e há que encravar essa faixa. Claro que também há imbecis que querem ir para a ponte mas vão pela faixa da esquerda e depois querem mudar prá da direita (para poderem sair para a ponte) nem que seja à força. Guess what ...
Imbecilidade Nº3 - A 2ª saída é a que interessa à maior parte das pessoas (que vão para a CRIL). CLARO que há os imbecis que ultrapassam a fila toda pela esquerda para tentarem entrar lá mesmo à frente onde o transito já está parado. E claro que essa imbecilidade só atrasa ainda mais quem já está na fila...
Imbecilidade Nº4 - Logo depois dessa saída, a via tem 2 faixas que se vão fundir numa (a da esquerda), sendo que a da direita é de quem vem da N10. CLARO que há imbecis que -vindo do lado do Parque das Nações- passam para a faixa da direita para tentar "ultrapassar a fila". Como é óbvio, quando chegam ao "estrangulamento" alguém os terá que deixar entrar. O efeito sanfona é óbvio ...
Imbecilidade Nº5 - Passado esse estrangulamento, a via tem novamente 2 faixas, sendo que a da esquerda é a que vem do lado da Portela de Sacavém e a da direita termina umas dezenas de metros mais à frente. Diz a lógica que se deve tentar mudar de fila o mais rapidamente possivel para evitar o "afunilamento" mais à frente, certo ? Certo ... mas não para os imbecis, que insistem em ir pela direita para ultrapassar mais 1 ou dois carritos e forçar a entrada lá à frente... com o consequente efeito sanfona...
Daqui até ao Túnel do Grilo ainda se consegue ver mais uma série de imbecilidades, algumas delas potenciais causadoras de acidentes, mas aí o transito já rola sem grandes problemas.
Decididamente, a imbecilidade do condutor português não para de me surpreender ...
P.S. - Não faço ideia de onde anda a Autoridade a essas horas ... nunca os vi por essas bandas...
http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt/2912407/
"V"
De há umas semanas a esta parte, por razões de indole pessoal (e pe$$oal), 80% das minhas deslocações para e do trabalho passaram a ser feitas de automóvel.
Ora isto significa fazer os seguintes percursos:
Manhã: (algures) - IC17 (cril) - Túnel do Grilo - saída para Sacavém - Praça José Queiroz - (algures)
Tarde: (algures) - Túnel sob a José Queiroz - Acessos à CRIL - Túnel do Grilo - (algures).
E agora as imbecilidades.
Manhã:
Da parte da manhã é vulgar apanhar fila -muitas das vezes com o transito mesmo parado- à saída do Túnel do Grilo e até à saída para Sacavém. Daí para a frente circula-se normalmente e só se apanha fila nos acessos à Praça José Queirós (por causa dos semáforos).
Onde está a imbecilidade ?
Simples.
A CRIL, na saída do Túnel do Grilo, tem 4 faixas. Mais à frente, junto à saída para Sacavém passa para 5 faixas, sendo que 3 seguem para a V.da Gama e 2 são a saída para Sacavém e para a 2ª Circular.
Ora quem pretende sair na direcção do Parque das Nações deveria encostar-se à direita o mais cedo possível dado que a saída que lhes interessa é a primeira, certo ?
ERRADO: aparentemente há uma catrefada de atrasados mentais que acham que ir na 2ª, 3ª ou mesmo 4ª (!) faixa até ao ponto de alargamento para 5 faixas e depois querer encostar à direita para sair é que é boa ideia.
O resultado é o obrigar a toda a gente a travar para deixar Suas Excelências mudar de faixa ... com o famoso "efeito sanfona" (ou acordeon), fazendo com que o transito vá ser obrigado a parar umas dezenas/centenas de metros atrás.
Mas será assim tão complicado tentar encostar à direita logo que possível (à saída do Túnel) de forma a que o transito flua normalmente ? Será que há MESMO necessidade de serem os campeões e fazerem umas centenas de pessoas ficarem encalhadas só para que consigam chegar ao trabalho 5 minutos mais cedo ?
Tarde:
Depois de nos livrarmos dos semáforos, lá conseguimos entrar no túnel por baixo da praça José Queirós na direcção dos acesso à CRIL... para invariavelmente encalharmos ainda dentro do tunel.
E depois de se perder um porradão de tempo encalhados na fila de acesso à CRIL, quando se chega lá (à CRIL) ... não há transito ! Por norma, a CRIL está perfeitamente "limpa", só aquele acesso é que está entupido !
Porquê ?
Por várias imbecilidades, a saber:
Imbecilidade Nº1 - Saindo do túnel da Praça José Queirós há 2 faixas que seguem para a CRIL/Ponte V.da Gama e 2 que seguem em frente (N10, salvo erro). CLARO que há sempre as supremas inteligências que tentam ir pelas 2 faixas mais à esquerda para depois tentarem entrar lá à frente... aumentando o efeito sanfona.
Imbecilidade Nº2 - A primeira saída é para a Ponte V.da Gama que está invariavelmente sem transito. A lógica (até porque a maior parte das pessoas que ali passa fá-lo todos os dias e sabe "o que a casa gasta") seria seguir pela da esquerda até à saída para a ponte e só aí mudar para a da direita, facilitando o dia aos que querem ir para a ponte... mas não: Os imbecis acham que se tem que chegar tarde a casa, quem vai para o Montijo também tem... e há que encravar essa faixa. Claro que também há imbecis que querem ir para a ponte mas vão pela faixa da esquerda e depois querem mudar prá da direita (para poderem sair para a ponte) nem que seja à força. Guess what ...
Imbecilidade Nº3 - A 2ª saída é a que interessa à maior parte das pessoas (que vão para a CRIL). CLARO que há os imbecis que ultrapassam a fila toda pela esquerda para tentarem entrar lá mesmo à frente onde o transito já está parado. E claro que essa imbecilidade só atrasa ainda mais quem já está na fila...
Imbecilidade Nº4 - Logo depois dessa saída, a via tem 2 faixas que se vão fundir numa (a da esquerda), sendo que a da direita é de quem vem da N10. CLARO que há imbecis que -vindo do lado do Parque das Nações- passam para a faixa da direita para tentar "ultrapassar a fila". Como é óbvio, quando chegam ao "estrangulamento" alguém os terá que deixar entrar. O efeito sanfona é óbvio ...
Imbecilidade Nº5 - Passado esse estrangulamento, a via tem novamente 2 faixas, sendo que a da esquerda é a que vem do lado da Portela de Sacavém e a da direita termina umas dezenas de metros mais à frente. Diz a lógica que se deve tentar mudar de fila o mais rapidamente possivel para evitar o "afunilamento" mais à frente, certo ? Certo ... mas não para os imbecis, que insistem em ir pela direita para ultrapassar mais 1 ou dois carritos e forçar a entrada lá à frente... com o consequente efeito sanfona...
Daqui até ao Túnel do Grilo ainda se consegue ver mais uma série de imbecilidades, algumas delas potenciais causadoras de acidentes, mas aí o transito já rola sem grandes problemas.
Decididamente, a imbecilidade do condutor português não para de me surpreender ...
P.S. - Não faço ideia de onde anda a Autoridade a essas horas ... nunca os vi por essas bandas...
http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt/2912407/
"V"
Comentário