Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Poupança de combustível numa pequena viagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
    Circulo diariamente em AE entre os 90 e os 100 (sim, por economia nao só de combustivel, mas da mecanica do carro) e nao vejo razoes para nao o fazer. Tou dentro da lei, e de certeza que se todos a respeitassem (120km/h de velocidade máxima) essas diferenças de velocidade não seriam problema. A questão é que muitas vezes as pessoas andam a 160 para não terem que se levantar 5 minutos mais cedo da cama (não digo que sejam todos, obviamente ).
    Na minha opinião nao é justo que eu não possa andar a 90km/h na AE porque os outros gostam de andar a 160. Vou descançado da vida, quem quiser passar que faça o favor.

    Cumprimentos.
    O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.

    Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).

    Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.

    Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por proque Ver Post
      O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.

      Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).

      Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.

      Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.
      Mas nem todos vão a essa velocidade. a 120 é prefeitamente visivel um carro a circular a 100km/h e é possivel antecipar a ultrapassagem.
      Nao é por os outros andarem a 160 que eu também vou andar, mesmo porquê, não sao eles que me pagam a gasolina.
      Claro que um carro a 180 e outro a 80 o perigo é substancialmente maior, mas é preciso ver que o limite é 120, quer se queira quer não. Quem anda a 180 já sabe o que pode encontrar.

      Cumprimentos

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
        A grande vantagem de um ritmo maius lento é sem dúvida a poupança, mas a viagem é muito relaxada...ultrapassei uns 4 carros para cada lado...nada e stresses, sempre na conversa.
        Sem dúvida nenhuma! É bom em todos os aspectos.

        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
        Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.
        Concordo que é possível fazer melhor com o pé do que com o CC. Mas, convenhamos, é muito mais fácil fazer com o CC. Fazer melhor do que o CC necessita de maior concentração.

        Eu geralmente ligo o CC e, antes de subidas, aumento a velocidade, mesmo que a meio da subida me aperceba que a já perdi velocidade suficiente para o CC já ter tomado conta da situação, e o meu pé esteja a carregar no pedal sem qualquer necessidade.

        Antes das descidas, por vezes até o desligo. Digo isto porque ando bastante na IP3 e em algumas descidas o carro acaba por ir aumentado a velocidade. Assim, antecipo-me e perco alguma velocidade antes de começar a descer.

        Comentário


          #34
          Penso que o problema não está no diferencial de velocidades, mas sim no desrespeito da regra de circular pela direita e pela mudança de faixa sem as devidas precauções.

          Claro que a 160 tudo se passa mais depressa, mas quanto maior a velocidade, maior tem de ser o grau de atenção.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
            Este tópico faz-me lembrar o tópico do ponto morto poupar combustível... ou seja, nunca vai haver consenso nas respostas

            Mas se acham que uma máquina é melhor que o homem que a fez...
            Mas que raio de conversa... já experimentaste fazer contas? Adivinha lá quem as faz mais rápido, tu ou um computador?

            O que se trata aqui é precisamente isso - o carro vê permanentemente a velocidade a que vai, a velocidade desejada e acelera ou não (não trava!!! nem com aspas!!!) o carro para as manter semelhantes. Agora, problema - o meu, por exemplo, quando vai por exemplo a 90 e eu lhe ligo o CC para 110, ele acelera ao máximo até aos 110... por isso prefiro acelerar eu. De resto, faço todas as semanas uma estrada de 100 kms... que se lixe se gasto mais ou menos 1 litro, vou descansadinho da vida!

            Comentário


              #36
              Akh608, o teu carro acelera "a fundo" quando usas o CC? Que carro é?

              O Accord i-CTDI acelera, nem é demasiado "pastelão", nem usa o motor todo. Acelera com calma, notando-se um bocadinho o banco nas costas, mas suave.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                Akh608, o teu carro acelera "a fundo" quando usas o CC? Que carro é?

                O Accord i-CTDI acelera, nem é demasiado "pastelão", nem usa o motor todo. Acelera com calma, notando-se um bocadinho o banco nas costas, mas suave.
                O 207... penso eu que seja a fundo, mas mesmo não sendo, é mais que o que eu desejaria..

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                  Penso que o problema não está no diferencial de velocidades, mas sim no desrespeito da regra de circular pela direita e pela mudança de faixa sem as devidas precauções.

                  Claro que a 160 tudo se passa mais depressa, mas quanto maior a velocidade, maior tem de ser o grau de atenção.
                  aqui é que esta um dos grandes problemas, muitas vezes quem circula a 90 e a 100 kmh ao mudar de faixa da o pisca (quando dá) e toca a ultrapassar a mesma velocidade e sem ver quem vem e como vem, pois se vier um na faixa da esquerda a 140 kmh , embora esteja acima da lei, que direito tem outra pessoa de se lhe meter a frente? deve de o deixar passar e depois entao faz a ultrapassagem, isso e quando esta a ser ultrapassado manter a velocidade e nao acelerar mais, que é o k muitas vezes acontece vao suas exelencias "as moscas mortas" a 100 kmh e quando vao a ser ultrapassados começam a acelarar

                  emfim a culpa é sempre de quem vem em exeço de velocidade de quem tem carta a pouco tempo de quem é jovem, etc

                  uma pergunta eu faço:
                  qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?

                  Comentário


                    #39
                    Parabéns pelos consumos alcançados, pensei que não era possivel numa megane.

                    Já consegui fazer idênticos no meu Clio dci 85, mas em estrada nacional. Já em auto estrada acho que não consegui pouco menos que o anunciado, 4.4.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por focos Ver Post
                      uma pergunta eu faço:
                      qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?
                      o mais perigoso é o que fizer mais asneiras
                      mas as estatísticas demonstram que são os recem encartados que entram em mais acidentes :P

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        o mais perigoso é o que fizer mais asneiras
                        mas as estatísticas demonstram que são os recem encartados que entram em mais acidentes :P
                        Sim, em especial quando acham que sabem tudo.
                        Conheço pessoas que acabaram de tirar a carta ao mesmo tempo que eu, e nesse mesmo instante se esqueceram que existe a manete dos piscas, distancias de segurança, etc
                        A minha condução está longe de ser perfeita, mas tento ir corrigindo os erros, vivendo e aprendendo (ainda nao tenho um ano de carta).

                        Cumprimentos.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por proque Ver Post
                          O problema é que "não vais descansado da vida", sobretudo se todos forem a 160 kms. / h.

                          Quem circula à velocidade que considero "normal" em AE (120 / 140 kms. / h em recta) por vezes depara-se com viaturas a circularem muito devagar e a obrigarem a travar ou a mudanças de direcção (a menos que se tratem de pesados onde os condutores de ligeiros assumem um comportamento adequado atempadamente).

                          Quem segue nessas viaturas julga que segue seguro e não tem consciência de que não é bem assim pois compromete a fluidez de tráfego.

                          Se surgir um dos "cromos inversos", i.e. os que circulam a 180 kms / h o perigo potencial aumenta.
                          Não sabia que a velocidade normal é 120 / 140 . Que eu saiba o limite de velocidade nas autoestradas é de 120 KM/h e quando falamos de limite falamos do maximo a que se pode andar, não na velocidade a que se deve andar! É perfeitamente aceitavel andar na autoestrada a 80 / 90 / 100.

                          Se estes condutores conduzirem na faixa mais à direita, não vão comprometer a fluidez do transito e se os restantes condutores conduzirem dentro da velocidade permitida tambem não vão ter que fazer travagens bruscas nem mudanças de direcção tão repentinas.

                          Na minha opinião um condutor tem mais direito de andar na autoestrada a 80 do que outro condutor a 140, porque pelo menos o 1º vai dentro dos limites, e se analisarmos bem à muitos tipos de veiculos cuja velocidade maxima permitida é 80/90 KM/h

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por focos Ver Post
                            uma pergunta eu faço:
                            qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?
                            Os Km anuais não são sinonimo de experiencia! um condutor que faz 70 000km anuais é tendencialmente um condutor que faz longas deslocações em autoestrada. Andar em autoestrada todos andam, que experiencia dá? carregar no acelarador?

                            Um condutor que faça 5000 Km ano poderá ser de varios tipos (domingueiro = tendencialmente mais perigoso ou condutor habitual ) um condutor deste tipo pode fazer apenas viagens pequenas em cidade, em tipos de percurso que lhe dão mais experiencia. De qualquer maneira nestas coisas até a idade conta!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por focos Ver Post
                              aqui é que esta um dos grandes problemas, muitas vezes quem circula a 90 e a 100 kmh ao mudar de faixa da o pisca (quando dá) e toca a ultrapassar a mesma velocidade e sem ver quem vem e como vem, pois se vier um na faixa da esquerda a 140 kmh , embora esteja acima da lei, que direito tem outra pessoa de se lhe meter a frente? deve de o deixar passar e depois entao faz a ultrapassagem, isso e quando esta a ser ultrapassado manter a velocidade e nao acelerar mais, que é o k muitas vezes acontece vao suas exelencias "as moscas mortas" a 100 kmh e quando vao a ser ultrapassados começam a acelarar

                              emfim a culpa é sempre de quem vem em exeço de velocidade de quem tem carta a pouco tempo de quem é jovem, etc

                              uma pergunta eu faço:
                              qual é mais perigoso uma pessoa com carta a 10 anos e faz anualmente 5000 km e uma pessoa com carta a 2 anos e faz por ano 70 000 km?
                              Precisamente. Eu tenho 1,5 anos de carta e ~ 35000km. E muitos deles em EN, que dá muito mais experiência que AE.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                Os Km anuais não são sinonimo de experiencia! um condutor que faz 70 000km anuais é tendencialmente um condutor que faz longas deslocações em autoestrada. Andar em autoestrada todos andam, que experiencia dá? carregar no acelarador?

                                Um condutor que faça 5000 Km ano poderá ser de varios tipos (domingueiro = tendencialmente mais perigoso ou condutor habitual ) um condutor deste tipo pode fazer apenas viagens pequenas em cidade, em tipos de percurso que lhe dão mais experiencia. De qualquer maneira nestas coisas até a idade conta!
                                E quem faz distribuição?

                                E quem é comercial?

                                Tenho alguns milhares no bucho e, apesar de ter a minha quota de AE olha que a maior parte da minha condução é em cidade, desde os primeiros meses de carta.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                                  E quem faz distribuição?

                                  E quem é comercial?

                                  Tenho alguns milhares no bucho e, apesar de ter a minha quota de AE olha que a maior parte da minha condução é em cidade, desde os primeiros meses de carta.
                                  Conforme eu disse "tendencialmente um condutor que faz longas deslocações em autoestrada"

                                  Não estou a dizer com esta frase que todos se enquadram, estou a dizer que ha uma maior percentagem, sejam eles distribuidores ou comerciais!

                                  Um distribuidor pode por exemplo só fazer a distribuição a uma grande distancia da empresa para a qual trabalha! Exemplo Porto - Lisboa.

                                  Com isto apenas quero afirmar que não é por um condutor ter feito muitos Km que tem mais experiencia que outro. Muita coisa conta, por exemplo situações pelas quais passou, toques acidentes muita coisa mesmo!

                                  Contra mim falo, que apenas tenho a carta à quase 9 anos, e a nivel de Km percorridos sou apenas normal, desde que tenho a carta apontaria para
                                  200 000 km no maximo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    gostava de saber qual o erro desses cb

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                      gostava de saber qual o erro desses cb

                                      Segundo os meu cálculos é de 0.3 lt/100

                                      Faço semmpre reset a cada atestamento do depósito. Aponto no talão os km iniciais e depois os finais fazendo depois as contas.

                                      A esposa faz todos os dias 90 km AE + 10 km Nacional. O consumo médio de cada depósito tem sido de 3.8/3.9 lt /100. Isso mais os 0.3lt de erro dá uma excelente média Visto a versão do carro ( break ).

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X