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Originalmente Colocado por BigMac Ver PostOk, mas repara que os dois condutores eram jovens. O que me chocou foi o facilidade com que se deu o acidente. Especialmente a rapidez com que tudo aconteceu.
A culpa é de quem não deu a prioridade.. com as medições da polícia talvez o do Polo venha a ter alguma consequência.. mas isto é como um gajo feito estupido travar de repente à tua frente por razão nehuma e tu enfaixares-te nele.. a culpa é tua.. entiendes?
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Originalmente Colocado por PSL Ver PostAi sim concordo. Agora tu deste a entender que a culpa foi do excesso de velocidade, mas analisando o caso a frio, a culpa foi de quem se pos a estrada.
Agora resta saber 2 coisas:
- O que se pos a estrada tomou todas as precauções ou armou-se em rei da estrada?
- O que ia em excesso de velocidade ia depressa (tipo 80km) ou ia com velocidade excessiva (tipo 150)?
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Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver PostAcidentes que acontecem com lentidão são raros.. isto do excesso de velocidade e a culpa é de quem está-me a lembrar aquela noticia que deu e que se discutiu aqui no fórum de que um jovem tinha atropelado uma menina que brincava no passeio e o rapaz vinha em excesso de velocidade segundo a família..
A culpa é de quem não deu a prioridade.. com as medições da polícia talvez o do Polo venha a ter alguma consequência.. mas isto é como um gajo feito estupido travar de repente à tua frente por razão nehuma e tu enfaixares-te nele.. a culpa é tua.. entiendes?
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Mas acrescento eu...
Mais um acidente em Braga, na variante do fojo (acho que é assim que se chama) que liga o mcdonalds ao Bragaparque (por exemplo)... Golk MkIV e um BMW pequeno (não consegui ver o modelo)...
O Golf tinha a roda esquerda traseira para dentro... o BMW estava sem conserto. Frente partida, pára-brisas desfeito, as rodas todas torcidas e um lado todo partido (não sei se capotou). O INEM e a Polícia chegaram prontamente... que eu passei do mcdonalds para o bragaparque, encostei 5 minutos e voltei para trás e já fui atrás da ambulância.
Ainda consegui ouvir o que parecia ser o senhor do Golf a conseguir o contacto das testemunhas e falavam de excesso de velocidade do BMW, não que seja essa a causa ou não atenção, eu não vi marcas no chão!Editado pela última vez por NBSVieiraPT; 02 May 2008, 02:34. Razão: Falta referir que foi esta tarde :P
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O culpado é sempre o sujeito que saíu da bomba, agora para fazer um estrago dessa dimensão, o Polo não ia a 50.
Eu nunca confio nos outros, nem nos piscas que fazem nem nas atitudes que deveriam tomar, jogo sempre à defesa.
Não me interessa absolutamente nada ter razão num acidente e ficar empenado para o resto da vida.
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Originalmente Colocado por NBSVieiraPT Ver PostMas acrescento eu...
Mais um acidente em Braga, na variante do fojo (acho que é assim que se chama) que liga o mcdonalds ao Bragaparque (por exemplo)... Golk MkIV e um BMW pequeno (não consegui ver o modelo)...
O Golf tinha a roda esquerda traseira para dentro... o BMW estava sem conserto. Frente partida, pára-brisas desfeito, as rodas todas torcidas e um lado todo partido (não sei se capotou). O INEM e a Polícia chegaram prontamente... que eu passei do mcdonalds para o bragaparque, encostei 5 minutos e voltei para trás e já fui atrás da ambulância.
Ainda consegui ouvir o que parecia ser o senhor do Golf a conseguir o contacto das testemunhas e falavam de excesso de velocidade do BMW, não que seja essa a causa ou não atenção, eu não vi marcas no chão!
Não me parece que o BMW esteja sem concerto afinal são umas peças partidas e torcidas, mas que tem ali uns bons €€€ de arranjo tem. O(s) ocupante(s) do BMW aparentavam ser muito jovens...
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Para a semana é a Queima das Fitas. Já anda tudo tolo, a treinar Esta é uma cidade cheia de juventude. São comportamentos típicos da malta nova: excessos, alcool, etc. Aliando a natural falta de experiência... nem sempre corre bem.
Citando:
http://www.webjornal.info/modules/ne...hp?storyid=206
"Os acidentes de viação não acontecem por acaso, são fatalidades que acontecem todos os dias, em todos os lugares, com maior ou menor gravidade porque algo falhou, o condutor, a estrada ou o veículo. Os condutores que têm uma maior participação nos acidentes rodoviários são os jovens com idades compreendidas entre os 20 e 29 anos (segundo estatísticas de 2001)."
Não quero com isto dizer ou ATACAR os jovens, como já foi escrito atrás. Atenção!
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostE será que ele poderia vir tão depressa que o outro não o visse a tempo de não sair da bomba de gasolina? Nunca vos aconteceu entrarem num cruzamento e aparecer outro veículo a alta velocidade "vindo do nada"? É um tipo de acidente que acontece mais vezes que aquilo que se pensa.
Pelo relato feito aqui, não me admira nada que quem fosse a sair da bomba ate tivesse tido todos os cuidados e mais alguns, mas a boa intenção saiu-lhe furada pois não contava com alguêm que vinha em excesso de velocidade...
Isto é apenas uma opinião baseado no pressuposto do relato.
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Eu eu não percebi uma coisa. Então o Polo é que levou uma pancada do lado direito? Como? Vinha tão depressa que entre o outro pensar em meter-se à estrada e meter-se, ele meteu-se à frente dele?
Eu não vou opinar sobre a culpa porque há situações em que o excesso de velocidade altera muita coisa. Como já disseram, ele pode ter aparecido de repente. Só estando lá.
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Originalmente Colocado por Zell Ver PostEu eu não percebi uma coisa. Então o Polo é que levou uma pancada do lado direito? Como? Vinha tão depressa que entre o outro pensar em meter-se à estrada e meter-se, ele meteu-se à frente dele?
Eu não vou opinar sobre a culpa porque há situações em que o excesso de velocidade altera muita coisa. Como já disseram, ele pode ter aparecido de repente. Só estando lá.
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Originalmente Colocado por worldtiki Ver PostQue obcessão é essa em desculpar o tipo do Polo?
Repetindo o que disse há pouco:
A culpa é claramente repartida, e isto é óbvio para quem não segue apenas metade do código da estrada.
Mas diz me la como sabes que ele vinha a 200?
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Então, era de noite e pelos faróis é dificil saber a que velocidade o outro vem, mas "vinha todo lançado" porque ele sabe e viu e estava lá... De fora, um Prius a 70km/h parece circular mais devagar que um Saxo Cup com um escape do xunning a 40km/h, a nossa percepção de velocidade é influenciada por vários factores, tanto que andar a 100 num carro de estrada não é o mesmo que andar a 100 num carro de troféu. Adiante.
Capotou por 200 metros. 200 metros??? Existem carros parados nas linhas de comboio que são arrastados por locomotivas e nem metade dessa distancia fazem. Se tivesse capotado durante esses 200 metros na melhor das hipoteses o condutor ficava inconsciente. Adiante.
Eu não sou nenhum perito em "acidentologia" como muitos aqui demonstram ser, infelizmente sem estar lá e sem fazer medições e experimentar o local de ambos os lados para ter uma noção da visibilidade torna-se complicado dizer o que se passou. O que sei, e posso afirmar, é que o nervosismo e a adrenalina de assistirmos a um acidente nos leva a deturpar bastante a realidade, e o que não falta são pessoas que muitas vezes até aparecem depois do acidente e dizem logo quem é que veio "todo lançado" e quem é que tem culpa.
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Bem... Só duas coisitas: 1º a velocidade aqui, até pq não está provada, não é a causa do acidente. Em termos de responsabilidade não basta que uma conduta seja infractora à lei...tem tb de ser a causal do sinistro: a causal foi a saída de parque privado.
2º Se o Polo capotasse 200 metros só as moscas sobreviviam...além do mais, não sei se o Polo tem ESp, mas...se ia a tanta velocidade mal guinasse para a esquerda entrava logo em despiste...se calhar o outro nem lhe tocava.A responsabilidade continuava a ser do mesmo interveniente.
Afinal são 3 coisinhas:
3º O facto de ser de noite piora as coisas para o causador do acidente, viu a aproximação de um veículo sem ver o veículo em si, pelo que o cálculo da distância é muito mais difícil de fazer. Os médios típicos têm um alcance de 30 metros, sendo visível a projecção dos mesmos na estrada. Um condutor experiente pode proceder ao cálculo dessa projecção ou sua ausência com relação a pontos fixos na estrada. Se esta for desconhecida mais atenção se deve ter, nunca se fiando no golpe de vista (há guarda-redes que desviam bolas com o olhar...mas se fosse um carro era golo!).
Já agora...se o Polo viesse a 50 km/h só parava (contando com o tempo de reacção e tempo de travagem) se começasse a travar a cerca de 30 metros do ponto de embate.
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Ja referi isto no topico da menia atropelada, mas normalmente os jovens sao culpados perante os olhares de quem chega ao acidente.
mesmo que o polo viesse em excesso ou em velocidade excessiva estariam errados os dois porque ambos desrespeitaram o codigo.
mas acima de tudo o bom é que foi só metal e as pessoas ficaram bem.
cumps
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Originalmente Colocado por BigMac Ver PostAcabei de assistir a um acidente daqueles típicos dos filmes... puxa... ainda estou nervoso... Milagrosamente, um puto de + ou - 20 anitos conseguiu sair sem um arranhão... estava nervoso mas aparentemente bem (claro que pode estar com graves problemas internos... enfim...) Tudo por EXCESSO DE VELOCIDADE. Um outro carro bateu-lhe de lado e ele descontrolou-se e despistou-se, capotando e destruindo tudo por onde passava. Incrível. Era um Polo e ficou desfeito. Se viesse a uma velocidade normal, em princípio, nem sequer lhe batiam. Dá que pensar... este pessoal ainda não percebeu que conduzem máquinas que nunca dominarão por completo. E, pior do que isso, põe a vida dos outros em perigo. É o que temos.
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Originalmente Colocado por Nephilim Ver PostPois é ...se o pessoal andasse sem pressas a uma velocidade que lhe permita controlar a viatura para os imprevistos que surjam...praticamente não haviam acidentes pois mais de 90% sao devido a excesso de velocidade
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No único acidente (grave) que tive até à data (no início dos anos 90 ...), as testemunhas da outra parte - que nem presenciaram o acidente, dado que estavam a uns bons 500m de distância e a rua não era a direito- viram-me "arrancar em excesso de velocidade".
Note-se que declarei à GNR que circulava a 50kms/h (excesso de velocidade, era uma zona de 40) e pelas contas feitas na altura com base nas marcas da derrapagem e do tipo de piso (paralelipipedo com areia de obras muito recentes) indicavam uma velocidade real entre 40 e 50kms/h ...
A "velocidade percebida" pelas testemunhas é SEMPRE dúbia.
"V"
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Originalmente Colocado por Japh Ver PostNo único acidente (grave) que tive até à data (no início dos anos 90 ...), as testemunhas da outra parte - que nem presenciaram o acidente, dado que estavam a uns bons 500m de distância e a rua não era a direito- viram-me "arrancar em excesso de velocidade".
Note-se que declarei à GNR que circulava a 50kms/h (excesso de velocidade, era uma zona de 40) e pelas contas feitas na altura com base nas marcas da derrapagem e do tipo de piso (paralelipipedo com areia de obras muito recentes) indicavam uma velocidade real entre 40 e 50kms/h ...
A "velocidade percebida" pelas testemunhas é SEMPRE dúbia.
"V"
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Originalmente Colocado por Nephilim Ver PostPois é ...se o pessoal andasse sem pressas a uma velocidade que lhe permita controlar a viatura para os imprevistos que surjam...praticamente não haviam acidentes pois mais de 90% sao devido a excesso de velocidade
Agora se me falarem em velocidade excessiva já concordo.
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