Hoje fui consultar os movimentos de baixo valor do meu cartão e dei conta que fui mais um a ser roubado pela via verde. Cobraram-me passagens, não em duplicado mas sim em triplicado...
Hoje já tinha lá outro movimento de baixo valor a creditar o que me cobraram a mais (25€).
Tenho que andar mais atento aos estratos e aos movimentos no meu cartão...
A Via Verde cobrou várias vezes a mesma passagem em portagens. A culpa foi da empresa que gere o sistema de Multibanco, a SIBS, que assegurou já ter devolvido o dinheiro, mas ontem o apoio ao cliente da Via Verde ainda recebia reclamações, cita o «Jornal de Notícias».
A SIBS, contratada pela Via Verde para gerir o sistema de pagamentos nas auto-estradas, admitiu ter detectado «uma repetição na cobrança dos valores a alguns clientes», pelo que «alguns débitos foram repetidos indevidamente».
O erro implicava que cada passagem numa auto-estrada fosse contada inúmeras vezes e depois cobrada ao cliente, directamente na conta bancária indicada quando assinou contrato com a Via Verde.
O serviço de atendimento ao cliente informou ter recebido «milhares de reclamações», que continuavam ontem a chegar à linha telefónica da empresa e que davam conta de portagens cobradas até cinco vezes. E afirmou ter indicação que todas as pessoas lesadas seriam contactadas e receberiam de volta todo o dinheiro levado a mais até ao final desta semana.
A Via Verde cobrou várias vezes a mesma passagem em portagens. A culpa foi da empresa que gere o sistema de Multibanco, a SIBS, que assegurou já ter devolvido o dinheiro, mas ontem o apoio ao cliente da Via Verde ainda recebia reclamações.
A denúncia partiu de vários leitores, que se queixaram de terem pago repetidas vezes a mesma passagem por uma portagem, e foi confirmada pelo JN junto das empresas envolvidas.
A SIBS, contratada pela Via Verde para gerir o sistema de pagamentos nas auto-estradas, admitiu ter detectado "uma repetição na cobrança dos valores a alguns clientes", pelo que "alguns débitos foram repetidos indevidamente".
O erro implicava que cada passagem numa auto-estrada fosse contada inúmeras vezes e depois cobrada ao cliente, directamente na conta bancária indicada quando assinou contrato com a Via Verde.
O JN perguntou à Brisa, a empresa dona da Via Verde, quantas pessoas foram atingidas, mas não recebeu resposta em tempo útil desta edição.
O serviço de atendimento ao cliente, por seu turno, informou ter recebido "milhares de reclamações", que continuavam ontem a chegar à linha telefónica da empresa e que davam conta de portagens cobradas até cinco vezes.
E afirmou ter indicação que todas as pessoas lesadas seriam contactadas e receberiam de volta todo o dinheiro levado a mais até ao final desta semana.
Já a SIBS assegurou que "todos os envolvidos foram já ressarcidos", na sequência da detecção do erro "no dia 26 de Maio de 2008", ou seja, há uma semana.
O JN sabe, contudo, que as repetições de cobranças terão começado há, pelo menos, 15 dias. A Brisa foi a primeira empresa, em todo o mundo, a criar um sistema automático de pagamentos em portagens.
Com cerca de dois milhões de clientes, a mecanismo foi sendo adaptado a outros serviços além das portagens. Hoje, é possível pagar sem sequer sair do carro dois outros tipos de serviço: parques de estacionamento e combustível em estações da Galp.
O sistema é usado em todas as auto-estradas com portagens reais, mesmo nas que pertencem a outras concessionárias, como por exemplo a Aenor, e que também foram afectadas pela falha.
Não foi possível apurar se o erro se entendeu também à duplicação da cobrança de parques de estacionamento e de combustível.
Já a SIBS assegurou que "todos os envolvidos foram já ressarcidos", na sequência da detecção do erro "no dia 26 de Maio de 2008", ou seja, há uma semana.
É bom saber que eles detectaram o erro no dia 26 e eu ainda tenho passagens repetidas no dia 30...
Desenterro este tópico, porque cobraram-me uma passagem num local onde não passei. Um valor baixo, mas já os contratei pelo site para reporem o dinheiro. Identifiquei o local onde foi feito o movimento a data e hora. Espero que seja suficiente. Tenho de estar atento a isto, pois já foi há um mês atrás e só depois de sair da conta é que dei conta.
Costuma acontecer, e são rápidos a creditar o dinheiro, ou colocam problemas?
Desenterro este tópico, porque cobraram-me uma passagem num local onde não passei. Um valor baixo, mas já os contratei pelo site para reporem o dinheiro. Identifiquei o local onde foi feito o movimento a data e hora. Espero que seja suficiente. Tenho de estar atento a isto, pois já foi há um mês atrás e só depois de sair da conta é que dei conta.
Costuma acontecer, e são rápidos a creditar o dinheiro, ou colocam problemas?
Como é que ficou esta situaçao?
Fui dar uma vista de olhos nas portagens por causa das ferias e tenho uma passagem na Ponte 25 de Abril! Ora eu nunca passei nessa ponte e muito menos nesse dia, ja que estava a trabalhar!
Fui dar uma vista de olhos nas portagens por causa das ferias e tenho uma passagem na Ponte 25 de Abril! Ora eu nunca passei nessa ponte e muito menos nesse dia, ja que estava a trabalhar!
É melhor expor por escrito através da área de cliente.
O dinheiro que vai gastar na chamada, deve passar o valor da portagem, fora não conseguirem resolver muitos casos por telefone.
(nunca vi serviço ao publico tão ineficiente, andei 3 meses para regularizarem um erro deles, na loja indicavam que não podiam fazer nada, para por escrito, por escrito davam uma resposta que não tinha nada a ver, e por telefone voltavam a indicar para voltar a colocar por escrito )
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