o que eu vejo aqui é alguém a dar uma resposta lógica e concisa e outros a gozarem e sem resposta para justificarem a sua opinião, logo argumentarem com ironias, o que não parece nada de bom tom. a lei é clara e todos devem respeitar independentemente de ser gasóleo (sei que o gasóleo é difícil de pegar fogo) ou gasolina, mas as leis existem para nossa protecção e dos outros uma coisa é por a minha vida em risco, outra coisa é por a dos outros. volto a dizer as leis são para se cumprir e não acredito que quem fez essa lei não tenha tido um background acerca de possíveis pontos de ignição quando se atesta o veiculo.
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Originalmente Colocado por Taurus Ver PostIsso dos telemóveis é um puro mito , muito mais perigoso é a electricidade estática como já aqui foi dito , e é aqui que as mulheres correm mais perigo ,pois tem mais tendência a vir ao carro enquanto abastece e depois ao levantarem-se e retirarem a agulheta sem tocar em nada antes produz-se a descarga estatica e .. cabum!! ouvi isto no discovery no mithbusters salvo erro , meninas nao me levem a mal
Anyway... experimentem brincar com telele mesmo à boca do depósito enquanto abastecem... mas longe de mim, ok?
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Originalmente Colocado por GPConguito Ver Postposso tentar. se assim o desejares
o conjunto deposito bomba esta fechado, por vezes ate hermeticamente bem selado. o motor em funcionamento esta a gerar energia combustao e etc certo? logo um maior numero de electricidade estatica (aqueles choques que levavam ou se nao levaram eu levei quando punham a mao nas chapas de algum carro mais antigo)
voltando ao deposito
quando abrem o deposito e colocam a agulheta premindo para sair a gasolina em troca recebem vapor de gasolina
energia estatica + gasolina = PUM
se o carro estiver desligado e se ao abrirem o deposito porem a mao na chapa para rodar a chave abrir a tampa etc estao a criar uma descarga de energia estatica em vos e nao no combustivel logo abrem o deposito e metem a gasolina. dai nao poderem fumar. vapor mais brasa igualmente pum.
da para perceber??
a parte a sublinhado, eu fiz um esforço por entender, e só tenho a dizer que a descarga de que falas tanto acontece com o carro ligado como com ele desligado, once again.
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Originalmente Colocado por CJSR Ver PostMotor ligado enquanto abastece? Inconscientes! Até mesmo os aviões desligam os motores enquanto abastecem junto de um KC-135 Stratotanker da Força Aérea America.
Reparem que o avião que está a abastecer tem os motores desligados
eu rio porque acho o argumento engraçado.
E eu até digo mais, com esse combustivel, num tabuleiro atiras uma beata e o combustivel não inflama, pura e simplesmente a beata apaga.
Se fizeres o mesmo no Gasóleo acontece o mesmo.
Agora faz o mesmo com GASOLINAS, BENZINA (gasolina mais refinada), ÁLCOOL, ou DILUENTES.
Ahhh, faz-me um favor, faz isso sózinho, por favor ...
Tudo depende da volatilidade do produto.
Na imagem abaixo mostra o processo de refinação, os produtos base do processo são os FUEL'S, JET FUEL, KEROSENE e outros, todos com um elevado teor de oleo que torna o produto muito pouco volátil, dado o seu elevado ponto de inflamação.
Já o GÁS e a GASOLINA provenientes dos vapores da refinação do CRUDE, são extremamente voláteis, dado o seu baixo ponto de inflamação e a quase ausência de óleo na sua composição.
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Já agora ... vamos falar com seriedade, já que me parece que por vezes andamos a "leste" dos avisos, e depois ... asneira.
Ora assim, vamos por partes ...
Procurem nas vossas viaturas, telemóveis, PC's, PDA's e outros artefactos eléctricos electrónicos este símbolo
Não têm pois não !
Sabem então que os vossos equipamentos não são adequados para evitar riscos de explosão.
Estou chocado ... é possivel que um telemóvel ... um PDA ... iniciem um reacção ignição que leve à explosão.
É que a norma diz isto
O que é a Directiva ATEX 94/9/CE e 99/92/CE?
A Directiva 94/9/CE é aplicável aos aparelhos e sistemas de protecção destinados a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas; é aplicado ainda aos dispositivos de segurança, de controlo e de regulação, destinados a serem utilizados fora das atmosferas potencialmente explosivas, mas necessários os que contribuam para o funcionamento seguro dos aparelhos e sistemas de protecção no que se refere aos riscos de protecção
A Directiva 99/92/CE estabelece as prescrições mínimas destinados a promover a melhoria da protecção, da segurança e da saúde dos trabalhadores, susceptíveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas.
O que é uma atmosfera explosiva segundo o ATEX?
É uma mistura de substâncias inflamáveis: gases, vapores, poeira com o ar em condições atmosféricas (-20º C a 60º C e 0,8 bar a 1,1 bar), a qual após ignição, a combustão propaga-se à totalidade da mistura.
E agora vão me dizer ...
"...ahhhh e tal uma bomba de gasolina não é um local de risco de explosão ... ou de ambiente explosivo ..."
E eu pergunto-vos ...
Conseguem identificar sem margem para duvidas que os teores, concentração e as condições atmosféricas reunidas não estão dentro dos parâmetros prescritos como perigosos ?
Eu não tenho um olfacto de cão, nem de "sensor" que identifique os teores e concentrações perigosas... como tal sigo os pedidos e avisos.
Os riscos serão talvez ínfimos, mas mesmo ínfimos prefiro não os correr.
Vão falar em mitos urbanos ,etc, etc.
Pois os Yankees também diziam o mesmo, e até os Myhtbusters fizeram um programa para ver se tal era possivel, contudo:
Phone Ignites Gas Station Fire
E já a agência de segurança da US NAVY diz:
The bottom line, appears to be: It could be possible to initiate a fire while using a cellular telephone or through the discharge of static electricity while at the same time fueling one's vehicle. Is it likely to happen? Not if you follow the guidelines set out by the experts.
Cliquem no texto para aceder ao texto completo, vale a pena ler, fala-se nos tais mitos, mas fala-se em casos reais que ocorreram.
Já agora lembrem-se que não só liquidos inflamáveis que possuem risco de explosão, poeiras fazem exactamente o mesmo.
Pensem nisso, e desliguem a PORRA do automóvel na Bomba de Gasolina.
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Boas respostas Excalibur...
Se as entidades que supervisionam estas actividades, as próprias gasolineiras alertam para os comportamentos que podem originar acidentes (com maior ou menor probabilidade), alguma base terão...
Eu quando vou ao médico, não tenho por hábito questionar tudo o que me diz só porque gosto de ver o House....
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Poste agora, sem ser nesse tom irónico na tentativa de fugir a uma justificação, diz-me aí uma razão mecânica, por mais medíocre que seja, para um carro se incendiar abastecendo com o motor ligado.
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Originalmente Colocado por Hanhart Ver PostComo já chegou a brigada do "eu-tenho-sempre-razão" e da discussão sem fundamentos, resta-me dizer que o carro é um dos mais adorados e odiados pelo fórum:
Audi A3 1.9 TDI
Parabens parciais ao Blecks por ter acertado a marca
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Ok, eu não sabia que essa do telemovel é mito. Mas acreditei porque o N73 que a empresa me deu aquece que se farta. Numa chamada de 10 minutos (nada de invulgar em chamadas profissionais ), chego mesmo a ter que o afastar da cara!
Excalibur, excelente post!
Só gostava que os iluminados me explicassem porque razão é que as gasolineiras podem suprimir os avisos que dizem que não se deve abastecer com o motor ligado, a falar ao telemóvel, a fumar, etc. Ou porque é que quando estamos parados num avião que está a abastecer não se pode fumar, mesmo dentro do avião.
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Originalmente Colocado por rafasantos Ver Postfacil, ja reparaste k o deposito de gasolina esta sempre do lado contrario do escape??? porque será??? agora imagina k te acontece o k aconteceu a um parolo aqui da zona k ainda nao tinha a pistola no bocal de enchimento e ja estva a crregar no "gatilho" regou o carro todo de gasolina ... agora imagina k o motor estava a trabalhar e em altas temperaturas... ja imaginaste??? eu digo....BOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM...
Isso era perigoso quer com o motor ligado quer com ele desligado.
e olha, os desgraçados que comprem um M5 tão lixados...aquilo tem escapes dos dois lados
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Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostSe nem o facto de a legislação o proibir te serve de argumento... não sei que mais servirá!
Reconheço que por medidas de segurança isso seja necessário, mas para segurança efectiva parece-me que a diferença entre carro ligado-desligado é nula.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Posté um bom argumento
mas nesse texto todo só justificaste a não utilização de aparelhos eléctricos, não vi nada relacionado com motor a trabalhar.
Podemos levar a teimosia sempre um pouco mais longe, mas podemos sempre reconhecer que podemos estar enganados ... haja vontade.
Num automóvel com o motor a trabalhar a IGNIÇÃO do combustivel é realizada através da vela de ignição ... a vela de ignição é alimentada por cabos, provenientes quer da Centralina, quer do Distribuidor quer da Bobine...
Nem te preciso estar a referenciar o que pode ocorrer nas imediações desses cabos pois não ... e garanto que os cabos não têm certificação de "Explosion Risk Proof" ... basta que um dos terminais esteja com folga ou mal encaixado para haver arco electrico ...
Nunca apanhaste um choque ao verificar se os mesmos estão em condições ?
É uma boa descarga, e um lindo arco eléctrico ... e uma boa fonte de ignição ...
Olha o "caramelo" do A3 disse que era para manter o AC ligado ... AC compressor, electroválvulas, ventiladores ... queres saber se têm a tal certificação para evitar explosões ... não acho que valha a pena ...
Depois tens o alternador ... um gerador de corrente eléctrica ... que ... pois ... a tal certificação também não deve existir
Depois se leres o tal texto da agência de segurança da US Navy ...
According to Mr. Benedetti this much is known:- Cellular telephones are not designed for use in an environment where an ignitable atmosphere might exist. The owner's manual of most leading cell phone manufacturers states this fact quite clearly. This is also true of many pagers, particularly the "full function" types. Whether the manufacturers have actually tested their products to determine this or are just playing it safe is not known. (There are test procedures and evaluation methods available to determine the safety of a circuit in this regard. Such methods are used to determine the safety of instrumentation devices and wiring that will be used in chemical process operations and similar facilities.)
- Some simple pagers ARE suitable for such atmospheres; they carry a small label so stating.
- It would be possible to create an ignition capable spark with a cellular telephone. One scenario involves dropping the telephone in such a way that the battery is ejected and is short-circuited across its charging terminals. This, of course, would have to happen in an environment that contains an ignitable atmosphere.
- The chance of all the right conditions coming together at the same time are distinctly remote. There are numerous potential ignition sources on an automobile, but the incidence of fires during fueling episodes is rare, to say the least. A study done some years ago in Germany estimated the chance of a fire happening during vehicle fueling from ALL ignition sources as extremely low.
- There has also been thought on static electricity being a ignition source in some of these fires. The Petroleum Equipment Institute in March 2002 issued a press release warning motorist to be cautious while fueling their vehicles and to follow three basic guidelines while filling up; 1) TURN OFF ENGINE. 2) DON'T SMOKE 3) NEVER RE-ENTER YOUR VEHICLE. Their web site: www.pei.org contains a link to the "STOP STATIC" campaign with useful information.
........ hummm porque será ?????
Mas claro ... lá está isto :
Safe Refueling
The Petroleum Equipment Institute began investigating mysterious refueling fires in the mid-nineties. We learned that static electricity— the same thing that shocks you after you drag your feet on the carpet— can ignite gasoline vapors at the pump.
Watch the video of an actual refueling fire incident: AVI | MOV
Almost 200 incidents have been reported to PEI that appear to be related static electrical discharge. We've made our full report of Refueling Fire Incidents available. You will need Adobe Acrobat Reader to view the report.
Three Rules for Safe Refueling
1. Turn off engine.
2. Don't smoke.
3. Never re-enter your vehicle while refueling.
Are Cell Phones Responsible?
No. We have not documented a single incident that was caused by a cellular telephone.
Cell phones continue to be cited as causing fires at the pump in e-mails circulating on the Internet. So far we have been unable to document any incidents that were sparked by a cellular telephone. In fact, many researchers have tried to ignite fuel vapors with a cell phone and failed.
PEI still recommends not using any electronic device that might distract the motorist during the refueling process.
More Information
The following links offer more information on static electrical discharge— the fact and the fiction.
Snopes.com: analysis of infamous warning e-mails circulating
Mythbusters: includes episode on cell phone myth and features our own, Robert Renkes
University of Oklahoma: report on wireless phones at gas stations
ESD Journal: more static-related incidents and safety tips
About.com: detailing the truth of the urban legend
Forum: safe refueling questions and answers from our forum
Books on Static Electricity
Electrostatics: Exploring, Controlling and Using Static Electricity by A. D. Moore
ESD Design and Analysis Handbook by James E. Vinson
Electrostatics by A.D. Moore & Joseph Crowley
Electrostatic Ignition of Fires & Explosions by Thomas Pratt
ESD: the Scourge of Electronics by Sten Hellstrom
Cell Phones: Invisible Hazards in the Wireless Age by George Carlo
More books on Static Electricity from Amazon
Eu não arrisco ... como digo ... não tenho nem faro de cão nem sensores para ver as concentrações ...
Editado pela última vez por Excalibur; 26 June 2008, 10:32.
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Conclusão do tópico:
- Os tipos das gasolineiras gostam de gastar dinheiro em autocolantes inúteis;
- As regras são mesmo para serem ignoradas;
Ficam abaixo mais duas coisas inuteis, só mesmo para encher o tópico:
Ficha de segurança do Gasóleo:
http://www.bp.com/liveassets/bp_inte...ty_fuel_pt.pdf
Ficha de segurança da gasolina:
http://www.bp.com/liveassets/bp_inte...er_plus_98.pdf
Cumps
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Postah era o motor a trabalhar que ia causar problemas nessa situação?
Isso era perigoso quer com o motor ligado quer com ele desligado.
e olha, os desgraçados que comprem um M5 tão lixados...aquilo tem escapes dos dois lados
Comentário
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Este tópico é bem estranho...
Estranho porque foi guiado por um interesse geral em saber qual o carro do sujeito... Como se isso alterasse a história ou conferisse culpa.
Deixa-me adivinhar:
- Se fosse o condutor de um Classe S era um sacana de um animal, besta quadrada que tem a mania que é o Rei.
- Se fosse o condutor de um Renaut Megane, era normal.
- Se fosse o condutor de um Prius, fazia muito bem, por em causa os padrões actuais, num acto de bravura e inconformismo. Genial...Editado pela última vez por Arturval; 26 June 2008, 11:16.
Comentário
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O problema dos telemóveis não é o telemóvel em si, mas sim a electricidade estática que ganhamos por ir buscar o telemóvel ao carro, creio que pelo bancos em tecido. Claro que em Portugal esse problema não acontece, a maioria n tem dinheiro pa estar encher e voltar "p'ro" carro para falar ao telemovel, mesmo qd isso poderia acontecer raras são as bombas com as patilhas a funcionar para a bomba ficar a encher sozinha.
Já agora n mexer na camisola de lã qd se mete gasolina...
http://br.youtube.com/watch?v=Wxa943UrpYM
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Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostSó não viste porque não quiseste.
Podemos levar a teimosia sempre um pouco mais longe, mas podemos sempre reconhecer que podemos estar enganados ... haja vontade.
Num automóvel com o motor a trabalhar a IGNIÇÃO do combustivel é realizada através da vela de ignição ... a vela de ignição é alimentada por cabos, provenientes quer da Centralina, quer do Distribuidor quer da Bobine...
Nem te preciso estar a referenciar o que pode ocorrer nas imediações desses cabos pois não ... e garanto que os cabos não têm certificação de "Explosion Risk Proof" ... basta que um dos terminais esteja com folga ou mal encaixado para haver arco electrico ...
Nunca apanhaste um choque ao verificar se os mesmos estão em condições ?
É uma boa descarga, e um lindo arco eléctrico ... e uma boa fonte de ignição ...
Olha o "caramelo" do A3 disse que era para manter o AC ligado ... AC compressor, electroválvulas, ventiladores ... queres saber se têm a tal certificação para evitar explosões ... não acho que valha a pena ...
Depois tens o alternador ... um gerador de corrente eléctrica ... que ... pois ... a tal certificação também não deve existir
Depois se leres o tal texto da agência de segurança da US Navy ...
Eu até tive o cuidado de não mencionar o Petroleum Equipment Institute e ver se lá chegavam, porque as recomendações expressas neste texto, são deles ...
........ hummm porque será ?????
Mas claro ... lá está isto :
Ou seja o MOTOR deve ser desligado, não há certezas sobre o uso de telemóveis ... mas sempre vão dizendo que os dispositivos electrónicos ... deve ser desligados ... alegando distracção, mas há relatos de explosão provocadas pelo "Telelé" basta ver o video do Camião da Shell e e ver que usar o telemóvel para ver o nivel de combustivel de um camião cisterna iniciou a ignição dos vapores.
Eu não arrisco ... como digo ... não tenho nem faro de cão nem sensores para ver as concentrações ...
bem se esse organismo todo XPTO o diz eu começo a acreditar.
Quanto a reconhecer que estou errado, não tenho problema nenhum em fazê-lo.
A verdade é que foste o primeiro a dar alguns exemplos concretos que me puseram de pé atrás.
Por acaso nunca abasteci com o motor ligado e não tenciono abastecer, só acho que o potencial risco é muito baixo. Acredito ser mais perigoso um telemóvel, por exemplo.
Comentário
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Posttambém desligas a bateria para meter gasolina?
bem se esse organismo todo XPTO o diz eu começo a acreditar.
Quanto a reconhecer que estou errado, não tenho problema nenhum em fazê-lo.
A verdade é que foste o primeiro a dar alguns exemplos concretos que me puseram de pé atrás.
Hoje em dia as viaturas possuem tantos dispositivos eléctricos que qualquer um pode levar ao acidente, basta que estejam activos.
Por acaso nunca abasteci com o motor ligado e não tenciono abastecer, só acho que o potencial risco é muito baixo. Acredito ser mais perigoso um telemóvel, por exemplo.
Comentário
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Originalmente Colocado por Arturval Ver PostEste tópico é bem estranho...
Estranho porque foi guiado por um interesse geral em saber qual o carro do sujeito... Como se isso alterasse a história ou conferisse culpa.
Deixa-me adivinhar:
- Se fosse o condutor de um Classe S era um sacana de um animal, besta quadrada que tem a mania que é o Rei.
- Se fosse o condutor de um Renaut Megane, era normal.
- Se fosse o condutor de um Prius, fazia muito bem, por em causa os padrões actuais, num acto de bravura e inconformismo. Genial...
Mas uma coisa é certa: os A3 são dos carros que vejo a fazerem das maiores asneiras...
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Originalmente Colocado por Hanhart Ver PostA questão do carro não é dizer que por ser rico ou menos rico, e ter determinado carro tem-se ou não desculpa para tal comportamento, eu pelo menos acho que não...
Mas uma coisa é certa: os A3 são dos carros que vejo a fazerem das maiores asneiras...
Na primeira frase afirmaste que não discriminavas...
Na segunda já discriminas um bocadito...
Comentário
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Originalmente Colocado por Arturval Ver PostNa primeira frase afirmaste que não discriminavas...
Na segunda já discriminas um bocadito...
Na segunda frase, é apenas uma constatação minha (que ando muito na estrada), se fossem só os A3 que fizessem asneiras estávamos todos muitíssimo bem: as asneiras ao volante são transversais a marcas e modelos...
Cumps
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Originalmente Colocado por Hanhart Ver PostPodes ter percebido mal, mas não era esse sentido que queria dar; na primeira frase digo que (na minha opinião ) que a falta de civismo não se pode desculpar por pertencer a determinada classe social ou automobilística.
Na segunda frase, é apenas uma constatação minha (que ando muito na estrada), se fossem só os A3 que fizessem asneiras estávamos todos muitíssimo bem: as asneiras ao volante são transversais a marcas e modelos...
Cumps
De acordo... Os carros não fazem asneiras. Quem os conduz é que...
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Originalmente Colocado por rafasantos Ver Postfacil, ja reparaste k o deposito de gasolina esta sempre do lado contrario do escape??? porque será??? agora imagina k te acontece o k aconteceu a um parolo aqui da zona k ainda nao tinha a pistola no bocal de enchimento e ja estva a crregar no "gatilho" regou o carro todo de gasolina ... agora imagina k o motor estava a trabalhar e em altas temperaturas... ja imaginaste??? eu digo....BOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM...
Por exemplo os alemães em que as viaturas são projectadas para o mercado Europeu e Norte Americano essêncialmente, nesses paises o transito é pela DIREITA ou seja volante à ESQUERDA.
Assim colocam o bocal do depósito à Direita, mas o Escape à Esquerda (quando é um escape simples).
Razões - Ergonomicas e Ambientais
Ergonomicas - Bocal do lado do passeio, o local onde se encontram as bombas de abastecimento normalmente, mais fácil para abastecer, e se for uma bomba simples o operador não está do lado da estrada enquanto abastece.
Ambientais - Porque o escape fica no centro da via, ou seja o mais longe possivel do passeio, não sendo tão nefasto e incomodo para os transeuntes.
Mas atenção isto nem é uma regra exacta, há projectos e fabricantes que não respeitam este principio.
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