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    Estive a ver as notícias à hora do almoço e deu uma reportagem sobre os Biocombustíveis. Penso até que terá sido em Pedrouços.

    Notas de realce:

    -Queriam que os biocombustíveis tivessem uma quota de imposto inferior à actual;

    - Apesar do desconto de cerca de 10 cêntimos em realção à Galp, obtêm bastantes lucros;

    - As expectativas seriam de vender até Setembro cerca de 15% da produção que eles têm em stock. Até agora, Agosto, venderam já 32%.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SUV Ver Post
      Estive a ver as notícias à hora do almoço e deu uma reportagem sobre os Biocombustíveis. Penso até que terá sido em Pedrouços.

      Notas de realce:

      -Queriam que os biocombustíveis tivessem uma quota de imposto inferior à actual;

      - Apesar do desconto de cerca de 10 cêntimos em realção à Galp, obtêm bastantes lucros;

      - As expectativas seriam de vender até Setembro cerca de 15% da produção que eles têm em stock. Até agora, Agosto, venderam já 32%.
      Concordo!!! Afinal se apenas 85% do produto deriva do petróleo...

      Comentário


        Está a 1.224 €

        Comentário


          Em Lisboa onde é que há destes postos com este tipo de combustível?

          Comentário


            Acho que ainda não existe em Lisboa.

            Comentário


              Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
              Acho que ainda não existe em Lisboa.

              Obrigado

              Comentário


                Falta aí o Posto de Seia! Ontem o B15 estava a 1.20 e o gasoleo normal estava a 1.30! Infelizmente ando a gasolina...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CooperS Ver Post
                  Falta aí o Posto de Seia! Ontem o B15 estava a 1.20 e o gasoleo normal estava a 1.30! Infelizmente ando a gasolina...

                  Tirei aquilo do site. Não deve estar actualizado.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                    Tirei aquilo do site. Não deve estar actualizado.
                    Passei hoje em frente à Prio e os preços certos são:

                    PrioBio B15: 1.224 €/litro

                    Gasóleo normal: 1.254 €/litro


                    Originalmente Colocado por CooperS Ver Post
                    Falta aí o Posto de Seia! Ontem o B15 estava a 1.20 e o gasoleo normal estava a 1.30! Infelizmente ando a gasolina...
                    B15 a 1.20 !? Onde? Na prio em Vale de Cambra o B15 nunca esteve tão baixo como agora - 1.224 €/litro

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                      Passei hoje em frente à Prio e os preços certos são:

                      PrioBio B15: 1.224 €/litro

                      Gasóleo normal: 1.254 €/litro
                      Estava a falar da localização dos postos.

                      O preço também já tinha colocado mais acima e deve ser esse em todas as Prio. Penso que 1.20 terá sido engano.

                      Comentário


                        B15 a 1.220 num posto do Feira Nova (Abrantes)

                        Agora, a minha questão de nabiço : tenho Toyota Corolla D4D 90cv... posso meter B15 à confiança?

                        Comentário


                          ois,
                          mais um: feira nova Penafiel teem la um aviso: so para carros acima de 1993!!!
                          1.26 enquanto que o diesel tava a 1.28 - Mercedes E220 CDI 2004

                          so nao verifiquei se faz os mesmos km's mas espero bem que sim
                          abraço

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ya_dude Ver Post
                            ois,
                            mais um: feira nova Penafiel teem la um aviso: so para carros acima de 1993!!!
                            1.26 enquanto que o diesel tava a 1.28 - Mercedes E220 CDI 2004

                            so nao verifiquei se faz os mesmos km's mas espero bem que sim
                            abraço
                            Eu tenho usado num E270 cdi de 2002 há já bastantes km sem problemas.
                            Em relação a esse aviso acho estranho, uma vez que nas bombas da Prio em Vale de Cambra não tem aviso nenhum e já lá vi carros bem mais antigos a abastecer B15. Não me parece que só pelo simples facto de ser mais recente ou antigo do que esse ano, haja alterações no sistema de combustível que permitam uma diferente compatibilidade em relação ao uso de Biodiesel.

                            Neste site: http://journeytoforever.org/es/biodiesel_vehiculo.html diz o seguinte:

                            "Los coches más modernos (desde mediados de los noventa) son de materiales resistentes, y algunos motores antiguos también funcionan con biodiesel sin problema"

                            "Por lo tanto todos los vehículos europeos (desde 1993-1995) son totalmente compatibles con el biodiesel, aunque no todos los fabricantes lo reconocen."

                            "En realidad ocurre pocas veces. Los vehículos fabricados apartir de los años 80 no suelen tener problemas, ni si quiera con el biodiesel puro. Algunos Volkswagen de esos años sufren fugas en los tubos del combustible, pero es fácil sustituirlos."

                            " De todas formas el diesel mineral es agresivo y corroe a algunos tipos de caucho y de plástico. Tenemos varios bidones de plástido de doce litros que hemos usado durante años para guardar biodiesel, metanol, metóxido, y los subproductos de la reacción, y nunca dieron problemas hasta que metimos diesel mineral dentro de uno. Al cabo de un rato tenía un agujero enorme. El sistema de combustible está hecho para resistir. "

                            "no hay motivo para que el Biodiesel dañe la bomba, aunque sea antigua. Los fabricantes de coches dicen lo contrario para no hacerse responsables si algo falla, y las petroleras quieren que sigas comprando sus productos. No hace falta modificarla."

                            Em relação ao preço nas bombas Prio de Vale de Cambra o B15 está a 1.224 €/litro enquanto que o gasóleo normal está a 1.254 €/litro.
                            Esse preço (1.26) foi há cerca de uma semana atrás, antes da última descida

                            Cumprimentos
                            Editado pela última vez por PRAP; 16 August 2008, 15:29.

                            Comentário


                              Então mas a GOLP não deixa isso abrir em lisa é?

                              Comentário


                                Expliquem-me uma coisa se souberem.
                                Qualquer carro diesel pode levar biodiesel?
                                É que uma amigo meu diz que o manual do Astra 1.9D 150 cv "proibe" o uso de biodiesel!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                  Acho que ainda não existe em Lisboa.

                                  alguém sabe datas para as restantes aberturas dos postos? dava jeito a do de Taveiro...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Miguel_DTI Ver Post
                                    alguém sabe datas para as restantes aberturas dos postos? dava jeito a do de Taveiro...
                                    Querias. Atestas em Aveiro e já vais com sorte!

                                    Comentário


                                      ontem tive por aquelas bandas e não vi nada... mas confesso que gostava de experimentar... isto de o preço compensar....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Miguel_DTI Ver Post
                                        ontem tive por aquelas bandas e não vi nada... mas confesso que gostava de experimentar... isto de o preço compensar....
                                        Em Aveiro há nas bombas do FeiraNova. O preço...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                          Em Aveiro há nas bombas do FeiraNova. O preço...
                                          O preço é de 1.224 € por litro
                                          Dez cêntimos de promoção em relação à galp

                                          Comentário


                                            B15 em bomba Feira Nova (Abrantes) a 1.220

                                            Comentário


                                              Boas tardes

                                              Feira Nova no Fundão...
                                              1.22€/L

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                Em Aveiro há nas bombas do FeiraNova. O preço...
                                                A BP perdeu cabeça e está com 10 cêntimos de desconto... gasóleo a 1.224€

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                  A BP perdeu cabeça e está com 10 cêntimos de desconto... gasóleo a 1.224€
                                                  Ainda vão à falência!

                                                  Comentário


                                                    Boa noite a todos!

                                                    Alguém sabe qual o posto de biodiesel mais perto de Torres Vedras?
                                                    obrigado a todos

                                                    excelente tópico

                                                    Comentário


                                                      Boa tarde a todos.
                                                      Há uns tempos atrás mandei um mail à prio a perguntar sobre a possibilidade de utilização de B15 no meu carro (que já tenho vindo a utilizar mas gostaria de saber a opinião deles, visto que a marca só aprova até B5).
                                                      A resposta foi a seguinte:


                                                      Obrigada pelo seu mail de 6 de Agosto de 2008 e, aceite desde já as nossas desculpas pelo atraso na resposta.
                                                      O Prio Bio B15 é um Blend constituído por 15% de biodiesel e 85% de diesel rodoviário pelo que pode ser utilizado em qualquer veículo com motor a gasóleo sem quaisquer modificações.
                                                      Como principais vantagens directas deste produto realçamos:
                                                      - Maior lubricidade, diminuição de ruídos provocados pelo funcionamento do motor;
                                                      - Melhor índice de cetano, aumenta o poder de ignição do combustível;
                                                      - É menos poluente, reduz as emissões dos gases de efeito estufa com benefícios directos e indirectos para a saúde humana.
                                                      O Decreto-Lei n.º 89/ 2008 de 30 de Maio veio definir, para o mercado Português, as condições de comercialização de misturas de biocombustíveis com gasolina e gasóleo em percentagens superiores a 5%.

                                                      Com a publicação deste Decreto-Lei todos os operadores que possuam postos de abastecimento de combustíveis abertos ao público passam a poder comercializar misturas de biocombustíveis superiores a 5% até um máximo de 20% de incorporação, ou seja, é por lei permitido comercializar combustível em misturas desde B5 (5% de Biodiesel + 95% Diesel Rodoviário) até B20 (20% de Biodiesel + 80% Diesel Rodoviário). Desde 1 de Junho, data em que a Prio iniciou a comercialização de B15 nos seus postos, o consumidor português passou a ter o direito de opção pelo combustível que quer utilizar na sua viatura.

                                                      A Prio tem tentado junto dos representantes das principais marcas em Portugal obter uma posição relativamente à utilização de misturas de Biodiesel e Diesel mais ricas, nomeadamente o B15 contudo, e infelizmente, ainda não temos a posição de todas as marcas relativamente a esta matéria.

                                                      Neste momento podemos apenas garantir-lhe que marcas como a Renault, Peugeot e a Citroen permitem a utilização de B30, desde que o Biodiesel cumpra a Norma EN 14214 e o Diesel cumpra a norma EN 590. Mais lhe posso assegurar que o Biodiesel e o Diesel utilizados na mistura comercializada pela Prio cumprem com as referidas normas.

                                                      A Prio Advanced Fuels possui um departamento de Investigação e Desenvolvimento e, nos estudos efectuados até ao momento obtivemos resultados muito satisfatórios na utilização de misturas mais ricas de Biodiesel e Diesel, nomeadamente no que diz respeito a:

                                                      - redução do consumo
                                                      - redução do ruído do motor
                                                      - redução da emissão de partículas perigosas para o ambiente.

                                                      Relativamente à posição da Mercedes Benz sobre a utilização de Biodiesel, a informação de que dispomos é de que:

                                                      · Os modelos da Série C, E220,C200 e C220 podem utilizar até B100;
                                                      · Todos os motores podem utilizar blends até 5% sem qualquer dificuldade;
                                                      · Todos os camiões incluindo o Econic podem funcionar com 100% de biodiesel contudo este combustível deve cumprir a Norma EN 14214 e qualquer mistura até 5% deve cumprir com a Norma EN590;
                                                      · A Mercedes aprova a utilização de B5 em todos os motores common rail;
                                                      · As garantias da Mercedes Benz não incluem problemas ocorridos devido ao uso inadvertido de combustíveis.

                                                      Relativamente aos problemas no sistema de injecção:

                                                      · O metanol é utilizado na produção de biodiesel.
                                                      · Em processos de produção que não garantam a qualidade do produto final e o cumprimento da Norma EN 14214, e em que o metanol não é correctamente eliminado poderão observar-se efectivamente problemas nas borrachas do sistema de injecção. Será a incorrecta eliminação deste composto e não o biodiesel o responsável pelos danos observados.
                                                      · Em veículos anteriores a 1996 se as borrachas não forem comprovadamente compatíveis com o biodiesel este poderá danificá-las por isso aconselhamos sempre a comprovar junto do fabricante a compatibilidade ou não do veículo com este combustível.

                                                      O n.º 6 do artigo 10º do Decreto-Lei n.º 89/ 2008 já referido, define ainda que “Incumbe ao consumidor assegurar-se da compatibilidade da sua viatura com o combustível, para o que deve informar-se junto do fabricante ou do seu representante, o qual deve prestar esta informação sempre que disponível, em língua portuguesa e, preferencialmente, em sítio da Internet.” pelo que deixamos a si a escolha.

                                                      Assim, acreditamos que não terá qualquer problema na utilização de B15 na sua viatura automóvel de marca[FONT='Arial','sans-serif'] Mercedes modelo E270 cdi[/FONT].

                                                      Estamos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha na utilização dos nossos produtos e estamos confiantes de que ficará satisfeito com a utilização do PrioBio B15 na sua viatura pois desta forma estará não só a Proteger o Ambiente como a Reduzir os seus gastos com combustíveis.
                                                      Qualquer informação adicional sobre os nossos produtos e localização dos nossos postos pode ser obtida no site www.priofuels.com.
                                                      Esperando ter respondido às suas dúvidas, subscrevo-me atentamente.

                                                      Atentamente

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                        Boa tarde a todos.
                                                        Há uns tempos atrás mandei um mail à prio a perguntar sobre a possibilidade de utilização de B15 no meu carro (que já tenho vindo a utilizar mas gostaria de saber a opinião deles, visto que a marca só aprova até B5).
                                                        A resposta foi a seguinte:


                                                        Obrigada pelo seu mail de 6 de Agosto de 2008 e, aceite desde já as nossas desculpas pelo atraso na resposta.
                                                        O Prio Bio B15 é um Blend constituído por 15% de biodiesel e 85% de diesel rodoviário pelo que pode ser utilizado em qualquer veículo com motor a gasóleo sem quaisquer modificações.
                                                        Como principais vantagens directas deste produto realçamos:
                                                        - Maior lubricidade, diminuição de ruídos provocados pelo funcionamento do motor;
                                                        - Melhor índice de cetano, aumenta o poder de ignição do combustível;
                                                        - É menos poluente, reduz as emissões dos gases de efeito estufa com benefícios directos e indirectos para a saúde humana.
                                                        O Decreto-Lei n.º 89/ 2008 de 30 de Maio veio definir, para o mercado Português, as condições de comercialização de misturas de biocombustíveis com gasolina e gasóleo em percentagens superiores a 5%.

                                                        Com a publicação deste Decreto-Lei todos os operadores que possuam postos de abastecimento de combustíveis abertos ao público passam a poder comercializar misturas de biocombustíveis superiores a 5% até um máximo de 20% de incorporação, ou seja, é por lei permitido comercializar combustível em misturas desde B5 (5% de Biodiesel + 95% Diesel Rodoviário) até B20 (20% de Biodiesel + 80% Diesel Rodoviário). Desde 1 de Junho, data em que a Prio iniciou a comercialização de B15 nos seus postos, o consumidor português passou a ter o direito de opção pelo combustível que quer utilizar na sua viatura.

                                                        A Prio tem tentado junto dos representantes das principais marcas em Portugal obter uma posição relativamente à utilização de misturas de Biodiesel e Diesel mais ricas, nomeadamente o B15 contudo, e infelizmente, ainda não temos a posição de todas as marcas relativamente a esta matéria.

                                                        Neste momento podemos apenas garantir-lhe que marcas como a Renault, Peugeot e a Citroen permitem a utilização de B30, desde que o Biodiesel cumpra a Norma EN 14214 e o Diesel cumpra a norma EN 590. Mais lhe posso assegurar que o Biodiesel e o Diesel utilizados na mistura comercializada pela Prio cumprem com as referidas normas.

                                                        A Prio Advanced Fuels possui um departamento de Investigação e Desenvolvimento e, nos estudos efectuados até ao momento obtivemos resultados muito satisfatórios na utilização de misturas mais ricas de Biodiesel e Diesel, nomeadamente no que diz respeito a:

                                                        - redução do consumo
                                                        - redução do ruído do motor
                                                        - redução da emissão de partículas perigosas para o ambiente.

                                                        Relativamente à posição da Mercedes Benz sobre a utilização de Biodiesel, a informação de que dispomos é de que:

                                                        · Os modelos da Série C, E220,C200 e C220 podem utilizar até B100;
                                                        · Todos os motores podem utilizar blends até 5% sem qualquer dificuldade;
                                                        · Todos os camiões incluindo o Econic podem funcionar com 100% de biodiesel contudo este combustível deve cumprir a Norma EN 14214 e qualquer mistura até 5% deve cumprir com a Norma EN590;
                                                        · A Mercedes aprova a utilização de B5 em todos os motores common rail;
                                                        · As garantias da Mercedes Benz não incluem problemas ocorridos devido ao uso inadvertido de combustíveis.

                                                        Relativamente aos problemas no sistema de injecção:

                                                        · O metanol é utilizado na produção de biodiesel.
                                                        · Em processos de produção que não garantam a qualidade do produto final e o cumprimento da Norma EN 14214, e em que o metanol não é correctamente eliminado poderão observar-se efectivamente problemas nas borrachas do sistema de injecção. Será a incorrecta eliminação deste composto e não o biodiesel o responsável pelos danos observados.
                                                        · Em veículos anteriores a 1996 se as borrachas não forem comprovadamente compatíveis com o biodiesel este poderá danificá-las por isso aconselhamos sempre a comprovar junto do fabricante a compatibilidade ou não do veículo com este combustível.

                                                        O n.º 6 do artigo 10º do Decreto-Lei n.º 89/ 2008 já referido, define ainda que “Incumbe ao consumidor assegurar-se da compatibilidade da sua viatura com o combustível, para o que deve informar-se junto do fabricante ou do seu representante, o qual deve prestar esta informação sempre que disponível, em língua portuguesa e, preferencialmente, em sítio da Internet.” pelo que deixamos a si a escolha.

                                                        Assim, acreditamos que não terá qualquer problema na utilização de B15 na sua viatura automóvel de marca[FONT='Arial','sans-serif'] Mercedes modelo E270 cdi[/font].

                                                        Estamos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha na utilização dos nossos produtos e estamos confiantes de que ficará satisfeito com a utilização do PrioBio B15 na sua viatura pois desta forma estará não só a Proteger o Ambiente como a Reduzir os seus gastos com combustíveis.
                                                        Qualquer informação adicional sobre os nossos produtos e localização dos nossos postos pode ser obtida no site www.priofuels.com.
                                                        Esperando ter respondido às suas dúvidas, subscrevo-me atentamente.

                                                        Atentamente
                                                        Ui.... tenho que mandar uns e-mails então para saber se afinal posso usar!!!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                          Ui.... tenho que mandar uns e-mails então para saber se afinal posso usar!!!!
                                                          Eu tenho usado o B15 num Mercedes de 1994 e para já não tenho tido problemas.
                                                          Mas agora também fiquei um bocado na dúvida.
                                                          A prio no site diz que qualquer carro a partir de 1993 em princípio pode usar, mas no mail já diz que é a partir de 1996...
                                                          Não me parece que pelo ano de fabrico seja certo que o carro pode ou não usar sem problemas, até porque deve haver carros mais antigos que nunca darão problemas e outros mais recentes que dão.
                                                          Neste documento vêem-se alguns problemas que o Biodiesel pode causar no sistema de injecção principalmente se não for de boa qualidade. http://journeytoforever.org/biofuel_library/FIEM.pdf .

                                                          Para além disso é sabido que o Biodiesel acaba por corroer todas as borrachas/vedantes do sistema de combustível se estes não forem os apropriados (como no caso de carros mais antigos). Esta degradação pode ser muito lenta, visto que a percentagem de Biodiesel é pequena, mas isso não quer dizer que ao fim de alguns anos os problemas não apareçam...

                                                          Alguns exemplos de problemas (que ocorrem principalmente se o biodiesel não for de boa qualidade): http://www.tecpar.br/cerbio/Palestra...Programa...pdf

                                                          No entanto, não deixa de ser interessante constatar que os principais problemas que advêm da utilização do Biodiesel sejam apresentados no site da Prio como vantagens.

                                                          Por exemplo:

                                                          -inibição da corrosão: o gasóleo PrioBio B15 contem um agente que protege os componentes do motor do seu veiculo, aumentando o seu tempo de vida

                                                          -detergência: o B15 melhora o processo de combustão do gasoleo no seu veículo, o que conduz a uma redução da formaçao de depósitos no motor e sistema de injecção, ao mesmo tempo que reduz o consumo e as emissões

                                                          -diminuição do risco de oxidação: O B15 contém um agente anti-oxidante, que mantém as características do combustivel, mesmo quando está sujeito a elevadas temperaturas

                                                          Ou seja, possivelmente são usados aditivos para minorar os problemas, pelo que a utilização do B15 da Prio pode até ser benéfica.

                                                          Cumprimentos
                                                          Editado pela última vez por PRAP; 02 September 2008, 20:47.

                                                          Comentário


                                                            Ontem voltei a atestar com Bio15, no Feira Nova de Aveiro a 1.19 euros/litro

                                                            não noto grande diferenças para os restantes diesel, mas como agora vou fazer uma formação no Porto e vou andar mais em AE, logo vejo se há alterações dignas de registo.

                                                            Finalmente, poderei utlizar Bio15 no 1.6hdi sem problemas?

                                                            EDIT: de acordo com a Citroen....
                                                            Em simultâneo, no domínio do biodiesel, a diligência da Citroën é também de grande iniciativa uma vez que o conjunto dos motores HDi comercializados pela Marca desde 1998, podem funcionar com combustível que contenha até 30% de biodiesel sem qualquer modificação. Os reduzidos consumos e emissões de CO2 dos motores HDi estão assim associados à utilização de uma energia renovável.
                                                            Editado pela última vez por gemini; 17 September 2008, 10:45.

                                                            Comentário


                                                              Já fiz mais de 5000km com B15 e nada a apontar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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