Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Auto-Estrada A5 + Gato + 120km/h =....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
    Acho que isso não é verdade, á uns tempos vi na sic noticias uma entrevista com uma pessoa (que por acaso ou não era advogado) que tinha atropelado um cão na auto-estrada e que tinha sido indemnizado pela Brisa no valor da reparação do carro. Ele na entrevista explicava como proceder entre as coisas que se devia fazer era chamar a assistência da Brisa e penso que as autoridades não me lembro de tudo.
    Nesse caso a Brisa não assumiu, foi o tribunal que a obrigou a assumir. É uma pequena grande diferença.

    Esse caso foi até ao Supremo e supostamente criou jurisprudência (alguém que confirme ou desminta).

    Está aqui para quem quiser ler.

    Comentário


      #32
      Tendo em conta que foi algo tão pequeno não sei se vale a pena estar com o trabalho de tentar algo na Brisa. Agora que axo que eles devem pagar axo.

      Comentário


        #33
        É algo pequeno assim a vista.

        Mas já sei se o meter na marca não me poupo de uns 100€ e se se partiu algum apoio, eles querem logo substituir tudo e ai a conta vai ser engraçada vai!

        Bem para já faço reclamação. 1º pedir um orçamento, ou tentar saber oa certo quais os danos. depois logo vejo como avanço!

        Agora estive a ver o local e a "rede" de protecção (se é que se pode chamar rede...) é uma vedação de arame com uma malha de 10 em 10cm... Qualquer gato passa num buraco de 10x10cm !

        Pelos vistos a brisa não entende que um gato com 2 ou 3 quilos contra um automóvel a 120km/h ainda pode causar danos graves. E que pode resultar num despiste.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DJ_Sixty Ver Post
          Tendo em conta que foi algo tão pequeno não sei se vale a pena estar com o trabalho de tentar algo na Brisa. Agora que axo que eles devem pagar axo.
          Na minha opinião também acho que eles devem pagar, acho .

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            É algo pequeno assim a vista.

            Mas já sei se o meter na marca não me poupo de uns 100€ e se se partiu algum apoio, eles querem logo substituir tudo e ai a conta vai ser engraçada vai!

            Bem para já faço reclamação. 1º pedir um orçamento, ou tentar saber oa certo quais os danos. depois logo vejo como avanço!

            Agora estive a ver o local e a "rede" de protecção (se é que se pode chamar rede...) é uma vedação de arame com uma malha de 10 em 10cm... Qualquer gato passa num buraco de 10x10cm !

            Pelos vistos a brisa não entende que um gato com 2 ou 3 quilos contra um automóvel a 120km/h ainda pode causar danos graves. E que pode resultar num despiste.
            Já falaste com a brisa?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Já falaste com a brisa?
              Ainda não. A informação da Bt só vai estar disponível 4ª feria.

              Por isso na 4ª vou lá buscar e apresentar queixa na Brisa. Mas depois deve demorar meses para responderem...

              Comentário


                #37
                boa sorte para a resolução do teu problema.

                quando falas da rede ter malha A10xL10, ela é assim em toda a rede de autoestradas.

                a última que vi (A25) era mais fina em baixo (+/- 5x10) e ia alargando.

                acredito que a rede da A5 (como da A1, A2, etc) seja "mais velha que a sé de braga", pelo que deve ser 10x10 de cima a baixo...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                  Na minha opinião também acho que eles devem pagar, acho .
                  eu nao acho, eu tenho certeza...

                  por acaso até hoje de manhã estava na ignorância relativamente a este assunto, mas curiosamente recebi um mail com um decreto lei que fala especificamente nestes assuntos e noutros onde a Concessionária tem responsabilidades...

                  pelo que o Silver tem de reclamar, porque a informação que os senhores da Brisa disseram, pelos vistos é usual mas mal dada...é o tipico fugir com o cu á seringa.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                    eu nao acho, eu tenho certeza...

                    por acaso até hoje de manhã estava na ignorância relativamente a este assunto, mas curiosamente recebi um mail com um decreto lei que fala especificamente nestes assuntos e noutros onde a Concessionária tem responsabilidades...

                    pelo que o Silver tem de reclamar, porque a informação que os senhores da Brisa disseram, pelos vistos é usual mas mal dada...é o tipico fugir com o cu á seringa.
                    O decreto lei é o que já foi aqui indicado.

                    Eles têm apenas a responsabilidade de provarem que não agiram com negligência. E provar que as redes estão em condições.

                    Por isso podem sempre tentar-se escapar!

                    Comentário


                      #40
                      Para ajudar aqui vai a parte da Lei 24-2007 que te interessa:

                      Artigo 12.º
                      Responsabilidade
                      1 — Nas auto -estradas, com ou sem obras em curso, e
                      em caso de acidente rodoviário, com consequências danosas
                      para pessoas ou bens, o ónus da prova do cumprimento
                      das obrigações de segurança cabe à concessionária, desde
                      que a respectiva causa diga respeito a:
                      a
                      ) Objectos arremessados para a via ou existentes nas
                      faixas de rodagem;
                      b
                      ) Atravessamento de animais;
                      c
                      ) Líquidos na via, quando não resultantes de condições
                      climatéricas anormais.
                      2 — Para efeitos do disposto no número anterior, a
                      confirmação das causas do acidente é obrigatoriamente
                      verificada no local por autoridade policial competente,
                      sem prejuízo do rápido restabelecimento das condições
                      de circulação em segurança.
                      3 — São excluídos do número anterior os casos de força
                      maior, que directamente afectem as actividades da concessão
                      e não imputáveis ao concessionário, resultantes de:
                      a
                      ) Condições climatéricas manifestamente excepcionais,
                      designadamente graves inundações, ciclones ou sismos;
                      b
                      ) Cataclismo, epidemia, radiações atómicas, fogo ou
                      raio;
                      c
                      ) Tumulto, subversão, actos de terrorismo, rebelião
                      ou guerra.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Pois é pessoal. Ontem vinha eu descansadamente na Auto Estrada A5 as 4h30 da matina. Calmamente na faixa da direita a 120km/h quando a uns 200m da bomba da Galp (sentido Cascais - Lisboa) salta um Gato da berma. Travei muito pouco, desviei-me, mas o embate foi inevitável!

                        O gato infelizmente não sobreviveu!

                        Parei na berma quando consegui (a uns 50m da bomba). Sai do carro e não dava para ver nada por causa da escuridão.

                        Decidi arrancar e encostar na bomba para ver se havia estragos.

                        Ao entrar na bomba estão 2 carros patrulha " a conversa" com um senhor alcoolizado!

                        Parei no estacionamento, sai do carro e assim já pude constatar que apesar de ser um animal pequeno ainda havia danos.

                        Aproximei-me da Brigada de Transito e perguntei o que podia fazer. Falou-se para a BRISA e fiquei a espera enquanto os Agentes foram procurar o corpo do animal e se necessário retirar da via.

                        Chegou a BRISA, a BT reaparece, confirma a presença do animal morto na estrada que foi removido para a berma até a BRISA o recolher.

                        Fiquei com os dados da Ocorrência que deu entrada na BRISA e com um papel para efectuar uma reclamação!



                        Os danos são ligeiros, mas agora estou com um dilema, ou me armo em mecânico, desmancho o para-choques e tento encaixar tudo bem. (Já vi que pelo menos perdi duas peças de fixação.

                        Ou levo a marca pago pelo menos a mão de obra (já que penso que não é preciso substituir nenhuma peça! Mas para ter a certeza que os apoios estão bons e que fica (teoricamente) tudo bem montado!










                        A grelha que falta apanhei-a e está intacta, mas tem de ser encaixada por dentro.

                        O encaixe ao pé do farol de nevoeiro já arranjei. O outro é que é mais complicado só desmanchando parte do para-choques.

                        Mas a óptica ficou ligeiramente desalinhada e a grelha central idem!


                        Tanto a Policia como o Sr da BRISA deixaram a entender que a BRISA não paga nada!


                        Por outro lado tenho a agradecer a simpatia da BT e do Apoio da BRISA mesmo as 5h da matina!
                        Boas!
                        Desculpa mas não pude deixar de reparar... porque é que escreveste gato com letra maiuscula???
                        Era um gato mesmo grande?

                        Agora a sério... lamento o que te aconteceu! À anos aconteceu-me algo parecido mas não foi em autoestrada. também tive alguns danos no carro e tive que arrecadar com eles

                        Cumps

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          O decreto lei é o que já foi aqui indicado.

                          Eles têm apenas a responsabilidade de provarem que não agiram com negligência. E provar que as redes estão em condições.

                          Por isso podem sempre tentar-se escapar!
                          mas isso é muito relativo...

                          a rede pode até estar em condições, mas estar em condições nestes casos não é não ter ferrugem...mas sim que o espaçamento entre os quandrados da rede seja inferior ao tamanho de um animal tipo gato, cão...CAVALO !!

                          mas claro e tu ja tas a contar com isso, eles vai tentar esquivar-se.

                          P.S - nao tinha reparado que ja tinha falado no Decreto Lei...my bad

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            as leis mudaram realmente,,,se fosse há 10 anos atraz dizia-te que a brisa nao pagaria nada....agora realmente nao sei estou curioso

                            se a brisa pagar...um dia que precise de mudar um parabrisas e só levar um pombo morto e dizer que ele se atravessou na estrada... voilá vidro novo de borla
                            Só que isso é crime... E tens muitos outros casos completamente diferentes deste, em que pessoas tê ideias como as tuas, mas aqui acho que niguém está a falar de burlas... Talvez seja mpor causa de ideias dessas que demorámos tantos anos até às concessionárias das AE se começarem a responsabilizar por casos como este...

                            Comentário


                              #44
                              Pois é.

                              Ontem resolvi meter mãos a obra e ver quais os danos reias do carro antes de mandar arranjar e se valia a pena mandar arrnjar.

                              Desmontei o para-choques que estava inteiro sem qualquer zona partida, apenas com uns riscos ligeiros na zona inferior exactamente onde o gato bateu!
                              Ao tirar o para choque encontei. Um dos apoios do farol de nevoeiro estava partido... O farol tem 3 apoios, um foi.se! Para ficar como estava tem de ser o farol todo novo!

                              Duas das ligações entre a cava da roda (plástica) e o para-choques estão também partidas ainda seguram mas estão estaladas em cerca de 4 ou 5cm.
                              Resolução, cava da roda toda nova!

                              De resto a grelha inferior não partiu nada, apenas ficou riscada por dentro e não é grave.

                              Voltei a montar tudo, ficou tudo montado e o carro circula sem problemas.

                              Vou na proxima semana a marca pedir orçamento para farol de nevoeiro e cava da roda novos com montagem!

                              Entrego tudo na Brisa. Reclamação, Informação Policial, Fotos dos Estragos e Orçamento.

                              E depois espero (sentadinho!)

                              Comentário


                                #45
                                Por acaso não costuma demorar muito a responder, afinal de contas, deve ser uma carta tipo... é so mudar meia dúzia de dados!

                                Comentário


                                  #46
                                  Já viste que se fosses na faixa da esquerda, podias ter saído ileso

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                    Já viste que se fosses na faixa da esquerda, podias ter saído ileso
                                    Pois era!

                                    O mais "engraçado" é que quando circulo a noite sozinho numa AE de 3 faixas admito que não cumpro o CE e ando sempre na Faixa do meio. Não gosto de andar juntinho a nenhum dos lados.

                                    Neste caso como era bem tarde e ia nas calmas sem pressas e só queria era chegar a casa sem stress. Achei por bem ir na faixa da direita e cumprir o CE a risca. 120, faixa da direita!

                                    Se fosse na faixa do meio penso que teria bastado para me ter safo!

                                    Vá lá que os estragos não são nada de especial e que consegui reconstruir o que estava mal e dá perfeitamente para circular sem problemas!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por g_simoes Ver Post
                                      Só que isso é crime... E tens muitos outros casos completamente diferentes deste, em que pessoas tê ideias como as tuas, mas aqui acho que niguém está a falar de burlas... Talvez seja mpor causa de ideias dessas que demorámos tantos anos até às concessionárias das AE se começarem a responsabilizar por casos como este...
                                      Eu falei apenas para dar exemplo que casos destes sao dificeis de provar...quem está na brisa não sabe se é burla ou não...

                                      Mas estou curioso para saber quel o desfecho que a brisa vai dar a este caso, se paga se enrola e não paga.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X