Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnicas de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Podiam explicar melhor a single-clutch e as duplas?

    No caso das duplas sei mais ou menos o que é e para que serve mas nunca percebi bem como funciona, já o single-clutch estou a zeros.

    Pelo que percebi dum video que aqui colocaram, single-clutch é quando vais passar de 2ª para 3ª ,p.e., carregas a fundo na embraiagem e dás uma aceleração, tiras o pé do acelerador, levantas a embraiagem e fazes o resto normal, isto permite que evites aquelas passagens em que pões a mudança e as rotaçãoes caem quase até ao ralenti, assim dás uma aceleração e quando tiras o pé da embraiagem as rotações não caem tanto.
    Double-clutch é estares em 1ª, carregas na embraiagem, pões em ponto-morto, largas e voltas a carregar na embraiagem e pões a 2ª, útil em camiões e carros antigos, nos novos não vale a pena.
    Alguém que me corrija se eu estiver errado.


    Já agora queria tirar uma dúvida, numa travagem e eu ao fazer um redução de 3ª para 2ª convém levantar o pé da embraiagem mais ou menos até as rotações aumentarem pela redução de mudança engatada do que tirar o pé bruscamente para o carro não fugir, certo.


    Acho que também seria interessante que quem tivesse mais experiência nos dissesse como por exemplo controlar o carro se ele fugir de traseira numa curva, etc
    Assim nós depois experimentáva-mos num sitio tendo umas luzes do que fazer

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Podiam explicar melhor a single-clutch e as duplas?

      No caso das duplas sei mais ou menos o que é e para que serve mas nunca percebi bem como funciona, já o single-clutch estou a zeros.
      As double-clutch funcionam da seguinte forma, a passar de uma velocidade de caixa para outra carregas uma vez na embreagem e colocas em ponto-morto, depois largas a embreagem, aceleras um pouco e carregas novamente na embreagem e colocas na mudança pretendida. A reduzir também torna mais suave a passagem, já testei no meu carro e assim foi, mas prefiro as single-clutch é mais rápido.

      A single-clutch é quando fazes uma redução por exemplo de 4º para 3º quando carregares na embreagem aceleras ao mesmo tempo um pouco para as rpm subirem e quando largares a embreagem as rotações devem estar na posição em que iam ficar no momento em que engrenasses a 3º ou um pouco antes, assim quase nem notas as reduções.

      Mas melhor que eu explicar é ver.

      http://br.youtube.com/watch?v=HfTMJlM7Yi8

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
        duplas é como se conduziam os camiões...carregas na embraiagem para desengrenar...ficas em ponto morto e das uma aceleraldela...carreas de novo na embraiagem para meter a mudança seguinte...o porque de se fazer isto? para a caixa não atrofiar? não sei...

        single-clutch teve ser usar os tres pedais em simultaneo para as reduções...(ponta tacao?)
        Não sei mas não me parece que seja bem isso. Tal como eu tinha dito do pouco que sei acho que as "duplas" vêm do "antigamente" se assim se pode dizer, onde as caixas de velocidades não tinham sincronizadores e essa aceleradela servia para "manualmente" sincronizar as rotações da transmissão com as do motor para que a velocidade entrasse facilmente. Hoje em dia, nos carros actuais, pode-se fazer a mesma coisa para se engrenar uma velocidade sem carregar na embraiagem. Se estiver enganado por favor corrijam.

        O single-clutch é que ainda não entendi bem mas pelo video presumo que seja carregar no acelerador durante a troca de engrenagem, para que quando a velocidade a seguir entre se tenha o motor com mais "pulmão" do que se viesse desde "cá de baixo".... Mas como disse o Aturval penso que isso é prática "comum" mesmo sem se saber nada de tecnicas de condução. Não?

        Comentário


          #34
          Single-clutch é só para reduções ou também se pode fazer quando se passa de uma 2ª para 3ª (exemplo)?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
            Não sei mas não me parece que seja bem isso. Tal como eu tinha dito do pouco que sei acho que as "duplas" vêm do "antigamente" se assim se pode dizer, onde as caixas de velocidades não tinham sincronizadores e essa aceleradela servia para "manualmente" sincronizar as rotações da transmissão com as do motor para que a velocidade entrasse facilmente. Hoje em dia, nos carros actuais, pode-se fazer a mesma coisa para se engrenar uma velocidade sem carregar na embraiagem. Se estiver enganado por favor corrijam.

            O single-clutch é que ainda não entendi bem mas pelo video presumo que seja carregar no acelerador durante a troca de engrenagem, para que quando a velocidade a seguir entre se tenha o motor com mais "pulmão" do que se viesse desde "cá de baixo".... Mas como disse o Aturval penso que isso é prática "comum" mesmo sem se saber nada de tecnicas de condução. Não?

            Há por ai um video de um chinoca a meter mudanças numa passat variant das novas sem carregar na embraiagem
            Mas é preciso muito saber para não arranhar

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
              Há por ai um video de um chinoca a meter mudanças numa passat variant das novas sem carregar na embraiagem
              Mas é preciso muito saber para não arranhar
              Eu consigo fazer em pelo menos dois carros.... No Bj e o outro por acaso é o mesmo desse video. Não posso dizer que entre sem espinhas tal e qual como se faz com embraiagem mas não arranha, apenas se nota que não é limpo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                Single-clutch é só para reduções ou também se pode fazer quando se passa de uma 2ª para 3ª (exemplo)?
                Só para reduções, aliás como as double.

                Porque quando passas de uma 2º para 3º a rotação vai cair, se acelerares quando largares a embreagem o carro vai dar um "pulo" e perde-se a suavidade.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                  Só para reduções, aliás como as double.

                  Porque quando passas de uma 2º para 3º a rotação vai cair, se acelerares quando largares a embreagem o carro vai dar um "pulo" e perde-se a suavidade.
                  Então não tem nada a ver com aquilo que estive a dizer, embora também seja verdade. Pensei que tivesse a ver com isso que se fazia nos carros antigos para se engrenar mudanças, mas acima.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Então não tem nada a ver com aquilo que estive a dizer, embora também seja verdade. Pensei que tivesse a ver com isso que se fazia nos carros antigos para se engrenar mudanças, mas acima.
                    Eu não tenho a certeza, mas já foi dito aqui por outro user que antes utilizavasse mais por não existir sincronizadores nos carros antigos.

                    E provavelmente é verdade, mas isso não tenho a certeza.

                    No plano actual tanto as single como as double servem para reduzir com mais suavidade e de uma forma mais eficaz (o carro não perde tempo com a subida de rotação como acontece numa redução normal). Agora ao fazer as double por muito rápido que se seja perde-se mais tempo do que ao fazer a single, por isso utilizo esta última.

                    A ponta-tacão também tem um papel importante principalmente nos carros rwd, é que evita que as rodas traseiras bloqueiem (assim evita-se o pião).
                    Isto principalmente numa redução mais "forte".

                    Comentário


                      #40
                      Vendo a questão num contexto 100% prático, numa condução de estrada num carro de estrada, mesmo que rápida, quase todas as técnicas seriam dispensáveis nos automoveis modernos. Por exemplo, a não ser que se vá em modo "kamikaze", é muito improvável que não utilizar ponta tacão desiquilibre o carro (mesmo que em travagem forte) ao ponto de se tornar perigoso.

                      Isto acontece porque, havendo bom senso, tanto o carro como o piloto vão com margem de grip, estabilidade, travagem, etc, suficiente para absorver pequenos solavancos, correcções e desiquilibrios que vão ocorrendo.

                      Numa condução de pista o caso muda completamente de figura. Por ex, em carros de caixa manual não fazer ponta-tacão pode facilmente quebrar a tracção das rodas traseiras e provocar um pião ou despiste. Tudo vai nos limites, as margens de correcção por vezes nem existem e qualquer desiquilibrio paga-se caro.

                      Ao contrário do que muita gente pensa a condução desportiva tem tudo a ver com suavidade e não agressividade. Todos os inputs devem eliminar arestas e brusquidão, mesmo que seja feito de forma tão rápida que não é perceptivel numa simples observação. Acho que a maior parte de voçês já deve ter experenciado aquele "artista" que acha que sabe conduzir e toca de dar patadas nos travões para o ABS resolver, mandar "grandas reduções", ou seja passagens de caixa com a embraiagem a sofrer o insulto e o passageiro a bater com a cabeça no tablier, etc, etc.

                      However...

                      Se falamos de um ponto de vista lúdico, suavidade na condução ou puro prazer e paixão de bem conduzir quase todas fazem sentido mesmo na estrada, no dia-a-dia!

                      Ponta e tacão dá um gozo extremo na condução e é, na minha opinião, uma técnica "obrigatória" no arsenal de qualquer entusiasta da condução. Sem ela tudo fica algo desastrado, deselegante e sem suavidade. Ainda por cima soa melhor e faz bem ao ego!

                      Travar com o pé esquerdo permite ajustar trajectorias (especialmente em carros FWD), jogando com a transferência de massas.

                      Ter boa noção de pontos de travagem e regular a intensidade da mesma é também essencial. Travar forte mas de forma a eliminar a brusquidão é importante tanto no inicio como no final do processo (não saltar bruscamente do travão mas retirar a pressão de forma súbtil por ex).

                      De todas estas a mais dificil de treinar parece-me ser a sobre-viragem, ou seja o carro fugir de traseira. Pelas razões obvias é a mais dificil de provocar de forma segura na estrada, acho que só mesmo a experiência em pista é que permite ganhar à vontade sem um encontro precoce com S. Pedro.

                      Ponta e tacão, travagem com pé esquerdo, pontos de travagem e trajectorias são técnicas que penso dominar bem. Sobre-viragem não tenho prática suficiente para dizer que domino. Falta à vontade para fazer altos power slides e apanhar saidas bruscas de traseira com segurança.

                      Dito isto tenho perfeita noção que não passo de um mero curioso da condução. Nada como andar ao lado de um piloto profissional para me aperceber das minhas limitações! É outro mundo...

                      Comentário


                        #41
                        Condução é mais do que uma lista de técnicas, é toda uma suavidade no tratamento dos comandos e uma sensibilidade às transferências de massas díficil de colocar em palavras.

                        Normalmente em poucos metros à pendura já sei se estou perante um bom ou mau condutor. Quem já teve a hipótese de andar ao lado de um piloto profissional deve ter sentido aquela epifania, "fez-se luz, ele faz isto parecer tão fácil"!

                        Enquanto não houver uma compreensão profunda deste conceito parece-me irrelevante partir para técnicas que não passam de pormenores que derivam naturalmente da ideia base da gestão da transferência de massas.

                        No particular estou bem familiarizado com trajectórias, ponta-tacão etc.
                        Estou só à espera de uma oportunidade em pista para explorar o mundo da sobreviragem porque há ali muito dinheiro envolvido para eu me sentir confortável a arriscar doutra forma.

                        Comentário


                          #42
                          Ayrton Senna s driving technique:
                          http://br.youtube.com/watch?v=8By2AE...eature=related


                          SAAB:http://br.youtube.com/watch?v=TOuXb1...eature=related

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                            Dito isto tenho perfeita noção que não passo de um mero curioso da condução. Nada como andar ao lado de um piloto profissional para me aperceber das minhas limitações! É outro mundo...
                            Um mero curioso sou eu por exemplo.

                            Tu, com certeza que nos últimos 6 meses (?)+- aprendeste imenso e tal como referiste dominas alguns passos que grande parte das pessoas nunca ouviu falar sequer.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                              Pelo que percebi dum video que aqui colocaram, single-clutch é quando vais passar de 2ª para 3ª ,p.e., carregas a fundo na embraiagem e dás uma aceleração, tiras o pé do acelerador, levantas a embraiagem e fazes o resto normal, isto permite que evites aquelas passagens em que pões a mudança e as rotaçãoes caem quase até ao ralenti, assim dás uma aceleração e quando tiras o pé da embraiagem as rotações não caem tanto.
                              Double-clutch é estares em 1ª, carregas na embraiagem, pões em ponto-morto, largas e voltas a carregar na embraiagem e pões a 2ª, útil em camiões e carros antigos, nos novos não vale a pena.
                              Alguém que me corrija se eu estiver errado.


                              Já agora queria tirar uma dúvida, numa travagem e eu ao fazer um redução de 3ª para 2ª convém levantar o pé da embraiagem mais ou menos até as rotações aumentarem pela redução de mudança engatada do que tirar o pé bruscamente para o carro não fugir, certo.


                              Acho que também seria interessante que quem tivesse mais experiência nos dissesse como por exemplo controlar o carro se ele fugir de traseira numa curva, etc
                              Assim nós depois experimentáva-mos num sitio tendo umas luzes do que fazer
                              Correcto, aliás houve uma revista portuguesa que quando testou o novo M3 disse precisamente que naquele carro era fundamental saber fazer a manobra ponta-tacão para evitar que as rodas traseiras bloqueassem, quem não soubesse fazer isso, o melhor a fazer era quando reduzisse, largasse a embreagem de forma muito suave por forma a sentir o momento em que a velocidade engrenasse, caso contrário lá bloqueavam as rodas.

                              Mas aplica-se a todos os carros numa redução "simples" se largarmos a embreagem de forma brusca vamos sentir a redução da mesma forma.

                              O melhor é tentarem fazer single-clutch que é muito simples e vão constatar que é tudo muito mais suave, é natural que no iníco não, mas é apenas uma questão de treino.

                              Depois treinar ponta-tacão... que IMHO é mais complicado, requer mais treino.

                              Comentário


                                #45
                                Double Clutch - http://br.youtube.com/watch?v=0j-3xIZK-Bk&NR=1
                                Ponta tacão - http://br.youtube.com/watch?v=IuoZeu...eature=related

                                Comentário


                                  #46
                                  ponta tacão, EU!


                                  http://br.youtube.com/watch?v=6bTb048nLDM

                                  ...e um gajo qualquer que pensa que é bom a fazer uma rapsódia de todas as técnicas:

                                  http://www.youtube.com/watch?v=_HjXXUyQhPE


                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                    Só o maior dos driving Gods é que se pode dar ao luxo de filmar com sapato verniz castanho e meia branca! Ayrton forever...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                                      Só o maior dos driving Gods é que se pode dar ao luxo de filmar com sapato verniz castanho e meia branca! Ayrton forever...


                                      A propósito fez-me lembrar este todo descontraido em nurburgring... mas com classe.

                                      http://www.youtube.com/watch?v=qfyRA-g1nhI

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por pmna Ver Post


                                        A propósito fez-me lembrar este todo descontraido em nurburgring... mas com classe.

                                        http://www.youtube.com/watch?v=qfyRA-g1nhI
                                        Xiça, grande descontração, parece quase "querida vou ali comprar o jornal, queres que traga alguma coisa?" ... mas aquela velocidade, no Ring, de cabeça ao léu!? Hajam mãozinhas...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sinto-me um loser aqui..

                                          Mas sei fazer bem uma curva de 180º em terra sempre em drift e sem para a meio para meter 1ª.

                                          Díficilimo

                                          Comentário


                                            #51
                                            Estive a ler o tópico desde que postei e afinal faço uma que passou por cima dos meus olhos.
                                            Faço o single-clutch, e já o faço de uma forma que não dou por isso. Faço-o só para reduzir. É que o meu carro como é a diesel dos mais antigos, quando se reduz aquilo sem aumentar um pouco a rotação para esta cair numa zona "agradável", dá um solavanco que depois de uns tempos começa a incomodar. Assim, uma dou um toque no acelerador quando reduzo. É só por conforto que fui "descobrindo" esta técnica.

                                            Também costumo fazer uma brincadeira ( ) comigo mesmo. Vejo uma fila à frente e vou reduzindo o mais suavamente possível SEM usar o travão para parar o carro. Quando está mesmo quase quase a parar, engreno a primeira ( que no meu carro só entra quase parado ) e ele pára. É a técnica para poupar pastilhas.


                                            P.S. - O ponta tacão não dá pela posição dos pedais, aliás como disse no primeiro post. Só se me passou esta.
                                            Editado pela última vez por ; 21 October 2008, 23:13.

                                            Comentário


                                              #52
                                              A título de curiosidade:são autodidatas ou frequentaram cursos de condução avançada/desportiva? se frequentaram, quais?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Single-clutch uso bastante, mas só quando não preciso de travar, porque infelizmente só tenho 2 pés. Por isso mesmo se usa o ponta-tacão, mas nos carros que conduzo não consigo fazer de maneira nenhum, só se usar umas barbatanas.

                                                Acho que esta é a unica técnica que pode dar jeito, por tornar a condução mais suave. Travagem com o pé esquerdo pode dar jeito a quem ache que o caminho casa-trabalho é uma pista e quiser tirar alguns centésimos de segundos ao tempo que normalmente faz.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post

                                                  Também costumo fazer uma brincadeira ( ) comigo mesmo. Vejo uma fila à frente e vou reduzindo o mais suavamente possível SEM usar o travão para parar o carro. Quando está mesmo quase quase a parar, engreno a primeira ( que no meu carro só entra quase parado ) e ele pára. É a técnica para poupar pastilhas.


                                                  P.S. - O ponta tacão não dá pela posição dos pedais, aliás como disse no primeiro post. Só se me passou esta.
                                                  Neste caso não tem relevância porque vais devagar mas devem ser sempre os travões a travar o carro Pastilhas são muito mais baratas do que motores ou transmissões desgastadas. Mais uma vantagem do ponta tacão, poupas a transmissão e manténs o esforço de travagem nos travões, ficando apenas o motor em "carga".

                                                  Tens a certeza que não dá? Com um bocado de prática (quase) qualquer carro dá!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                                                    Neste caso não tem relevância porque vais devagar mas devem ser sempre os travões a travar o carro Pastilhas são muito mais baratas do que motores ou transmissões desgastadas. Mais uma vantagem do ponta tacão, poupas a transmissão e manténs o esforço de travagem nos travões, ficando apenas o motor em "carga".

                                                    Tens a certeza que não dá? Com um bocado de prática (quase) qualquer carro dá!
                                                    Sim, mas faço isso a rotações muito baixas para não desgastar...E é só naqueles dias que não estou a pensar em nada dedico-me a tentar usar o menos possível os travões em zonas que conheço. Em muitas zonas já sei que se largar o acelerador no sítio X o carro vai parar no sítio Y. Quem não tem nada que fazer é assim loool
                                                    No meu carro o acelerador está muito encostado ao túnel da caixa de velocidades. Não tenho o pé grande, 42. Já no carro do meu irmão, Civic, existe espaço para isso.
                                                    Editado pela última vez por ; 21 October 2008, 23:28.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=-bxVfxsJBcw

                                                      Depois deste video venham me dizer que a disposição dos pedais do vosso carro não dá para fazer ponta-tacão.

                                                      Existem uns carro mais fáceis do que outros como já tinha dito, mas com treino todos dão.

                                                      Independentemente do tamanho do pé se o rodarem para a vossa direita vai existir uma altura em que o calcanhar vai conseguir tocar no acelerador, depois é ir treinando para encontrar a melhor forma de o fazer, doseando de forma progressiva/linear o travão e ao mesmo tempo carregar no acelerador (por instante apenas).
                                                      Editado pela última vez por pmna; 22 October 2008, 00:17.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Ponta-tacão é quase segunda natureza, e é difícil de desabituar. É-me mais difícil fazê-lo agora, porque os pedais não o proporcionam tão facilmente, mas o "tique" está lá. E, sinceramente, no meu carro só vale a pena com o controle de tracção desligado - que é a maior parte do tempo, porque filtra tanto a experiência de condução que se torna incómodo.

                                                        Agora, experimentem pegar num Fiat 600 clássico e tentar fazer passagens de caixa sem dar duplas de embraiagem.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Reconheço a utilidade do ponta-tacao i consigo fazer sem problemas no meu carro... Noutros carros ja nao sai nada de jeito.... É mesmo preciso conhecer bem o carro....

                                                          Mas no meu caso como faço conduçao para consumos, raramente recorro a esta técnica... Sempre sao umas aceleradelas a mais....

                                                          Em termos de duplas, acho eu que hoje ja nao se justifica...

                                                          Sub viragem e sobre viragem , vem ai uns dias de chuva bons para a malta brincar um pouco e aproveitar para treinar.... Em espaços seguros, claro!

                                                          No meu carro, tracção à frente, para provocar uma sobreviragem, é a entrada de uma curva, por exemplo, ir ja numa rotaçao elevada i retirar bruscamente o pé do acelerador ao mesmo tempo que viro o volante, para a curva... O resto é sentir...

                                                          Pessoalmente quando faco isto é sempre em campo aberto, numa curva imaginário... assim posso despistar me ªà vontade sem provocar estaragos!!!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Existe uma técnica de condução que implica todas as descritas aqui, acrescida de duas, o que, em boa verdade, se aplica mto bem ao condutor "tuga rapidus normalis". Fica aqui uma versão em inglês, pq não tenho tempo para ir filmar no meu bólide.

                                                            Resumo: Single Clutch Downshift+Double Clutch Downshift+ Heel and Toe Breaking downshift...As duas suplementares são: enquanto se usam as 3 primeiras à medidad das necessidades, Apitar frequentemente para o carro da frente...tudo devidamente acompanhado de uns insultos à maneira.

                                                            P.S. A voz de gay é, obviamente, dispensada pelo condutor "tuga rapidus normalis", sendo da exclusiva responsabilidade do condutor que aparece no vídeo.

                                                            http://www.youtube.com/watch?v=q39S4...eature=related

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Procurem no youtube por: BMW M5 - Greg's Shifting School
                                                              e vejam os videos relacionados.
                                                              O gajo dos videos explica muito bem todas as técnicas que aqui se têm falado
                                                              Até ensina a arrancar, levemente, moderadamente e depressa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X