Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IP4 - A estrada mais perigosa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    100km/h.
    Nos ultimos trabalhos de recuperação da via, bem como colocação de guardas etc, no que tive acesso eram 90km/h.

    Mas acredito que inicialmente na maioria dos troços fossem 100km/h. pelas antigas normas da JAE, presumo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
      A estrada em si, não é assim tao perigosa quanto isso. A velocidade de projecto são 90km/h, em algumas zonas menos, mas muita gente nao cumpre nem de perto nem de longe estes limites, e quando falo em muita gente, é quase a totalidade.

      Tirando o troço perto de Macedo de Cavaleiros, e o troço do Marão, nao vejo nada de mais, mesmo para velocidades um pouco acima do permitido por lei.

      O problema são os condutores, que muitos, fazem daquilo uma autodromo, tais sao as ultrapassagens perigosas, a velocidade, as manobras, etc.

      É a minha opiniao.

      Cumprimentos.
      por acaso na zona de macedo não vejo nada de mal, até as curvas são abertas

      eu ai as 8 da noite espero estar a entrar ou ja estar no ip4 em direcção a mirandela( romeu)
      saiu de lx as 5, logo ai 8h ou 8h10 devo tar em vila real

      Comentário


        #33
        Lamento discordar, mas quem diz que o IP4 é perigoso, de certeza que nunca andou a N125, no algarve. ele é cruzamentos, pessoal a meter-se a toa, algumas curvas com má visibilidade, com cruzamentos logo a seguir...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
          por acaso na zona de macedo não vejo nada de mal, até as curvas são abertas

          eu ai as 8 da noite espero estar a entrar ou ja estar no ip4 em direcção a mirandela( romeu)
          saiu de lx as 5, logo ai 8h ou 8h10 devo tar em vila real
          Há sim, uma zona separada por guardas ao centro, vulgo, pinos verticais. Uns 3 ou 4 km.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
            Para desanuviar:

            Se a probabilidade de ter um acidente aumenta com o tempo que passamos na estrada, vamos andar sempre a "rasgar" para baixar essa probabilidade.

            Se 3 em cada 10 acidentes são causados por excesso de álcool, quer dizer que 7 em cada 10 são por quem não bebe álcool.
            Perigosos os que não bebem!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              Eu não acho. Concordo que quem circula numa estrada diariamente tem muito mais probabilidades de ter acidentes nessa mesma estrada, mas isso é uma estatística matemática facilmente demonstrável.

              Usa-se muitas vezes esse argumento (normalmente os acidentes dão-se em estradas que fazemos mais vezes) sem pensar muito nas razões que estão por detrás dessa estatística.
              Não estou a referir estatísticas, mas sim ao aumento da confiança e desleixo que advém da rotina.

              Se uma estrada é perigosa, os condutores que nela circulam diariamente, conhecem os seu perigos melhor que ninguém e são precisamente esses que provocam os acidentes mais graves. Normalmente estes acidentes estão relacionados com despistes em curvas ou ultrapassagens mal feitas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                Nos ultimos trabalhos de recuperação da via, bem como colocação de guardas etc, no que tive acesso eram 90km/h.

                Mas acredito que inicialmente na maioria dos troços fossem 100km/h. pelas antigas normas da JAE, presumo.
                Estamos a falar de estradas diferentes, estava-me a referir ao IP3 e não ao IP4.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por LM Ver Post
                  Não estou a referir estatísticas, mas sim ao aumento da confiança e desleixo que advém da rotina.

                  Se uma estrada é perigosa, os condutores que nela circulam diariamente, conhecem os seu perigos melhor que ninguém e são precisamente esses que provocam os acidentes mais graves. Normalmente estes acidentes estão relacionados com despistes em curvas ou ultrapassagens mal feitas.
                  Em que é que te baseias para afirmar isto? Eu não tenho acesso a esse tipo de dados, tu tens?

                  Onde eu quero chegar é que muita gente utiliza esse argumento mas eu ainda não perceber essa causa-efeito. É óbvio que vão acontecer mais acidentes provocados por condutores que normalmente circulam naquela estrada porque muito provavelmente esses também circulam em muito maior número naquela (ou noutra) estrada que os condutores esporádicos.

                  Já agora no IP3 não me lembro de nenhum acidente resultante de uma ultrapassagem mal feita jà há algum tempo. Este ano houve um choque frontal com um audi na zona de Tondela mas aparentemente foi um despiste numa curva e não uma ultrapassagem. Como te disse actualmente contam-se pelos dedos das mãos as zonas em que são permitidas ultrapassagens, todas com boa visibilidade e na sua maioria com 2 faixas no sentido contrário.

                  Comentário


                    #39
                    Np ip3 faço o troço que vai desde Coimbra até Tábua 1 vez por semana (ida e volta) e dps apanho a a25 em Mangualde e acho mto mal feito. Grandes desníveis, e faixa de rodagem estreita. Não continuo até Viseu pois acho que é menos perigoso ir por Nelas do que continuar n IP3...

                    Mas o que faz da estrada perigosa são mesmo os condutores.

                    Imaginem quem conheçe no sentido cbr-viseu, na descida que vai ter à saída para Penacova e no local em que os carros reentram no ip3 após aquela zona de descanso um anormal que seguindo na faixa de transito pára desde +- os 90 km/h para deixar entrar um camião que saía desse parque. Isto às 8h00 com pco trânsito.

                    Qto ao IP4 o problema tb são os condutores, principalmente os das carrinhas das obras que devem vir de Esapanha e entrar em PT via Quintanilha. Uma vergonha. Não me admiro nadinha dos acidentes que acontecem frequentemente com eles. As carrinhas dinamicamente são tijolos mas no entanto a nivel de manobras e velocidd são conduzidas como se se tratassem de pequenos desportivos...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      Em que é que te baseias para afirmar isto? Eu não tenho acesso a esse tipo de dados, tu tens?

                      Onde eu quero chegar é que muita gente utiliza esse argumento mas eu ainda não perceber essa causa-efeito. É óbvio que vão acontecer mais acidentes provocados por condutores que normalmente circulam naquela estrada porque muito provavelmente esses também circulam em muito maior número naquela (ou noutra) estrada que os condutores esporádicos.

                      Já agora no IP3 não me lembro de nenhum acidente resultante de uma ultrapassagem mal feita jà há algum tempo. Este ano houve um choque frontal com um audi na zona de Tondela mas aparentemente foi um despiste numa curva e não uma ultrapassagem. Como te disse actualmente contam-se pelos dedos das mãos as zonas em que são permitidas ultrapassagens, todas com boa visibilidade e na sua maioria com 2 faixas no sentido contrário.

                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=52580

                      Comentário


                        #41
                        O IP4 no troço entre Amarante e Vila Real devia ser o pedaço de estrada mais perigoso do país, isto antes de terem colocado os mini separadores.
                        Se hoje circulássemos neste troço como quando ele foi criado, íamos ficar surpreendidos como era possivel ultrapassar legalmente em determinados sitios.
                        A subir o Marão cheguei a apanhar uma vez um enorme cagaço e enquanto estudei em Vila Real muitos foram os que faleceram nesta estrada.

                        Comentário


                          #42
                          Era esse mesmo que estava a falar, mas já não me lembrava que esse tinha sido uma ultrapassagem. Obrigado pela correcção. Mas de qualquer forma não é representativo da maioria dos acidentes que ocorrem lá, pelo menos daqueles que normalmente apanho.

                          Comentário


                            #43
                            A IP4 tem actualmente zonas de velocidade máxima, 80kms/h.
                            E a verdade é que a estrada é perigosa, sim...agora cabe aos condutores adaptarem a sua condução á estrada.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                              Há sim, uma zona separada por guardas ao centro, vulgo, pinos verticais. Uns 3 ou 4 km.
                              não é por ter os pinos que se pode dizer que é perigoso, mas cada 1 com a sua opinião

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                O IP4 não é perigoso!

                                Perigoso é que lá anda
                                olha como tu sabes, uma vez a descer de VR para Amarante, ia eu a 80km/h e um caramelo numa Citroen 2CV ultrapassou-me na boa, quem conhece a descida de VR para Amarante sabe que existe por lá umas belas curvas e que aquilo tem traço continuo e que a velocidade máxima naquela altura era de 90km/h. Neste momento sempre que vou para Bragança e companhia utilizo a auto-estrada que acaba em Vila Pouca de Aguiar e depois desço até VR e assim fujo ao pior da IP4. Os meus pais já fizeram Amarante - Bragança em cerca de 4 horas, devido a camiões, acidentes, e companhia, naquela viagem apanharam de tudo.

                                Comentário


                                  #46
                                  ainda tem de me dizer uma estrada segura, se o pessoal não tiver consciencia

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X