Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Velocidade de AE em Nacional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    That's the point.

    Consideras 120km/h uma velocidade excessiva para a N4 e N114? Eu e muitos utilizadores regulares desta estrada, não.


    Wow, a sério?

    Claro que para quem tem pressa, vai pela A6, excelente AE para acelerar sem qualquer problema, mas em ritmo de passeio e a pensar um bocado na carteira? A EN está boa, demora-se pouco mais, para quê ir gastar 10€?
    Caro amigo, tens 17 anos, nunca conduziste em estradas públicas e achas que podes dar uma opinião? Claro que não! Só foste a pendura, esta agora. A tua opinião só é válida se fores condutor.
    Como dizes que tu não achas que 120 é uma velocidade excessiva se nunca conduziste? É cada um... E eu a pensar que já tinha visto tudo.

    Nunca mas nunca se deve abusar em nacionais. São o terreno de morte. AE ainda vá lá, margem de segurança é bem maior.

    Nas estradas nacionais tens muitas mais variáveis que em AE's, como, curvas apertadas, animais de qualquer tipo (acontece nas AE's mas com muito menos frequência), buracos e sobretudo pessoas. Sim pessoas vivas de carne e osso, que respiram. Crianças que podem sair a correr do nada no meio do nada (já me aconteceu N vezes), idosos etc...
    Isto aqui não é o Need for Speed, ou GTA, não se brinca, principalmente em nacionais.

    Se quando tirares a cartas quiseres brincar vai pelo menos para a A2 que tem umas rectas jeitosas.

    Vê se mudas essas mentalidades antes de te encartares, senão é mais um a andar aí à tolo...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
      Caro amigo, tens 17 anos, nunca conduziste em estradas públicas e achas que podes dar uma opinião? Claro que não! Só foste a pendura, esta agora. A tua opinião só é válida se fores condutor.
      Como dizes que tu não achas que 120 é uma velocidade excessiva se nunca conduziste? É cada um... E eu a pensar que já tinha visto tudo.

      Então porque raio não posso dar uma opinião? Diz lá? Ou o fórum é interdito a pessoas com menos de 18 anos e/ou sem carta?? Se calhar conheço as estradas em questão MUITO melhor que tu, faço-as com muita regularidade, por vezes, várias vezes na mesma semana, só isso acho que é uma mais valia para ter uma opinião válida! Eu é que pensava que já tinha lido tudo...

      Nunca mas nunca se deve abusar em nacionais. São o terreno de morte. AE ainda vá lá, margem de segurança é bem maior.

      Desculpa lá, mas só podes estar a brincar, nunca mas nunca?? Deves ser daqueles gajos que vão nas bermas das nacionais a 50km/h com as rodas da direita na berma da estrada já fora da faixa e o resto do carro na faixa... E são espertezas como essas que causam muitos acidentes em nacionais, como uma pérola que apanhei no Ip2, um pseudo-tractor a 40km/h, uma fila descomunal e nem sequer facilitava as ultrapassagens, claro que lá para trás da fila um corajoso e perigoso abriu o pisca e como tinha um carro relativamente potente ultrapassou a malta toda.
      Primeiro vai dar uma passeada pelo Alentejo, pelo Ip2, pelas EN's e depois vem falar comigo...

      Nunca, mas nunca, falei de velocidades superiores a 120km/h o que para algumas EN's e IP's alentejanas não é nada.

      E ainda te digo mais, não sei se conheces a A44 em Gaia ou a A29 de Estarreja para o Porto, mas GARANTO-TE que é bem mais perigoso andar lá a 120km/h que no Ip2 entre Évora e Beja.

      Nas estradas nacionais tens muitas mais variáveis que em AE's, como, curvas apertadas, animais de qualquer tipo (acontece nas AE's mas com muito menos frequência), buracos e sobretudo pessoas. Sim pessoas vivas de carne e osso, que respiram. Crianças que podem sair a correr do nada no meio do nada (já me aconteceu N vezes), idosos etc...
      Isto aqui não é o Need for Speed, ou GTA, não se brinca, principalmente em nacionais.

      Wow a sério? Sobretudo pessoas? Não reparaste que à entrada das localidades há semáforos de controlo de velocidade, que servem para isso mesmo - controlar a velocidade, sim, aqueles que passas lá a mais de 50 ou 70km/h e eles ficam vermelhos, pois, servem mesmo para isso, evitar que se passe lá a velocidades altas e para evitar acidentes desses.

      Se quando tirares a cartas quiseres brincar vai pelo menos para a A2 que tem umas rectas jeitosas.

      Vê se mudas essas mentalidades antes de te encartares, senão é mais um a andar aí à tolo...

      Deixa lá isso, decerto quando me encartar não andarei a 120km/h na A44, mas no Ip2 sem qualquer problema... Mas se me quiseres dar umas aulas de pericia a alta velocidade, ups, 120km/h no Veyron combinamos já isso.
      Respostas a bold.

      Enfim, get a life... Pq disse que certas EN se fazem entre os 100km/h e os 120km/h este espectáculo todo...

      Comentário


        #33
        Folgo em ver que o fórum continua engraçado em comparar coisas incomparaveis

        O planeamento das AE's e mecanismos de contenção de danos não têm nada a ver com as de EN. Arriscava a dizer que numa AE a 180 se vai "mais seguro" que numa EN a 80. Se aumentarmos a velocidade em EN então...
        A lista de coisas que podem correr mal numa EN é enorme. Pior só mesmo dentro de localidades. Isto é óbvio para toda a gente, acho eu. Ou então não...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Folgo em ver que o fórum continua engraçado em comparar coisas incomparaveis

          O planeamento das AE's e mecanismos de contenção de danos não têm nada a ver com as de EN. Arriscava a dizer que numa AE a 180 se vai "mais seguro" que numa EN a 80. Se aumentarmos a velocidade em EN então...
          A lista de coisas que podem correr mal numa EN é enorme. Pior só mesmo dentro de localidades. Isto é óbvio para toda a gente, acho eu. Ou então não...

          Tens de ver que ainda há aqui muito corredor de sofá com aspirações a piloto ... são todos uns heróis até se lixarem ... a eles ou a alguém.


          Abraço,
          McDriver

          Comentário


            #35
            Como disse atrás, só me meto em EN's quando não tenho alternativa. Ainda no ano passado tive de ir de Milfontes até Albufeira por um estrada nacional qualquer, em pleno Agosto.

            A estrada não tem grandes condições, conduz-se muito mal e há inúmeras variáveis que potenciam os perigos. Isto obrigou-me a ir muito concentrado, o que, juntando à velocidade mais baixa, me fez demorar o dobro do tempo e chegar muito mais cansado.

            De resto, conheço algumas estradas alentejanas, como aquela que liga Beja a Ferreira do Alentejo e Serpa, e, apesar do piso não ser mau, considero que andar acima dos 100 km/h começa a aumentar os riscos. Ou seja, se o tempo estiver bom e não houver muito trânsito, consegue-se andar, mas nunca com a segurança de uma AE.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Respostas a bold.

              Enfim, get a life... Pq disse que certas EN se fazem entre os 100km/h e os 120km/h este espectáculo todo...
              É mesmo, lolol

              Mas é certo que até 90km/h nas EN é uma velocidade excessivamente alta para a grande maioria dos condutores, visto a habilidade ser pouca.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Respostas a bold.

                Enfim, get a life... Pq disse que certas EN se fazem entre os 100km/h e os 120km/h este espectáculo todo...
                Gmigas o que o user Fumega disse faz todo o sentido.

                Perde esse orgulho e analisa bem o que o Fumega te disse. Porque ele disse várias coisas importantes. E nada do que ele disse justifica o teu tom de gozo e superioridade. Bem pelo contrário, ele deu-te uma opinião construtiva.

                Se não conduzes, uma coisa é certo. Não sabes a responsabilidade que é conduzir na via pública. Assim como a maior parte das pessoas que por aí circulam. Podes ter passado em todas as vias portuguesas, que ainda assim isso não te dá experiência em condução.

                Comentário


                  #38
                  Adoro condutores de playstation...

                  Comentário


                    #39
                    nao percebo pq dizem que andar a 120 numa nacional é perigoso porque tem curvas por exemplo...

                    lá por se andar a 120 não quer dizer que não se abrande numa curva, numa localidade, num cruzamento, etc...


                    basicamente temos de nos adaptar à estrada, ambiente e afins..
                    não é por ser estrada nacional que se torna automaticamente perigosa, e por ser AE que fica automaticamente sem riscos..

                    Comentário


                      #40
                      o problema da nacional são os radares que normalmente estão colocados onde há mais probabilidade de circular mais depressa (mesmo que isso não comprometa a segurança)...

                      por vezes prefiro pagar a ae do que apanhar uma multa... é que até posso ir a cumprir os 90 km/h e de repente passa para 50 e lá está o radar...

                      depois também depende do carro... então se for na minha carrinha, é nacional certamente, pois a velocidade de circulação é quase a mesma e não pago classe 2 ... ou seja, o valor da portagem dá-me para o combustivel

                      Comentário


                        #41
                        Nacional >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> AE

                        A qualquer dia, a qualquer hora.

                        Gosto de virar o volante.
                        Sem falar que odeio o visão de autoestrada:
                        Tabuleta, Arbusto, tabuleta, tabuleta, tabuleta, arbusto, arbusto, mato seco, mato seco, arbusto.

                        Adoro ir nas calmas pela nacional, ver paisagens interessantes, passar nas vilas castiças, para naquela tasca a beira da estrada, trocar dois dedos de conversa com a senhor do balcao, parar para mandar a mija la pra baixo pro riacho.
                        Ir atrás da moita com o rolo de papel higiénico. Dizer bom dia aos velhotes de bicicleta.

                        Demoro uma hora mais na teoria, porque na pratica, parece que cheguei 2 horas mais cedo, o tempo passa a voar.

                        Ainda este fds fiz Lx-Algarve as 2h da manha pela nacional. Cheguei a albufeira as 5h30 prai e ainda parei numa estaçao de serviço onde paro sempre com um café, mesmo antes de entrar no algarve.

                        È outra vida.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Gmigas o que o user Fumega disse faz todo o sentido.

                          Perde esse orgulho e analisa bem o que o Fumega te disse. Porque ele disse várias coisas importantes. E nada do que ele disse justifica o teu tom de gozo e superioridade. Bem pelo contrário, ele deu-te uma opinião construtiva.

                          Se não conduzes, uma coisa é certo. Não sabes a responsabilidade que é conduzir na via pública. Assim como a maior parte das pessoas que por aí circulam. Podes ter passado em todas as vias portuguesas, que ainda assim isso não te dá experiência em condução.
                          ??

                          Mas eu agora é que tenho o tom de gozo? Ele é que manda posts "É com cada um" e "Ah pensei que já tinha lido tudo"

                          Eu bem sei que uma nacional é bem mais perigosa que uma AE, mas o que ñ falta no meu post são AE's bem mais perigosas que as nacionais ALENTEJANAS. Eu estou só a falar daquilo que conheço e da realidade que conheço de perto que são as EN's alentejanas - Ip2 (esta ñ é EN mas tem bem o perfil); EN4; EN114; etc...!! Nunca me viram a falar de EN's que não conheço de certeza... Até pq sei que há EN's bem perigosas (Ex: EN125) e aí, nunca andei a mais de 80km/h e sempre que se pode usa-se a Via do Infante que é de borla e é muito mais segura.

                          Ok, a minha experiencia de condução pode ser ZERO, mas isso invalida que a minha opinião seja inválida e totalmente posta de parte??

                          E o post do SMDX é um bocado o que quero dizer, lá pq nas nacionais há curvas com angulos mais fechados que na AE, há localidades, gado, herdades, etc... Não significa que não se abrande nessas partes...!

                          O que acho piada é que vem para aqui pessoal mandar post's de "Ah e tal nacional" depois vai-se a ver em AE é só velocistas...

                          Comentário


                            #43
                            Um ponto ao qual eu quero chegar e vocês não estão a perceber:

                            Há nacionais e nacionais, tal como há AE's e AE's... Mas enfim pra vocês EN é EN e AE é AE, independentemente das localizações, curvas, construção, etc...
                            Ora ai ficam dois exemplos BEM DISTINTOS:
                            EN 1-
                            Ora ai está um caso de nacional perigosa QB, em que só um louco a faz a mais de 80km/h, curvas lentas com o angulo a fechar, a subir, feitas em 2ª, para se fazer no Max. a 60km/h e numa estrada com transito QB.
                            EN 2-
                            Este é, basicamente o perfil de EN's das quais tenho estado a falar.
                            EN's que quando se sobe, abre uma faixa à direita, bermas grandes, rails de protecção, pouco ou nenhum transito e MUITA visibilidade.

                            Eu aqui, estou a falar de EN's com o perfil 2 e não 1, logo olhem para as duas fotos e digam-me se no caso 2 é perigoso ir a 120km/h num dia desses... Nesse dia foi feita a entre os 110km/h e 120km/h e mesmo assim as ultrapassagens eram constantes, mas isso não tenho nada a ver...

                            E agora digam-me se é seguro ir a 80km/h na EN com o perfil 1.

                            Em que ficamos?
                            É mais seguro ir a 120km/h numa EN com o perfil 2 ou a 80km/h numa EN com o perfil 1.

                            That's the point.
                            Há nacionais e nacionais...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Como disse atrás, só me meto em EN's quando não tenho alternativa. Ainda no ano passado tive de ir de Milfontes até Albufeira por um estrada nacional qualquer, em pleno Agosto.

                              A estrada não tem grandes condições, conduz-se muito mal e há inúmeras variáveis que potenciam os perigos. Isto obrigou-me a ir muito concentrado, o que, juntando à velocidade mais baixa, me fez demorar o dobro do tempo e chegar muito mais cansado.

                              De resto, conheço algumas estradas alentejanas, como aquela que liga Beja a Ferreira do Alentejo e Serpa, e, apesar do piso não ser mau, considero que andar acima dos 100 km/h começa a aumentar os riscos. Ou seja, se o tempo estiver bom e não houver muito trânsito, consegue-se andar, mas nunca com a segurança de uma AE.
                              Considero este ponto muito importante, pois um cansaço ao volante por parte do condutor potencia as variáveis que possam acontecer na estrada.

                              E por vezes como é referido uma condução a baixa/média velocidade numa nacional com trânsito compacto e em certas condições metereológicas (chuva, nevoeiro, pôr-do-sol, noite) é extremanente desgastante, também o é numa AE mas em menor escala.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Porque é a A6 "taxada" e a A23 e Via do Infante n?

                                O curioso é q, embora o valor seja alto, até acho que me sinto "menos mal" a pagar nestas AE c boas condições que em outras cuja qualidade deixa muito a desejar, embora as faixas de aceleração de duas das Areas de Serviço deixam muito a desejar.
                                Quando acabar a renovação da nacional paralela, talvez em 2013/14 se possibilite tal situação do utilizador/pagador é que memso tendo em conta os critérios actuais para não pagamento de portagem, na região Algarvia são largamente superados, mas em contra-partida a nacional não consegue ter condições minimas para o suporte do tráfego numa região com uma elevada concentração turistica.

                                Comentário


                                  #46
                                  Mais uma vez, tive que aturar este tipo de comportamento no IC1 desta vez.

                                  E por favor, deixem espaço entre os carros para os que ultrapassam, e façam uma "loucura" n ultrapassem quem já vai a ultrapassar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Um ponto ao qual eu quero chegar e vocês não estão a perceber:

                                    Há nacionais e nacionais, tal como há AE's e AE's... Mas enfim pra vocês EN é EN e AE é AE, independentemente das localizações, curvas, construção, etc...
                                    Ora ai ficam dois exemplos BEM DISTINTOS:
                                    EN 1-
                                    Ora ai está um caso de nacional perigosa QB, em que só um louco a faz a mais de 80km/h, curvas lentas com o angulo a fechar, a subir, feitas em 2ª, para se fazer no Max. a 60km/h e numa estrada com transito QB.
                                    EN 2-
                                    Este é, basicamente o perfil de EN's das quais tenho estado a falar.
                                    EN's que quando se sobe, abre uma faixa à direita, bermas grandes, rails de protecção, pouco ou nenhum transito e MUITA visibilidade.

                                    Eu aqui, estou a falar de EN's com o perfil 2 e não 1, logo olhem para as duas fotos e digam-me se no caso 2 é perigoso ir a 120km/h num dia desses... Nesse dia foi feita a entre os 110km/h e 120km/h e mesmo assim as ultrapassagens eram constantes, mas isso não tenho nada a ver...

                                    E agora digam-me se é seguro ir a 80km/h na EN com o perfil 1.

                                    Em que ficamos?
                                    É mais seguro ir a 120km/h numa EN com o perfil 2 ou a 80km/h numa EN com o perfil 1.

                                    That's the point.
                                    Há nacionais e nacionais...
                                    Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Em cidade também se pode andar até 50km/h e vai lá fazer curvas a 90º a essa velocidade dentro de Lisboa. É claro que na 1ª situação não se deve fazer a curva a 80km/h, é óbvio, mas na 2ª situação também não se deve exceder os 90km/h, exactamente porque se trata de uma EN, onde não há separador central, onde há constantes ultrpassagens que implicam a utilização da faixa contrária e, se a 80~90km/h já se torna dificil esquivar de um carro em contra-mão, a mais de 120 mais dificil se torna. É preciso é bom senso e respeito pelas regras de trânsito, se elas existem, por alguma razão será.

                                    Comentário


                                      #48
                                      eu assumo: eu sou um louco ao fazer a N1 acima dos 80km/h. eu e os camionistas

                                      as fotos não demonstram nada porque são tiradas em momentos distintos. na N1 tb se arranjam troços com dupla faixa a subir e bom piso, tal como se arranjam fotos da N2 com as condições da N1 (ou bem piores).

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver Post
                                        Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Em cidade também se pode andar até 50km/h e vai lá fazer curvas a 90º a essa velocidade dentro de Lisboa. É claro que na 1ª situação não se deve fazer a curva a 80km/h, é óbvio, mas na 2ª situação também não se deve exceder os 90km/h, exactamente porque se trata de uma EN, onde não há separador central, onde há constantes ultrpassagens que implicam a utilização da faixa contrária e, se a 80~90km/h já se torna dificil esquivar de um carro em contra-mão, a mais de 120 mais dificil se torna. É preciso é bom senso e respeito pelas regras de trânsito, se elas existem, por alguma razão será.

                                        Sim, concordo com esta resposta. Sobre esta estrada apresentada posso afirmar que certamente tem o mesmo perfil do IP4, que pelos vistos não é das estradas com esta designação que tem pior traçado. Mas como ia a dizer, na maioria dos casos as pessoas não cumprem o limite. tomando por exemplo o IP4 que obedece a estes parãmetros, posso afirmar que ainda não vi ningém que cumprisse este limite, até pelo contrário! Sou testemunha, porque até o meu pai já circulou a 170 nesta estrada, e questuma andar em média nos 100/120.

                                        Por isso concordo com o post que mencionei, pois são estes problemas que fazem com que as estradas nacionais sejam alcunhadas de estradas da morte, por exemplo N125, IP4, antigo IP5, etc. Mas não quer dizer que uma autoestrada não esteja livre de perigo, pelo que se vê também os há, mas estes são bastantes diferentes.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Acho que raramente circulo na EN 4 à velocidade obrigatória, a não ser que existam semáforos ou esteja dentro de Montemor o Velho.

                                          Andar depressa e/ou acima dos limites não implica que se cometam asneiras grosseiras ou se corram riscos e se coloquem em risco os demais.

                                          Até porque tenho paciência suficiente para saber quando e posso abusar e quando não o posso fazer por respeito aos demais.

                                          Chamem-me o que quiserem...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Acho que raramente circulo na EN 4 à velocidade obrigatória, a não ser que existam semáforos ou esteja dentro de Montemor o Velho.

                                            Andar depressa e/ou acima dos limites não implica que se cometam asneiras grosseiras ou se corram riscos e se coloquem em risco os demais.

                                            Até porque tenho paciência suficiente para saber quando e posso abusar e quando não o posso fazer por respeito aos demais.

                                            Chamem-me o que quiserem...
                                            Chamo-te lúcido porque é exactamente o meu ponto de vista.

                                            A única EN que faço mais de meia dúzia de kms com alguma regularidade é a que vai da A2 para Beja e costumo meter o CC nos 110/115 simplesmente porque sei que se estiver lá o radar acima dos 120 é infracção grave e possibilidade de ficar sem carta.

                                            Mas aquilo tem rectas enormes em que muitas vezes não se vê carros de frente, pessoas, casas ou cruzamentos, não vejo qual o problema de se circular ali a 110 ou 120.

                                            Preocupa-me muito mais aqueles que entram nos cruzamentos sem olhar e ainda por cima não se dão ao trabalho de acelerar e continuam caminho a 50 km/h ou os que fazem ultrapassagens em lombas ou curvas sem visibilidade, às vezes vejo com cada uma que até me encolho todo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Vai lá ver no mapa se isso é uma EN?

                                              É uma vergonnha uma Capital de distrito ter uma ligação à AE assim.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Vai lá ver no mapa se isso é uma EN?

                                                É uma vergonnha uma Capital de distrito ter uma ligação à AE assim.
                                                Nos mapas aparece como IP8.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  isso é IP8, que foi construído em cima de ENs (pelo que chamar-lhe nacional não é descabido pois no fundo ainda são ENs)

                                                  E sim, a parte dessa estrada que está no distrito de Setúbal é uma vergonha.. assim, que se entra no distrito de Beja a estrada fica 100 vezes melhor

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por raistaparta Ver Post
                                                    chamo-te lúcido porque é exactamente o meu ponto de vista.

                                                    A única en que faço mais de meia dúzia de kms com alguma regularidade é a que vai da a2 para beja e costumo meter o cc nos 110/115 simplesmente porque sei que se estiver lá o radar acima dos 120 é infracção grave e possibilidade de ficar sem carta.

                                                    Mas aquilo tem rectas enormes em que muitas vezes não se vê carros de frente, pessoas, casas ou cruzamentos, não vejo qual o problema de se circular ali a 110 ou 120.

                                                    Preocupa-me muito mais aqueles que entram nos cruzamentos sem olhar e ainda por cima não se dão ao trabalho de acelerar e continuam caminho a 50 km/h ou os que fazem ultrapassagens em lombas ou curvas sem visibilidade, às vezes vejo com cada uma que até me encolho todo.
                                                    subscrevo por baixo. Nada mais a dizer.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por deceii Ver Post
                                                      acho que raramente circulo na en 4 à velocidade obrigatória, a não ser que existam semáforos ou esteja dentro de montemor o velho.

                                                      Andar depressa e/ou acima dos limites não implica que se cometam asneiras grosseiras ou se corram riscos e se coloquem em risco os demais.

                                                      Até porque tenho paciência suficiente para saber quando e posso abusar e quando não o posso fazer por respeito aos demais.

                                                      Chamem-me o que quiserem...
                                                      subscrevo por baixo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                                        nao percebo pq dizem que andar a 120 numa nacional é perigoso porque tem curvas por exemplo...

                                                        lá por se andar a 120 não quer dizer que não se abrande numa curva, numa localidade, num cruzamento, etc...


                                                        basicamente temos de nos adaptar à estrada, ambiente e afins..
                                                        não é por ser estrada nacional que se torna automaticamente perigosa, e por ser AE que fica automaticamente sem riscos..
                                                        SUBSCREVO POR BAIXO.

                                                        Até que enfim leio algo que vai ao meu encontro, no que toca a condução.
                                                        considero-me um aficionado pela velocidade, pelo que, se alguma vez for "brindado" com uma multa, será por excesso de velocidade e nunca por quebra de regras de segurança (coisa que prezo muito).
                                                        No entanto, e tal como na mensagem, TEM DE HAVER RESPEITO pelo que se vai a fazer; sendo assim, as estradas SÃO AQUILO QUE NÓS QUISERMOS, vai dai...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                          Eu sou suspeito para comentar este tópico...é exactamente nas nacionais que mas gozo me dá andar depressa.

                                                          Obviamente que, ando depressa se vejo que o posso fazer, caso contrário é seguir a carneirada.

                                                          Mas um das razões para além do preço das portagens, é mesmo o facto e me dar mais gozo conduzir numa nacional, é mais divertido, e deixa-me muito mais alerta do que ir a direito num AE a cento e muitos...
                                                          SUBSCREVO POR BAIXO.

                                                          Começo por dizer que numa AE, "até um cego sabe conduzir".
                                                          É numa N que se aprende e que se conduz como deve ser.
                                                          Na N têm-se todos os tipos de situações possíveis e imaginárias, as quais devem ser ultrapassadas consoante a condução exigida em cada uma.
                                                          Se se pretende denegrir a N, acho que a ideia está mal direccionada, pois na N deve-se, isso sim, sentir que é ali que se demonstra a qualidade da condução, o que infelizmente, neste país, não abunda (embora seja um país de bons condutores), uma vez que, POR QUALIDADE não me estou a referir à velocidade, mas sim ao cumprimento das regras; ai sim, é que está o problema deste país.
                                                          A velocidade foi implantada (os limites existentes em Portugal) para fazer cumprir regras impostas pelas seguradoras.
                                                          É certo que a velocidade é preponderante em qualquer situação, mas não é único problema;
                                                          mais do que a velocidade,
                                                          é a FALTA DE CIVISMO que provoca a grande maioria dos acidentes (nas AE é notório esse decréscimo porque são praticamente rectas);
                                                          também e, com uma grande quota na equação, são as próprias N o principal problema: a sua má construção, a sua má sinalização, a sua má manutenção, etc... leva a que, por esse país se ouça todo o tipo de comentários não muito abonatórios em relação a tais estradas (para aqueles que conhecem e, para conhecimento geral existe a IC8 (liga, supostamente Figueira da Foz a Monfortinho, digo supostamente porque nem começa na Figueira, e muito menos termina em Monfortinho / Espanha) que, para quem a costuma usar sabe bem que é um itinerário muito utilizado, mas que deixa muito a desejar, pois tem muitos períodos de quilómetros seguidos com duplos contínuos, isto na zona de Pombal (imaginem apanharem um camião) bem como, na zona da Sertã, a mesma mais parece um triturador.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por cpms Ver Post
                                                            subscrevo por baixo.
                                                            Subscrevo já implica "por baixo"

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Excesso de zelo ? Não

                                                              Excesso de parvoíce ? também não.

                                                              As nacionais do nosso país têm evoluido muito, no entanto, muitas delas, não têm condições para se andar a mais de 100 km/h.

                                                              E estou a falar de Nacionais, e não de IC's em que a coisa muda ligeiramente.

                                                              As nacionais, não são " vedadas " como os AE's, ou seja, há muitos cruzamentos que são difíceis de se verem ao longe, há muito mais animais a atravessar a estrada, há muito mais lixo na estrada, há muitas mini-lombas perigosas provocadas pelas raízes das árvores que levantam o alcatrão, etc etc.

                                                              Tudo isto faz com que andar a 120 km/h numa nacinal aparentemente boa, seja muito arriscado....ainda para mais, não havendo separadores centrais como no AE.

                                                              Concordo muito mais com o limite de 90 km/h nas Nacionais, do que 120 km/h nas AE's.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X