Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EN2 A estrada que atravessa o país

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Boa noite,

    Acho que esta questão dos carimbos, tem a ver com o facto de que a associação da ROTA N2 teria dificuldade, em decidir que concelhos que a estrada atravessa que ficariam fora, do passaporte. Portanto todos os 35 concelhos, estão representados no passaporte. Claro que eu concordo que a maior parte dos desvios não fazem sentido. Fiz em Julho, e noto pelo que vou vendo que houve bastante evolução de lá para cá, quando o fiz só havia um marco amarelo em S. Marta de Penaguião, agora parece-me que quase todos os municípios, colocaram Marcos destes.
    Recordo aqui o escrevi na altura na introdução do meu relato de viagem, a propósito do passaporte e dos carimbos:
    ...
    Um conselho ainda para quem a vai fazer, não se fixem demasiado no passaporte, não deverá ser um objectivo, mas sim mais um modo divertido de trazer uma recordação. Por exemplo nós, não nos fez sentido e não trouxemos carimbo de:
    • São Pedro do Sul (A estrada atravessa o concelho po um Km.)
    • Mortágua (A EN2 atravessa 2 km este concelho e isto por causa das alterações provocadas pela
      construção da barragem, no traçado original não passava no concelho de Mortágua)
    • Lousã (Neste caso são 3 km)
    • Avis (Aqui são 2 km)
    • Coruche (2 km)

    E isto tudo sem atravessar uma única povoação pertencente a esses concelhos, ao contrário de Viana do Alentejo (que passamos em Alcáçovas) ou de Alcácer do Sal (que passamos no Torrão), ou de Loulé que (passamos no Ameixial).
    ...
    Editado pela última vez por fluis2; 07 October 2020, 20:37.

    Comentário


      Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
      Boa noite,

      Acho que esta questão dos carimbos, tem a ver com o facto de que a associação da ROTA N2 teria dificuldade, em decidir que concelhos que a estrada atravessa que ficariam fora, do passaporte. Portanto todos os 35 concelhos, estão representados no passaporte. Claro que eu concordo que a maior parte dos desvios não fazem sentido. Fiz em Julho, e noto pelo que vou vendo que houve bastante evolução de lá para cá, quando o fiz só havia um marco amarelo em S. Marta de Penaguião, agora parece-me que quase todos os municípios, colocaram Marcos destes.
      Recordo aqui o escrevi na altura na introdução do meu relato de viagem, a propósito do passaporte e dos carimbos:
      ...
      Um conselho ainda para quem a vai fazer, não se fixem demasiado no passaporte, não deverá ser um objectivo, mas sim mais um modo divertido de trazer uma recordação. Por exemplo nós, não nos fez sentido e não trouxemos carimbo de:
      • São Pedro do Sul (A estrada atravessa o concelho po um Km.)
      • Mortágua (A EN2 atravessa 2 km este concelho e isto por causa das alterações provocadas pela
        construção da barragem, no traçado original não passava no concelho de Mortágua)
      • Lousã (Neste caso são 3 km)
      • Avis (Aqui são 2 km)
      • Coruche (2 km)

      E isto tudo sem atravessar uma única povoação pertencente a esses concelhos, ao contrário de Viana do Alentejo (que passamos em Alcáçovas) ou de Alcácer do Sal (que passamos no Torrão), ou de Loulé que (passamos no Ameixial).
      ...

      Exactamente isto, que foi o que experienciei este fim de semana

      Comentário


        Estou a pensar fazer de bike com amigos, mas acho que será muito duro.

        O ideal seria de mota, mas acho que vou de carro

        Lá para Maio talvez, se o covid19 deixar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          [...]

          Notas altas destes 5 dias:
          - O Jantar de abertura na "Pensão Flávia em Chaves, algo que nos fica para sempre
          - As bem dispostas meninas da Loja do Km Zero
          - A primeira etapa, Chaves/ Régua é claramente o hot spot da N2.

          - A escapadela ao Pinhão para uma prova de vinhos
          - As curvas de Santa Marta de Penaguião, Serra da Lousã, e Serra dos Candeeiros
          - As aldeias de Xisto na Serra da Lousã
          - O jantar em Abrantes nos "Sabores da Cascata"
          - Os ultimos 50 kms na Serra dos Candeeiros e feitos no MX5 em modo "pendura amuada", foram a cereja em cima do bolo
          - O jantar bem regado em Faro no Domingo à noite na companhia de amigos de há muitos anos

          [...]



          Foste à mítica Pensão Flávia Quanto às meninas bem dispostas, terei de averiguar...

          Chaves/Vila Real já é "prato do dia", conheço todas as curvas e curvinhas, casas e casinhas, já perde o encanto, mas sim, é uma zona interessante. Vila Real/Régua já tem outro encanto, outras vistas, outras curvas

          Essa foto é tirada da zona da Cumeeira?

          Comentário


            Há cerca de 10 dias, estava num ponto do Gerês bem a Norte, e a forma de regressar a casa foi a partir de Chaves.

            Fiz cerca de 150km até Chaves, almocei em Chaves e, já que andava para fazer a N2 e não é nada comum ir a Chaves (nunca tinha ido), lá fiz os kms iniciais da N2. Já deixei Chaves depois das 16h...

            Isto era um domingo, ainda ponderei pernoitar algures e fazer sempre por Nacional 2 até onde moro - Margem sul do Tejo.

            Mas deixei-me disso, era demasiado cansativo e na terça-feira já ia regressar ao trabalho e ainda tinha algumas coisas para preparar.

            Fiz então os primeiros kms da N2 desde Chaves até ao Peso da Régua. Já ia com 170km no bucho, e ainda tinha 500 e muitos pela frente. O percurso até ao Peso da Régua é interessante e faz-se bem. Nota-se claramente que a N2 está na moda, até pelos marcos bastante grandes que se vêem ao lado da estrada, a assinalar kms já bastante distantes do km 0. Sem dúvida que atualmente é um ponto turístico.

            Fiz direto de Chaves até ao Peso da Régua e sinceramente, já estava um bocado farto de N2. Mas atribuo isso ao facto de já ter andado bastante nesse dia, e ao facto de saber que ainda tinha alguns kms valentes até casa. A estrada é boa e a paisagem é interessante em algumas partes. Noutras partes, é uma EN perfeitamente normal e sem qualquer hype.

            Parece-me que este trajeto que fiz deverá ser dos mais interesses de todo o percurso, e fiquei com vontade de fazer toda a EN com tempo.

            Todavia, tendo já feito o km0 até à Régua, para todos os efeitos, já "pisei" a N2, pelo que o encanto que tinha anteriormente sobre esta experiência já se perdeu um pouco.

            No geral gostei, pese embora agora tenha passado de "1ª prioridade" para "3ª/4ª prioridade" das experiências to do.

            P.S. Do que fiz, fiquei com a sensação que a atracção da nacional 2 se prende mais com o factor "místico" de ser a maior estrada do país, do que propriamente pela existência de paisagens de cortar a respiração.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
              Há cerca de 10 dias, estava num ponto do Gerês bem a Norte, e a forma de regressar a casa foi a partir de Chaves.

              Fiz cerca de 150km até Chaves, almocei em Chaves e, já que andava para fazer a N2 e não é nada comum ir a Chaves (nunca tinha ido), lá fiz os kms iniciais da N2. Já deixei Chaves depois das 16h...

              Isto era um domingo, ainda ponderei pernoitar algures e fazer sempre por Nacional 2 até onde moro - Margem sul do Tejo.

              Mas deixei-me disso, era demasiado cansativo e na terça-feira já ia regressar ao trabalho e ainda tinha algumas coisas para preparar.

              Fiz então os primeiros kms da N2 desde Chaves até ao Peso da Régua. Já ia com 170km no bucho, e ainda tinha 500 e muitos pela frente. O percurso até ao Peso da Régua é interessante e faz-se bem. Nota-se claramente que a N2 está na moda, até pelos marcos bastante grandes que se vêem ao lado da estrada, a assinalar kms já bastante distantes do km 0. Sem dúvida que atualmente é um ponto turístico.

              Fiz direto de Chaves até ao Peso da Régua e sinceramente, já estava um bocado farto de N2. Mas atribuo isso ao facto de já ter andado bastante nesse dia, e ao facto de saber que ainda tinha alguns kms valentes até casa. A estrada é boa e a paisagem é interessante em algumas partes. Noutras partes, é uma EN perfeitamente normal e sem qualquer hype.

              Parece-me que este trajeto que fiz deverá ser dos mais interesses de todo o percurso, e fiquei com vontade de fazer toda a EN com tempo.

              Todavia, tendo já feito o km0 até à Régua, para todos os efeitos, já "pisei" a N2, pelo que o encanto que tinha anteriormente sobre esta experiência já se perdeu um pouco.

              No geral gostei, pese embora agora tenha passado de "1ª prioridade" para "3ª/4ª prioridade" das experiências to do.

              P.S. Do que fiz, fiquei com a sensação que a atracção da nacional 2 se prende mais com o factor "místico" de ser a maior estrada do país, do que propriamente pela existência de paisagens de cortar a respiração.

              Olha um vizinho!

              Hum, deixa-me dar-te a minha opinião. Claro que fazer a N2 para um madurote como eu que a fiz diversas vezes com os meus pais quando era miudo, ou para um "jovem" com 30 anos, não é a mesma coisa, a tal mistica, mas a etapa entre Chaves e a Régua é claramente de cortar a respiração, agora tens que sair da estrada, ou então só vês asfalto, curvas e vinhas.

              Os miradouros do Alto Douro Vinhateiro são mesmo de cortar a respiração. Os Miradouros de Santa Barbara, na Cumieira) e Miradouro de S.
              Pedro em São João de Lobrigos, este então é de cortar o fôlego, não esquecer que esta paisagem única valeu à região a nobre distinção de Património Mundial da UNESCO.

              Mas antes tens parque natural das Pedras Salgadas, o fabuloso Palace Vidago e os seus jardins em estilo colonial, os jardins e Palácio de Mateus em Vila Real, as Quintas do Douro na Régua e Pinhão...

              E isto repete-se ao longo dos 738km. A N2 é muito mais que asfalto, porque foi desenhada literalmente no coração do País. Nenhuma estrada te dá este retrato do teu país

              Comentário


                Miradouro de S.Pedro de Lobrigos, vista norte e vista a sul. Diz lá se n\ão é de cortar a respiração





                Comentário


                  É isso, 330i

                  Mas então convém distinguirmos duas situações: “fazer” a N2 é percorrer os 738 kms ou é “sair” da N2 durante troços desses 738km?

                  É que já ouvi as duas versões. Há quem se recuse terminantemente a sair um km que seja do traçado da N2 e por isso opta literalmente por alojamentos de beira da estrada.

                  Depois, há quem opte por ver tudo o que é relevante à volta da N2. Eu próprio do pequeno troço que fiz, fui ver o Vidago Palace e alguns miradouros que bem referes.

                  Mas lá está , se o foco for mesmo fazer os 738km da N2 (como se refere em alguns blogs), então cada saída da N2 acaba por desvirtuar a experiência.

                  Comentário


                    Já agora , deu-me muita pena ver o Hotel das Pedras Salgadas com um cartaz de Leilão à porta

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                      É isso, 330i

                      Mas então convém distinguirmos duas situações: “fazer” a N2 é percorrer os 738 kms ou é “sair” da N2 durante troços desses 738km?

                      É que já ouvi as duas versões. Há quem se recuse terminantemente a sair um km que seja do traçado da N2 e por isso opta literalmente por alojamentos de beira da estrada.

                      Depois, há quem opte por ver tudo o que é relevante à volta da N2. Eu próprio do pequeno troço que fiz, fui ver o Vidago Palace e alguns miradouros que bem referes.

                      Mas lá está , se o foco for mesmo fazer os 738km da N2 (como se refere em alguns blogs), então cada saída da N2 acaba por desvirtuar a experiência.
                      Isso não conta como desvio, podes deixar o carro na N2 e ir a pé

                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                      Já agora , deu-me muita pena ver o Hotel das Pedras Salgadas com um cartaz de Leilão à porta
                      O mamarracho que está mesmo na N2, em frente à estação? Nunca percebi bem aquela obra, deve haver alguma história ali..

                      @330i, não respondeste à minha pergunta!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        (...)
                        @330i, não respondeste à minha pergunta!
                        Yes, e yes!

                        A N2 tem que começar na pensão Flávia, e na loja do Km zero






                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post


                        Foste à mítica Pensão Flávia Quanto às meninas bem dispostas, terei de averiguar...
                        (...)

                        Essa foto é tirada da zona da Cumeeira?

                        Yes!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                          É isso, 330i

                          Mas então convém distinguirmos duas situações: “fazer” a N2 é percorrer os 738 kms ou é “sair” da N2 durante troços desses 738km?

                          É que já ouvi as duas versões. Há quem se recuse terminantemente a sair um km que seja do traçado da N2 e por isso opta literalmente por alojamentos de beira da estrada.

                          Depois, há quem opte por ver tudo o que é relevante à volta da N2. Eu próprio do pequeno troço que fiz, fui ver o Vidago Palace e alguns miradouros que bem referes.

                          Mas lá está , se o foco for mesmo fazer os 738km da N2 (como se refere em alguns blogs), então cada saída da N2 acaba por desvirtuar a experiência.

                          É a questão chave desta coisa, sem duvida.

                          Eu acho que deve ser uma escolha individual, por mim se a fizesse de novo, só sairia para os verdadeiros Hot Spots que estivessem no limiar daqueles 1, a 2 kms como são o Palace Vidago, as Pedras Salgadas, os Miradouros, a Barrarem de Montargil, o Castelo de Montemor, a casa do Salazar em Sta Comba, as Caves Raposeira, as Caves de Sta Marta, as Aldeias de Xisto, etc etc.

                          Todos estes estão na "borda" da N2. Agora sair 18 km para ir ver as Termas de S. Pedro do Sul, Lousã, ou Coruche, só para citar estes, e outros 18 para regressar à N2, não o faria de novo...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Darius Ver Post
                            Estou a pensar fazer de bike com amigos, mas acho que será muito duro.

                            O ideal seria de mota, mas acho que vou de carro

                            Lá para Maio talvez, se o covid19 deixar.
                            Tenho um colega que fez a N2 de bike e depois regressou ao Norte pela costa, tudo a solo

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                              A minha sugestão é que carimbem apenas os postos que estão efectivamente na N2.
                              Ouvi relatos de pessoas que para obterem os carimbos na totalidade, acabaram a fazer 1000 km em vez dos 738

                              É desvirtuar a coisa [emoji851]
                              Por acaso a conversar com a minha mulher a respeito desta história dos passaportes já tinha dito à minha mulher que não ia fazer nada caso disso, apenas carimbava se aparecesse o local à minha frente e não estava para perder tempo para pôr carimbos num papel que depois vai acabar esquecido numa gaveta das recordações.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Darius Ver Post
                                Estou a pensar fazer de bike com amigos, mas acho que será muito duro.

                                O ideal seria de mota, mas acho que vou de carro

                                Lá para Maio talvez, se o covid19 deixar.

                                opção A - M2c
                                opção B - M2c
                                opção C - M2c

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                  opção A - M2c
                                  opção B - M2c
                                  opção C - M2c

                                  Para isso tinha que tirar o M2C da garagem e o Darius não gosta disso.

                                  Comentário


                                    boas chapas 330i

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      boas chapas 330i

                                      obrigado!

                                      Comentário


                                        A minha opinião é que se deve fazer a N2 como nos apetece a cada momento.

                                        Eu fiz tudo sem marcações e fiz os desvios que me apeteceu a cada momento. Só tinha uma ideia do tempo que ia demorar.

                                        Eu não vou a Trás-os-Montes ou ao Douro todos os anos, por isso, e em termos de custo-benefício preferi fazer os desvios que queria, já que ir de propósito a esses sítios no futuro sair-me-ia bem caro e demorado... O Pinhão e o Caramulo devem ter sido os maiores desvios.

                                        Quanto aos carimbos só fiz questão de ter o primeiro e o último. Devo ter 15 ou 20 mas ficavam no caminho ou quase.

                                        Ó 330i, qual a lógica de ir buscar o carimbo de Coruche ou Avis? Não sabias de antemão que a estrada não passava por essas terras?

                                        E depois cada vez há mais sítios com carimbos. Se pararem num qualquer café ou restaurante na estrada, perguntem se não têm carimbo! Muitos têm e vocês não sabem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                          A minha opinião é que se deve fazer a N2 como nos apetece a cada momento.

                                          Eu fiz tudo sem marcações e fiz os desvios que me apeteceu a cada momento. Só tinha uma ideia do tempo que ia demorar.

                                          Eu não vou a Trás-os-Montes ou ao Douro todos os anos, por isso, e em termos de custo-benefício preferi fazer os desvios que queria, já que ir de propósito a esses sítios no futuro sair-me-ia bem caro e demorado... O Pinhão e o Caramulo devem ter sido os maiores desvios.

                                          Quanto aos carimbos só fiz questão de ter o primeiro e o último. Devo ter 15 ou 20 mas ficavam no caminho ou quase.

                                          Ó 330i, qual a lógica de ir buscar o carimbo de Coruche ou Avis? Não sabias de antemão que a estrada não passava por essas terras?

                                          E depois cada vez há mais sítios com carimbos. Se pararem num qualquer café ou restaurante na estrada, perguntem se não têm carimbo! Muitos têm e vocês não sabem.
                                          Não fui!!!

                                          Confesso que nem eu nem os meus companheiros de route olharam sequer para os "Passaports" antes de iniciarmos a N2. O foco foi sempre o road book, que esse sim demorei dias a desenhar e conferir.

                                          Só quando saí 18 km da N2 para ir às termas de S. Pedro do Sul percebi a "onda" dos carimbos/passaportes. Só me enganaram uma vez!

                                          Comentário


                                            Bem, a malta amiga não se decide, uns querem ir de carros, outros de bike, mas não querem tirar muitos dias

                                            @330i qual será a parte mais interessante? a zona Norte?

                                            Porque a ideia se calhar será "híbrida". fazer tipo uns 200 km de bike onde houver mais paisagem para se desfrutar e o resto de carro.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Darius Ver Post
                                              Bem, a malta amiga não se decide, uns querem ir de carros, outros de bike, mas não querem tirar muitos dias

                                              @330i qual será a parte mais interessante? a zona Norte?

                                              Porque a ideia se calhar será "híbrida". fazer tipo uns 200 km de bike onde houver mais paisagem para se desfrutar e o resto de carro.

                                              Claramente se seguires o meu road book, as duas primeiras etapas. Chaves/Vila Real/Regua e Regua/Viseu/ Abrantes

                                              Mas a sul, Alentejo e a serra Algarvia, tambem têm os seu trunfos. Esta ultima para quem tenha um bom "brinquedo" e goste de o usar naquelas curvas e de bom piso, é uma gostosa forma de encerrar a N2

                                              E o M2c iria sentir-se na sua praia

                                              Comentário


                                                Pérolas da N2


                                                Comentário


                                                  Quem fez a N2 de bicicleta:

                                                  https://blog.trekbikes.com/pt-pt/202...xsjl6x84049bqp

                                                  Comentário


                                                    A mistica da N2 só se percebe fazendo todo o percurso. É precisamente aí que está a magia das mudanças de paisagem e gentes ao longo do percurso.

                                                    Sem qualquer antevisão ou planeamento, as sensações vão surgindo. Ora o desfrutar de um encadeado de curvas num alcatrão perfeito, o achar curioso uma qualquer construção abandonada na beira da estrada, uma paisagem de cortar a respiração, o sotaque do sr da bomba de gasolina, a beleza envergonhada da funcionária de 20 anos do café, as planícies que se transformam em serra sem se dar por ela, as diferentes especialidades dos restaurantes ao longo do percurso, e por aí fora.

                                                    É a estrada que comanda e nos oferece as experiências, nós somos meros viajantes ao seu dispor.

                                                    Fazendo apenas uma parte, na mesma região, é apenas um passeio numa estrada, que por acaso é a N2.

                                                    Fiz, sozinho, em Dezembro de 2019 e vou provavelmente fazer novamente este ano

                                                    Ah, e depois o regresso, Faro-Porto de madrugada pela AE, também faz parte da experiência para desenjoar de tanta nacional
                                                    Editado pela última vez por 996; 04 November 2020, 09:59.

                                                    Comentário


                                                      Se for a bordo de um 996, então...

                                                      Comentário





                                                        https://www.publico.pt/2020/12/13/so...ne-1942625?n=1 (para assinantes)

                                                        Comentário


                                                          Entre Ferreira do Alentejo e o Torrão.







                                                          Comentário


                                                            Em 2020 fi-la de MX5 com uma GS de companhia, mas pretendo fazê-la de novo com o Alpine

                                                            Mas não em 3 dias, desta vez vou fazê-la em 5 dias + 1

                                                            Comentário


                                                              Depois de vários adiamentos (devido à Covid, à compra de carros e outros motivos...), vou FINALMENTE fazer esta mítica road trip. Já tenho o plano feito, hotéis reservados e muita vontade. No entanto, ando aqui com um dilema entre duas opções:

                                                              1. fazer todo o percurso sem usar o GPS, correndo o risco, neste caso, de me poder desviar da N2, dada a insuficiente sinalização, pelo que tenho ouvido;
                                                              2. usar o GPS em todo o percurso.

                                                              Entretanto, já ando a contar os dias... eh eh

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X