Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como lidar com os campeões e falta de educação na estrada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    De facto há tipos que parece que vão para a estrada arranjar problemas. No início chateava-me. Mas tal e qual como o Stormskaer, percebi que é um erro crasso!

    Elrond não te chateies muito...deixa-os ir. Acho até que já te explicaram na primeira pessoa, aqui no fórum, porque se chateiam, porque se colam à traseira, etc: porque tu vais a estorvar o trânsito! Podes ir a 90 em nacional, mas se for uma recta, devias ir no mínimo a 130! E claro que isto está no código, o código diz que não se deve empatar o trânsito Os limites de velocidade são claramente inferiores a esta regra.

    Enfim, sempre haverá pessoas com um fustigante sentido de superioridade em relação aos outros...e na estrada isso vê-se...oh se se vê! Eu é assim:deixai-os passar!

    Comentário


      #32
      Vou só dizer um seguinte:

      Numa estrada nacional, mesmo com traço continuo, se a berma está em condições, não custa nada usá-la para facilitar a passagem a alguém que venha atrás, seja a que velocidade for. Porque se pode ultrapassar com traço continuo, desde que não se invada a faixa contrária.

      E mais, quando alguém vai com pressa, eu não sei se vai só porque sim ou se vai por alguma emergência, seja ela qual for. Por isso, se não tenho pressa, tento ao máximo não estorvar todos os que têm.

      Compreendo a busca pelos consumos, mas, se não tens dinheiro para sustentar um 1.6, se calhar o melhor é comprares um 1.1....

      Tanto tem a mania que é superior aquele que pensa que tem razão por ir devagar como aquele que pensa que tem razão por ir com pressa.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post

        Compreendo a busca pelos consumos, mas, se não tens dinheiro para sustentar um 1.6, se calhar o melhor é comprares um 1.1....
        .
        Concordo com o resto, mas em relaçao a isto acho que nao faz muito sentido..
        Isso quer dizer que quem tem um carro mais potente e gastador por sua vez mais caro em vez de um mais barato e economico nao pode poupar? So porque o outro tem um M3 tem de o andar sempre a esgalhar? E o andar devagar nao tem necessariamente tambem a ver com consumos, muitas vezes vou na autoestrada encostado a direita, na minha a ouvir o meu som, e a desfrutar de uma das coisas que gosto de fazer... conduzir, e nao é pelos consumos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post

          E mais, quando alguém vai com pressa, eu não sei se vai só porque sim ou se vai por alguma emergência, seja ela qual for. Por isso, se não tenho pressa, tento ao máximo não estorvar todos os que têm.
          Era precisamente isto que ia dizer. A mim já me aconteceu no IP3 na descida de Butão. Quem conhece, sabe que aquilo é só uma faixa mas dá perfeitamente para passarem dois carros lado a lado. O que aconteceu foi que eu ia com a avó da minha namorada para o hospital, 4 piscas ligados e um tipo à minha frente muito devagar! E quando eu tinha oportunidade para o passar, o tipo não me facilitou tendo tentado por-se à minha frente!!! Fiquei mesmo chateado com aquela situação! Acabei por arriscar e ultrapassar mas o tipo podia ter facilitado bastante, coisa que não fez!!!

          E sim, era uma situação bem urgente, tanto que a senhora acabou por falecer passado 4-5 dias

          No que toca ao resto do tópico, tanto ando mais depressa como mais devagar, depende da disposição.

          cumps

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
            Vou só dizer um seguinte:

            Numa estrada nacional, mesmo com traço continuo, se a berma está em condições, não custa nada usá-la para facilitar a passagem a alguém que venha atrás, seja a que velocidade for. Porque se pode ultrapassar com traço continuo, desde que não se invada a faixa contrária.

            E mais, quando alguém vai com pressa, eu não sei se vai só porque sim ou se vai por alguma emergência, seja ela qual for. Por isso, se não tenho pressa, tento ao máximo não estorvar todos os que têm.

            Compreendo a busca pelos consumos, mas, se não tens dinheiro para sustentar um 1.6, se calhar o melhor é comprares um 1.1....

            Tanto tem a mania que é superior aquele que pensa que tem razão por ir devagar como aquele que pensa que tem razão por ir com pressa.
            Tenho a ligeira impressão que não conheces o significado deste símbolo:



            Não se pode entrar na faixa contrária, assim como também não se pode invadir a berma, assim como também não se pode ultrapassar depois desse sinal aí em cima.

            A boca das cilindradas é completamente escusada. Ninguém tem a mania por ir devagar. Agora já não posso circular a menos de 90 em nacional? Era só o que faltava não...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
              Vou só dizer um seguinte:

              Numa estrada nacional, mesmo com traço continuo, se a berma está em condições, não custa nada usá-la para facilitar a passagem a alguém que venha atrás, seja a que velocidade for. Porque se pode ultrapassar com traço continuo, desde que não se invada a faixa contrária.
              Errado e explicado pelo Movyk

              E mais, quando alguém vai com pressa, eu não sei se vai só porque sim ou se vai por alguma emergência, seja ela qual for. Por isso, se não tenho pressa, tento ao máximo não estorvar todos os que têm.
              Em caso de emergência, deve assinalar a marcha com 4 piscas e eventual buzina. Nesse caso sou o primeiro a atirar-me para a berma ;)

              Compreendo a busca pelos consumos, mas, se não tens dinheiro para sustentar um 1.6, se calhar o melhor é comprares um 1.1....

              Tanto tem a mania que é superior aquele que pensa que tem razão por ir devagar como aquele que pensa que tem razão por ir com pressa.
              Quanto ao ter €...felizmente não é esse o caso. Uma analogia ao que disseste seria dizer " Se têm pressa vão de helicoptero". Parece-me descabido quer uma quer outra comparação ;)

              Quanto ao ter a mania por ir a 80 numa nacional...ok então :P

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Tenho a ligeira impressão que não conheces o significado deste símbolo:



                Não se pode entrar na faixa contrária, assim como também não se pode invadir a berma, assim como também não se pode ultrapassar depois desse sinal aí em cima.

                A boca das cilindradas é completamente escusada. Ninguém tem a mania por ir devagar. Agora já não posso circular a menos de 90 em nacional? Era só o que faltava não...
                1- falaram em traço continuo, não falaram em sinalização vertical. que eu saiba não são iguais.

                Mas, segundo o artigo 39º do código da estrada: "todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita..."

                Além disso, um pouco de boa educação, civismo e respeito por todos os outros que circulam na estrada, nunca fez mal a ninguém e ele não põe ninguém em risco, ao facultar a ultrapassagem, chegando-se o maximo para a direita.

                É que, afinal, não falamos de uma estradinha apertadinha, falamos de uma estrada bem larga e com boas bermas!!!

                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                Errado e explicado pelo Movyk



                Em caso de emergência, deve assinalar a marcha com 4 piscas e eventual buzina. Nesse caso sou o primeiro a atirar-me para a berma ;)



                Quanto ao ter €...felizmente não é esse o caso. Uma analogia ao que disseste seria dizer " Se têm pressa vão de helicoptero". Parece-me descabido quer uma quer outra comparação ;)

                Quanto ao ter a mania por ir a 80 numa nacional...ok então :P
                2- a boca das cilindradas só veio porque o próprio a poxou. afinal não fui eu que disse:

                Antes de ter este carro a gasolina andava com o tal 1.3JTD e em AE era bem mais despachado. A velocidade cruzeiro nos primeiros anos de carta era os 140, depois baixou pros 120/130 onde ele gasta 5. Com este carro a gasolina dos 110 para cima o consumo sobe exponencialmente e não compensa os 5 minutos que poupo com os 100 ou 200kms q faço a menos por depósito. Passei a andar a 110
                ou, logo no post inicial:

                .eu ia devagar...a trabalhar pros meus 4.5 de média.

                3- vocês lêem bem? de certeza? é que eu não disse que quem anda devagar tem a mania. o que eu disse, e repito foi que, tanto pode ter a mania quem anda devagar, que está a "trabalhar" para os consumos e tem o código do lado dele e está perfeitamente convencido que ele é que tem razão e que ninguém o pode criticar que ele é que tem razão, como pode ter a mania quem anda depressa porque tem um carro XPTO ou o caraças...

                Se nenhum deles tivesse a mania, o de trás não se importava de ir um pouco mais devagar, tal como o da frente não se importava de ir um pouco mais depressa.

                Já agora, os 4 piscas servem para Emergências médicas. Quantos de nós não tiveram já emergências pessoais, profissionais ou outras?

                Alarme de casa a tocar, confusão com mulher, um negócio que pode não se concretizar, etc... tudo são emergências que existem mas não são razão para ligar os 4 piscas e ir a abrir, apesar de serem razão para ser ir a mais de 80 numa nacional, ou não???
                Editado pela última vez por Spinnaker; 23 September 2009, 00:09.

                Comentário


                  #38
                  Bom, não que seja preciso defesa, mas parece-me que malharam ali no autor do tópico de uma forma desnecessária (e por, desculpem o termo, conices...).
                  Não me parece nada que o ElrOnD seja do tipo "justiceiro", simplesmente vê as "coisas" na estrada, como todos nós, e toda a gente extravasa por algum lado (e se ele extravasou para aqui, e desta forma está bem melhor que muitos...).
                  Eu por exemplo com o tipo da mota se calhar não tinha reagido tão bem...tenho um especial (e pessoal) ódio a essas atitudes que dão má fama (e que me valeram a incompreensão dos meus progenitores relativamente a motas...).

                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                  Vou só dizer um seguinte:

                  Numa estrada nacional, mesmo com traço continuo, se a berma está em condições, não custa nada usá-la para facilitar a passagem a alguém que venha atrás, seja a que velocidade for. Porque se pode ultrapassar com traço continuo, desde que não se invada a faixa contrária.

                  E mais, quando alguém vai com pressa, eu não sei se vai só porque sim ou se vai por alguma emergência, seja ela qual for. Por isso, se não tenho pressa, tento ao máximo não estorvar todos os que têm.

                  Compreendo a busca pelos consumos, mas, se não tens dinheiro para sustentar um 1.6, se calhar o melhor é comprares um 1.1....

                  Tanto tem a mania que é superior aquele que pensa que tem razão por ir devagar como aquele que pensa que tem razão por ir com pressa.
                  Eu concordo com a maneira de pensar, mas nunca na vida desço a uma berma para alguém me ultrapassar ou fazer algo que o valha. Não me interpretem mal, posso até encostar-me o mais possível (que é o que diz o código), mas saír da minha faixa é que não...pronto, mariquices.

                  Por acaso tenho o hábito de, quando vou com calma, facilitar bastante a vida ao pessoal. Não me importo de "apressar" uma ultrapassagem em AE para o senhor que vai atrás lançado poder seguir na dele, etc etc. Acima de tudo, uso SEMPRE os piscas, que parecendo uma coisinha pequena, facilita muito a vida aos outros condutores (logo, queixo-me muito de quem não os usa, então nas rotundas, quase ninguém usa...). Outra coisa que não tolero muito bem é pessoal que está (claramente) a tentar passar à frente numa fila de pára-arranca...não me inibo de comentar para mim mesmo, ou para quem vai comigo, mas não me "passo".

                  Quando vou com mais pressa...a coisa muda ligeiramente de figura. Quando vamos depressa é mais difícil controlar os nervos, há uma série de situações nada boas...mas com o treino (e que treino) lá vai. Já fiz as minhas asneiras, já me cruzei com alguns "justiceiros da estrada", um deles até pai de um amigo, que teve a gentileza de travar à minha frente numa IC, na faixa da esquerda, e teve aínda a mais descumunal lata de me perguntar "se eu ganhava para as multas de velocidade". Apeteceu-me responder "eu não, mas a sua esposa sim..." , mas lá me contive.

                  No geral, como quero viver uma vida longa e preenchida, tem que ser assim.

                  Comentário


                    #39
                    A saída da A5 para Sul, ao final do dia, é cada vez mais uma autêntica vergonha!
                    A quantidade de ordinários(as) que vão como se fossem para as Amoreiras e depois para a Serafina e que depois dão o golpe é cada vez maior.
                    É sabido que o portuguesinho moderno é muito ordinário e sem qualquer pingo de civismo, mas esta situação está a tomar proporções que roçam o anedótico!
                    É óbvio que não tem piada nenhuma para todos os que estão na faixa correcta e levam com esta cambada de labregos sem um pingo de educação - os chamados "espertos"!

                    Situação aliás em tudo idêntica à que se passa na fila de manhã do IC20 para a Ponte, em que a fila correcta (a do meio) é a que menos anda..., tudo graças aos anormais que vão como se dfossem para Sul e depois da BP metem-se ali "à campeão".
                    Até um dia...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                      A saída da A5 para Sul, ao final do dia, é cada vez mais uma autêntica vergonha!
                      A quantidade de ordinários(as) que vão como se fossem para as Amoreiras e depois para a Serafina e que depois dão o golpe é cada vez maior.
                      É sabido que o portuguesinho moderno é muito ordinário e sem qualquer pingo de civismo, mas esta situação está a tomar proporções que roçam o anedótico!
                      É óbvio que não tem piada nenhuma para todos os que estão na faixa correcta e levam com esta cambada de labregos sem um pingo de educação - os chamados "espertos"!

                      Situação aliás em tudo idêntica à que se passa na fila de manhã do IC20 para a Ponte, em que a fila correcta (a do meio) é a que menos anda..., tudo graças aos anormais que vão como se dfossem para Sul e depois da BP metem-se ali "à campeão".
                      Até um dia...
                      e nas rotundas ?? iiissshhhh

                      é só campeões...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                        A saída da A5 para Sul, ao final do dia, é cada vez mais uma autêntica vergonha!
                        A quantidade de ordinários(as) que vão como se fossem para as Amoreiras e depois para a Serafina e que depois dão o golpe é cada vez maior.
                        É sabido que o portuguesinho moderno é muito ordinário e sem qualquer pingo de civismo, mas esta situação está a tomar proporções que roçam o anedótico!
                        É óbvio que não tem piada nenhuma para todos os que estão na faixa correcta e levam com esta cambada de labregos sem um pingo de educação - os chamados "espertos"!

                        Situação aliás em tudo idêntica à que se passa na fila de manhã do IC20 para a Ponte, em que a fila correcta (a do meio) é a que menos anda..., tudo graças aos anormais que vão como se dfossem para Sul e depois da BP metem-se ali "à campeão".
                        Até um dia...

                        Apoiado. Quando tinha que ir para setubal todos os dias isto era uma das coisas que me irritava. Perdia 30 minutos na via rápida para ir para setubal por causa desses engraçadinhos...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                          A saída da A5 para Sul, ao final do dia, é cada vez mais uma autêntica vergonha!
                          A quantidade de ordinários(as) que vão como se fossem para as Amoreiras e depois para a Serafina e que depois dão o golpe é cada vez maior.
                          É sabido que o portuguesinho moderno é muito ordinário e sem qualquer pingo de civismo, mas esta situação está a tomar proporções que roçam o anedótico!
                          É óbvio que não tem piada nenhuma para todos os que estão na faixa correcta e levam com esta cambada de labregos sem um pingo de educação - os chamados "espertos"!

                          Situação aliás em tudo idêntica à que se passa na fila de manhã do IC20 para a Ponte, em que a fila correcta (a do meio) é a que menos anda..., tudo graças aos anormais que vão como se dfossem para Sul e depois da BP metem-se ali "à campeão".
                          Até um dia...
                          E na via verde da ponte...

                          É por isso que eu comecei a vir de comboio trabalhar (hoje por acaso tive que trazer o carro), gasto o mesmo e pouco menos demoro a chegar mas ao menos venho descansadinho da vida, sem me irritar com "chicas-espertices".

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                            E na via verde da ponte...

                            É por isso que eu comecei a vir de comboio trabalhar (hoje por acaso tive que trazer o carro), gasto o mesmo e pouco menos demoro a chegar mas ao menos venho descansadinho da vida, sem me irritar com "chicas-espertices".

                            Claro!
                            A opção pelos Transportes Públicos tem sobretudo essa vantagem - não aturar a "esperteza" desses idiotas!

                            Comentário


                              #44
                              Eu normalmente ate sou uma pessoa que gosta de cumprir as regras de transito, mas há aqueles dias em que não tenho qualquer paciência para conduzir e quero chegar ao meu destino o quanto antes, e neste ultimo caso, não me ando a encostar aos carros da minha frente e a fazer sinais de luzes, simplesmente espero, e quando há possibilidade de ultrapassar, ultrapasso, não pondo em risco ninguém.

                              Quando não tenho pressa, tambem não ando a empatar o transito, não dou cheirinhos de travão a quem esta colado a mim, simplesmente continuo na minha, pois não sou obrigado a ir a velocidade que os outros querem, mas tambem não dificulto quem me queira ultrapassar. Quando sei que estão a mandar vir comigo, viro a cara para o outro lado, até porque sou uma pessoa impulsiva, e prefiro não ver/saber o que os outros estão a dizer/fazer para não dar merd*.

                              Nem ninguém é obrigado a andar a velocidade que o de trás quer, nem o de trás é obrigado a andar a velocidade do da frente, tem bom remédio, ultrapassa (desde que seja em segurança), caso contrário fosse mais cedo.

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #45
                                Geralmente quem se anda a exibir em estrada, é quem tem a "Pil@" muito pequena, e tenta compensar de outra maneira.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                  Geralmente quem se anda a exibir em estrada, é quem tem a "Pil@" muito pequena, e tenta compensar de outra maneira.
                                  Nem é tanto exibição é muito pior que isso é falta de respeito e de civismo, coisa que o portuguesinho do pós 25 de Abril é especialista!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                    1- falaram em traço continuo, não falaram em sinalização vertical. que eu saiba não são iguais.

                                    Mas, segundo o artigo 39º do código da estrada: "todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita..."
                                    A sinalização vertical consta em todas as nacionais e regionais, antes dos traços contínuos, para ajudarem na condução. E mesmo que não haja placa vertical, não podes ultrapassar com traço contínuo.

                                    Já percebi que gostas de refutar algumas leis de código com outras leis de código.

                                    Infelizmente para ti, essa regra só se aplica quando se PODE fazer ultrapassagem. Com traço contínuo, e após o sinal que coloquei em cima, tu só podes ultrapassar um motociclo. Mas nem o motociclo pode entrar na berma, nem tu podes pisar o traço contínuo.

                                    Porque a berma não faz parte da via de circulação. Mas com aquilo que tu já demonstraste (não) perceber do código, suponho que não te tenham ensinado para que serve a berma. Nem os traços contínuos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                      Nem é tanto exibição é muito pior que isso é falta de respeito e de civismo, coisa que o portuguesinho do pós 25 de Abril é especialista!
                                      Tocas aí num ponto que é interessante, quantas e quantas vezes eu não cheguei a ouvir a expressão

                                      "O 25 de Abril já lá vai há muito tempo, isto agora é diferente . . ."

                                      Acho que anda por aí muito traumatizado e o pior é que muitos deles nem sequer eram nascidos no 25 de Abril

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        A sinalização vertical consta em todas as nacionais e regionais, antes dos traços contínuos, para ajudarem na condução. E mesmo que não haja placa vertical, não podes ultrapassar com traço contínuo.

                                        Já percebi que gostas de refutar algumas leis de código com outras leis de código.

                                        Infelizmente para ti, essa regra só se aplica quando se PODE fazer ultrapassagem. Com traço contínuo, e após o sinal que coloquei em cima, tu só podes ultrapassar um motociclo. Mas nem o motociclo pode entrar na berma, nem tu podes pisar o traço contínuo.

                                        Porque a berma não faz parte da via de circulação. Mas com aquilo que tu já demonstraste (não) perceber do código, suponho que não te tenham ensinado para que serve a berma. Nem os traços contínuos.
                                        Onde é que está no código da estrada que nenhum veículo pode entrar na berma? Eu tenho-o aqui á minha frente e não vejo isso escrito em lado nenhum, mas, se o descobrires, agradeço que ponhas aqui.

                                        Ficas-te picado com alguma coisa que eu disse? Parece que sim...

                                        Mas voltas a dizer:
                                        ...Com traço contínuo, e após o sinal que coloquei em cima,...
                                        Quantos sítios queres que eu te mostre, em estradas nacionais, em que só existe o traço continuo e não existe sinal de proibição de ultrapassagem?

                                        Já agora: não é por cumprires à risca o código que és um condutor exemplar.


                                        Se vejo alguém que está a andar mais depressa que eu em nacional (seja qual for o limite de velocidade no local), facilito a ultrapassagem, mesmo que, para isso, tenha que usar a berma.

                                        Até pode ser proibido, apesar de nunca ter lido nada nesse sentido, mas é o que eu acho moralmente correcto de se fazer.
                                        Ou acham mais correcto obrigar uma pessoa que pode ir numa emergência (não médica) a ficar retido atrás de voçês só porque acham que assim é que é conduzir bem e cumprir o código da estrada? Eu não penso assim e acho triste que haja quem pense...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                          Onde é que está no código da estrada que nenhum veículo pode entrar na berma? Eu tenho-o aqui á minha frente e não vejo isso escrito em lado nenhum, mas, se o descobrires, agradeço que ponhas aqui.
                                          Artigo 17º
                                          1- Os veículos só podem utilizar as bermas ou os passeios desde que o acesso aos prédios assim o exija, salvo as excepções previstas em regulamento local.
                                          2- Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

                                          Como vês, não podes fazer o que fazes e se fores apanhado és multado.

                                          Se vejo alguém que está a andar mais depressa que eu em nacional (seja qual for o limite de velocidade no local), facilito a ultrapassagem, mesmo que, para isso, tenha que usar a berma.
                                          É simpático da tua parte que o faças, não és obrigado nem incentivado a tal. Mais, sabes desde a hora em que tiras a carta que tal é proibido.

                                          Até pode ser proibido, apesar de nunca ter lido nada nesse sentido, mas é o que eu acho moralmente correcto de se fazer.
                                          Ou acham mais correcto obrigar uma pessoa que pode ir numa emergência (não médica) a ficar retido atrás de voçês só porque acham que assim é que é conduzir bem e cumprir o código da estrada? Eu não penso assim e acho triste que haja quem pense...
                                          [/quote]

                                          Outra questão que importa esclarecer. Marcha urgente é só e apenas:
                                          "Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público ".

                                          Marcha urgente é no teu caso justificada em caso de emergência médica. Todas as outras que já referiste são "emergências" pessoais e não te dão qualquer tipo de estatuto perante o código. Mais, se todos andássemos a cometer infracções como transitar na berma dadas as emergências pessoais de cada um então isto seria um caos. Há facilitar é há achar que o mundo se deve moldar as nossas necessidades.

                                          Acho bem que se seja o mais educado e simpático possível na estrada, facilitar sempre dentro do possível, andar na faixa da direita, não dificultar ultrapassagens, etc etc. Agora há limites. Andar acima do limite porque alguém saiu tarde e agora vai com pressa atrás de nós, ou andar a ir para a berma pela mesma razão parece-me claramente acima do limite do razoável. A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros e se alguém está disposto a desrespeitar regras é com essa pessoa, agora acharem que têm o direito de chatear os outros para que também o façam para os agradar...isso não

                                          Comentário


                                            #51
                                            Bem, após atenta leitura de todos os posts apetece-me participar.
                                            ElronD, identifico-me com tudo o que afirmaste. Tal como tu, também gosto de praticar um condução calma, tentando obter consumos baixos.
                                            Nem por isso deixo de vez em quando, de andar depressa, se bem que o meu depressa nunca passa dos 140, embora tenha carro para mais. Simplesmente não faz o meu estilo, ou talvez seja consequência de ter conduzido um fiat uno por mais de 10 anos.
                                            Tal como tu, consigo andar em AE ou IC a 110 ou 120, sem causar embaraço e fazendo as ultrapassagens necessárias.
                                            Bem, sem causar embaraço não, porque não raramente lá vem um pegajoso que se cola à traseira, mesmo indo eu já acima dos 120 legais. Enfim...

                                            Há aqui malta que já se esqueceu que numa estrada qualquer, para além do limite máximo de velocidade permitido, há que ajustar a velocidade de marcha às condições da via, volume de trânsito, condições climatéricas, estado do veículo, etc. Daí que se pode falar de velocidade excessiva e excesso de velocidade, os tais conceitos nem sempre muito bem entendidos.

                                            Também me quer parecer que quase todos os que caíram impiedosamente em cima do ElronD é que são os tais intolerantes da estrada, que não admitem que possa alguém à sua frente que simplesmente vá descontraído (não distraído) a uma velocidade legal, mas moderada.

                                            Há também quem já se tenha esquecido que só se pode ultrapassar, sempre que para o efeito, não se transgrida o limite máximo de velocidade estipulado.

                                            Mas claro, como se tem vindo a generalizar nas culturas do sul da Europa, e ainda mais em Portugal, quem cumpre e lei é nabo e tótó, ingénuo e morcão. O que é fixe é transgredir, passar por cima de tudo e de todos sem olhar a meios, só para atingir os nossos fins. Comigo isso não dá.

                                            A estrada é de todos e, regra geral, sou facilitador sempre que tal não implique cedências em termos de segurança. Mas quando me calcam os calos e eu tenho a lei do meu lado, aí marcam passo! Não travo, mas simplesmente ignoro-os.

                                            Devia ter nascido na Finlandia, Noruega ou para aqueles lados.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                              Artigo 17º
                                              1- Os veículos só podem utilizar as bermas ou os passeios desde que o acesso aos prédios assim o exija, salvo as excepções previstas em regulamento local.
                                              2- Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

                                              Como vês, não podes fazer o que fazes e se fores apanhado és multado.



                                              É simpático da tua parte que o faças, não és obrigado nem incentivado a tal. Mais, sabes desde a hora em que tiras a carta que tal é proibido.


                                              Outra questão que importa esclarecer. Marcha urgente é só e apenas:
                                              "Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público ".


                                              Marcha urgente é no teu caso justificada em caso de emergência médica. Todas as outras que já referiste são "emergências" pessoais e não te dão qualquer tipo de estatuto perante o código. Mais, se todos andássemos a cometer infracções como transitar na berma dadas as emergências pessoais de cada um então isto seria um caos. Há facilitar é há achar que o mundo se deve moldar as nossas necessidades.

                                              Acho bem que se seja o mais educado e simpático possível na estrada, facilitar sempre dentro do possível, andar na faixa da direita, não dificultar ultrapassagens, etc etc. Agora há limites. Andar acima do limite porque alguém saiu tarde e agora vai com pressa atrás de nós, ou andar a ir para a berma pela mesma razão parece-me claramente acima do limite do razoável. A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros e se alguém está disposto a desrespeitar regras é com essa pessoa, agora acharem que têm o direito de chatear os outros para que também o façam para os agradar...isso não
                                              Eu já exclui essas de propósito, nem sei porque voltas a falar delas.

                                              O que eu disse é que tu não sabes porque é que a pessoa vai mais depressa. Se é por "ter a mania que é rei da estrada" se é porque tem o pai a morrer no hospital, se é porque pode perder o emprego se chegar atrasado a uma reunião, se é porque tem o alarme de casa a tocar...

                                              E, visto estar na lei que não se pode usar a berma, então resta, a cada um, ter consciência do que está a fazer na estrada.

                                              Eu não sou mais que os outros. Aliás, quem sou eu para julgar os outros condutores. Se eles vão mais depressa, alguma razão terão para ir e, nem que seja para estarem o mínimo tempo possível a tentar ultrapassarem-me, eu facilito sempre. Afinal, pessoal com pressa, ao pé de mim, é um aumento exponencial do risco de eu estar envolvido num acidente...

                                              São só boas razões para facilitar quem vem com pressa, seja ela razoável ou não...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                Bem, após atenta leitura de todos os posts apetece-me participar.
                                                ElronD, identifico-me com tudo o que afirmaste. Tal como tu, também gosto de praticar um condução calma, tentando obter consumos baixos.
                                                Nem por isso deixo de vez em quando, de andar depressa, se bem que o meu depressa nunca passa dos 140, embora tenha carro para mais. Simplesmente não faz o meu estilo, ou talvez seja consequência de ter conduzido um fiat uno por mais de 10 anos.
                                                Tal como tu, consigo andar em AE ou IC a 110 ou 120, sem causar embaraço e fazendo as ultrapassagens necessárias.
                                                Bem, sem causar embaraço não, porque não raramente lá vem um pegajoso que se cola à traseira, mesmo indo eu já acima dos 120 legais. Enfim...

                                                Há aqui malta que já se esqueceu que numa estrada qualquer, para além do limite máximo de velocidade permitido, há que ajustar a velocidade de marcha às condições da via, volume de trânsito, condições climatéricas, estado do veículo, etc. Daí que se pode falar de velocidade excessiva e excesso de velocidade, os tais conceitos nem sempre muito bem entendidos.

                                                Também me quer parecer que quase todos os que caíram impiedosamente em cima do ElronD é que são os tais intolerantes da estrada, que não admitem que possa alguém à sua frente que simplesmente vá descontraído (não distraído) a uma velocidade legal, mas moderada.

                                                Há também quem já se tenha esquecido que só se pode ultrapassar, sempre que para o efeito, não se transgrida o limite máximo de velocidade estipulado.

                                                Mas claro, como se tem vindo a generalizar nas culturas do sul da Europa, e ainda mais em Portugal, quem cumpre e lei é nabo e tótó, ingénuo e morcão. O que é fixe é transgredir, passar por cima de tudo e de todos sem olhar a meios, só para atingir os nossos fins. Comigo isso não dá.

                                                A estrada é de todos e, regra geral, sou facilitador sempre que tal não implique cedências em termos de segurança. Mas quando me calcam os calos e eu tenho a lei do meu lado, aí marcam passo! Não travo, mas simplesmente ignoro-os.

                                                Devia ter nascido na Finlandia, Noruega ou para aqueles lados.
                                                Quer te parecer mal, ou pelo menos eu não me incluo nesse "todos".

                                                Cada um é livre de andar com quer e responsavel pelo seu comportamento mas assim como muitos que andam depressa têm uma atitude provocatória, encostar à traseira, apitar, fazer cara de mau bla bla bla... muitos que gostam de andar a cumprir escrupulosamente o código também o têm, não são poucas as vezes que olham pelo espelho, baixam vidro e metem braçinho de fora, só não andam mais devagar porque têm que reduzir, encostam-se à esquerda, por ai fora...

                                                Mais uma vez me repito, eu tanto ando devagar como mais apressado e se houver bom senso, quer dos que andam devagar quer dos apressados, todos andamos nas nossas vidinhas sem stress.
                                                Editado pela última vez por ragazzito; 26 September 2009, 16:22.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X