Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abs

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
    Devo-te um pedido de desculpas.
    Li mal o que pretendias dizer, por esse facto as minhas desculpas.

    Mas uma correcção, aqueles 1% de que falas não é verdade, o ABS proporciona sempre a maximização da travagem, especialmente em piso de aderência fraca, caso da neve/gelo ou gravilha.
    Em relação ao que pus a negrito no post em cima, eu não vejo um piloto fazer mais do que aquilo que eu, tu ou qualquer outra pessoa faça, o piloto apenas o faz de uma forma mais refinada e orintada para uma melhor performance, enquanto que tu, eu ou outra pessoa por norma não faça isso.

    Eu não travo sempre a fundo, nem com ABS nem sem ABS, mas travo.
    Pretendes dizer que uma má travagem (num carro sem ABS) será bloquear as rodas?
    Se é isso que pretendes, eu não acho. Desde que não bata em nada nem ninguém, diria que foi uma excelente travagem.

    Pegando na parte a negrito, quando se efectua uma travagem e que o ABS entra, ou é porque pisas o pedal do travão como o da embriagem ou porque se apanha areia/óleo na estrada, isto com piso seco. Mas a forma como fazes essa travagem num carro tanto com ABS ou sem ABS(dependendo do ABS) vai-te encurtar a travagem.

    A ABS que dão mais margem que outros, porque apesar de o principio ser o mesmo a forma como o computador comunica com os dados que estão ser fornecidos muda de marca para marca, e é aí que influencia. E pengando em carros que qualquer coisa as rodas "bloqueiam", ou seja, ABS que são demasiado sensíveis, se a pessoa souber travar um pouco consegue sempre encortar a distancia das suas travagens.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      so true! não vou dizer que foram muitas vezes, mas já me aconteceu algumas vezes o abs actuar sem ser necessario causando um aumento enorme e extremamente desnecessario na distancia de travagem!

      e não foi sempre no mesmo carro!

      no subaru impreza de 02/99 é uma constante! :S

      no focus de 02/08 tambem ja aconteceu!




      Bem onde é que isto ja vai.. que confusão que voces têm,

      Vamos la esclarecer uma coisa..
      Em 1º lugar,
      Sim senhora o ABS actua por vezes sem ser necessario, porque ha a confusão por parte do sensor quando há o derrape das rodas traseiras nos carros de tracção frontal..
      mas é assim quando o abs actua, actua para diminuir a distância de travagem quer o abs se accione no momento errado(o que é muito raro e isolado a nao ser que o carro esteja "desafinado") quer no momento certo..
      O ABS da sempre jeito pois em velocidades baixas (e como vi aqui alguem a dizer que era um problema, nao o vejo dessa maneira) o ABS nao actua pois nao é preciso iria ser bonito ABS actuar a 10 a hora era estalinhos cada vez que travasemos jaja

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
        Devo-te um pedido de desculpas.
        Li mal o que pretendias dizer, por esse facto as minhas desculpas.

        Mas uma correcção, aqueles 1% de que falas não é verdade, o ABS proporciona sempre a maximização da travagem, especialmente em piso de aderência fraca, caso da neve/gelo ou gravilha.
        Em relação ao que pus a negrito no post em cima, eu não vejo um piloto fazer mais do que aquilo que eu, tu ou qualquer outra pessoa faça, o piloto apenas o faz de uma forma mais refinada e orintada para uma melhor performance, enquanto que tu, eu ou outra pessoa por norma não faça isso.

        Eu não travo sempre a fundo, nem com ABS nem sem ABS, mas travo.
        Pretendes dizer que uma má travagem (num carro sem ABS) será bloquear as rodas?
        Se é isso que pretendes, eu não acho. Desde que não bata em nada nem ninguém, diria que foi uma excelente travagem.
        Não é preciso pedir desculpa!
        É a escrever que a gente se entende

        Mas o 1% é verdade. Quer dizer, não é porque o valor percentual 1% foi inventado apenas para transmitir a ideia de que a esmagadora maioria das situações são favoráveis ao ABS. Mas estamos a discutir duas coisas diferentes. É verdade que o ABS proporciona sempre a maximização da travagem independentemente da aderência, o que acontece é que eu estou a falar da distância de travagem e tu estás-te a esquecer de um pormenor; Com gravilha e neve (e penso que areia- muita, não são uns grãos em cima da estrada), numa travagem em que as rodas bloqueiem a gravilha/neve que se acumula na frente dos pneus cria resistência e a distância de travagem diminui porque o sistema de travagem do veículo vai ter a ajuda de um contra-travão! O procedimento do ABS é igual, ele faz o mesmo que faz em qualquer outra situação, são é condições que depois adicionam elementos externos. Com gelo por exemplo já não funciona.

        A questão da travagem ser boa ou má é um outro campo. Para mim a travagem é boa quando a potência de travagem ou o estilo de travagem usado for o adequado para dada situação. Quando tu deixas as rodas bloquear estás a fazer uma má travagem porque não estás a ter o máximo de travagem possível. Mesmo que não batas podias por exemplo ter imobilizado o veículo 1 metro antes ou não ter gasto pneu. Quando num carro com ABS travas a fundo ele actua e tu largas o pedal estás também a fazer uma má travagem. O ABS precisa que continues a travar para manter o máximo de travagem possível É como aceleração, não pode ser algo do estilo ligado ou desligado. Tem vários graus e bem usada é a diferença entre ter um acidente ou não seja em carros com ABS ou sem.
        O meu carro por exemplo monitoriza o teu estilo de condução (travagem) ao longo da viagem para se de repente notar um tipo de travagem diferente que lhe pareça de pânico (travagem de emergência) disponibilizar imediatamente uma forma de travagem que considere ideal, neste caso o ABS+o EBD+o ESP.
        Editado pela última vez por Torres; 04 November 2009, 19:04.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          Desculpa mas ou tens o abs estragado ou depende muito de abs para abs consoante o carro/marca, confesso que não sei. No meu já fiz a experiência de uma travagem mesmo á bronco, num terreno livre, e nunca as rodas bloqueiam, pode é numa situação extrema como é por exemplo liquido de transmissão na estrada o abs ter de trabalhar exageradamente e estar sempre a soltar as rodas acabando por n as travar. Mas isso são situações muito extremas em que um sistema sem abs n teria qualquer hipótese.

          Como ja se falou muitas vezes, é lógico que estes sistemas todos não são á prova de parvo, e que não devem ser usados como uma muleta mas sim como uma ajuda. O saber conduzir nunca vai ser substituído.
          Bloqueiam sim, acredita. São décimos de segundo, mas ouves e sentes.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
            Bloqueiam sim, acredita. São décimos de segundo, mas ouves e sentes.
            Há uns tempos atrás alguém abriu um tópico perguntando se em travagem a fundo o ABS deixava marcas, mesmo que fossem espaçadas.

            A conclusão foi que antigamente sim, mas os ABS foram evoluindo e hoje em dia é muito pouco provável. Não são décimas de segundo...são centésimas, praticamente imperceptíveis.

            Para quem diz que teve um acidente por causa do ABS-> sem ABS teria sido muito pior

            Para quem diz que o ABS prolonga as travagens, só pode não saber o que diz. Um carro a travar que bloqueie as rodas, para além de se perder o controlo direccional, aumenta a distância de travagem.

            "Sim mas eu sou muita bom e travo antes das rodas bloquearem" -> não são melhores que o ABS, que vai ao limite do bloqueio.

            No único acidente que tive bateram-me por trás. Estava a chover e tive de travar a fundo porque tinha um obstáculo na via. O ABS a muito custo parou o carro. Foram 2 segundos até outro condutor se enfaixar na minha traseira. Não tinha ABS.

            Um amigo que vinha comigo virou-se para mim: Epá o teu carro parecia que não travava. E eu respondi...pois parecia. Mas o tipo que não tinha ABS não travou mesmo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por joselopez Ver Post
              Bem onde é que isto ja vai.. que confusão que voces têm,

              Vamos la esclarecer uma coisa..
              Em 1º lugar,
              Sim senhora o ABS actua por vezes sem ser necessario, porque ha a confusão por parte do sensor quando há o derrape das rodas traseiras nos carros de tracção frontal..
              mas é assim quando o abs actua, actua para diminuir a distância de travagem quer o abs se accione no momento errado(o que é muito raro e isolado a nao ser que o carro esteja "desafinado") quer no momento certo..
              O ABS da sempre jeito pois em velocidades baixas (e como vi aqui alguem a dizer que era um problema, nao o vejo dessa maneira) o ABS nao actua pois nao é preciso iria ser bonito ABS actuar a 10 a hora era estalinhos cada vez que travasemos jaja
              Atenção que grande parte dos carros tem apenas ABS nas rodas frontais, e os que têm nas 4 rodas duvido que lhes aconteça qualquer confusão nos sensores. Os sensores são independentes nas 4 rodas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Há uns tempos atrás alguém abriu um tópico perguntando se em travagem a fundo o ABS deixava marcas, mesmo que fossem espaçadas.

                A conclusão foi que antigamente sim, mas os ABS foram evoluindo e hoje em dia é muito pouco provável. Não são décimas de segundo...são centésimas, praticamente imperceptíveis.

                Para quem diz que teve um acidente por causa do ABS-> sem ABS teria sido muito pior

                Para quem diz que o ABS prolonga as travagens, só pode não saber o que diz. Um carro a travar que bloqueie as rodas, para além de se perder o controlo direccional, aumenta a distância de travagem.

                "Sim mas eu sou muita bom e travo antes das rodas bloquearem" -> não são melhores que o ABS, que vai ao limite do bloqueio.

                No único acidente que tive bateram-me por trás. Estava a chover e tive de travar a fundo porque tinha um obstáculo na via. O ABS a muito custo parou o carro. Foram 2 segundos até outro condutor se enfaixar na minha traseira. Não tinha ABS.

                Um amigo que vinha comigo virou-se para mim: Epá o teu carro parecia que não travava. E eu respondi...pois parecia. Mas o tipo que não tinha ABS não travou mesmo.
                nem mais..

                diz me só uma coisa tiveste problemas com o tipo que vinha atras de ti? ou seja ele teve culpa e teve que pagar os teus golpes certo?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por joselopez Ver Post
                  nem mais..

                  diz me só uma coisa tiveste problemas com o tipo que vinha atras de ti? ou seja ele teve culpa e teve que pagar os teus golpes certo?
                  Não não tive problemas nenhuns. Era um tipo porreiro.

                  A culpa depois é decidida pelas companhias de seguros, segundo li por aqui. Portanto só tivemos de relatar o sucedido na declaração amigável.

                  Comentário


                    #39
                    Certo! tudo bem

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Há uns tempos atrás alguém abriu um tópico perguntando se em travagem a fundo o ABS deixava marcas, mesmo que fossem espaçadas.

                      A conclusão foi que antigamente sim, mas os ABS foram evoluindo e hoje em dia é muito pouco provável. Não são décimas de segundo...são centésimas, praticamente imperceptíveis.

                      Para quem diz que teve um acidente por causa do ABS-> sem ABS teria sido muito pior

                      Para quem diz que o ABS prolonga as travagens, só pode não saber o que diz. Um carro a travar que bloqueie as rodas, para além de se perder o controlo direccional, aumenta a distância de travagem.

                      "Sim mas eu sou muita bom e travo antes das rodas bloquearem" -> não são melhores que o ABS, que vai ao limite do bloqueio.

                      No único acidente que tive bateram-me por trás. Estava a chover e tive de travar a fundo porque tinha um obstáculo na via. O ABS a muito custo parou o carro. Foram 2 segundos até outro condutor se enfaixar na minha traseira. Não tinha ABS.

                      Um amigo que vinha comigo virou-se para mim: Epá o teu carro parecia que não travava. E eu respondi...pois parecia. Mas o tipo que não tinha ABS não travou mesmo.
                      Não disse nada que contrariasse essas coisas, pelo contrário. Referi que já senti as rodas bloquearem mesmo com ABS, e o ABS é dos novos. Marca de travagem não fica porque conforme disse foi momentâneo, pelo que nem há arrastamento do pneu. Não ponho de parte a hipótese do bloqueamento se poder dar por outro factor no piso que faça as rodas escorregarem dando a ideia que a roda bloqueou, mas da minha perspectiva a roda bloqueou. Penso que os teus comentários, excepto o inicial não eram dirigidos ao quote do meu comentário, mas de qualquer forma...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                        Não disse nada que contrariasse essas coisas, pelo contrário. Referi que já senti as rodas bloquearem mesmo com ABS, e o ABS é dos novos. Marca de travagem não fica porque conforme disse foi momentâneo, pelo que nem há arrastamento do pneu. Não ponho de parte a hipótese do bloqueamento se poder dar por outro factor no piso que faça as rodas escorregarem dando a ideia que a roda bloqueou, mas da minha perspectiva a roda bloqueou. Penso que os teus comentários, excepto o inicial não eram dirigidos ao quote do meu comentário, mas de qualquer forma...
                        Sim aproveitei a resposta ao teu comentário para comentar o resto do tópico! Deveria ter expresso isso melhor

                        Comentário


                          #42
                          Não esquecer também que o estado geral de vários componentes periféricos podem de algum modo influenciar a actuação correcta (ou não) do ABS!

                          Suspensões,discos, pastilhas e pneus em mau estado condicionam a travagem e induzir o ABS a intervenções desnecessárias!

                          Um bom sistema de travagem é um sistema em que utiliza o ABS só em ultimo recurso!(e dai se dizer que o ABS no carro A entra mais cedo ou mais tarde que num B)

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Para variar nestes tópicos é só fitipaldi's.

                            O ABS é uma enorme vantagem em todos os carros e se em condições muito expecíficas pode aumentar ligeiramente a distância de travagem, tem uma enorma vantagem que é o poder mudar de direcção enquanto se trava.
                            Exactamente.

                            Só há, quanto a mim, 2 situações em que o ABS pode aumentar (diferente de aumenta) a distância de travagem:

                            - Neve
                            - Terra batida

                            Isto porque numa situação de derrapagem estes dois materiais tendem a aglomerar-se à frente das rodas, formando um género de sulco e aumentando o atrito na travagem. Com ABS ele vai soltando progressivamente as rodas e nunca chega a formar essa tal "barreira". Daí em muitos cursos de TT se sugira que se desligue o ABS neste tipo de pisos.

                            Comentário


                              #44
                              o ABS do meu carro na minha opiniao actua cedo de mais princpalmente em seco . safar de bater acho que nunca safou pelo menos que me tenha apercebido, ja agora voces durante uma travagem normal um pouco masi forte mas sem q o abs actue pisarem um buraco , passarem uma lomba sonora o abs actua?

                              com neve é uma seca travar com ABS esta sempre a actuar mal se encosta o pe no travao

                              Comentário


                                #45
                                Quanto ao ABS poder aumentar as distancias de travagem , no máximo , é em 00,1% dos casos . O coeficiente de atrito estático é , em geral , maior do que o cinético . Todos os que dizem que bateram porque o ABS aumentou a distancia de travagem tinham de estar numa situação em que o coeficiente de atrito cinético fosse maior do que o estático , o que não é muito fácil ..
                                Isto exceptuando os já referidos casos em que os materiais se acumulam à frente das rodas ..

                                Comentário


                                  #46
                                  Alguem que trabalha comigo disse que teve um acidente por causa do ABS, em piso seco nao deixou o carro derrapar, e se tivesse derrapado tinha agarrado muito melhor, e referiu também que o ABS foi a pior coisa que inventaram para os carros, eu com um sorrisinho respondi-lhe "A pior coisa que inventaram foi o acelarador"

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                    Exactamente.

                                    Só há, quanto a mim, 2 situações em que o ABS pode aumentar (diferente de aumenta) a distância de travagem:

                                    - Neve
                                    - Terra batida

                                    Isto porque numa situação de derrapagem estes dois materiais tendem a aglomerar-se à frente das rodas, formando um género de sulco e aumentando o atrito na travagem. Com ABS ele vai soltando progressivamente as rodas e nunca chega a formar essa tal "barreira". Daí em muitos cursos de TT se sugira que se desligue o ABS neste tipo de pisos.
                                    Em qualquer um destes casos, sem ABS perdes o controlo direccional sobre o carro.
                                    Essa é que é a grande vantagem do ABS: poder travar e desviar-mo-nos do obstáculo ou conseguir travar em curva, sem perder por completo o controlo do carro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                      Em qualquer um destes casos, sem ABS perdes o controlo direccional sobre o carro.
                                      Essa é que é a grande vantagem do ABS: poder travar e desviar-mo-nos do obstáculo ou conseguir travar em curva, sem perder por completo o controlo do carro.
                                      ABS sempre!! No inverno passado com neve salvou-me de estatelar o carro contra os rails numa curva.
                                      Seguia eu atrás de uma carrinha comercial tipo Ford Transit e limitei-me a acompanhar com alguma distância tendo em conta a velocidade do da frente como sendo segura... A neve ora aparecia em certos pontos ora desaparecia.
                                      Numa curva (á esquerda) a descer a carrinha fez a curva rapidamente e quando eu me aproximo vejo que estava coberta de neve...
                                      Travão a fundo e volante todo para a esquerda, ABS a funcionar e o carro sempre a direito...
                                      Parecia um filme de terror em câmara lenta, pensei que estava perdido e ainda me perguntei como o outro teria passado aquela curva...
                                      Á medida que o carro se aproximava dos rails, perdeu ligeiramente a velocidade e a pouco e pouco foi seguindo na direcção que as rodas apontavam... Foi por um triz que não bati e quando parei fui confirmar a lateral se tinha raspado. A traseira em momento algum se desviou.
                                      Ah, a outra carrinha fez a curva, mas logo a seguir saiu da estrada, embateu e voltou á via sem o carter....

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                        Mas como também já foi dito a função do ABS não é encurtar a distância de travagem é encontrar o ponto em que se consegue manobrar o veiculo e travar o máximo possível. Isso é muito difícil de fazer "à mão" ou "ao pé". Depois ainda podemos discuti-lo quando aliado a EBD e ESP. Aí esqueçam que nenhum humano faz tanto ao mesmo tempo.
                                        Isto está incorrecto.

                                        Uma das principais funções do ABS é mesmo encurtar a distância de travagem.

                                        Isto acontece porque o coeficiente de atrito estático é por norma menor que o coeficiente de atrito dinâmico.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JoaoBen Ver Post
                                          Isto acontece porque o coeficiente de atrito estático é por norma menor que o coeficiente de atrito dinâmico.
                                          suponho que querias dizer maior.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                            Bloqueiam sim, acredita. São décimos de segundo, mas ouves e sentes.
                                            eu arriscava milésimos mas mesmo assim em que é que um sistema sem abs é superior? Eu pelo menos não consigo reagir mais rápido do que sensores

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                              Em qualquer um destes casos, sem ABS perdes o controlo direccional sobre o carro.
                                              Essa é que é a grande vantagem do ABS: poder travar e desviar-mo-nos do obstáculo ou conseguir travar em curva, sem perder por completo o controlo do carro.
                                              Daí ter ressalvado que poder aumentar é diferente de aumenta e também mencionei um contexto específico - cursos de TT. Na maior parte dos casos não há muito por onde fugir.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JoaoBen Ver Post
                                                Isto está incorrecto.

                                                Uma das principais funções do ABS é mesmo encurtar a distância de travagem.

                                                Isto acontece porque o coeficiente de atrito estático é por norma menor que o coeficiente de atrito dinâmico.
                                                O encurtar a distância de travagem nalguns casos (maioria esmagadora, como já disse) é um benefício do sistema, não é a sua "função".
                                                O objectivo que levou à criação do ABS e a sua principal função é o permitir manter o veiculo direccionavel aquando de travagens, algo que o bloqueio das rodas impede.


                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                eu arriscava milésimos mas mesmo assim em que é que um sistema sem abs é superior? Eu pelo menos não consigo reagir mais rápido do que sensores
                                                Onde é que eu disse que sem ABS é superior? Eu disse o exacto oposto! Limitei-me a dizer-te que já tive uma situação em que o meu carro mesmo com ABS por décimos, centésimos, seja o que for, bloqueou as rodas. Desbloqueou-as muito mais rápido do que eu faria? Sem dúvida absolutamente nenhuma.
                                                Editado pela última vez por Torres; 06 November 2009, 22:30.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  suponho que querias dizer maior.
                                                  Correcto

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Pessoal, uma dúvida (possivelmente parva...) sobre o ABS.
                                                    Este sistema está sempre ligado ou apenas se liga a partir de alguma velocidade específica (ou depende de marca, modelo, etc)?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                      Pessoal, uma dúvida (possivelmente parva...) sobre o ABS.
                                                      Este sistema está sempre ligado ou apenas se liga a partir de alguma velocidade específica (ou depende de marca, modelo, etc)?
                                                      Não há velocidade especifica, o carro tem uma rotação de rodas definida pela velocidade, quando essa rotação desce drasticamente então o ABS é activado, ou seja, apenas aquelas travagens "a fundo" activam o ABS, as travagens normais e mais suaves não o activam.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                        Pessoal, uma dúvida (possivelmente parva...) sobre o ABS.
                                                        Este sistema está sempre ligado ou apenas se liga a partir de alguma velocidade específica (ou depende de marca, modelo, etc)?
                                                        A partir de dada velocidade, por norma, na ordem dos 10km/h.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Pois, era a ideia que tinha, em andamento (em circulação normal) o sistema está sempre activo e pronto a entrar em funcionamento, independentemente da velocidade a que se circula. Desde que exista a tal redução drástica de rotação, ele entra.
                                                          Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                            Pois, era a ideia que tinha, em andamento (em circulação normal) o sistema está sempre activo e pronto a entrar em funcionamento, independentemente da velocidade a que se circula. Desde que exista a tal redução drástica de rotação, ele entra.
                                                            Obrigado.
                                                            Sim, o ABS está permanentemente vigilante. Ele é actuado quando a travagem é de emergência, i.e., a fundo. Nos carros mais recentes, também têm a assistência à travagem de emergência. Este último, quando detecta que o travão é actuado com uma aceleração forte no pedal, ele antecipa o aumento da força de travagem e a entrada do ABS, para reduzir a distância de travagem. Lembro-me, a propósito de ler umas coisas sobre este sistema, que um estudo revelou que muitos condutores (na ordem dos 30%, se a memória não me atraiçoa), quando precisa de travar a fundo, demora muito tempo a actuar o travão, especialmente os mais inexperientes.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Eu já deixei pneus quadrados num carro sem ABS tal foi a travagem que fiz, sendo que ficou a fumegar durante uns segundos. O ABS à partida evitará isso certo?

                                                              As condições de travagem eram óptimas: piso seco e bom piso no geral. Nesse caso, o abs não teria aumentado a distância de travagem? Eu nunca dei pelas rodas a bloquear, mas mesmo que sim, o "destravar" do abs para evitar esse bloqueio não teria, de facto, aumentado a distância?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X